quinta-feira, julho 28, 2011

Os lucros pornográficos dos banqueiros e a colaboração cúmplice dos políticos. Porque não os matamos a todos e acabamos com isto de vez?

.
Em Dezembro de 1963 começou na cidade alemã de Frankfurt o chamado Julgamento de Auschwitz. Vinte e dois homens das SS do campo de concentração de Auschwitz foram julgados por cumplicidade ou homicídio. Durante o julgamento, na sequência dos horrores descritos por testemunhas sobreviventes, uma senhora que assistia ao julgamento teve o seguinte desabafo que todo o tribunal ouviu:

- Porque não os matam a todos [os réus] e acabam com isto!


Vem isto a propósito dos 78 mil milhões de euros que a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional vão emprestar a Portugal a juros agiotas (vão ser pagos durante 13 anos a uma taxa igual ou superior a 6% = 4% de juros + 2% de spreads= 6%).

Destes 78 mil milhões de euros, 12 mil milhões de euros vão servir para a recapitalização dos bancos e, dos 66 mil milhões restantes, o Estado oferece, "acomoda", 35 mil milhões de euros em garantias à Banca para que esta possa emitir dívida para se "financiar"... Ou seja, o Estado vai oferecer de mão beijada à Banca 47 mil milhões de euros à custa dos contribuintes.

Os restantes 31 milhões de euros vão servir para pagar os juros dos empréstimos aos bancos pelas obras faraónicas e inúteis com que os serviçais políticos (a soldo da Banca) endividaram o país.


Presidentes dos Bancos Nacionais, respectivamente:
BCP – CGD – BPI – TOTTA - BES



Políticos a soldo:
Sócrates, Teixeira dos Santos, Passos Coelho, Vítor Gaspar e Paulo Portas


**************************************


E assim, os contribuintes portugueses vão injectar directamente 47 mil milhões de euros numa Banca que, como os números comprovam, atravessa "enormes dificuldades":


Banco Espírito Santo

Lucros em 2006 = 420 milhões de euros
Lucros em 2007 = 607 milhões de euros
Lucros em 2008 = 402,3 milhões de euros
Lucros em 2009 = 522 milhões de euros
Lucros em 2010 = 510,5 milhões de euros


Banco Millennium bcp

Lucros em 2006 = 780 milhões de euros
Lucros em 2007 = 563 milhões de euros
Lucros em 2008 = 201,2 milhões de euros
Lucros em 2009 = 225 milhões de euros
Lucros em 2010 = 301,6 milhões de euros


BPI – Banco Português de Investimento

Lucros em 2006 = 308,8 milhões de euros
Lucros em 2007 = 355 milhões de euros
Lucros em 2008 = 150,3 milhões de euros
Lucros em 2009 = 175 milhões de euros
Lucros em 2010 = 184,8 milhões de euros


Banco Santander Totta

Lucros em 2006 = 425 milhões de euros
Lucros em 2007 = 510 milhões de euros
Lucros em 2008 = 517,7 milhões de euros
Lucros em 2009 = 523 milhões de euros
Lucros em 2010 = 434,7 milhões de euros
.



Em suma

Como é que ficámos a dever tanto dinheiro aos bancos portugueses e estrangeiros? A resposta é simples: o Banco Central Europeu empresta dinheiro aos bancos mas não pode, estatutariamente, emprestar dinheiro aos Estados e, assim, os Governos são obrigados a negociar com os bancos (nacionais e internacionais) para se poderem financiar.

Visto que os bancos privados se financiam junto do BCE a taxas de juro de cerca de 1% e exigem juros muito superiores para comprarem dívida dos países (Portugal tem andado a a endividar-se a taxas de juro de 6, 7, 8, 9 e 10%), resulta que a banca privada, incluindo a nacional, tem feito fortunas a comprar dinheiro barato na UE e a vender caro cá.

E quem é que paga este enriquecimento da banca privada? Essa resposta é ainda mais simples: somos todos nós. É através dos impostos, dos cortes nos salários e nas pensões, que vamos pagando aquilo que os bancos vão ganhando.


Como explicou linearmente o jornalista Fernando Madrinha no Jornal Expresso de 1/9/2007:

«Não obstante, os bancos continuarão a engordar escandalosamente porque, afinal, todo o país, pessoas e empresas, trabalham para eles. [...] os poderes do Estado cedem cada vez mais espaço a poderes ocultos ou, em qualquer caso, não sujeitos ao escrutínio eleitoral. E dizem-nos que o poder do dinheiro concentrado nas mãos de uns poucos é cada vez mais absoluto e opressor. A ponto de os próprios partidos políticos e os governos que deles emergem se tornarem suspeitos de agir, não em obediência ao interesse comum, mas a soldo de quem lhes paga as campanhas eleitorais

O crime destes políticos venais a soldo de agiotas assassinos, ao destruir um país e enviando milhões de pessoas para a miséria - um crime de altíssima traição – deve ser imperativa e rapidamente punido com a morte. E terá de ser o povo a executar a sentença, já que o sistema que deveria tratar disso está podre de alto a baixo.
.

10 comentários:

alf disse...

Antes de começarmos aos tiros, convém sabermos exactamente quem são os culpados; caso contrário, gastam-se as balas e fica tudo na mesma.

Vamos à procura dos culpados? Veja o meu último post, onde peço ajuda ao Louçã.

Diogo disse...

Alf,

Já respondi no seu blogue. O Louçã, com uma educação clássica em economia, não lhe vai dar as respostas que precisa. Siga os links que lhe deixei.

Quanto aos tiros, quanto mais cedo começarem, e se os alvos forem os correctos, menor a tragédia para o povo português. Já o disse: prefiro ver um bilião de políticos corruptos mortos do que uma criança a chorar com fome.

alf disse...

Diogo mais uma questãozinha de ignorante: um banco, como qq empresa, exigiu, para existir, um investimento de capital; esse capital tem de render dinheiro, evidentemente, ou seja, a empresa tem de ter lucros, e tem de valorizar na bolsa.

Se dividir agora os lucros e valorização bolsista dos bancos pelo capital que os accionistas lá puseram, qual é a taxa de rendabilidade?

Diogo disse...

Alf, não percebo a sua questão.

Já viu o vídeo do link que coloquei no seu blogue?

Joaquim disse...

Alf - Se vc fosse accionista do Ttota em 2010 e tivesse investido o suficiente para adquirir 51% das açóes, teria tido um lucro de mais de 200 milhões. Além de um eventual salario e bónus por ser administrador e além de poder arranjar uns tachinhos para a rapaziada amiga. Tá a ver ?

alf disse...

Diogo e Joaquim

para investir 51% no Totta é preciso quanto capital? Se é 20 000 milhões, a rentabilidade foi apenas de 1%, logo mau negócio; mas se foi 1 000 milhões, a rentabilidade foi de 20%, excelente negócio

Esta taxa é que interessa analisar, não o valor absoluto dos lucros.

RAMIRO ANDRADE - O PROVOCADOR disse...

CARO DIOGO

FAZ TEMPO QUE NÃO COMENTO NADA, POIS ESTOU FARTO DESTA GENTALHA QUE DESGOVERNA PORTUGAL
NO ENTANTO, TEMOS UM NOVO GOVERNO SEMO ZE SOCRAS
ESTES TIPOS QUE ESTÃO NA MAMA NÃO VÃO FAZER NADA DE JEITO !!!!
A PRIMEIRA COISA QUE FIZERAM FOI NOMEAR OS NOVOS MAMADORES DA CGD, LÁ JÁ NÃO TENHO NEM UM CENTIMO, QUE VÃO TODOS PARA A MERDA

ALIAS NÃO TENHO MEU DINHEIRO EM PORTUGAL A DAR DE MAMAR ESTES FILHAS DAS PUTAS

NÃO ANDO A ME SACRIFICAR HA QUASE 4 ANOS AQUI NA ARGÉLIA PARA MAMAREM MAIS EM MIM, SE AO MENOS FOSSE UMA GAJA BEM BOA JÁ NÃO ME IMPORTAVA

QUANTO A LIMPAR O SEBO A ESTES FILHAS DAS PUTAS, TU NÃO VIAS FAZER NADA DISSO, COMO É OBVIO

DEVES SER UMA PESSOA DE BEM, E SE SEGUISSES ESTA VIA TE CAÇAVAM NUM ÁPICE, OU NÃO PENSAS QUE A JUDICIARIA E O SIS NÃO ANDAM TODOS OS DIAS A NOS VIGIAR OS NOSSOS BLOGUE E MAIL´S ????????

O QUE DEVEMOS FAZER É NOS ASSEGURARMOS NOSSA SOBREVIVENCIA AO CATACLISMA ECONOMICO QUE SE AVIZINHA

APROVISIONARMOS;

-energia
-alimentos
-refugio seguro, longe do mar acima da cota 500 metros
-armas de defesa pessoal, pistola e rifle de caça se possivel automatico
-termos um grupo de sobrevivencia articulado com familia e amigos

PARECE PARANÓA ?? E É MESMO

MAS INFELIZMENTE SÓ OS MAIS APTOS E CAPAZES PODERÃO SOBREVIVER

VEJA NO GOOGLE EARTH OS LUGARES MAIS PROPICIOS DE PORTUGAL, VOU LHE DAR UMA DICA, PROENÇA-A-NOVA TEM INFRA-ESTRUTURAS OTIMAS, FICA NO NIVEL DE 500 METROS, TEM ACESSOS A COIMBRA, ONDE FICA O CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MEDICINA MAIS CAPAZ DE PORTUGAL, FICA A MAIS DE 120 KM DA COSTA PORTUGUESA

BEM VOU TERMINANDO POR AQUI, BOA SORTE, E NÃO SE META EM ENCRENCAS COM ESTES FIHAS DAS PUTAS, QUE QUERES FAZER ALGO, FAZ, MAS NÃO DIVULGUES,

UM ABRAÇO

RAMIRO LOPES ANDRADE

simon disse...

os nossos governos e a banca, assim contado, é demais, ka gandas ladrões e fis de p..., que van al infierno, caray, diós

ovigia disse...

grande entrada Diogo, simples e clara.

já enviei para todo os meus contactos e já está gravada no zotero.

ab

Anónimo disse...

Currently it seems like Drupal is the best blogging platform out there right
now. (from what I've read) Is that what you are using on your blog?

Feel free to visit my blog; cash advance phone number