quinta-feira, março 16, 2006

Estados Unidos preparados para lançar "ataque preventivo" contra o Irão


16.03.2006 – Lusa - PUBLICO

Um documento da Casa Branca revelado hoje pelo jornal "Washington Post" garante que os Estados Unidos estão preparados para lançar "ataques preventivos contra terroristas ou Estados" que ameacem a sua segurança nacional, apesar dos esforços de guerra no Iraque. De acordo com o mesmo documento, o Irão é actualmente o principal desafio.

"Não excluímos o uso da força, mesmo não tendo certezas sobre a data e o local do possível ataque do inimigo", refere o documento de estratégia para a segurança nacional da Casa Branca.

"O Irão poderá representar o maior desafio", lê-se também no texto.

O relatório, de 49 páginas, lembra também os casos da Coreia do Norte, da Rússia e da China e apela a Pequim para que "actue de forma responsável" e "faça as opções estratégicas certas para o seu povo".

O documento considera como prioritária a cooperação internacional para a resolução de conflitos, "em particular com os nossos amigos mais antigos e mais recentes, e com os nossos aliados".

"A importância da prevenção na nossa estratégia de segurança nacional continua a ser a mesma", sustentam os responsáveis pelo documento, que deverá ser hoje apresentado pelo conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Stephen Hadley.



Comentário:

Os avisos à Rússia e à China são bastante elucidativos. Esperemos que estes se aguentem. O monstro militar-petrolífero Yankee tem de ser travado!

9 comentários:

a.castro disse...

Esse monstro é um dos maiores e perigosos terroristas do mundo!
Nem a estupidez que fez no Iraque, com as repercussões económicas e outras que todos os países do mundo estão a sentir "na pele" (não é de ter pena dos países subservientes e colaboracionistas, incluido Portugal!), o desmobiliza das tentações agressivas e de se imiscuir na vida de outros povos soberanos.

H. Sousa disse...

Não vejo como se poderá impedi-los. Porque, tal como se viu no Iraque, mentem e depois assumem descaradamente que mentiram. Ou seja, eu quero, posso e mando.

Anónimo disse...

O grupo de Xangai:

O presidente russo Vladimir Putin e o colega chinês Hu Jintao assinaram uma declaração conjunta sobre "a ordem mundial do século XXI", condenando as tentativas de "dominação nos assuntos internacionais", numa alusão aos Estados Unidos. "Todos os países devem acatar estritamente os princípios de respeito mútuo e soberania, de integridade territorial, os pactos de não-agressão, e não interferir nos assuntos internos dos outros", explicam os dois presidentes, na declaração.

Também conversaram sobre a segurança na Ásia Central e sobre a cooperação russo-chinesa no setor da energia.
"Reforçamos nossa cooperação nas questões internacionais e regionais importantes, como a estabilidade na Ásia Central, os ideais do Grupo de Xangai, a reforma da ONU e os problemas nucleares da península coreana", declarou Hu depois da reunião.

O Grupo de Xangai é formado por China, Rússia, Casaquistão, Tajiquistão, Quirguistão e Usbequistão, e tem como objectivo a cooperação contra o terrorismo islâmico e a colaboração económica. "Temos reforçado o apoio mútuo sobre questões-chave como Taiwan ou a questão chechena, que afectam os nossos interesses vitais", afirmou o presidente chinês.

Moscovo e Pequim compartilham desde o final da década de 90 a idéia de um "mundo multipolar", diante da influência crescente dos Estados Unidos, e anunciaram sua aliança neste ponto.

R.O disse...

vão dar-se mal, pois a RÚSSIA e a CHINA têm interesses no Irão (Petróleo) e a Russia fornece armamento ao Irão e é amiga deles. Eles iriam intervir caso os EUA invadissem o Irão..

vamos ver como acontecem as coisa.s..
mas BUSH faz-me lembrar aqueles vilões dos filmes, os que querem conquistar o mundo à força, a guerra preventiva, dele, é isso mesmo, bombardear países antes que eles pudessem tornar-se "inimigos".

Anónimo disse...

...mas quando é que há de novo eleiçoes nos eua?
...mas quando é que o povo americano abre o olho?
...mas quando é que nós todos fazemos algo?
...abafem-me esse bush e conselheiros...
A china , a coreia,a russia ,nunca mais tem juizo,mas isto por aqui...
É que é á descarada!!!!!!!!...

Anónimo disse...

Enjoyed a lot!
»

Anónimo disse...

This is very interesting site... » » »

Anónimo disse...

best regards, nice info

Anónimo disse...

best regards, nice info » » »