sexta-feira, janeiro 06, 2006

A malta não quer é trabalhar

TVI - 6 Jan 2006

O desemprego não pára de subir e ninguém parece acreditar que possa inverter esta tendência tão cedo. No último inquérito feito pelo Instituto Nacional de Estatística, os portugueses mostraram-se mais pessimistas quanto à evolução do desemprego nos próximos 12 meses, isto apesar da confiança dos consumidores ter estabilizado.

Esta é pois uma das maiores preocupações das famílias portuguesas. Os dados mais recentes do Eurostat mostram que Portugal foi o terceiro país entre os 25 da União Europeia onde o desemprego mais cresceu no último ano.

Entre Novembro de 2004 e o mesmo mês do ano passado, a taxa de desemprego trepou de 7 para 7,5 por cento. Pior desempenho na Europa só o Luxemburgo e a Hungria.



Comentário:

Somos um país de parasitas. E o resto da Europa e os Estados Unidos não são muito melhores. Queremos ganhar muito sem fazer nenhum e as empresas, muito compreensivelmente, deslocalizam. Porque é que havemos de ganhar setenta contos por mês a trabalhar oito horas por dia numa fábrica de confecções, quando os chineses trabalham por 33 cêntimos à hora, catorze horas por dia, sete dias por semana?

Só podemos ser competitivos se superarmos, por baixo, estes valores. Por exemplo: 20 cêntimos por hora, dezoito horas por dia, sete dias por semana, doze meses por ano. Desta forma, e enquanto os povos da África Equatorial estiverem fora do mercado de trabalho, poderemos aspirar a um desenvolvimento sustentado.

Agora, como estão as coisas não iremos a lado nenhum. E o mau desempenho da Hungria e do Luxemburgo também não é de admirar. Quantos de nós já alguma vez viu um luxemburguês a trabalhar?

4 comentários:

  1. esse comentario era irónico? isso de trabalharmos a 20 centimos por hora, bal blá.
    só seria justo se os preços dos produtos alimentares, luz, água, gasolina, e tudo baixassem tambem.
    Pois com os salarios que temos mal conseguimos pagar esses bens.,.

    ResponderEliminar
  2. ...E o Luxemburgo está na situação em que está porque dez por cento da população é portuguesa ou de origem portuguesa!... Isto é assim mesmo!... os genes não enganam e... quem sai aos seus não é de genebra...

    ResponderEliminar
  3. Para que não haja dúvidas: Eu estava a ser irónico!

    ResponderEliminar

AVISO:

Comentários que nada tenham a ver com o assunto do post, comentários apenas com links e sem qualquer explicação, comentários com linguagem obscena e comentários de Anónimos serão eliminados (inventem uma alcunha - um nickname qualquer).