quarta-feira, maio 18, 2011

Operação Gladio – o terrorismo perpetrado pela Nato e pela CIA em países da Europa Ocidental contra cidadãos europeus

.
O atentado bombista de Bolonha


A Operação Gladio consistiu numa operação secreta americana na Europa Ocidental que recorreu a redes clandestinas ligadas à NATO, à CIA e aos serviços secretos da Europa Ocidental durante o período da Guerra Fria, chamadas células «stay-behind». Implantadas em 16 países da Europa Ocidental, essas células visavam (supostamente) deter a ameaça de uma ocupação pelo bloco do Leste e estavam sempre prontas para ser activadas em caso de invasão pelas forças do Pacto de Varsóvia. A mais famosa foi a rede italiana Gladio.

A rede clandestina internacional englobava o grupo dos países europeus que pertenciam à Nato: Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha e Turquia, bem como alguns países neutrais como a Áustria, a Finlândia, a Suécia e a Suíça.

No entanto, o seu verdadeiro objectivo era espalhar o terror e criar um clima de tensão permanente na Europa Ocidental. Entre os muitos actos de terrorismo que lhes são atribuídos, destacam-se:

- O atentado bombista dentro do Banco Nacional de Agricultura, na Piazza Fontana da cidade de Milão, em Itália, a 12 de Dezembro de 1969, que matou 17 pessoas e feriu 88.

- O atentado bombista de Bolonha – uma bomba explodiu na estação central ferroviária de Bolonha, em Itália, a 2 de Agosto de 1980. Morreram 85 pessoas e 200 ficaram feridas.

- Os massacres de Brabant, na Bélgica, que decorreram entre 1982 e 1985 e nos quais morreram 28 pessoas e outras 20 ficaram feridas.

- O atentado bombista na Oktoberfest de Munique, na Alemanha, a 26 de Setembro de 1980, onde morreram 13 pessoas e 201 ficaram feridas, 68 com gravidade.


Há dias, algo inexplicavelmente, o Canal História trouxe a lume, apresentando provas bastante consistentes, esta exposição do terrorismo americano contra cidadãos europeus ocidentais em solo do velho continente.




.

19 comentários:

Carlos Marques disse...

Este é um vídeo que mostra bem a porcaria de mundo em que vivemos, cheio de mentiras e de assassínio de inocentes.

Helena Simões disse...

Ao ver este vídeo posso imaginar daqui a uns anos os meus filhos a dizerem-me que a CIA tornou pública a informação de que Bush e Osama Bin Laden eram excelentes amigos que resolveram brincar aos polícias e aos ladrões. O ladrão ia esconder-se em países ricos em petróleo e o polícia ia à procura dele e usava “todos os meios necessários” para capturar o ladrão e, de caminho, apropriava-se de todos os recursos naturais que lá houvesse…

Anónimo disse...

Mas então o que pensam que o 9/11 foi?
O maior massacre civil logo na abertura de um novo século, e na frente do nosso nariz.
Lembrem-se que o Bin, só, só 3 dias depois é que disse, okay, então fui eu.

Anónimo disse...

BBC Timewatch: Operation Gladio.

http://thepiratebay.org/torrent/3564433/BBC_Timewatch__Operation_Gladio

Operation Gladio
The Hidden History of U.S. Sponsored False Flag Terrorism in Europe.

http://en.wikipedia.org/wiki/Operation_Gladio

http://www.silviacattori.net/article423.html

Ricardo A disse...

Oh meus caros,não vão mais longe,os tubarões vão se reunir em breve na suiça,sabem como se chamam?Bilder....

Anónimo disse...

Helena Simões: de que recursos naturais fala? Dos afegãos? Dos paquistaneses? São realmente dois países riquíssimos em recursos naturais...e ninguém disse que invadiu o Iraque para ir atrás do Bin Laden.

Vá...um esforço para aliar melhor imaginação e factos, sff.

Johnny Drake disse...

O que me faz mais confusão nestas e noutras "histórias" (especialmente o 9/11) é que os supostos jornalistas de investigação permanecem, na sua maioria, reféns de versões oficiais que não passam de autênticas anedotas!

simon disse...

E eu sempre disse, já antes como ora na Líbia, que os cheneys, rooms e bushs, como assim obamas, são os grandes terroristas, quer a nato quer a cias.

Pedro Silva disse...

Grande Diogo,

Esta operação é nova para mim ( sempre aprendendo ) mas estava ao corrente de muitas das operações da CIA na Europa , já a partir da minha adolescencia. A lista é longa, incluiu, por ex, as brigadas vermelhas tb em Itália, assassinato do Aldo Moro, do Sá Carneiro, enfim, uma tristeza sobre a qual eu nunca, ao contrário dos portugueses que são um povo crédulo e demasiado ingenuo para meu gosto, tive grandes ilusões...

Abraço, Pedro

ovigia disse...

boas Diogo,

bom resumo que aproveitei para colocar link na minha recente entrada sobre a fantochada de Obama vs Ossama ;)

tenho de aprender a fazer entradas curtas como a tua ;) infelizmente desta vez relativamente ao Bin Laden/Tim Osman era dificil.

"Bin Laden…O fantoche (Tim Osman) Imortal da CIA!" https://ovigia.wordpress.com/2011/05/18/bin-laden-o-fantoche-tim-osman-imortal-da-cia/

ab

Carlos disse...

O receio dos estados unidos foi dominado pela invasão cruel dos países de leste e da Alemanha oriental pela união soviética... lol

A maioria das pessoas acreditava que o comunismo era uma ameaça?... que errados que estavam, era o paraíso na terra...

Antigo oficial da SS que ficou alarmado pelo rumo que a sua unidade clandestina tomava... Até um antigo oficial das cruéis SS, ficou alarmado. Vejam só a monstruosidade...

Etc, etc...

Não duvido da existência de um exercito secreto da NATO, mas temos de ter atenção que esta é uma versão do canal de história. Será que é mesmo assim?
O vídeo começa por apelar às emoções. Começa mal. Não faz uma exposição documental apropriada, etc.

http://www.history.com/topics/anne-frank
http://www.history.com/topics/the-holocaust
Etc.

O canal (duma certa versão) da história.

Diogo disse...

Caro Carlos,

Sei tão bem como tu que o Canal História é um altifalante da propaganda do complexo militar-industrial norte-americano. Mas é sabido que uma boa mentira, para ser bem aceite, deve ser salpicada com muitos nacos de verdade. São esses nacos de verdade, confessados neste documentário, que deves procurar. E são muitos!

Carlos disse...

Caro Diogo concordo e sei que é isso que fazes.

http://video.google.com/videoplay?docid=3409375633223151728#
44:28... 45:55

http://video.google.com/videoplay?docid=-6703838290529161821#
Repara que um dos entrevistados afirma que a CIA foi criada depois do “exercito secreto” da NATO.

Zorze disse...

Diogo Sousa,

Este documentário é muito interessante e muito importante, estranha-se de facto, ser transmitido no Canal História em sinal aberto.
Mas que há coisas do arco-da-velha as há!

Abraço.

Anónimo disse...

Les armées secrètes de l’OTAN (IX)
La guerre secrète au Portugal, par Daniele Ganser.


http://www.voltairenet.org/article169872.html

Anónimo disse...

"cornelio rolandi"

Anónimo disse...

"liliano paolocchi"

Flávio Gonçalves disse...

Então, e a Gládio na América do Sul?

Unknown disse...

Alguém tem esse documentário? Eu preciso dele paraíba prova de vestibular