segunda-feira, setembro 04, 2017

A incongruente política de extermínio levada a cabo pelos nazis


É alegado que Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen devido ao tifo em março de 1945. Se o propósito dos nazis fosse exterminar todos os judeus, é muito estranho que Anne e a sua irmã Margot tivessem sido enviadas primeiro para o Campo de Extermínio de Auschwitz-Birkenau em setembro de 1944, e que, em dezembro de 1944, tenham sido transferidas para Bergen-Belsen, um Campo de Convalescença para onde eram trazidos prisioneiros de outros campos de concentração, demasiado doentes para trabalhar. [Jewish Virtual Library]

Todas estas transferências das duas irmãs - do Campo de Westerbork na Holanda, para o Campo de Auschwitz-Birkenau na Polónia, e depois para o Campo de Bergen-Belsen na Alemanha, parecem demasiado incongruentes com a política de extermínio nazi. Como é que em tempo de guerra total, quando a Alemanha estava a ser bombardeada noite e dia, quando os transportes e o abastecimento de alimentos e outros bens estavam a ser tão severamente dificultados dentro da Alemanha, se procedia a esta política de movimentação contínua de prisioneiros judeus, de um lado para o outro, para os exterminar?

Bombardeamento da Alemanha pelos Aliados

4 comentários:

MPires disse...

Será que os campos de extermínio tinham capacidade para todos os prisioneiros?

Diogo disse...

MPires, será que havia campos de extermínio?

Maria disse...

Aqueles campos não eram de extermínio coisíssima nenhuma. O Diogo faz bem em colocar a pergunta. Só um doente mental ou um tresloucado podia conceber poderem ter existido campos para exterminar milhões(?) de judeus quando os responsáveis por esses campos tinham especial cuidado com a condição de saúde e em tratar aqueles milhares de pessoas, porventura próximo do milhão, a partir do momento em que chegavam aos ditos campos.

Aliás, como bem salienta o Diogo no texto, a Anne Frank (e hoje já é consensual e um dado adquirido que o mesmo aconteceu não só a judeus como a pessoas das mais variadas origens, todas com necessidade urgente de tratamento) foi tranferida para outro campo (não de concentração, como lhes têm sempre chamado para intencionalmente denegri-los e ao regime, mas de passagem ou detenção temporária, que foi para isto mesmo que eles foram criados) para ser tratada do tifo de que padecia.
Maria

Diogo disse...

Exacto Maria, a tese oficial da política nazi do "extermínio dos judeus" é totalmente incompatível com todos os dados que nos chegam. É um contrassenso absoluto.