quinta-feira, fevereiro 04, 2016

Número de americanos a viver na pobreza atinge recorde




Quanto mais Capitalismo e mais Evolução Tecnológica, maior a Pobreza... Um dueto que funciona cada vez pior...


1 - A Informática, a Automação, as Telecomunicações, etc., estão a substituir progressivamente o homem nas empresas, o que provoca um desemprego crescente.

2 - Ao contrário do que aconteceu até aos anos 70-80, em que a Tecnologia destruía empregos mas criava novas funções gerando outros empregos, as novas Tecnologias geram actividades que já não são preenchidas por pessoas mas por máquinas..

3 - Estes desempregados ficam sem poder de compra o que implica que as empresas vendem cada vez menos e fecham as suas portas criando cada vez mais desemprego... rumo ao desemprego total.

4 - A «Economia» baseada no Emprego está a morrer. Caímos no absurdo em que a capacidade de produção aumenta exponencialmente e as pessoas, porque desempregadas e sem dinheiro, vivem cada vez pior. Este paradigma económico tem de mudar radicalmente...




**************************


DN - Globo - 04 de fevereiro de 2016

No ano passado foram contabilizados 46,2 milhões de americanos a viver na pobreza. Este é o número mais elevado desde que em 1959 o gabinete de recenseamento dos EUA começou a recolher destes dados.

O número de americanos a viver abaixo do limiar da pobreza aumentou durante quatro anos seguidos, enquanto a taxa de pobreza no país é a mais elevada desde 1993. Já o número de pobres em termos absolutos, 46,2 milhões em 2010, é o mais elevado desde que o gabinete de recenseamento começou a efectuar este tipo de registos.Os números foram hoje avançados num relatório do Census.

Nos Estados Unidos, é considerada pobre uma família de quatro elementos que tiver um rendimento anual inferior a 22314 dólares (cerca de 16 mil euros) ou uma pessoa sozinha que receba menos de 11139 dólares (cerca de oito mil euros) por ano.

O relatório indica ainda que o valor dos rendimentos das famílias americanas baixou 2,3% em 2010. Enquanto isso, a taxa de desemprego mantém-se actualmente acima dos 9%.

Para fazer face a esta situação, o presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou na semana passada o lançamento de um plano de 450 mil milhões de dólares (328 mil milhões de euros) para promover a criação de emprego.


7 comentários:

Pedro Lopes disse...

É como diz o velho ditado popular:

"Quanto mais avança a democracia, mas o povo se vê em agonia".

Desses 46 milhões de pobres, quantos é que serão de uma certa raça?
E já agora dos 1% milti-bilionários, quantos é que serão de uma certa raça?

E onde anda aquele estudo feitos nos anos 60 que previa que devido é evolução tecnologia que fazia aumentar a produtividade e a riqueza, o ser humano poderia passar a um regime de 10 horas por semana de trabalho mantendo o mesmo salário ou até melhor? Hummm, hummm, onde está?

Mas atenção que uma situação dessas(semana de 10 horas) não seria boa, nem o será nunca. Nunca defenderei isso, pois iria amolecer e enfraquecer ainda mais as sociedades. Mas passar a 30 horas ou até 25 é razoável.

A questão é que a distribuição de riqueza no modelo capitalista é totalmente desequilibrada, sem que eu defenda um sistema igualitarista. Mas hoje em dia num pais como os EUA, Canadá, ou Europa, acabar com a pobreza seria uma coisa relativamente simples.

Diogo disse...

Caro Pedro Lopes,

Acho que você não percebeu. O que está implícito neste post é que a tecnologia está a acabar com o emprego e que o sistema capitalista - baseado em compras e vendas, propriedade privada dos meios de produção, patrões e empregados - está a deixar de funcionar.

No futuro, a tecnologia (propriedade da comunidade) produzirá tudo. E, em função dessa capacidade produtiva, a comunidade dará uma mesada a cada cidadão.

Thor disse...

bem, o problema com o sistema capitalista é, na realidade, incrivelmente simples:

1% de judeus e de nativos uber-ricos traidores, está a empobrecer deliberadamente os outros 99% da população, incluindo a classe média, e aos poucos até a média-alta.
que parte disto é que é tão difícil de perceber??

mais até do que apenas "empobrecer" a população quase toda, eles estão a genocidar deliberadamente a população, daí o desemprego recorde, os sem-abrigo e as cidades feitas de tendas.

essa casta é diabólica e vai levar aquilo tudo ao fundo.

Diogo disse...

Thor,

Tudo isso é verdade. Espero que o avanço tecnológico consiga destruir essa casta diabólica e os seus intentos genocidas...

João disse...

Ola Diogo

Era mais interessante fazer o mesmo estudo para a Europa e para portugal.
A Grécia e Espanha estão a tentar minimizar a pobreza das famílias.
Aqui delrei q são radicais.
O problema +e q os yankies querem exportar a pobreza a quem viva melhor.
E todos aplaudem ou n dizem nada.
1 abraço

Filipe Bastos disse...

Diogo, a propósito do post e do que falámos há dias, o MIT acabou de lançar um processador com 168 núcleos (ênfase meu):

http://news.mit.edu/2016/neural-chip-artificial-intelligence-mobile-devices-0203

In recent years, some of the most exciting advances in artificial intelligence have come courtesy of convolutional neural networks, large virtual networks of simple information-processing units, which are loosely MODELED ON THE ANATOMY OF THE HUMAN BRAIN.

This week, MIT researchers presented a new chip designed specifically to implement neural networks. It is 10 TIMES AS EFFICIENT as a mobile GPU, so it could enable mobile devices to run powerful artificial-intelligence algorithms locally, rather than uploading data to the Internet for processing.

Neural nets were widely studied in the early days of artificial-intelligence research, but by the 1970s they’d fallen out of favor. In the past decade, however, they’ve enjoyed a revival under the name "DEEP LEARNING".

The new chip, which the researchers dubbed "Eyeriss", could also help usher in the "Internet of things" — the idea that vehicles, appliances, civil-engineering structures, manufacturing equipment, and EVEN LIVESTOCK would have sensors that report information directly to networked servers. With powerful artificial-intelligence algorithms on board, devices could MAKE IMPORTANT DECISIONS LOCALLY, without needing the Internet. And, of course, onboard neural networks would be useful to battery-powered autonomous robots...

Não é preciso ser bruxo para ver que muitos dos empregos actuais estão condenados a acabar (para pessoas). Já faltou bem mais.

Abraço,
FB

Diogo disse...

Filipe Bastos,

A evolução exponencial da tecnologia começa a ser uma realidade para um número cada vez maior de pessoas.

Todos os paradigmas a que estamos habituados: emprego, saúde, aprendizagem, etc., vão mudar de forma radical.

Abraço