segunda-feira, junho 20, 2011

Daily Show com Jon Stewart – Como os senadores americanos estão mais preocupados em baixar os impostos aos ricos do que em salvar a vida aos bombeiros do 11 de Setembro

.


Jon Stewart - Quero-vos falar da Lei Zadroga. Zadroga era um polícia de Nova Iorque que morreu em 2006 de doença respiratória que se presume ter sido causada pelo seu trabalho no meio da poeira do "Ground Zero" [lugar onde caíram as Torres do WTC no 11 de Setembro], em 2001.

Esta lei atribuiria 7 mil milhões de dólares em benefícios médicos e financeiros aos trabalhadores do Ground Zero que adoecerem. A lei já passou na Câmara de Representantes mas o Senado está reticente em aprovar a lei.


Canal televisivo - Os Republicanos do Senado bloquearam a votação da Lei Zadroga mas aprovaram a lei para estender os cortes fiscais a todos os americanos, incluindo os mais ricos por uma votação esmagadora de 81 contra 19.




Jon Stewart - Boa! Isso são notícias extraordinárias para os bombeiros que ganham mais de 200 mil dólares por ano. Claro que todos os bombeiros não milionários estão com um azar do caraças! E nenhum dos canais generalistas mencionou isso nos noticiários da noite durante dois meses e meio. É uma abdicação escandalosa das nossas responsabilidades para com aqueles que foram mais heróicos no 11 de Setembro.

Mas houve uma estação de TV que deu aos socorristas do 11 de Setembro 22 minutos da cobertura intensa que mereciam. Infelizmente, essa estação foi a Al Jazeera. As nossas estações foram ultrapassadas com uma história apelativa da Lei Zadroga pela mesma estação para onde o Bin Laden manda as suas cassetes.

Gostaria de ver um destes senadores ter tomates para explicar porque é que uma extensão de cortes fiscais para os ricos é mais importante do que os trabalhadores doentes do Ground Zero.


Senador - Precisamos de abordar a questão dos bombeiros e vítimas do 11 de Setembro e iremos fazê-lo. Acho que a diferença da lei fiscal é que existe um prazo – 1 de Janeiro. Os impostos sobem a 1 de Janeiro. Temos de ter esta lei fiscal aprovada antes de 1 de Janeiro.


Jon Stewart - Sim, só há duas certezas na vida: a morte e os impostos. Aparentemente, a única que interessa a este marmelo são os impostos.


And so on


.

6 comentários:

Anónimo disse...

Para cúmulo, os bombeiros sobreviventes do 9/11 ainda vão ter de ser verificados para garantir que não faziam parte dos terroristas que fizeram o ataque.

http://www.dvorak.org/blog/2011/04/21/911-responders-must-pass-terrorism-watch-list-check-before-getting-treatment/

Carlos Marques disse...

Jon Stewart tem um dom especial para pôr a nu o trabalho nojento dos canais noticiosos, assim como dos políticos eleitos que só têm olhos para quem os suborna.

alf disse...

Os americanos estão cheios de sorte, têm um Jon Stewart; onde é que está o nosso? é que me parece que vai haver matéria para muitas crónicas interessantes por cá nos próximos tempos...

Diogo disse...

Anónimo – Vi o link que deixou. Realmente a desvergonha não tem limites.


Carlos Marques - Jon Stewart não pode dizer tudo (senão tiravam-lhe o programa), mas mesmo assim vai expondo muitos podres da política americana.


Alf – Nós temos o Ricardo Araújo Pereira que foi corrido dos ecrãs desde que perguntou a Jorge Coelho, presidente da Mota-Engil, se estavam reunidas as condições para podermos alcatroar o país todo…

Fada do bosque disse...

Também não me esqueci dessa pergunta do Ricardo, Diogo, e a resposta do Coelho foi algo assim - "Cuidado Ricardo, que o seu emprego está em maior risco do que o meu."
Entretanto e relativamente aos Media, o problema +e geral e vai piorar. Digno de atenção este artigo

A lavar cérebros de um modo polido e profissional

«Os media de referência muitas vezes desempenham um papel subtilmente crítico. Frederick Ogilvie, o qual sucedeu ao fundador da BBC, Lord Reith, como director geral, escreveu que o seu objectivo era transformar a BBC num "instrumento de guerra plenamente efectivo". Ogilvie teria ficado deliciado com os seus administradores do século XXI. Na corrida para a invasão do Iraque, a cobertura da BBC reflectia esmagadoramente a posição mentirosa do governo, como mostra estudos da Universidade de Gales e da Media Tenor.»

Anónimo disse...

Very nice article. I absolutely appreciate this site.
Stick with it!

My web blog - great point