quinta-feira, março 24, 2005

Bobby Fischer



A Islândia concedeu a nacionalidade ao norte-americano Bobby Fischer, ex-campeão mundial de xadrez e por muitos considerado o melhor jogador de xadrez de todos os tempos.

Robert James Fischer que completou 62 anos no passado dia 9 de Março, encontra-se detido no Japão desde Julho do ano passado devido à caducidade do seu passaporte americano. Desde 1992 que é procurado pelas autoridades dos EUA porque nesse ano jogou xadrez na ex-Jugoslávia violando o embargo decretado pelo seu país.

Fischer tornou-se famoso em todo o mundo no ano de 1972 quando, em plena guerra fria, venceu o soviético Boris Spassky na Islândia, tornando-se o primeiro e único campeão mundial de xadrez norte-americano da história. Na altura ele quis desistir do “match” pouco depois do seu inicio, mas Kissinger, antigo chefe da diplomacia dos EUA, pressionou-o com as palavras “você representa o bem contra o mal e tem de vencer pela liberdade, e pelo prestígio da América”.

Após a vitória Fischer foi recebido como um herói pela Administração dos EUA. Ele que sempre se tinha queixado de falta de apoio por parte do Governo fez um pequeno discurso em que terminou dizendo, “Quem haveria de dizer que o xadrez teria honras de primeira página nos jornais americanos e apenas uma pequena nota nos soviéticos?! Parece que tudo depende de quem ganha...!”.

Na altura recusou todas as honrarias e todos os proventos financeiros e desapareceu do mundo do xadrez durante 20 anos. Em 1992 aceitou conceder a desforra a Spassky e voltou a derrotá-lo na ex-Jugoslávia. Desde aí não mais pôde regressar aos EUA tendo sido detido em Julho do ano passado no aeroporto de Tóquio com o pedido de extradição pela América onde incorre numa pena de 10 anos de prisão.
Anteriormente o Governo americano tinha apreendido e vendido todos os seus bens em hasta pública.

Porquê todo este ódio do país mais poderoso do mundo relativamente a um dos seus mais brilhantes cidadãos? Dez anos de prisão por apenas ter jogado xadrez? Ainda por cima ele, que derrotou o representante do arqui-inimigo e onde este jogo foi ao máximo apoiado pelo Estado ao invés da América, onde Fischer apenas deveu tudo ao seu próprio génio. E porquê só agora fez caducar o seu passaporte? É aqui que esta história necessita de uma explicação adicional... .

Uns dias depois do 11 de Setembro de 2001, surgem declarações de Bobby Fischer em rádios das Filipinas congratulando-se pelos acontecimentos, “Estava na altura de alguém dar um pontapé no cu da América!”. Mais recentemente Fischer voltou a insurgir-se contra os EUA pela invasão do Iraque.

Oficialmente perseguem-no por “evasão fiscal”, mas como prender alguém por jogar xadrez?! Então será que é pelas declarações? Mas então a célebre Constituição dos Estados Unidos da América não garante a todos a liberdade de expressão?!

Felizmente para o genial Bobby Fischer o pequeno país onde ele se tornou famoso, e onde ele venceu para "glória da América e da liberdade" concedeu-lhe a nacionalidade para que assim hoje seja libertado do seu longo cativeiro.

Quando chegar a Reykjavik talvez Fischer se recorde das palavras que pronunciou em 1972 quando chegou aos EUA após a vitória, “Parece que tudo depende de quem ganha...”.
Será que desta vez ganhou mesmo a liberdade? Ou será que haverá mais um país, com pouco mais de 200.000 habitantes, que engrossará a pista da Al-Qaeda?


Fischer is now on his way to Iceland.

2 comentários:

Anónimo disse...

É sabido que a Islândia é uma das principais financiadoras do grupo terrorista Al-Qaeda e que está seguramente por trás do pontapé que a América levou no cu.

O mullah Fischer pode agora jogar xadrês descansado enquanto conspira a frio.

Anónimo disse...

best regards, nice info Regency appliances Anal emily Stacey keibler movie porn Wreg tv memphis Software for computer generated numbers for club keno debt consolidation allegra causes cold Cod medication xenical http://www.mcse0.info/free_microsoft_training_in_virginia.html Naked fat girls over 300 lbs debt after world debt consolidation closed end loan Heating values of different types of wood