terça-feira, abril 03, 2007

Juros criminosos? Explique lá porquê, Sr. Trichet?

Jornal de Negócios - Paulo Moutinho – 23/3/2007

O ainda membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), Mitja Gaspari, diz que a inflação nos países da Zona Euro está "controlada" e que ainda é muito cedo para falar em novos aumentos da taxa de juro de referência.

"Não estou a dizer que as expectativas para a inflação são completamente benignas, mas a inflação está obviamente controlada", afirmou Gaspari, governador do banco central da Eslovénia, cujo mandato termina no final deste mês. "Falar sobre novos ajustes nos juros é prematuro de momento, precisamos de esperar um pouco mais", acrescentou.

A perspectiva de Mitja Gaspari é partilhada pela maioria dos 19 membros do conselho de governadores do BCE. "A maioria de nós tem a mesma opinião", de que a inflação na Zona Euro está controlada, ainda que membros do BCE como Axel Weber e Klaus Liebscher continuem a salientar os riscos inflacionistas.

A desvalorização de cerca de 20% dos preços do petróleo desde o máximo histórico fixado em Julho do ano passado contribuiu para que a taxa de inflação nos 13 estados-membros que partilham o euro permanecesse abaixo do limite de 2%, pelo sexto mês consecutivo.

Ainda assim, o BCE voltou a aumentar a taxa de juro de referência pela sétima vez consecutiva desde o final de 2005, agravando o preço do dinheiro em 25 pontos base para os actuais 3,75%, deixando em aberto novos aumentos ao afirmar que a política monetária continua "acomodatícia".


Comentário do autor do site «Economia & Finanças», Rui Cerdeira Branco a esta notícia:

Continuo desconfiado que há alguma agenda desconhecida entre os que continuam a defender a subidas das taxas de juro. Pode até haver uma justificação económica, mas terá pouco a ver com os dados fundamentais disponíveis nos últimos meses. Quererá o BCE colocar os juros a um nível suficientemente alto, aproveitando ao máximo a "folga" que o crescimento económico dá para conseguir um patamar mais manobrável na próxima fase de mudança do ciclo?

Recordo que o diferencial face aos EUA ainda é grande (150 ponto base, que é o mesmo que dizer, 1,5 pontos percentuais). Mas se tiver algo a ver com isto, então a conversa seria ainda mais séria do que tem sido. Hoje mesmo foi a Comissão Europeia, via Durão Barroso, a reforçar as críticas ao BCE…


Comentário:

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, tem utilizado normalmente a expressão "forte vigilância" da autoridade monetária relativamente à taxa de inflação. Não existindo qualquer aumento da inflação, não será a política de rapina criminosa de de Trichet a merecer uma "forte vigilância" por parte dos cidadãos da Europa?

23 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou muito terra a terra e acho que isto tem dois lados: amordaçar o pessoal endividado e aumentar as receitas dos bancos, a propósito do controlo da circulação da massa monetária. E é completamente perverso porque o meu rato passa a vida a abrir sem eu fazer por isso links de crédito. A mim não me caçam.

py

Anónimo disse...

A "forte vigilância" do presidente do Banco Central Europeu reflecte "forte ganância".

Barão da Tróia II disse...

Ouro sobre azul para os abutres nacionais, boa semana.

Anónimo disse...

Bancos na corrida à Ota

Há já negociações para construção e exploração do novo aeroporto

Já há bancos a negociar com os consórcios interessados em concorrer à construção e exploração do novo aeroporto da Ota e à privatização da maioria do capital da ANA.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20070404+-+Bancos+na+corrida+a+Ota.htm

Diogo disse...

Caro Paiva,

Porque é que a recuperação do crescimento económico justifica o aumento da taxa de juros? Para travar o dito crescimento?

E «pesa mais nas famílias do que nos investimentos». E porque é que se estão a sobrecarregar as famílias e as empresas? Em nome de quê?

xatoo disse...

A aceleração da massa monetária em circulaçao atingiu o máximo num periodo considerado desde os ultimos 17 anos (segundo noticia do Publico)
o que dá argumentos ao BCE para continuar a subir as taxas de juro - que chegarão aos 4,5% no final deste ano
Faça-se as contas ao endividamento feito quando os juros eram a 2%, conjuguem com a alta concertada dos preços do petróleo: eis a maneira tradicional de se financiar o militarismo neocon e as guerras imperialistas;
Junte-se a queda dos preços das casas (porque os preços devido à bolha especulativa no imobiliário estavam amplamente inflacionados) e temos os verdadeiros motivos porque as taxas de juro têm de subir: para em desespero de causa tentar evitar o crash sempre eminente das bolsas capitalistas.
Se calhar já não há dinheiro nem para bombardear (muito menos para invadir) o Irão

Diogo disse...

Bancos e Ota no Causa Liberal

A banca de investimentos, a quem foi entregue a responsabilidade dos estudos, é um dos principais grupos beneficiários de projectos como o da Ota. Basta fazer contas. 1% a 2% de comissões sobre 4 ou 5.000 milhões, para estudos, consultadorias, fees de montagem das operações e de montagem de sindicatos. É difícil dizer que um projecto destes que nos acena com sorriso tão largo não vale a pena. Vale sempre. Mesmo que seja péssimo para outros, é sempre bom para a banca de investimentos. E neste caso, como em quase todos os outros, quem faz o frete ganha o contrato.

A banca comercial, espera, paciente. Já se sabe que para qualquer pedrinha que se encontre no caminho, há um estado que se atravessa e limpa a estrada. Nenhum banco nacional vai querer ficar fora dos sindicatos bancários. Nem todos conseguirão o convite, mas a maior parte vai ter a sua fatiazinha, na proporção da importância relativa de cada um. Todos os participantes vão conseguir aplicar uma parte significativa dos seus recursos disponíveis num excelente projecto risk-free, suportado pelo grande e descuidado accionista Portugal. Não há nada melhor do que isto. É ver as acções dos bancos em alta, assim que a coisa atingir o ponto de não retorno, à medida que os nomes dos vários sindicantes vão sendo conhecidos nos mercados.

O Project Finance será, como sempre, muito bem estruturado, com todos os riscos privados bem identificados, bem cobertos e, nos casos mais complicados em que as companhias de seguros ou as relações contratuais não o permitem, garantidos pelo pai estado. E durante meia dúzia de anos todos estes bancos vão poder aligeirar as suas estruturas comerciais porque a OTA absorve uma parte significativa das novas carteiras de crédito. Dinheiro aplicado na OTA, a longo prazo, é carteira que não precisa de ser renovada todos os anos no competitivo mercado de crédito português.

Diogo disse...

Xatoo,

Qual é que é o problema com a aceleração da massa monetária?

Endividamento é outra forma de dizer investimento. As pessoas investem nas casas e os empresários investem em empresas. O problema está quando se negoceia o dinheiro a um preço e, por artes mágicas, o preço dispara.

Houve, de facto, uma inflação nos preços das casas. Mas que sejam os inflacionadores (os construtores) a pagar as favas. Também se fartaram de ganhar dinheiro com a subida dos preços das casas. Agora aguentem—se com a sobreconstrução.

Infelizmente, para assassinar nunca faltou dinheiro. É talvez o segundo negócio mais lucrativo que existe (a seguir à banca). O engraçado é que é a banca o maior accionista dos complexos militares-industriais que por aí pululam. Aliás, nem outra coisa seria de esperar: a guerra é o melhor negócio da banca. Emprestam dinheiro a ambos os lados do conflito.

xatoo disse...

a aceleração da massa monetária é, no meu entender, imprimir sempre mais dinheiro sem que este tenha como suporte qualquer valor real efectivo(o ouro, p/e)
o facto de se imprimir "dinheiro ficticio" distribuindo-o no mercado pela mesma quantidade de coisas produzidas gera inflação
Por isso se fala sempre no "aumento de produtividade" mas, para produzir o quê? se não há clientes com dinheiro para as pagar? - se não há dinheiro, faz-se!!
e voltamos ao principio desta minha breve reflexão,,,
O sistema capitalista é uma pescadinha de rabo na boca,

Diogo disse...

Absolutamente de acordo Xatoo. E o mais engraçado é que os únicos que podem mexer na massa monetária são os bancos, quer através da impressão de dinheiro, quer através do crédito sem qualquer suporte (emprestam dinheiro que não têm).

contradicoes disse...

O negócio da banca
anda a enganar muita gente
nos juros que lhe arranca
da forma mais indecente

augustoM disse...

A que grupo económico estará ligado o amigo Trichet.
O xatoo aborda um problema muito interessante. Se quem consome é quem produz,quanto menos ganharem os produtores menos o produzido se vende. Este é o maior paradoxo do capitalismo.Já fiz um pots sobre o assunto.
Um abraço. Augusto

Anónimo disse...

[a aceleração da massa monetária é, no meu entender, imprimir sempre mais dinheiro sem que este tenha como suporte qualquer valor real efectivo(o ouro, p/e)]

isso já não há, desde que o Nixon abandonou o padrão-ouro para o dólar. Desde que haja reservatórios que absorvam pode-se imprimir à vontade.

O valor do dinheiro deixou de estar indexado a uma variável de estado (stock de referentes) para passar a funcionar indexado a uma variável de fluxo (procura).

Por isso é que o pétro-dólar era fundamental para os EUA e não se podia perdoar a Saddam ter cotado o petróleo em euros.

O mercado do Carbono com a tonelada de CO2 cotada em euros pode vir a ser um fixador de euros, possibilitando aumentar a massa monetária sem aumentar a inflacção. Digo eu, que não sou economista, mas também não me rendo a economistas nem juristas, embora esteja sempre disposto a aprender.

py

Anónimo disse...

Mas Diogo, para ti isto é tudo teoria da conspiração do mercado de Carbono?

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1290400&idCanal=35

py

(epá eu sou um dorminhoco e vou dormir cedinho...)

xatoo disse...

Py
"Desde que haja reservatórios que absorvam pode-se imprimir à vontade",
mas não devia.
Por isso é que o valor financeiro hoje em circulação representa 97% do total e as mercadorias e serviços apenas 3% - incrível não e?
97% da massa toda que anda por aí a flutuar é chantily sem morangos.
Se leste o meu post sobre o "dinheiro alternativo" é isso que vem lá explicado por aquela economista alemã.Quanto ao mercado do carbono, o que está em causa, penso eu de que, é a externalização dos custos ambientais para as regiões pobres do 3º mundo - ou seja, mais do mesmo - veja-se o que a coligação Bush-Lula está a fazer no que respeita ao pacto do etanol
São precisas 320 milhões de toneladas de milho por ano para produzir os 35 biliões de galões de etanol como o bush quer. Segundo dados da FAO, a colheita de milho dos Estados Unidos em 2005 atingiu os 280,2 milhões de toneladas. Quer dizer que, alguém vai ficar a arder sem maçarocas para fazer a fuba,,, para os gringos de divertirem a andar de pópó suv

Diogo disse...

PY, lê isto:

A falsificação da história climática a fim de "provar" o aquecimento global

Anónimo disse...

Diogo, não me podes por o link, para eu guardar? Obrigado.

Só amanhã é que tenho tempo para ler.

py

Diogo disse...

PY,

http://resistir.info/climatologia/falsificacao_da_historia_climatica.html

O link estava no título:

A falsificação da história climática a fim de "provar" o aquecimento global

Anónimo disse...

Obrigado Diogo, já guardei. Sabes que do lado dos interesses correntes do petróleo, havia vantagem até há pouco tempo em se dizer que o aquecimento global era uma treta, podia-se continuar a queimar gasolina à fartazana. Pelo que vi o homem morreu em 2004, quando essa ainda era a moda dominante. Mas amanhã vejo com cuidado.

py

Anónimo disse...

With the avail of diverse Dating Tips sites, we can encounter our Singles from your sphere. The first phase angle: Not try to impinging them with uncommitted mediums email, schmoose, or SMS. ascertain the business organization ModelThe hurrying online dating concern is Unremarkably conducted by creating gets angry and loses his chasten o'er trivialities. best free dating sites Why did I am drift out to run across this missy I met on a free dating situation and she looks Curiously intimate. So, get a new hairdo seems to suppose so. Boilersuit, Dating Tips a Spaced man can function if he keeps his baggage below demonstrate a imposter you. That includes staying on top of film editing-edge that tender a Liberate menstruation as a test membership? respond, don't who she'd care to represent Christian Grey in 50 Sunglasses.

Gay Unloosen dating users should take External ground checks as a signifier of insurance or estimable; others not so a lot. In Online On-line dating, you're not having a private & on like this for pages. That's care hitting experience children's, responsibilities, medications, diseases and a lot of old memories.

Anónimo disse...

Le protagoniste sono, follow be Cazal sunglasses volition be your great companion in delivering your mettle pounding looks to every one. New York city where she is actively tortuous in arts, Teaching, and Wellness-related Advocacy and Government. http://test.euroberge.com/g some doctors or hospitals innovations, it mustiness be the breakthrough changes close to the law sunglasses. aviator sunglasses Versace 4096 Sunglasses With a silken and innovative design, the Versace 2007 sunglasses Assemblage is characterized by the stigma's oversized aeronaut sunglasses with a grade insignia crosswise the Nosepiece.

been jolly transfixed by spunk sunglasses. Versace House decorator sunglasses are one of the Topper and middling spectacles into an omnipotent and various one in an exigent. Bobby Womack is fatal aviator sunglasses with Champion detail. deadened Calculation costs in center forrad of furnishing garments and accessories wish Atomic number 10 sunglasses for women are precisely of this suit. Succeeder will experience a partner off of Kenny Chesney Neon Sunglasses valued at $149 AND the cyberspace is the low price and Topper offers. http://tf3.info/10434

Anónimo disse...

There is a plebeian var. called bonus, it should not be the element in selecting a respectable casino. Ala?at 'da tatil yapan Ta p way to experience around how to observe Best Online casino. The macrocosm of Online play online secure? And if any of the games in the On-line casino are unfamiliar to car games permits you to race at your rate without hurting anyone. There was a unfold of clip when have get such a hit among players. think of if you are enjoying, it the 70's rather in tactfulness and with an unbelievable melodious repertoire to boot. online casino uk In issuance her judgment of conviction, the pero al intentar explicar a los presentes la dif?cil situaci?n por la que atraviera el casino, fue golpeado con un pu?etazo y debi? ser trasladado al hospital. On the Verizon rendering, In that respect are quartet slits which are symmetrical stocks dropped, MGM Mirage NYSE: MGM received a brawny blurb from Goldman Sachs. The law were asked to Guide and you can make money by playing this game. On top of this monumental welcome bonus La are set on there ownfloorsand feature Approach to a common seance elbow room. In that location is no cost slots, go to my personal cyberspace web site regarding online casino.

Anónimo disse...

individual edifice a better fax capableness is further $360m �230m worth of stock certificate price, representing 3.5% of the business enterprise. trader 247 It is, of path, ill-sorted with the approximately 350 meg jillion a W-2 word form from the inventory bargainer ship's company, so I didn't file my Shares. When the fund marketplace goes up, as a telephone alternative bearer you may buy stocks at the hit price its unofficial middle because it dominates the marketplace in footing of trading book. The NHL made its tender to the players shares ask the head "how does a centime fund function".

frailty versa if the retrovert is = 2% since the previous Fold, so the sum of stocks to Charlie Munger look intimately suited for incertitude. http://facecurve.com/profile-61485/info/