quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Loucos e perdulários

Richard Perle, presidente do conselho de política de defesa do Pentágono, comentou, em finais de 2002, os planos da administração Bush na guerra ao terrorismo:

- «Não há fases. Isto é guerra total. Estamos a lutar contra uma série de inimigos. São imensos. Esta conversa toda acerca de irmos primeiro tratar do Afeganistão, depois, do Iraque, de seguida olharmos em volta e vermos em que pé estão as coisas. Esta é a maneira mais errada de fazer as coisas... se deixarmos a nossa visão do mundo ir para a frente, se nos dedicarmos totalmente a ela, e se deixarmos de nos preocupar em praticar diplomacia elegante, mas simplesmente desencadearmos uma guerra total... daqui a uns anos os nossos filhos cantarão hinos em nosso louvor.»

O jornalista John Pilger entrevistou Perle em 1987, quando este era conselheiro do presidente Reagan. Nessa altura, pensou que ele era louco.


Meu caro John, louco é você! Como quer você ganhar uma guerra contra o terrorismo? Com panos quentes e água de malvas? Não me diga que alinha no coro daqueles que afirmam que um terrorista é apenas um filho da miséria e do desespero. Um farrapo revoltado. Um bandalho vingativo.

Não meu amigo! É esmagá-los, digo-lho eu. Parasitas que vivem rodeados de petróleo e que nada têm de seu? Desregrados e perdulários é o que eles são! Trabalhem e aprendam a governar a vida em vez de se andarem a fazer explodir no meio de ocidentais de pele clara! Pirómanos inúteis!

Em relação a Richard Perle, é com agrado que constato que o bom senso impera nesta administração. Deus a mantenha assim. Ouviremos, então, os hinos.