terça-feira, janeiro 11, 2011

Os felizardos que acumulam lugares de administradores em múltiplas empresas e que são simultaneamente propagandistas do pensamento único

.
Estes são alguns dos indivíduos que vão rotineiramente à televisão explicar aos portugueses a necessidade de cortes, de sacrifícios e da implementação das reformas estruturais de que Portugal precisa para responder aos desafios de uma economia cada vez mais globalizada:



Diário de Notícias - 16.04.2010:

Por cada reunião do conselho de administração das cotadas do PSI-20, os administradores não executivos - ou seja, sem funções de gestão - receberam 7427 euros. Segundo contas feitas pelo DN, tendo em conta os responsáveis que ocupam mais cargos deste tipo, esta foi a média de salário obtido em 2009. Daniel Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os "campeões" deste tipo de funções nas cotadas, sendo que o salário varia conforme as empresas em que trabalham.


Daniel Proença de Carvalho

Proença de Carvalho é o responsável com mais cargos entre os administradores não executivos das companhias do PSI-20, e também o mais bem pago. O advogado é presidente do conselho de administração da Zon, é membro da comissão de remunerações do BES, vice-presidente da mesa da assembleia geral da CGD e presidente da mesa na Galp Energia. E estes são apenas os cargos em empresas cotadas, já que Proença de Carvalho desempenha funções semelhantes em mais de 30 empresas. Considerando apenas estas quatro empresas (já que só é possível saber a remuneração em empresas cotadas em bolsa), o advogado recebeu 252 mil euros. Tendo em conta que esteve presente em 16 reuniões, Proença de Carvalho recebeu, em média e em 2009, 15,8 mil euros por reunião.


António Nogueira Leite

O segundo mais bem pago por reunião é João Vieira Castro (na infografia, a ordem é pelo total de salário). O advogado recebeu, em 2009, 45 mil euros por apenas quatro reuniões, já que é presidente da mesa da assembleia geral do BPI, da Jerónimo Martins, da Sonaecom e da Sonae Indústria. Segue-se António Nogueira Leite, que é administrador não executivo na Brisa, EDP Renováveis e Reditus, entre outros cargos. O economista recebeu 193 mil euros, estando presente em 36 encontros destas companhias. O que corresponde a mais de 5300 euros por reunião.


José Pedro Aguiar-Branco

O ex-vice presidente do PSD José Pedro Aguiar-Branco é outro dos "campeões" dos cargos nas cotadas nacionais. O advogado é presidente da mesa da Semapa (que não divulga o salário do advogado), da Portucel e da Impresa, entre vários outros cargos. Por duas AG em 2009, Aguiar-Branco recebeu 8080 euros, ou seja, 4040 por reunião.


António Lobo Xavier

Administrador não executivo da Sonaecom, da Mota-Engil e do BPI, António Lobo Xavier auferiu 83 mil euros no ano passado (não está contemplado o salário na operadora de telecomunicações, já que não consta do relatório da empresa). Tendo estado presente em 22 encontros dos conselhos de administração destas empresas, o advogado ganhou, por reunião, mais de 3700 euros.


Vítor Gonçalves

Apesar de desempenhar apenas dois cargos como administrador não executivo, o vice-reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Vítor Gonçalves, recebeu mais de 200 mil euros no ano passado. Membro do conselho geral de supervisão da EDP e presidente da comissão para as matérias financeiras da mesma empresa, o responsável é ainda administrador não executivo da Zon, tendo um rácio de quase 5700 euros por reunião.
.

12 comentários:

Daniel Santos disse...

Comovente.

Anónimo disse...

Pergunta para quem sabe: Uma eventual entrada do FMI em Portugal haveria de acabar com este tipo de regabofe? Ou trata-se de de uma presunção ingénua?

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

CARO DIOGO

VAMOS FAZER CAMPANHA PARA ELEGER UM O PALHAÇO DA MADEIRA Á PRESIDENTE DESTE RETANGULO PLANTADO A BEIRA MAR

ISTO VAI DAR O ESTOURO NAO TARDA NADA

UM ABRAÇO

RAMIRO LOPES ANDRADE

Rick disse...

Tudo bons rapazes!

Anónimo disse...

Suponho que a entrada do FMI apenas acarreta a sujeição a regras menos despesistas.
Diga-se,saneamento financeiro.
Penso que a liberdade de jorrar milhões em elefantes-brancos acabaria.
Mas não tenhamos ilusões,os sacrifícios cairão sobre as costas dos mesmos de sempre,os que os salvadores abrileiros iludiram com aldrabices,enquanto faziam fortuna com o dinheiro alheio.

Anónimo disse...

Parvalhões e fis de puta, por acaso, é só o que eu penso, quando os vejo, que não lhes daria um chavo, ao menos, por me darem tretas. Desde o primeiro, Proença, mefistófeles, mais cínico, mais falso, quão inútil, aoi último, como é que se chama?, esse fala-barato acerca de tudo?, e rais os parta, tais fis de puta, termino.

Anónimo disse...

Lá digam o que disserem, for me, o FMI é perigoso, se enquanto o governo lá espera arrumar a casa a seu jeito, sereno, esse FMI é bem capaz de começar logo a cortar a direito nos tachos dos boys, compadrios de amigos,de tantos institutos, fundações e mais associações de ladrões PS e PSD de família, que era uma razia.

Carlos disse...

O Eduardo Catroga, disse hoje numa entrevista à TVI que Portugal estava ligado à máquina.
Bom. Penso que o homem sabe do que fala, foi ex-ministro das finanças.

Anónimo disse...

O Portugal que está ligado à máquina é o nosso.
O dos políticos e clientelas está óptimo e recomenda-se.
O Portugal deles é um oásis dentro da merda que deixam aos outros a quem enganam e roubam.

Anónimo disse...

Quando o porco do Sócrates deixar o poder,ficará impune de todos os seus crimes e viverá luxuosamente,nunca se sujeitando à miséria que deixa à generalidade dos portugueses.
Mas estes nunca aprendem.Aposto que votarão noutro anormal para continuar esta cegada eternamente.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=Z0k_s7_VXiQ

coelho ao poleiro

Anónimo disse...

After looking at a handful of the blog posts on your blog, I truly appreciate your way of writing a blog.
I book-marked it to my bookmark webpage list and will
be checking back soon. Please visit my website too and tell me how you feel.


Feel free to surf to my web-site; payday loan no faxing