quinta-feira, março 23, 2006

A RTP, a Cultura , o Malato e a Herança



O novo concurso do Malato - a Herança - é de facto genial!

O novo concurso da RTP, a Herança, tem um final assaz divertido: o apresentador revela cinco palavras sem qualquer ligação aparente e o concorrente "só" tem de descobrir, num curto espaço de tempo, o termo que está relacionado com todas elas.

Mas qual é a piada, perguntam vocês. Ora, a piada está no facto de ser impossível adivinhar o termo pretendido, tendo em conta que as cinco "pistas" são totalmente absurdas, enganadoras e filhas-da-puta. O pobre concorrente fica com cara de parvo a olhar para elas e, no final, quando lhe é revelado o termo que ele deveria (por milagre) ter acertado, solta um triste e pouco convicto "Ah, pois era". Isto perante o riso paternalista do intragável Malato, que qualifica esta patranha de "prova de conhecimento" e invariavelmente conforta o pateta do concorrente com o terrivelmente cínico: "Está a ver? Bastava pensar um bocadinho!".

Vejam, por exemplo, o que se passou há dias. Estas eram as pretensas pistas (juro que é verdade):


Paulo

Napoleão

Paraguai

Évora

Promoção


Como podem ver, basta reflectir durante 2 minutos para descobrir o termo certo. Não conseguem? Pensem lá mais um pouco. Como é óbvio para uma luminária do calibre do Malato, a palavra certa só poderia ser "Assunção". Confusos? Ora bem, como explicou o apresentador, "Paulo" é o primeiro nome do jogador do FCP - Paulo Assunção (esta era de caras pá, e eu aqui a pensar em S. Paulo).

"Napoleão" nasceu no dia 15 de Agosto, dia de Nossa Senhora da Assunção (tão fácil). Como é óbvio, o concorrente deveria ter pensado "Napoleão? Ainda bem que publiquei a semana passada a minha tese de doutoramento sobre a vida de Napoleão. Sei que o gajo nasceu a 15 de Agosto de 1769 às 13:30, e sendo esse o dia da Nossa Senhora da Assunção, a resposta só pode mesmo ser Assunção".

A terceira pista, "Paraguai", é a única que faz sentido, sendo no entanto ofuscada pelo surrealismo das outras.

"Évora" era uma pista muito óbvia para o Malato, já que a cidade tem uma igreja da Nossa Senhora da Assunção (não consta, no entanto, que o Paulo Assunção ou o Napoleão tenham alguma vez lá comungado).

Por fim, "Promoção" é um dos sinónimos de "Assunção" (como todos sabem). Mais fácil do que isto era impossível.
(unknown author)

16 comentários:

just me disse...

Ok, este texto não é de V. Exa, a não ser que escreva noutro blog com outro nome , porque eu já li este texto noutro sítio!!!!!

Diogo disse...

Não o texto não é meu. Chegou-me anónimo por email. E achei-o tão engraçado que decidi publicá-lo. Se foi você que o escreveu dou-lhe os meus parabéns.

Anónimo disse...

Merche Romero está buenisima

Anónimo disse...

...

Bilder disse...

Eu tenho cinco palavras,tentem adivinhar o que se relaciona com todas elas;Banqueiros,Royais,Iluminados,
jesuitas,Politicos.

Anónimo disse...

Walter Oppenheimer en El Pais: Blair nunca ha recuperado el carisma perdido en Irak

Anónimo disse...

Bush hace aguas en su segundo mandato, El Pais, Jose M. Calvo

Anónimo disse...

Mais de metade dos "enigmas" postos tem sido acertado.
Vosselência é que é burro.

Anónimo disse...

Tem razão.Esse enigma foi dos mais obtusos que se viu.
Obedece a uma lógica ou acha que vão dar rebuçados ao puovo?O puovo é para as audiencias e o resto são amendoins!Que me lembre já acertei pelo menos em quatro.Sem grande esforço.Nem sai do sofá veja lá!
Género : o dia em que nasceu o actor xpto. Percebe ?

Anónimo disse...

Eu corrijo.eu corrijo já. Tenham calma.Quis eu dizer que depois de alguns enigmas mais faceis aparecem aqueles outros do género :dia de nasc. do actor xpto,por ex.!!Tá a ver?
Pronto.Assim é que é.

Anónimo disse...

Olha, eu consegui adivinhar à primeira. Afinal, não é assim tão complicado. E já adivinhei outros, também.

Anónimo disse...

Fernando Pessoa, Magos, e mais três pistas. Bastam estas para perceber que a resposta é Reis: não conheço outros Magos que não os três do Natal, e não é muito complexo relacionar Fernando Pessoa com Reis, Ricardo neste caso... mas como tu deves ser uma besta quadrada com a cultura de um maple estofado, escreve ou copia lá as merdas que quiseres nesse blog merdoso.

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read »

Anónimo disse...

Parabéns José Malato... está maravilhoso na apresentação do programa Herança.
É o único programa que vejo todos os dias.

Anónimo disse...

BEM SOU PORTUGUES E CANADIANO,COM COSTELAS ALENTEJANAS,RIBATEJANAS E DA BEIRA ALTA SAO PEDRO DO SUL,MAS COMO O JOSE MALATO NAO HA IGUAL E A ULTIMA VEZ VI ELE NO LUXEMBOURG COM A MERCE ESTE HOMEM E DE LOUVAR E GANHAR UM GLOBO DE OIRO PELAS SUAS RISADAS SINCERAS E APRESENTADOR DE EXCELENCIA ,VA ENFRENTE SR. MALATO VOCE E O MAIOR.