sexta-feira, maio 11, 2018

Embustes literários sobre o Holocausto Judeu - o caso de Benjamin Wilkomirski

Ao articular os dogmas centrais do Holocausto, muita da literatura sobre a Solução Final de Hitler é inútil sob o ponto de vista histórico. Na realidade, os estudos sobre o Holocausto estão repletos de disparates, se não mesmo de fraudes absolutas. Especialmente revelador é o meio cultural que alimenta esta literatura do Holocausto:

No livro «Fragments» de Benjamin Wilkomirski, encontramos um estilo Holocausto kitsch largamente inspirado no «The Painted Bird» (O Pássaro Pintado) de Kosinsky.

Como Kosinsky, Wilkomirski retrata-se como uma criança abandonada que sobreviveu e que perde a fala, acaba por ser recolhida num orfanato e só mais tarde descobre que é de origem judia. Como «The Painted Bird», o principal artificio narrativo de «Fragments» é a voz simples e despojada de uma criança ingénua, o que permite que permaneçam vagas as referências ao tempo e ao espaço. Como «The Painted Bird», cada capítulo de «Fragments» culmina numa orgia de violência. Kosinsky apresentava «The Painted Bird» como «o lento degelo do espírito»; Wilkomirski apresenta «Fragments» como «a memória recuperada.

Completa mistificação, «Fragments» é apesar disso o arquétipo da memória do Holocausto. A acção decorre em campos de concentração, onde todos os guardas são monstros loucos e sádicos que esmagam alegremente os crânios de recém-nascidos judeus. No entanto as memórias clássicas dos campos de concentração coincidem com a da Dra. Ella Lingens Reiner, sobrevivente de Auschwitz: «havia poucos sádicos. Não mais do que 5 a 10 por cento.». Pelo contrário, o sadismo alemão generalizado figura profusamente na literatura do Holocausto, o que produz o duplo efeito de «documentar» a irracionalidade única do Holocausto, assim como o anti-semitismo fanático dos carrascos.

A singularidade de «Fragments» não reside na sua descrição da vida durante o Holocausto, mas depois. Adoptado por uma família suíça, o pequeno Benjamin volta a passar por novos tormentos. É apanhado num mundo de gente que nega o Holocausto. «Esquece isso... Foi um pesadelo que tiveste», grita-lhe a mãe. «Foi só um mau sonho. (...) Não penses mais nisso.» E ele irrita-se: «Aqui neste país todos me dizem que esqueça e que isso nunca aconteceu, foi só um sonho meu. Mas sabem de tudo!»

Mesmo na escola, «os meninos apontam-me com o dedo, fecham os punhos para mim e gritam: «Está louco, isso nunca aconteceu! Mentiroso! É maluco, é um idiota.» Batendo-lhe, entoando lengalengas anti-semitas, todas as crianças não judias se unem contra o pobre Benjamin, enquanto os adultos continuam a martelar: «Inventaste tudo isso!»

Levado por um desespero profundo, Benjamin vê-se diante de uma epifania do Holocausto: «O campo ainda lá está, só que oculto e bem disfarçado. Despiram os uniformes e vestiram-se com belas roupas para não serem reconhecidos (...) Mas se tiverem algum indicio de que uma pessoa pode ser judia – percebe-se logo: são os mesmos, tenho a certeza. Ainda podem matar, mesmo sem uniformes.» Mais do que uma homenagem ao doma do Holocausto, «Fragments» é uma prova decisiva: mesmo na Suiça – na neutral Suíça – todos os não judeus querem matar os judeus.

«Fragments» foi acolhido por muitos como um clássico da literatura do Holocausto. Foi traduzido numa dúzia de idiomas e ganhou o Jewish National Book Award, o prémio do Jewish Quarterly, e o prémio Mémoire de la Shoah. Wilkomirski, vedeta dos documentários televisivos, convidado de conferências e seminários sobre o Holocausto, angariador de fundos para o Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, depressa se tornou cabeça de cartaz do Holocausto.

Aclamando «Fragments» como uma «pequena obra-de-arte», Daniel Goldhagen foi o principal defensor de Wilkomirski nos meios académicos. No entanto, historiadores reconhecidos como Raul Hilberg cedo denunciaram o livro como um embuste. Hilberg também colocou as perguntas que se impunham depois de o denunciar: «Como pôde este livro passar por relato autobiográfico aos olhos de várias editoras? Como pode ter valido ao Sr. Wilkomirski convites do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos, assim como de universidades famosas? Como é possível não termos um controlo de qualidade decente, quando se trata da avaliação do material sobre o Holocausto que está por editar

Meio charlatão, meio louco, Wilkomirski passou toda a guerra na Suíça. Nem sequer é judeu. Mesmo assim, ouçamos os responsáveis da indústria do Holocausto:

Arthur Samuelson (editor): Fragments «é um belo livro.(...) Só seria uma fraude se fosse classificado como ensaio. Eu não hesitaria em republicá-lo, na categoria de ficção. Talvez não relate a verdade – e nesse caso o escritor ainda é melhor!»

Carol Brown Janeway (organizadora e tradutora do livro): «Se se concluir (...) que as acusações se confirmam, então o que está em questão não são factos empíricos e verificáveis, mas factos espirituais sobre os quais há que meditar. Haveria que fazer uma verificação da alma mas isso não é possível.»

E há mais. Israel Gutman é director do Yad Vashem, o museu israelita do Holocausto, e titular da cadeira do Holocausto na Universidade Hebraica. Também esteve em Auschwitz. Segundo ele, «não é assim tão importante» saber se Fragments é uma falsificação. Wilkomirski escreveu uma história que vivenciou profundamente; a verdade é essa (...) Não é um impostor. É alguém que viveu essa história com grande profundidade de alma. A dor é autêntica.» Portanto não interessa se ele passou a guerra num campo de concentração ou num chalé suíço; Wilkomirski não é um impostor se a sua dor for autêntica: assim fala um sobrevivente de Auschwitz que se transformou em especialista do Holocausto.

Em Outubro de 1999, o editor alemão de Wilkomirski retirou «Fragments» do mercado, reconhecendo publicamente por fim que não se tratava de um órfão judeu, mas de um indivíduo nascido na Suíça e chamado Bruno Doessekker.


11 comentários:

Anónimo disse...

O que conta é a realidade actual. E a realidade é a seguinte : Israel tem 70 anos, e continua rodeado por regimes hostis. O anti-semitismo tem-se vindo a agravar quer na região quer na europa ( como exemplo do festival canção é um exemplo ). A sobrevivência de Israel continua ameaçada. O Irão, país do mais virulento anti-semitismo desenvolveu nas ultimas décadas um programa nuclear cujo objectivo nº1 declarado pelos seus governantes publicamente à exaustão é a destruição física de Israel. Quer no Libano quer na Faixa Gaza tanto o Hezballah como o Hamas tem vindo a fortificar e a acumular armamento em especial misseis de curto alcance para o próximo grande ataque a Israel.
Em conclusão Israel está como sempre esteve, ameaçado e dependendo só de si mesmo para sobreviver.

Diogo disse...

O ex-ministro de Estado americano, Alexander Haig, descreveu Israel como o maior e o único porta-aviões americano que é impossível afundar.

Anónimo disse...

Que monte de besteira escreveu o debilóide aí.
Sempre com o mesmo blablabla de "povo perseguido" e outras idiotices.
Te garanto que o idiota nem judeu é, só mais um fanático evangelista pró-sionista, louco e com retardo mental.
A observação no texto de que "não importa se é verdade" desde que "se sinta" a história, é uma das coisas mais patéticas que já li com certeza e mostra o grau de safadeza dessa gentalha, além é claro da "cara de pau", e mostra também o grau de imbecilidade elevadíssimo de quem "consome" este lixo.

Homero

Diogo disse...

Homero, absolutamente de acordo.

_ Gil António _ disse...

Bom dia. Independentemente da publicação que é maravilhosa, e que li com todo o gosto, passo a fim de desejar um domingo muito feliz
.
* Olhei para ti ... num último olhar *

Anónimo disse...


HITLER, EL TERROR DE LOS ROTHSCHILD

https://www.youtube.com/watch?v=oUhAD77jhJ4&bpctr=1526855793

Veja Diogo! Veja!

E ganhe juízo.

Diogo disse...

Caro Anónimo, Hitler era um agente dos Rothschild ou era mesmo um Rothschild.

Anónimo disse...

Sim, e também Anunaki reptiliano.

Anónimo disse...

Anónimo 20 maio, 2018 23:12
Diga-me uma coisa. Quando é que os nacionais socialistas fizeram as nacionalizações/confiscações? Antes ou depois da "Judea declarar guerra a hitler"?
Por acaso até nem tenho lá grande pena dos rothchild (ou por outros independentemente da religião que professem ou não, mas que procedam da mesma forma desumana), porque muita da fortuna colossal que detêm advém de negócios menos próprio como agiotagem, exploração, escravatura, financiamento de guerras com o objectivo do lucro enorme que geram, etc, etc, etc...
Carlos
Ps
Tome lá um resumo e... aprenda.
https://www.wintersonnenwende.com/scriptorium/english/archives/articles/jdecwar.html
Da próxima vez já não pode dizer que não sabe.

Anónimo disse...

Neto de Salomon de Rothschild de Viena, depois da SGM, se fez passar por morto com a ajuda de sua família judaico cabalista. Vindo então a morar na Patagônia argentina.
Himmler, Hess, Goebbels, o banqueiro do partido, entre outros, também eram judeus. Himmler inclusive estava enterrado num cemitério judaico, pois foi seu último desejo antes de morrer. Descobriu-se o ocorrido, e isso fez com que a judeuzada exigisse a retirada de seu corpo do cemitério, afinal de contas o "show" não pode parar e a rentável farsa deve ser mantida.
A doutrina ocultista que praticava o NS também é algo que sua origem na Cabala Judia, afinal praticavam a doutrina de Blavatsky com poucas alterações, e como se sabe sua "teologia" é puramente satânica.
Há muito mais coisas, mas espero que com isso tenha ajudado.

Homero

Anónimo disse...


Hitler- Anunaki Rothschild de pai e Reptiliano de mãe.
Mais informações:

Júlio de Matos
CENTRO HOSPITALAR PSIQUIÁTRICO DE LISBOA
Av. do Brasil, 53
1749-002 Lisboa

Hospital Magalhães Lemos
Rua Professor Álvaro Rodrigues
4149-003 Porto