segunda-feira, janeiro 30, 2017

Eurodeputados querem fundos para fazer face à ameaça dos robôs destruidores de empregos



Jorge Valero - EurActiv.com - 12/01/2017

Hoje (12 de Janeiro de 2017), legisladores da União Europeia requereram uma renda básica universal para combater o risco iminente de perda de empregos causado pela crescente utilização de robôs, bem como devido às preocupações com os sistemas de bem-estar europeus.

O progresso tecnológico já não é visto como um caminho seguro para a prosperidade. Uma nova geração de robôs e o desenvolvimento da inteligência artificial podem melhorar a forma como fabricamos bens ou como usufruímos o nosso tempo de lazer.

Mas esta nova vaga de aparelhos inteligentes e robôs autónomos podem também destruir milhares de postos de trabalho sem criar outros novos na mesma proporção, alertou um relatório não legislativo aprovado pela Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (JURI).

O desenvolvimento da robótica e da inteligência artificial suscitou "preocupações sobre o futuro do emprego, a viabilidade do bem-estar social e dos sistemas de segurança social" e, em última instância, está "a criar um potencial de aumento da desigualdade na distribuição da riqueza e influência social".

Os eurodeputados, por conseguinte, disseram aos Estados-Membros que a criação de um rendimento básico universal deveria ser "seriamente considerado".

O debate sobre uma renda básica universal está a ganhar terreno na Europa e no resto do mundo. A Finlândia tornou-se a primeira nação a testar a distribuição de dinheiro aos cidadãos como parte de um regime de segurança social no início deste mês.

3 comentários:

Anónimo disse...

A única razão que leva as populações trabalhadoras a serem toleradas pelos ricos e poderosos que realmente controlam o mundo, é porque os trabalhadores são necessários para a economia.

Thor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bilder disse...

Acho curioso(no mínimo)que agora que a classe política/partidos no poder (que são os responsáveis da situação e não os ditos "populistas" que só agora estão a regressar ao espaço político-eleitoral)do sistema libera-socialista/liberal-capitalista se vê em risco de perder o poder é que avança mais com essa ideia(a qual já tem muitos anos).