terça-feira, setembro 17, 2019

A Lua não possui movimento de Rotação – não gira sobre o seu próprio eixo. Se tal acontecesse, toda a superfície da Lua poderia ser vista pelas pessoas na Terra. Mas como isso não sucede, há um hemisfério lunar que não pode ser observado da Terra – o lado oculto da Lua.

Em astronomia, é chamada Rotação ao movimento em que os corpos celestes giram perpendicularmente em torno dos seus próprios eixos. É um fenómeno normalmente observado em estrelas, planetas, cometas, satélites, etc.


Lua

Já os termos Translação ou Revolução são usados, particularmente em astronomia, por uma questão de clareza, quando um corpo se move em torno de outro. As luas giram em torno de seu planeta (como o movimento de Translação da Lua ao redor da Terra); os planetas giram em torno de uma estrela (como o movimento de Translação da Terra ao redor do Sol); e as estrelas giram em torno do centro da galáxia (como o movimento de Translação do Sol em torno da Via Láctea).

A Lua tem um movimento de Translação (ou Revolução) em torno da Terra mas não possui movimento de Rotação - não gira sobre o seu próprio eixo. É por esse motivo que a Lua, durante todo o seu movimento de Translação em torno da Terra, tem sempre o mesmo hemisfério visível (a azul na imagem) para os habitantes da Terra, e o outro hemisfério oculto:.


Movimento de Translação (ou Revolução) da Lua em torno da Terra


A Lua roda em torno da Terra (movimento de Translação ou Revolução) tal como um automóvel se desloca numa pista circular, sempre com o lado do condutor virado para o centro da pista. Quem esteja no centro da pista nunca vê o lado oposto do carro. Se o automóvel girasse em torno de um dos seus próprios eixos (movimento de Rotação), ou ia fazendo piões ou ia capotando à medida que avançava sobre a pista circular:

16 comentários:

Manuel Galvão disse...

Isso é verdade se considerarmos o referencial Terra. Mas no referencial Sol a lua roda sobre si própria com a velocidade de rotação 1 volta por dia, como a terra. Isto é, o lado oculto da lua fica virado para o sol 1 vez por dia.

Diogo disse...

Manuel Galvão,

Não. A Lua não gira sobre si própria. A Lua gira à volta da Terra (período que leva um mês). Donde, a Lua leva cerca de um mês a mostrar toda a sua área ao Sol.

Luiz Araujo disse...

Então Diogo, passar bem?

Faltou explicar porque isto ocorre.

Abraço

Diogo disse...

Prazer em ouvir-te, Luiz,

Mas a versão oficial é que Lua tem um movimento de rotação (sobre si mesma) e translação (à volta da Terra). Tal como acontece com a Terra e o Sol. Tu tens alguma explicação?

Emur disse...

A lua(?) não sei mas a terra sei eu que não porque à velocidade que eles estimam que ela “spina” já estaria completamente tonto e a dizer as baboseiras que novos astrónomos de pacotilha que por aí abundam propagam. Estranho que nenhum dos supostos “alunadores” de alguns anos atrás não tenha evidenciado (filmes, fotos) esse tal movimento de rotação que dizem ser mil e muitos km/h. E já agora o que eu vejo é o sol em volta da terra e não o contrário. Aí sim Diogo é que eu gostaria de o ver entrar, sem preconceitos.

Mário disse...

"moon rotation" no YouTube

https://youtu.be/exIpL0Uhr_k

Diogo disse...

Olá Mário,

O vídeo é falacioso e tem duas partes que se contradizem.

Dos 20 aos 30 segundos, a Lua gira gira sobre o seu próprio eixo (representado por uma seta vermelha vertical com duas pontas que passa pelo centro da Lua). Uma seta curva amarela indica o sentido da rotação.

Dos 32 aos 48 segundos , a Lua deixa de girar sobre o seu próprio eixo e passa a rodar apenas sobre a Terra, com uma seta verde com origem sempre no mesmo ponto da Lua e apontada sempre para a Terra.

Se a Lua continuasse a girar sobre si própria, a seta verde giraria também e deixaria de apontar para a Terra.

Donde, é a segunda parte do vídeo que é verdadeira: a Lua roda em torno da Terra (movimento de translação), mas não gira sobre o seu próprio eixo.

Abraço

Anónimo disse...

Se a Lua dá a volta na Terra sempre mostrando a mesma cara me parece logico que ela é obrigada a girar no seu próprio eixo, caso contrario veria-se ela como sempre vemos no Chile por exemplo e na Austrália seria visto o "lado oculto" dela, daqui a pouco a Terra vai ser plana, só falta!

Paulo

Anónimo disse...

Conhecendo a obediência das mídias brasileiras em nos fazer emburrecer, não divulgarei a realidade sobre os movimentos no sistema solar

teste disse...

Questão de tempo....

Clareador dental disse...

Legal, interessante ler embora eu estava a procura da terra plana rsrs

Best Assignment Experts disse...

Are you looking for Programming assignment help? Well, our team of experts to solution for all sort of programming assignments. We are completely dedicated towards your needs, all type of programming assignment help will be done by the best expert as per your specific requirements.

Sarah Winget disse...

A customized assignment works better: Though much of the time, students or specialists may have all the above qualities however on occasion they might be pre-busy with some other work. By recruiting our specialists for a custom assignment help, every one of these academic necessities can be tended to and achieved. essay writing help , assignmenthelp

Assignment service provider disse...

Most students look for online assignment help in Malaysia to get assistance with completing their numerous writing works within a short period of time, along with ensuring impressive marks from the evaluators. This is when our online assignment help in Malaysia can assist students in getting the best writing services at reasonable costs. We guarantee to provide you our guidance at nominal prices along with additional deals and discounts that can offer you the best value for your money. Besides that, it is our primary concern to ensure that the content provided to you is not copied from any other source. For this, we provide you with a plagiarism report for free

Sarah Winget disse...

Our prices reflect our quality of service you will receive. We just recruit the best writers, and every one is tried routinely to ensure they consistently produce the best quality essays, dissertations and reports. Our writers should have at any rate an undergrad 2:1 capability, however a significant number of them have expert's level or even PhD capabilities. assignment help
assignment provider

Legal Case Study Examples disse...

Are you a Law Student then this is for you, "Best Assignment Experts" is providing best Legal Case Analysis Example on their website with the help of experienced law professionals.