quarta-feira, outubro 15, 2008

Jon Stewart, do Daily Show - 700 mil milhões de dólares dos bolsos americanos para o «resgate» dos Bancos

Jon Stewart, do Daily Show, fala-nos do plano do secretário das Finanças, Henry Paulson, no valor de 700 mil milhões de dólares, para salvar a finança americana. Pelo meio, uma breve mas brilhante análise da situação por George Bush. Um curto vídeo que nos arranca um bom par de gargalhadas e que termina numa toada arrepiante:


Stewart: Com Wall Street em ruínas, o secretário Frankensteiniano das Finanças, Henry Paulson, correu a ajudar com um plano brilhante. Um plano governamental de 700 mil milhões de dólares para resgatar a indústria financeira. 700 mil milhões do vosso dinheiro.

Henry Paulson


Bem, 700 mil milhões de dólares é imenso dinheiro, será que o Paulson vai aceitar? Sim ele aceita mas só sob certas condições. Para o secretário Paulson aceitar o nosso dinheiro, as decisões dele têm de ser, e passo a citar:

- Não consultáveis e mantidas em sigilo, e não podem ser analisadas por qualquer tribunal ou organismo administrativo. [Autêntico! New York Times - Sec. 8. Review]

Ouçam, antes de darmos a um funcionário sinistro que nem sequer foi a votos 700 mil milhões de dólares para fazer o que lhe apetecer, há uma coisa que devem saber. Este guru financeiro foi apanhado de surpresa.

(Entrevista de Paulson na Fox News a 16 de Março deste ano - 2008):

Paulson: tenho imensa confiança no nosso mercado financeiro, nas nossas instituições financeiras, os nossos mercados são resistentes, são flexíveis. As nossas instituições e os bancos de investimento são fortes.

Stewart: Isto é que é ter visão! É a cabeça de Aquiles dele. Para mais informações vamos falar com o nosso analista John Oliver. Oliver, obrigado por estares connosco. Isto é espantoso... Um exemplo espantoso... Para esta Administração depois do Katrina, depois do Iraque...

Oliver: A prisão de Guantánamo?

Stewart: Sim, isso também nos colocou numa situação difícil…

Oliver: E a politização do sistema judicial?

Stewart: Sim, preocupante.

Oliver: O secretismo draconiano?

Stewart: Sim, está bem. Onde quero chegar é ao seguinte, nunca pensei que houvesse outra área onde estes tipos conseguissem dar barraca.

Oliver: Eu sei. E não foi fácil. Foi como tentar encontrar a veia num viciado em falhanços.

Stewart: Então... Isto é... Eu compreendo, quando a veia morre é difícil... Então esta crise económica é, digamos assim, a cobertura de bosta no bolo de merda desta administração?

Oliver: Muito bem… Duas coisas: primeiro, essa metáfora teve classe. E, segundo, não os dês por acabados, Jon. Ainda falta muito até Janeiro (de 2009).

Stewart: Então achas que ainda há mais para vir? O que é que resta para eles... desconseguirem, digamos assim?

Oliver: Bem, vejamos... Ainda tens casa? Sim? Bem, então aí tens. Os teus filhos tomaram o pequeno-almoço hoje de manhã?

Stewart: Tomaram, tomaram um bom pequeno-almoço.

Oliver: E foi alguma coisa que encontraram na rua?

Stewart: Estás a dizer que o Presidente só vai ficar satisfeito quando os miúdos americanos comerem animais atropelados?

Oliver: Quando lutarem entre si pelos animais atropelados. Quando os animais atropelados forem o prémio para os mais fortes.

Stewart: Mas... Porquê?

Oliver: O legado Jon. Ouve, todos sabemos que ele nunca será lembrado como o melhor Presidente. Mas ainda pode, se se esforçar bastante...

Stewart: Ser o pior?

Oliver: Ser o último!


Vídeo legendado em português:

7 comentários:

  1. Isto está tudo certo mas lembra-me o seguinte: é muito mais fácil e divertido dizer mal que dizer bem.

    Não há nenhum comentador que tenha atingido sucesso a elogiar as coisas bem feitas, pois não?

    Sendo assim, sendo do interesse dos comentadores dizerem o pior possivel para serem bem sucedidos, deveremos olhar para eles como «gurus» ou como «cómicos»?

    Poderemos queixar-nos de que a comunicação social só retrata desgraças e até mesmo qd apresenta noticias que são boas arranje maneira de lhes colar qq desgraça? Afinal, é isso que garante o sucesso..

    E porquê? Será que nos sentimos frustrados perante as nossas expectativas e precisamos de culpar os outros? Usamos os media para autotratamento de frustração?

    Livra, pró que me deu hoje...

    ResponderEliminar
  2. Primeiro para o Alf: Infelizmente o interesse sobe na mesma proporção que baixa o nivél!

    Diogo

    è uma gargalhada amarga, muito amarga, quando se para com esta politica que nos reduz desta forma?

    beijos

    (estive quase para te enviar um poema de Camões...)

    ResponderEliminar
  3. O que não me deixa rir são notícias como esta:
    Belém: CM revela rendimentos do Conselho de Estado.
    http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=3D1B357C-9A77-4880-B229-F9EDD2D8A21E&channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009

    ResponderEliminar
  4. alf
    quando a raiz onde se fundamenta um paradigma social está esgotada, não há nada de que se possa "dizer bem" sem que primeiro essa base paradigmática seja alterada.Parece-me evidente.
    ----
    outro ponto sobre os 700 biliões (que aliás foram "upgreitados" para 850 biliões sem que quase ninguém tivesse notado)
    No próximo dia 24 estão marcadas grandes manifestações contra o bailout aos bancos (leia-se aos capitalistas) em quase todas as cidades norte americanas - estejam atentos porque é daqui que poderão surgir indícios de mudança, não só para os americanos, mas a nível global
    Já se sabia disto, e o Bush foi previdente porque entretanto já tinha alterado a legislação permitindo a intervenção de tropas em território nacional em caso de motins ou alterações da ordem pública (até 2006 era proibido pela Constituição) mas agora está até prevista a declaração da lei marcial nesses casos.
    Pobres coitados, nem o direito a bater as tampas de panelas vazias, como na Argentina em 2001, eles vão ter direito

    ResponderEliminar
  5. helpful resources great post to read great post to read advice review view website

    ResponderEliminar
  6. p6t57g3q71 a8n43i5f92&language=fr n8t69s6g91 t0b60j4b15 k3d58k8w62 j6n72m5f70

    ResponderEliminar

AVISO:

Comentários que nada tenham a ver com o assunto do post, comentários apenas com links e sem qualquer explicação, comentários com linguagem obscena e comentários de Anónimos serão eliminados (inventem uma alcunha - um nickname qualquer).