segunda-feira, fevereiro 20, 2006

11 de Setembro - Quid Bono? Quem beneficia?



Video do Discurso de despedida do Presidente Eisenhower à Nação - 17 de Janeiro de 1961 (amabilidade do Navio Negreiro):

Esta conjunção de uma imensa instituição militar e uma enorme indústria de armamento é um facto novo na experiência americana. A influência total – económica, política, e até espiritual – é sentida em qualquer cidade, repartição ou ministério do Governo Federal. Nós reconhecemos a necessidade imperativa deste desenvolvimento. Mas não podemos deixar de compreender as suas graves implicações. O nosso trabalho, recursos e meios de vida estão todos envolvidos; assim como a própria estrutura da nossa sociedade.

Nas reuniões do governo, temos de nos precaver contra a aquisição de influência injustificada, desejada ou não, por parte do complexo militar-industrial. O potencial para o crescimento desastroso de poder indevido existe e persistirá.

Não devemos nunca deixar que a influência desta combinação coloque em perigo as nossas liberdades ou processos democráticos. Não devemos dar nada por adquirido. Apenas um alerta e uma cidadania inteligente podem forçar o entendimento entre o enorme complexo militar-industrial e os nossos métodos pacíficos e os nossos objectivos, de tal forma que a segurança e a liberdade possam prosperar em conjunto.





Despesa Militar Norte-Americana


O orçamento militar Americano pedido pela Administração Bush para o ano fiscal de 2007 é de 462.7 milhares de milhões de dólares.

Para o ano fiscal de 2006 foi de 441.6 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de 2005 foi de 420.7 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de 2004 doi de 399.1 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de foi de 396.1 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de 2002 foi de 343.2 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de 2001 foi de 310 milhares de milhões de dólares

• E foi de 288.8 milhares de milhões de dólares , em 2000

No princípio de 2006 o Congresso já aprovou um fundo adicional de 300 milhares de milhões de dólares para operações no Iraque e no Afeganistão.

Comentário:

Mal sabia Bin Laden que os seus atentados iriam dar tantos proventos ao complexo militar-industrial. Este terrorista, se não existisse, tinha de ser inventado!

9 comentários:

  1. E foi inventado mesmo! Não me espantarei se Bin Laden vier a ser condecorado como herói.

    ResponderEliminar
  2. Então e o Bin Laden? Então e as Armas de Destruíção Maciça? Então e o Saddam?

    ResponderEliminar
  3. Quantos TGVs e OTAs não se fariam com essa massa toda.

    ResponderEliminar
  4. A Segunda Grande Guerra Mundial foi o melhor que podia ter acontecido aos americanos. Todos os países dairam dela à beira da miséria, enquanto eles ficaram imensamente mais ricos ao venderem os equipamentos militares aos aliados. Tomaram-lhe o gosto e nunca mais pararam até hoje.
    Um abraço. Augusto

    ResponderEliminar
  5. Luzes e sombras, realidades e aparências, não é fácil para o "cidadão comum" destrinçá-las hoje em dia (será que alguma vez o foi?)...

    Mas este "blogue" contribui certamente para levantar um pouco a ponta do véu que nos dificulta uma visão mais clara e analítica do Mundo actual, contra a barragem desinformativa, ensurdecedora, entorpecente e encandeadora dos grandes "mass mé(r)dia".

    Todos têm o direito de optar pelo alheamento, pela ignorância, pela credulidade ingénua, pela submissão.

    Não têm é o direito de limitar aqueles que não se contentam com o que lhes é servido "pronto-a-pensar" (ou "pronto-a-julgar") e anseiam por elevar a perspectiva alguns níveis acima disso.

    Porque a verdade vem SEMPRE ao de cima e as gerações seguintes não vão aprender apenas o que nós lhes "ensinarmos"...

    Alguém ainda se lembra de Maio/68? Não voltará a repetir-se, de acordo. Será seguramente muito pior!...

    ResponderEliminar
  6. será que esse gajo, o Bin, é militar americano??

    ResponderEliminar

AVISO:

Comentários que nada tenham a ver com o assunto do post, comentários apenas com links e sem qualquer explicação, comentários com linguagem obscena e comentários de Anónimos serão eliminados (inventem uma alcunha - um nickname qualquer).