quarta-feira, janeiro 11, 2006

Quando a ficção é demasiado real

Jornal Expresso – 15 de Setembro de 2001 (quatro dias após o 11 de Setembro de 2001)

Quando a capa do álbum Party Music do grupo «rap» The Coup (O Golpe) apareceu na Web, chegou a pensar-se numa partida de mau gosto face aos atentados de terça-feira contra as torres gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, e o Pentágono, em Washington. O CD foi posto à venda com a dita capa na Internet (na foto), apesar de só ser editado em finais de Outubro. O grupo, segundo a sua distribuidora portuguesa AnAnAnA, diz que apenas quis «retratar o impensável e o impossível, como uma crítica simbólica ao poderio das grandes multinacionais e à escravização financeira das sociedades actuais».

A capa, feita há meses, será substituída por outra, por decisão da editora, a 75ARK.

Mas a arrepiante coincidência é uma minúscula fatia de um bolo maior: a utilização da destruição de Nova Iorque e de grandes símbolos americanos como tema ou cenário em livros, discos e, principalmente, filmes de Hollywood.


Comentário:

Quem diria que Bush, Cheney, Rumsfeld e restantes neoconservadores eram tão fervorosos admiradores de música rap. Sobretudo do seu simbolismo pictórico. Será que também eles quiseram «retratar o impensável e o impossível, mas como um apoio simbólico ao poderio das grandes multinacionais e à escravização financeira das sociedades actuais»? Impensável e impossível?

5 comentários:

  1. Os atentados de 11 de Setembro são obra de loucos, paranóicos, alucinados. Só assim se pode compreender que alguém tenha pensado ser possível "dominar o Mundo" pelo terror...
    Portanto, o que pergunto é: não terá a capa servido de "inspiração" aos loucos?
    Seria a ficção tornada realidade...

    ResponderEliminar
  2. Do que se deduz que não há impensáveis nem impossíveis, somente falta de pensar e de fazer.
    Um abraço. Augusto

    ResponderEliminar
  3. Há coincidências levadas da breca!

    ResponderEliminar

AVISO:

Comentários que nada tenham a ver com o assunto do post, comentários apenas com links e sem qualquer explicação, comentários com linguagem obscena e comentários de Anónimos serão eliminados (inventem uma alcunha - um nickname qualquer).