sexta-feira, maio 25, 2018

Entrevista da judia israelita Esther Grassman, sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz e de Buchenwald: “não vi nenhuma câmara de gás nem em Auschwitz, nem em Buchenwald”:

"Já que a verdade não é separável, devo também dizer que recebi ajuda e conforto de muitos Alemães nestes tempos difíceis. Também, não vi nenhuma câmara de gás [nem em Auschwitz, nem em Buchenwald], nem ouvi falar delas até à minha libertação. Sinto-me em relação a esta matéria da mesma forma como os Alemães se sentem, por isso compreendo as muitas dúvidas que se ouvem. Acho que uma investigação aberta conduzida por partes completamente independentes é importante, porque só a verdade nos pode ajudar a reconciliar – agora e nas gerações futuras."



2 comentários:

Anónimo disse...

Mas e na mente dela não eram reais as câmaras de gás? Pois se eram também é aceito, e não pode ser considerado mentira, que o diga Herman Rosenblat.

https://m.youtube.com/watch?v=9SQWB36uKkw&layout=mobile&client=mv-google&skipcontrinter=1


Homero

José Lopes da Silva disse...

Ela nem esteve presa. Auschwitz e Buchenwald nunca existiram, foram coisas que a memória dela criou. Prender judeus? Porquê?