terça-feira, maio 11, 2010

Jon Stewart do Daily Show - Taxar os pobres em vez dos ricos


Jon Stewart: Pessoal, temos um verdadeiro problema neste país. Estes últimos anos de uma economia fraca, combinada com um Governo despesista, transformaram o que foi, em tempos, uma mais-valia financeira num enorme défice federal. Agora, com esta história de impostos e tudo, tive uma ideia de como resolver o problema. Mas afinal enganei-me.

Fox News: As Finanças anunciaram um novo plano especialmente concebido para atingir os ricos. Os críticos perguntam agora: são os mesmos ricos que criam emprego neste país?

Jon Stewart: De facto, acho que não é para os ricos que criam empregos. Acho que são os que engendraram os esquemas financeiros fraudulentos que acabaram por destruir muitos empregos, mas... nada disso importa. É ponto assente dos pontos de vista conservadores da economia que não se cobra impostos aos que têm rendimentos mais altos! Espera-se que o dinheiro que ganham se torne tão pesado que lhes faça cair as calças. Espalhando os dobrões... para os esgotos em que vocês e a vossa família caçadora de ratazanas podem apanhá-los para poderem ser reintroduzidos na economia.

Portanto, se não se pode cobrar impostos aos ricos porque eles é que criam os empregos. Não se pode cobrar a classe média porque são quem faz o trabalho. Que grupo pode ser alegremente cobrado e que não está a pagar a sua parte e que também se encaixa na nova narrativa socialista de pesadelo que por aí circula? Os pobres!



Canal de TV: O pagamento de impostos está apenas a uma semana mas um estudo do centro de política fiscal verifica que quase metade dos lares menos privilegiados não paga um cêntimo ao Tio Sam.

Fox News: 47% dos lares não pagam um único cêntimo de impostos e alguns desses lares têm realmente lucro do Tesouro.

MSNBC: Metade porque os rendimentos são demasiado baixos ou incluem-se nos créditos de concessões que obviam o pagamento.

Jon Stewart: Grandes filhos da p*t*! Liberais do Starbucks, lavadores de rúcula, que têm volvos gastadores e vão à lavandaria e o seu esquema nojento do Governo federal deles para não pagarem IRS! Portanto, quem são esses contumazes? Geralmente, são um bando de zés-ninguém sem qualquer história: mães solteiras a ganhar o ordenado mínimo, chefes de família que ganham menos de 30 mil dólares por ano, e os piores de todos, avózinhas com rendimentos fixos! Não se ralem. O Glen Beck [da Fox News] tem um plano para estes abusadores!

Fox News: Que tal aqueles que não pagarem nada serem obrigados a ir para a tropa?

Jon Stewart: Sim! Vamos ver se gostam da paparoca em Fallujah, vóvó! A propósito, não são só os idosos e os pobres a lixar o Tio Sam.

Canal de TV: É interessante. A Exxon ganhou 35 mil milhões no ano passado e o Governo dos EUA não vê um chavo! A Exxon, no entanto, pagou a maioria dos seus impostos a governos estrangeiros e nem um chavo na América.



Jon Stewart: 35 mil milhões de lucro! Zero dólares de impostos federais? Por causa das subsidiárias offshore? Bom, quero ser justo, eles são os criadores de emprego, apesar de a maioria desses empregos seja a esfregar o crude das lontras. Mas, mesmo assim, a notícia da Exxon é de uma cadeia televisiva canadiana. Mas se os media de cá se sentissem ultrajados por os pobres não pagarem IRS suficiente, iriam achar delirante esta história da Exxon.

Fox News: Bem-vindos, a Exxon Mobil ganhou mais dinheiro do que qualquer outra companhia no ano passado, e pagou 50 mil milhões de impostos. Não pagou nenhum desse dinheiro de impostos à América. E na próxima semana, estávamos a falar disso, a semana do SPA!

Jon Stewart: É só? Pronto, não se ralem. Os poderosos também falaram na Exxon.

Vários canais de TV: E isso ajuda muito acções como as da Exxon... – Vejam a excitação na Exxon... – Grandes acções no petróleo como a Exxon, Chevron... estão do melhor que há!

Jon Stewart: Sim, e se estão do melhor que há, as Finanças não devem bater-lhes à porta, porque não ganham uma m...!


4 comentários:

Mick disse...

John Stewart... gotta love him. E então... o que é que me dizem da história da Exxon?

Anónimo disse...

Que dizer desta noticia?
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1437095

Anónimo disse...

E já agora, mais esta noticia
http://www.eurogendfor.eu/

Zorze disse...

Um dos países onde a Exxon explorava o seu potencial natural era o Chade. Um dos países mais pobres do mundo, o qual os enormes fluxos de dinheiro que geravam, passavam completamente ao lado.
Os contrastes da insanidade, são absolutamente gritantes.

Abraço,
Zorze