terça-feira, março 03, 2009

Jon Stewart - o apoio de Barack Obama aos bancos no valor de um bilião de dólares

Jon Stewart, do Daily Show, pergunta-se, com excelente humor, se será boa idéia salvar os bancos com um bilião de dólares (que, entretanto, já subiu para dois biliões e meio):


Durante a conferência de imprensa de segunda-feira à noite, o presidente Barack Obama delineou o seu plano de estímulo económico. Mas evitou entrar em pormenores sobre a segunda metade do plano de recuperação, o apoio aos bancos. Deixou isso para o seu secretário do tesouro, Tim Geithner:

Tim Geithner: Este fundo destinar-se-á aos empréstimos a bens que estão a sobrecarregar muitas instituições financeiras, fornecendo o financiamento que os mercados privados não podem agora garantir. Acreditamos que este programa deverá disponibilizar até um bilião de dólares [$1 trillion] de capacidade de financiamento...

Jon Stewart: Um bilião de dólares! Olhem, não sou economista e não trabalho em Wall Street, por isso acredito que as pessoas que nos meteram neste sarilho, ao menos, reconheçam o esforço do governo.

Canal de Televisão: Wall Street não gostou do anúncio de ontem...

CNN: Wall Street rejeitou o plano...

Fox News: Wall Street não mostrou agrado. Acha má idéia…

CNN Live: Wall Street detestou o que ouviu hoje...

Jon Stewart: Deixem-me ver se percebi. Wall Street não gosta dos pormenores dos apoios de um bilião de dólares para Wall Street? Não gostam da forma como um bilião de dólares vos será distribuído? Um bilião que vos vamos dar para substituir o bilião de dólares que perderam?

Deixem-me explicar rapidamente a relação entre quem salva e quem é salvo. Vocês, meus amigos, vocês estão a afogar-se, portanto sugiro que não se queixem se não forem à janela do barco de salvamento. Isto, porque já agora, o que é que estão a fazer na água? Vocês não são vítimas inocentes... Vocês são como um palerma que acha graça andar de parapente durante um furacão. E sabem qual é o mal dos tipos assim? Nunca têm seguro!


Vídeo legendado em português:


DS @ Yahoo! Video

6 comentários:

contradicoes disse...

O proteccionismo banqueiro
não é como vê apenas local
o Obama também é um gajo porreiro
injecta dinheiro ninguém leva a mal

Castanheira disse...

Saiu um novo livro que calcula os custos para a América das guerras e no Iraque e no Afeganistão em 3 biliões de dólares.

Todos falam na depressão e nos mercados financeiros mas esquecem-se das guerras falaciosas e dos seus custos humanos e financeiros.

Zorze disse...

Mais uma injecção de adrenalina para evitar o colapso.

Abraço,
Zorze

Anónimo disse...

Visite o meu verdadeiro Blog.

Siga o link desta mensagem

Luis Grave Rodrigues

Joana Morais disse...

Obrigada Diogo, bem apanhado!

Joana Morais disse...

Parabéns pelo trabalho de investigação e publicação sobre a Shoah. Obrigada.