segunda-feira, fevereiro 20, 2006

11 de Setembro - Quid Bono? Quem beneficia?



Video do Discurso de despedida do Presidente Eisenhower à Nação - 17 de Janeiro de 1961 (amabilidade do Navio Negreiro):

Esta conjunção de uma imensa instituição militar e uma enorme indústria de armamento é um facto novo na experiência americana. A influência total – económica, política, e até espiritual – é sentida em qualquer cidade, repartição ou ministério do Governo Federal. Nós reconhecemos a necessidade imperativa deste desenvolvimento. Mas não podemos deixar de compreender as suas graves implicações. O nosso trabalho, recursos e meios de vida estão todos envolvidos; assim como a própria estrutura da nossa sociedade.

Nas reuniões do governo, temos de nos precaver contra a aquisição de influência injustificada, desejada ou não, por parte do complexo militar-industrial. O potencial para o crescimento desastroso de poder indevido existe e persistirá.

Não devemos nunca deixar que a influência desta combinação coloque em perigo as nossas liberdades ou processos democráticos. Não devemos dar nada por adquirido. Apenas um alerta e uma cidadania inteligente podem forçar o entendimento entre o enorme complexo militar-industrial e os nossos métodos pacíficos e os nossos objectivos, de tal forma que a segurança e a liberdade possam prosperar em conjunto.





Despesa Militar Norte-Americana


O orçamento militar Americano pedido pela Administração Bush para o ano fiscal de 2007 é de 462.7 milhares de milhões de dólares.

Para o ano fiscal de 2006 foi de 441.6 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de 2005 foi de 420.7 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de 2004 doi de 399.1 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de foi de 396.1 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de 2002 foi de 343.2 milhares de milhões de dólares

Para o ano fiscal de 2001 foi de 310 milhares de milhões de dólares

• E foi de 288.8 milhares de milhões de dólares , em 2000

No princípio de 2006 o Congresso já aprovou um fundo adicional de 300 milhares de milhões de dólares para operações no Iraque e no Afeganistão.

Comentário:

Mal sabia Bin Laden que os seus atentados iriam dar tantos proventos ao complexo militar-industrial. Este terrorista, se não existisse, tinha de ser inventado!

10 comentários:

H. Sousa disse...

E foi inventado mesmo! Não me espantarei se Bin Laden vier a ser condecorado como herói.

Fragil disse...

O complexo militar-industrial americano vive da guerra e para a guerra. Onde será que isto pára?

Anónimo disse...

Então e o Bin Laden? Então e as Armas de Destruíção Maciça? Então e o Saddam?

Anónimo disse...

Quantos TGVs e OTAs não se fariam com essa massa toda.

augustoM disse...

A Segunda Grande Guerra Mundial foi o melhor que podia ter acontecido aos americanos. Todos os países dairam dela à beira da miséria, enquanto eles ficaram imensamente mais ricos ao venderem os equipamentos militares aos aliados. Tomaram-lhe o gosto e nunca mais pararam até hoje.
Um abraço. Augusto

A. Castanho disse...

Luzes e sombras, realidades e aparências, não é fácil para o "cidadão comum" destrinçá-las hoje em dia (será que alguma vez o foi?)...

Mas este "blogue" contribui certamente para levantar um pouco a ponta do véu que nos dificulta uma visão mais clara e analítica do Mundo actual, contra a barragem desinformativa, ensurdecedora, entorpecente e encandeadora dos grandes "mass mé(r)dia".

Todos têm o direito de optar pelo alheamento, pela ignorância, pela credulidade ingénua, pela submissão.

Não têm é o direito de limitar aqueles que não se contentam com o que lhes é servido "pronto-a-pensar" (ou "pronto-a-julgar") e anseiam por elevar a perspectiva alguns níveis acima disso.

Porque a verdade vem SEMPRE ao de cima e as gerações seguintes não vão aprender apenas o que nós lhes "ensinarmos"...

Alguém ainda se lembra de Maio/68? Não voltará a repetir-se, de acordo. Será seguramente muito pior!...

martelo disse...

será que esse gajo, o Bin, é militar americano??

Anónimo disse...

What a great site taylor soft serve ice cream machine twistmaster 162 Fine furniture italian european bookcase

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read aftermarket vw parts but levitra social services that provide help moving Numerous mutual assistance loans http://www.computer-backup-2.info Moving companies in n j y hot tubs big screen tvs under 1000 anderson lee pamela photo pamela anderson lee 6202079jpg Car insurance ontario rate Antidepressants memory loss directions hilton hotel norfolk

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read film editing classes