segunda-feira, março 06, 2006

Mundo cão



A foto vencedora do prémio Pulitzer tirada em 1994 durante a fome no Sudão. A imagem mostra uma criança com fome, rastejando em direcção ao campo das nações Unidas, a um quilómetro de distância.

A ave de rapina espera que a criança morra. Esta fotografia chocou o mundo inteiro. Ninguém sabe o que aconteceu à criança, inclusive o fotógrafo Kevin Carter que abandonou o local logo após ter tirado a foto. Três meses depois, Kevin, o fotógrafo, suicidou-se.


Do fotógrafo

Kevin Carter (1961-1994) fazia parte de um grupo de quatro fotógrafos, jovens, de classe média. Os outros três eram: Greg Marinovich, Ken Oosterbroek e João Silva, um moçambicano educado em Portugal. Tinham o apelido de The Bang Bang Club, dado pela imprensa internacional da África do Sul, pois eram destemidos e às vezes extremamente descuidados para conseguir imagens violentas da guerra.

A história dos quatro fotojornalistas sul-africanos foi contada no livro The Bang Bang Club, por Greg Marinovich, co-assinado por João Silva. Conta a saga do grupo que, diariamente, se dirigia às cidades próximas a Johanesburgo para fotografar a fase mais violenta da luta entre os partidários do ANC (African National Congress) de Nelson Mandela e os do líder zulu Buthelezi, no final do apartheid.

As imagens renderam prémios internacionais e fama aos quatro fotógrafos, porém, com custos emocionais aos dois sobreviventes do grupo, além da morte de Ken Oosterbroek, primeiro sul-africano a ganhar um Pulitzer, ocorrida durante um dos tiroteios, à vista de seus companheiros. Ken faleceu em Abril de 1994 e Kevin Carter suicidou-se aos 33 anos, em Julho do mesmo ano, asfixiado com os gases do escape do carro.

Os longos períodos passados em situações extremas e de conflitos dificultaram o convívio social no dia-a-dia. Como conta Greg no livro: "Quando se tenta recebe-se um olhar de incompreensão ou asco. Só conseguimos falar dessas coisas entre nós". Kevin dizia que sofria de depressão e pesadelos.

Em 1993, João e Kevin foram ao Sudão cobrir o genocídio de tribos cristãs pelo governo sudanês. João já tinha percorrido a aldeia de Ayud tirando algumas fotos. Kevin percorreu a mesma aldeia e tirou a foto da menina. Disse que estava fotografando uma criança, mudou de ângulo e, de repente, viu o urubu atrás dela. Disse que tinha enxotado o abutre. João já tinha fotografado a mesma menina, mas sem a ave.

A fotografia, que foi adquirida pelo New York Times, ganhou o prémio Pulitzer de 1994, e deu mais resultado do que qualquer outra reportagem para chamar a atenção sobre a fome no continente africano. Porém, levantou a questão que acompanhou o fotógrafo até sua morte. O que ele tinha feito para salvar a criança? Todos queriam saber, e Carter dava diferentes versões. Chegou a declarar, em uma das suas últimas entrevistas, que odiava a foto.

A respeito do tipo de trabalho que faziam em campo, Greg, no livro, faz uma reflexão sobre o assunto: "João e eu também vimos muitas crianças morrer à nossa frente, na Somália, e só fotografávamos. Tragédia e violência produzem imagens fortes. Somos pagos para isso. Mas há um preço embutido em cada imagem dessas: um pedaço da emoção, da vulnerabilidade, da empatia que nos torna humanos se perde a cada vez que accionamos o botão da câmara."

16 comentários:

Anónimo disse...

Fico arrepiada com este mundo cão. Um abraço.

H. Sousa disse...

Já conhecia, creio que a foto e autor celebrizaram-se, mas tristemente. E dizemo-nos humanos...

contradicoes disse...

Esta foto revela a verdadeira realidade do flagelo da fome que atinge essencialmente vários paises
africanos, para além doutros que se debatem com idêntica situação. Tudo isto perante a indiferença do capitalismo selvagem que domina o poder político, instituido nos respectivos paises. Com um abraço do Raul

Anónimo disse...

Colocar a questão no que fez o jornalista para salvar a criança é de uma estupidez atroz... com esta foto, ele tentou indignar consciências e provocar uma onda de solidariedade... fez mais do que nós todos juntos, fez mais do que todos os que o criticaram... e ainda teve a coragem de se suicidar, quando percebeu que tinha feito pouco, apesar de tudo.
Eu também odeio esta foto... porque sei que de pouco serviu. Hoje, as mesmas cenas continuam a ser fotografadas no Sudão e noutros locais do Mundo. Isso é que é uma merda...

CN disse...

de qualquer modo... bom post.

augustoM disse...

Depois de olhar para a fotografia, não há mais nada para ver ou dizer, ela encerra tudo o que de mais terrível tem a humanidade, a sua própria desumanidade.
Quanto aos fotófrafos, bem hajam todos os contribuem para mostrar o lado negro da humanidade.
Um abraço. Augusto

maloud disse...

Isto é um horror e nós aceitamos este horror. Vamos pagar caro, porque, um dia, estes destroços humanos cobrar-nos-ão a indiferença.

Leila disse...

tem tudo pena da criança mas ninguém deve ter feito algo para lhe aliviar os sentidos ...estou farta de ver coisas de género ... é puro interesse económico ...ganharam os senhores jornalistas o prémio mas a criancinha ficou por lá ...prémio deveria receber quem dela tratasse ... ou não é assim ? envergonho me por esta massa de gente, que só vê com os olhos da cara mas que não solta emoção , não abre os braços e abraça sem medos e não resolve problemas ...

Anónimo disse...

Keep up the good work 98 &apos infiniti i-30 blue print http://www.sheer-sweater.info/pottery-classes-in-oregon.html Examenes cisco 3.1 espaol Crt hdtv vs dlp tvs Voyeur b&d http://www.harddrive-0.info/2002_pontiac_firebird.html consumer bankruptcy attorneys hardcore hentai girls Car seat covers leather

Anónimo disse...

isso é insenção, bárbaro!

DC disse...

Respondendo ao carlosnarciso... Sim, é verdade que o fotógrafo faz muito só com o poder da sua câmara. No entanto, O Carter poderia ter tirado a foto, que chocaria o mundo de qualquer forma e seguidamente ter feito algo mais prático e concreto como pegar na menina e levá-la ao campo das nações unidas. É muito triste que não o tenha feito. Chamar de coragem à vergonha que ele sentiu e ao suicídio dele é que é estúpido. Numa entrevista ele confessou ter esperado 20 minutos para que o abutre abrisse as asas (o que não chegou a fazer)para ter uma foto mais interessante e não abandonou logo a área. É preciso ter muita crueldade no sangue para se assistir a uma cena destas sem agir. Conheço esta fotografia já há bastante tempo e não a odeio, principalmente porque demonstra nitidamente o quão vil consegue ser a espécie humana, inclusivamente quem focava a objectiva.

Anónimo disse...

Somos todos culpados.

Anónimo disse...

Como é capas um ser humano de fazer uma coisa dessas e disser que são pagos pra isso!e ainda por cima receber um prêmio.Um prêmio por ganhar dinheiro as custas do sofrimento de uma criança.Será que o dinheiro vale mais que avida de um ser humano!

Anónimo disse...

O fotografo não podia ter salvo a criança. Estas crianças não tem salvação. Com mais comida que lhe dessem ela ia acabar por morrer.
Estas criança nascem com deficiências cerebrais.
Nascem para morrer cedo. Isto é cruel, mas é a pura verdade.

FLAVIO-LE disse...

''FECHARAM OS OLHOS E NÃO QUEREM VER AVES DE RAPINA ESPERAR CRIANÇINHA MORRER''

Anónimo disse...

First off I would like to say fantastic blog! I had a quick question that I'd like to ask if you don't mind.
I was curious to find out how you center yourself and clear
your mind prior to writing. I have had a difficult
time clearing my mind in getting my thoughts out.
I do enjoy writing however it just seems like the first 10 to
15 minutes are wasted just trying to figure out how to begin.
Any recommendations or hints? Appreciate it!



Also visit my blog :: payday loan no faxing