segunda-feira, fevereiro 22, 2021

5 perguntas para fazer aos seus amigos que planeiam ser vacinados contra a Covid-19

 https://off-guardian.org/2021/02/15/5-questions-to-ask-your-friends-who-plan-to-get-the-covid-vaccine/

Artigo de Kit Knightly

15 de fevereiro de 2021



Muitos de nós temos amigos ou familiares que planeiam tomar a vacina. Talvez eles acreditem realmente que estão em perigo. Talvez pensem que é melhor prevenir do que remediar. Talvez só queiram poder ir a um bar ou andar de avião novamente.

Se conhece alguém que está a planear ser vacinado contra a Covid-19, faça-lhe estas cinco perguntas. Certifique-se de que eles entendam exatamente o que se lhes está a pedir.

 

1. VOCÊ SABIA QUE NUNCA FORAM DESENVOLVIDAS VACINAS BEM-SUCEDIDAS CONTRA QUALQUER CORONAVÍRUS?

Os cientistas vêm tentando desenvolver uma vacina contra a SARS e o MERS há anos, sem qualquer resultado. Na verdade, algumas das vacinas contra a SARS que falharam causaram hipersensibilidade ao vírus da SARS. O que significa que ratos vacinados apanharam a doença de forma potencialmente mais grave do que ratos não vacinados.

 

2. VOCÊ SABIA QUE PARA DESENVOLVER COMPLETAMENTE UMA VACINA  GERALMENTE LEVA DE 5 A 10 ANOS?

O desenvolvimento de uma vacina é um processo lento e trabalhoso. Normalmente, desde a fase de desenvolvimento até o teste final e a aprovação para uso público, leva muitos anos. As várias vacinas para a Covid-19 foram desenvolvidas e aprovadas em menos de um ano.

Embora a comunicação social seja rápida a oferecer toneladas de guias "explicativos", que citam "previsão, trabalho árduo e sorte" como as razões pelas quais foi possível obter uma vacina contra a Covid-19 tão rapidamente, todos eles omitem informações importantes.

Nomeadamente, nenhuma das vacinas foi ainda submetida a ensaios adequados. Muitos deles passaram completamente por cima dos testes em estágio inicial, e os testes em humanos em estágio final não foram escrutinados por nenhuma entidade. Os dados dos testes não foram divulgados e os testes não serão concluídos até 2023 ou foram abandonados após “efeitos adversos graves.

 

3. VOCÊ SABIA QUE A “VACINA” PARA A COVID É BASEADA EM NOVA TECNOLOGIA, QUE NUNCA FOI APROVADA ANTES PARA USO EM HUMANOS?

Enquanto as vacinas tradicionais funcionam expondo o corpo a um agente patogénico enfraquecido do microrganismo responsável por causar a doença, estas novas vacinas Covid são vacinas de mRNA.

As vacinas de mRNA (ácido ribonucleico mensageiro) funcionam teoricamente injetando mRNA viral no corpo, onde se replica dentro das células e estimula o corpo a reconhecer e produzir antigénios para as "proteínas de pico" do vírus. Eles têm sido objeto de pesquisa desde a década de 1990, mas antes de 2020 nenhuma vacina de mRNA foi aprovada.

 

4. VOCÊ SABIA QUE AS EMPRESAS FARMACÊUTICAS NÃO PODEM SER PROCESSADAS JUDICIALMENTE SE A VACINA CAUSAR DANOS OU MATAR ALGUÉM?

Na primavera de 2020, muitos governos em todo o mundo concederam aos fabricantes de vacinas imunidade à responsabilidade civil, invocando a legislação existente ou redigindo novas leis.

A Lei de Prontidão Pública e Preparação para Emergências (PREP) dos EUA concede imunidade até pelo menos 2024.

A lei de licenciamento de produtos da UE faz o mesmo, e há relatos de cláusulas de responsabilidade confidencial nos contratos que a UE assinou com os fabricantes de vacinas.

O Reino Unido foi ainda mais longe, concedendo indemnização legal permanente ao governo, e a quaisquer funcionários governamentais, por qualquer dano causado quando um paciente está a ser tratado para a Covid-19 ou “suspeita de Covid-19”.

 

5. VOCÊ SABIA QUE 99,8% DAS PESSOAS SOBREVIVEM À COVID-19?

A proporção de casos fatais da infeção por Sars-Cov-2 tem sido um pomo de discórdia durante meses, mas é certamente muito menor do que todos os modelos iniciais previstos.

A proporção de casos fatais foi originalmente inflacionada maciçamente, com a OMS a prever um valor de 3,4%.

Estudos subsequentes descobriram que este valor é muito menor, e em muitos casos menor do que 0,1%. Um relatório publicado em outubro no próprio boletim de pesquisa da OMS encontrou uma Taxa de Mortalidade [Case Fatality Rate] de 0,23% "ou possivelmente bastante mais baixo".

Ou seja, ainda de acordo com a OMS, pelo menos 99,77% das pessoas infetadas com o vírus sobreviverão.

Ou seja, é uma vacina precipitada e não testada, desenvolvida com tecnologia nunca antes utilizada, que não permite recurso legal caso provoque danos ou morte, para prevenir uma doença em que mais 99,8% das pessoas que a tiverem sobreviverão.

Sem comentários: