terça-feira, março 27, 2018

Mário Soares: Por que razão os jornais e telejornais não são honestos nem fiáveis…


Mário Soares (pessoa por quem eu nunca nutri qualquer simpatia, mas que sabia muito bem como estas coisas funcionavam) acerca dos Media no Programa "Prós e Contras" [27.04.2009]:

Mário Soares: [...] «Pois bem, agora um jornal, não há! Uma pessoa não pode formar um jornal, precisa de milhares de contos para formar hoje um jornal e, então, para uma rádio ou uma televisão, muito mais. Quer dizer, toda a concentração da comunicação social foi feita e está na mão de meia dúzia de pessoas, não mais do que meia dúzia de pessoas

Fátima Campos Ferreira: «Grupos económicos, é?»

Mário Soares: «Grupos económicos, claro, grupos económicos. Bem, e isso é complicado, porque os jornalistas têm medo. Os jornalistas fazem o que lhes mandam, duma maneira geral. Não quer dizer que não haja muitas excepções e honrosas, mas, a verdade é que fazem o que lhes mandam, porque sabem que se não fizerem aquilo que lhe mandam, por uma razão ou por outra, são despedidos, e não têm depois para onde ir.» [...]

5 comentários:

Jorge disse...

Dizem-nos que os media, os repórteres e os comentadores são independentes, mas isso não é verdade. Os media são propriedade de megacorporações e estão exclusivamente ao serviço destas.

Maria disse...

Diogo, este homem foi do mais oportunista, cínico, falso e mentiroso que nos foi dado ter como governante durante todo o tempo em que viveu no Portugal 'democrático'. Democracia que ele transpôs para o nosso País para dele se aproveitar obscenamente com a imensa riqueza que Salazar deixou aos portugueses e pelos milhões de milhões que nos foram sendo envisados primeiro pela CEE, depois pela U.E.

Este Soares foi um traste do pior, entregou aos dois imperialismos a nossa Soberania e Independência, mandou assassinar milhões de portugueses de bem e transformou a vida do restante Povo num inferno enquanto viveu. Depois de desaparecer deste mundo o seu ódio ao País e aos portugueses foi transmitido aos seus sucessores políticos, pois estes foram e são os continuadores dos seus vícios e ensinamentos corruptos e criminosos deixados como exemplo do melhor modo de governar (e governarem-se), assim como prosseguirem na destruição do que resta de País enquanto isdso lhes for permitido.

Este homem foi a pior peste que nos podia ter caído em sorte num dia de tremendo azar. Sou insuspeita, votei nele duas vezes por ter acreditado nas suas loas, falsas promessas, hipocrisia, bonomia postiça, cinismo disfarçado, facto de que me hei-de arrepender enquanto viva.
Maria

Maria disse...

Leia-se "enviados" e "isso"
Maria

Maria disse...

Leia-se "... a pior praga".
Esta comparação é que é a mais adequada.


Diogo, tenho-me esquecido de lhe dar os parabéns pelos temas que tem vindo a abordar pela sua actualidade e igual oportunidade. Aqui ficam.
Maria

Diogo disse...

Obrigado, Maria.

Também não tinha simpatia nenhuma por este senhor.

Mas como insider dos jogos do poder, a afirmação dele de que os Media estão a soldo do Dinheiro é muito importante.