terça-feira, fevereiro 09, 2021

CNN – Por causa do Covid, no mês de outubro de 2020 suicidou-se mais gente no Japão do que nos primeiros nove meses do ano.

https://edition.cnn.com/2020/11/28/asia/japan-suicide-women-covid-dst-intl-hnk/index.html?fbclid=IwAR0Tyts6SqBFkKvs9mBbWEtPdo9ZFUoRLW-OV6P4gmTHhh5N094uyh_6JZg


Eriko Kobayashi (sobrevivente a uma tentativa de suicídio): "Reduziram-me o salário e não consigo ver a luz no fim do túnel", disse ela. "Tenho constantemente uma sensação de que posso voltar a cair na pobreza."

Especialistas alertaram que a pandemia pode levar a uma crise de saúde mental. Desemprego em massa, isolamento social e ansiedade estão a afetar as pessoas em todo o mundo.

No Japão, as estatísticas do governo mostram que o suicídio ceifou mais vidas em outubro do que a Covid-19 em todo o ano de 2020 até outubro. O número mensal de suicídios japoneses subiu para 2.153 em outubro, de acordo com a Agência Nacional de Polícia do Japão. Na sexta-feira, o número total de mortes de Covid-19 no Japão foi de 2.087, disse o ministério da saúde.

O Japão é uma das poucas economias importantes a divulgar dados sobre suicídio - os dados nacionais mais recentes para os EUA, por exemplo, são de 2018. Os dados japoneses podem dar a outros países a perceção sobre o impacto das medidas pandémicas na saúde mental, e quais são os grupos mais vulneráveis.

"Isto sugere que outros países podem ver um aumento semelhante ou ainda maior no número de suicídios no futuro."



Sem comentários: