quarta-feira, junho 29, 2005

Alugar ou comprar?

No artigo anterior, um anónimo trouxe esta informação, que, seguramente, merece um espaço próprio neste Blog:

Diário de Notícias - Quarta, 29 de Junho de 2005

Ministro aluga carro por 75 mil euros



O ministro Silva Pereira


O ministro Campos e Cunha

Os ministros da Presidência do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira e das Finanças, Luís Campos e Cunha assinaram em conjunto uma portaria que autoriza o aluguer de uma viatura durante quatro anos para utilização do Executivo, com custos que ascendem a mais de 75 mil euros (ou, seja, 15 mil contos em moeda antiga).

A portaria conjunta, com o número 557, foi publicada ontem na 1ª Série do Diário da República, e tem assinatura de 1 de Junho passado. Não especificando nem a necessidade premente que leva ao aluguer da viatura nem qual será o gabinete governamental que a vai utilizar, apenas diz que "os encargos serão inscritos no orçamento do gabinete que vier a utilizá-la".De acordo com o documento, os encargos anuais não poderão exceder os 18746 euros este ano, 19731 por cada um dos três anos seguintes 2006, 2007 e 2008), e 624 no último ano, 2009. A portaria lembra que a ideia inicial veio do ex-ministro Nuno Morais Sarmento, mas que o negócio não foi concluído por "o processo de recolha de assinaturas" não ter ficado fechado. Agora, Campos e Cunha e Pedro Silva Pereira deram luz verde para que "a secretaria-geral da Presidência do Conselho de Ministros" celebre um contrato "com a Europcar Fleet Services de aluguer operacional de viaturas com a duração de 48 meses".



Comentário:

Os nossos ministros, na precipitação compreensível de quem acabou de chegar ao poder, vão alugar, por quatro anos, um automóvel pelo qual nós vamos pagar 75.000 Euros (15.000 contos).

Ora, por 62.474 € os nossos ministros teriam comprado, a pronto, um bonito BMW Z4 3.0i com jantes de liga leve e faróis de nevoeiro, e nós teríamos poupado 12.500 Euros, que poderíamos, por exemplo, aplicar em medicamentos ou outros bens essenciais.


O belo BMW Z4 3.0i


Sinto que existem nesta história três grupos de pessoas com três funções distintas:


Grupo 1 – Morais Sarmento, Silva Pereira, Campos e Cunha e outros que tais.

Grupo 2 - Os accionistas e administradores da Europcar Fleet Services.

Grupo 3 – Os portugueses que pagam os impostos que lhes são devidos.


Função 1 – Idiotas

Função 2 – Oportunistas

Função 3 - Ladrões


O problema é saber qual grupo é que desempenha que função!