quarta-feira, abril 24, 2013

A crescente bipolarização social no acesso ao crédito




*************************************




Paulo Morais, professor universitário - Correio da Manhã – 23/4/2013


Não (em)prestam



O primeiro-ministro veio culpar os banqueiros. Acusa-os de serem responsáveis pela crise. Segundo Passos Coelho, ao não concederem crédito às empresas para investimentos, como se haviam comprometido, os bancos asfixiam a economia.

Mas, por sua vez, os banqueiros vieram garantir que até têm dinheiro disponível, mas as empresas é que não pedem empréstimos. Este passa-culpas seria próprio de miúdos num infantário, mas inadmissível em governantes e banqueiros, que não deveriam comportar-se como garotos.

Uma parte significativa do apoio financeiro externo a Portugal, concedido pela troika, foi canalizada para a Banca. Aos bancos foram garantidos doze mil milhões de euros, para que se pudessem recapitalizar e, de seguida, financiar as empresas. Só assim estas poderiam garantir investimentos, manter e criar novos empregos. Ao fim de dois anos de amarga ajuda externa, verifica-se agora que os bancos foram apoiados com largos milhares de milhões, mas que esse dinheiro não chega à economia. Sabe-se agora, pela voz de Passos Coelho, que este dinheiro não serviu para nada. Deplorável.

Por sua vez, os administradores dos bancos vêm manifestar a sua perplexidade pelas afirmações de Passos Coelho. Lobo Xavier, do BPI, acusa-o de estar mal informado, Fernando Ulrich amua com Passos Coelho e Nuno Amado, do BCP, vem mesmo dizer que a ausência de empréstimos resulta do facto de as empresas não pedirem porque não precisam. Esta argumentação não convence ninguém, e muito menos os empresários.

A situação é patética, alguém nos anda a enganar. Das três, uma. Ou Passos Coelho está muito mal informado sobre a situação da Banca e das empresas e deve demitir--se já. Ou os banqueiros desviaram os dinheiros da ajuda externa para outros fins e devem ser investigados. Ou se, como estes afirmam, os empresários, que estão falidos e descapitalizados, já nem sequer recorrem à Banca, pois desistiram de vez – então o que aqui se passa já não é só falta de crédito bancário, é toda uma economia que abdicou de existir. À falta de credibilidade do sistema financeiro, junta-se a incapacidade do governo para gerir a situação. Os bancos não emprestam, o governo não presta e a economia desistiu de empreender.


*************************************


Já que os banqueiros não emprestam e os políticos (a soldo dos primeiros) não prestam, evitemos que empestem a totalidade do país com o flagelo da indigência, incinerando-os a todos num ambiente crepitante.

Amarrados aos postes e com as chamas a lamberem-lhes a ganância, podem-se observar na imagem (da direita para a esquerda) Ricardo Salgado, Passos Coelho, Vítor Gaspar, Fernando Ulrich, José Sócrates, Teixeira dos Santos, etc.

27 comentários:

Toneca disse...

Haverá madeira para todos?

WOLF disse...

Tudo a cantar:

Grândolaaaa vila moreeeenaaaa....
Terraaaa daaaa comunaaageemmm...
O polvoooo é quem mais ordeeennaaaaa..
Nesta terraaa endividaaadaaa...
Populaçãoooo sempreeee enganaaadaaa...
Pela corjaaaa aventalaaaadaaa...

Viva a democracia!2+2=5!

http://omsilanoican.blogspot.pt/2013/02/contra-factos-nao-ha-argumentos.html

http://omsilanoican.blogspot.pt/2013/01/as-coisas-sao-o-que-sao-e-nao-ha-como.html

http://omsilanoican.blogspot.pt/2012/11/democraciamentirafraudecastelo-de-cartas.html

Anónimo disse...

http://nonas-nonas.blogspot.pt/2013/04/democracia.html

Pedro Lopes disse...

Este aqui está bem potente:

http://acortenaaldeia.blogspot.pt/2013/04/o-estado-novo-salazar-e-abril-ensinado.html

Anónimo disse...

http://1.bp.blogspot.com/-O3Y3s_1MGwg/UXpYPqFYvQI/AAAAAAAAKpU/k__HXicoghQ/s1600/DIABO.jpg

Anónimo disse...

http://novoadamastor.blogspot.pt/2013/04/ainda-sobre-responsabilizacao-dos.html

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
alf disse...

Seria interessante que o Paulo Morais fosse comentador num dos canais generalistas... ou convidado para o prós e contras... seria de esperar isso, não é? ... quando a vaca tossir e os burros falarem...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Alf o Paulo Morais vai regularmente ao canal público,tvi e à agencia cia de Portugal,a sic do judeu balsemão bilderberg.

Também recentemente foi à associação 25 de abril dar uma palestra com o maçom vasco lourenço ao lado.

Ele critica dentro do sistema.
Não critica o sistema nem tão pouco fala da maçonaria.

São agentes da "falsa oposição".
O sistema ao ver que o colapso se aproxima tenta arranjar um paladino do "falso contra",para as pessoas acreditarem nele e depositarem fé nele,depois arranjam maneira de ele se candidatar a um cargo de importância,as coisas melhoram um bocadito apenas,mas o sistema mantém-se.

Dissidentes políticos a sério não têm tempo de antena constante.

É altura de vocês começarem acordar,até porque isto já atinge níveis surreais de hipnotismo.

Anónimo disse...

http://octopedia.blogspot.pt/2013/04/lusa-uma-agencia-pouco-informativa-ao.html

Pedro Lopes disse...

"Alf o Paulo Morais vai regularmente ao canal público,tvi e à agencia cia de Portugal,a sic do judeu balsemão bilderberg"

N,
Admito que possas ter razão, e mudarei de opinião assim que vir algo que de concreto para tal.

Mas eu ainda mantenho alguma credibilidade ao Paulo Morais. O Polvo pode simplesmente não conseguir controlar tudo e todos. Controla certamente a maioria da canalha politico-partidária, os media e o poder económico.

O Paulo Morais numa das suas intervenções na SIC disse qualquer coisa do tipo "Não foram os fascistas que endividaram o pais", deixando os restantes convidados confusos.
O Facto de ter ido á associação 25 de Abril é apenas uma questão de pormenor. Foi convidado para falar de corrupção e aceitou e tanto podia ser nessa associação como noutra qualquer.

Necessito de o ouvir mais vezes e sobre outros assuntos para ter uma ideia mais clara.

Os membros do Aurora Dourada também vão ás TV gregas ser entrevistados ou a participar em debates. Embora ai a coisa seja diferente pois eles já tem uma boa representação parlamentar e se não fossem á TV dava demasiado nas vistas a censura.

Anónimo disse...

http://losdocumentoscarteropetras.blogspot.com/2013/04/club-de-bilderberg-se-toma-nuevo.html

El miembro italiano del Club de Bilderberg, Enrico Letta, acaba de asumir el cargo de Primer Ministro de la República de Italia con éstas palabras:


"En estos días he pensado en el personaje bíblico David.
Como él, y con él, nos encontramos en el Valle de Elah, en la espera de enfrentar a Goliat".


P.s. -Para o Pedro Lopes...Paulo Morais: Podia ter ido lá mas não aceitava ser "condecorado" por cobardes traidores. Aqui devemos ressalvr um pouco a figura dendo Salgueiro Maia e mais um ou outro implicado no golpe de estado que "nunca" perceberam muito bem a verdadeira dimensão da coisa... e que se comprava mais tarde com a "sua participação" no 25 de Novembro... e o seu desânimo perante o tal - estado a que isto chegou (de merda) - que ele infelizmente ajudou a fundar.


Anónimo disse...

"P.s. -Para o Pedro Lopes...Paulo Morais: Podia ter ido lá mas não aceitava ser "condecorado" por cobardes traidores."

O último anónimo já te respondeu bem Pedro Lopes.

Eu só acrescento,que nem devia ter ido lá. Mas cada um tem a coluna que tem..

Pedro Lopes, as comparações com o Golden Dawn são rídiculas,eles têm representação parlamentar e só por isso é que os média são OBRIGADOS a dar lhes alguma cobertura.
Foram durante anos e anos censurados e ainda hoje são difamados.

Ainda há semanas juntaram uns bons milhares contra uma estação televisiva que faz propaganda terrorista para sabotar a nação grega.
Ficaram-se pelos baldes de tinta...Para já...

Pedro Lopes disse...

É pá, o Paulo Morais provavelmente acredita num democracia com muitos "Ses". Mas á partida isso não é suficiente para o tornar logo á cabeça como um gajo do regime.

Um pessoa pode ser honesta e honrada e ao mesmo tempo acreditar em falácias, talvez porque não tenha tido ainda contacto suficiente com informação mais verdadeira.

Eu até ao 11/Set também acreditava vagamente no sistema politico vigente. Embora já antes havia muitas coisas que não encaixavam bem, mas ignorava.

No entanto o Paulo Morais não tem nenhum programa semanal na TV. Aparece de vez em quando.
E não seria bom para este regime que ele aparecesse todas as semanas, pois a denuncia dos podres atingia mais população. A maioria das pessoas ainda nem sabe quem é ele.

Os outros do sistema são ás manadas a comentar politica, mas nenhum comenta o sistema, o polvo.
É para manter o povo na ilusão e especialmente dividido, porque uns são PSD e outros PS mais um ou outro borra-botas da ala Trotskista.

Pedro Lopes disse...

"El miembro italiano del Club de Bilderberg, Enrico Letta..."


Aquele palhaço que teve 25% de votos, o Grilo ou lá como se chama, gabou-se de que foi ele quem impediu que aparecesse um fenómeno como o "Aurora Dourada" em Itália.

Pobre Itália.
Assim vão continuar a ser escravos da Banca.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cT16Crxqywg

Os democratas mandam a policia(mercenária) carregar em quem está a passar fome e em quem está a fornecer comida, porque segundo a escumalha democrata o Golden Dawn está a cometer o terrível "crime" de alimentar o seu povo.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=j5URM-u4TpU

http://www.youtube.com/watch?v=T3s433ZJ0BE&feature=player_embedded

Mas o Golden Dawn resiste!

Pedro Lopes disse...

"porque segundo a escumalha democrata o Golden Dawn está a cometer o terrível "crime" de alimentar o seu povo."


Se fossem a bairros de albaneses, ou de turcos ou outros não-gregos a distribuir comida e medicamentos todo o mundo aplaudia.

Cá em Portugal é muito mais fácil um Romeno obter uma casa do que um Português.
Em Espanha(pelo menos) um empresário não pode dar preferência de emprego a espanhóis, senão leva multas pesadas.


O Golden Dawn está a trabalhar muito bem. Está em todas as frentes. É popular, dão a cara, são organizados e competentes.
Até criaram um centro de emprego próprio só para gregos.
Andam também a plantar árvores e limpar florestas em acções voluntárias. Ajudam no combate a incêndios.

"Ah e tal fazem isso por propaganda!!!" Dirão os mais cépticos.

Pois é, mas é propaganda positiva, mobilizadora. E é de facto verdade que muita gente passa fome.
É uma mensagem diferente da escumalha lambe-botas da máfia internacional do grande dinheiro e da escumalha tecnocrática da UE.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O Golden Dawn são os ÚNICOS revolucionários genuínos.

Os outros são tão "revolucionários" que até são financiados pelo judeu globalista soros,como o syriza,tipo o be da Grécia.

Com estas cargas policiais só aumentam o radicalismo, só dão mais força ao Golden Dawn, a repressão só amolece os covardes, sobre os corajosos só radicaliza e aumenta a sede de vingança.

Os democratas maçonicos e anti-Gregos acham bem desfiles de islâmicos a queimar bandeiras da Grécia,desfiles de homossexuais depravados a espalhar hiv pela sociedade e assediar homens e crianças nas escolas,ginásios,piscinas,etc...

O Golden Dawn quer dar comida ao povo que está a morrer(literalmente) de fome graças às políticas incompetentes,mas sobretudo traidoras dos democratas gregos, então toca a chamar a polícia para carregar.

Esquecem-se muitos é que um dia a cadeira do poder vai mudar e depois vão-se ajustar contas...

Depois chorem a dizer que não querem ir para a cadeia e ver os bens penhorados/nacionalizados..

O Golden Dawn são como lobos.
Fortes quando estão sozinhos...Solidários em alcateia.

E o seu destino é mandar!!!

Anónimo disse...

"Golden Dawn fights with the Riot Control Unit, in order to feed poor Greeks

Early this morning, the corrupt banking regime and the status quo of misery and degradation unleashed their dogs in an effort to prevent another Social Solidarity action. After the efforts of leftist doctors to prevent our blood donations, now we witnessed a coordinated attack of the Riot Control Unit and the Municipality of Athens. The boys in blue attacked, with tear gas, against poor workers and large families, one day after May Day.

Syntagma Square (Constitution Square), the place where we arranged to carry on with the food distribution was surrounded with hundreds of RCU officers, rendering access impossible. The Militia, the members of the S.S. program and the MPs of the movement managed to push them back to the top part of the Square along with a truck loaded with tons of meat. The comrades proceeded then to unload the food from there...

We then witnessed the cops arresting the truck driver and making an extended use of chemicals against the citizens and the MPs.

Even so, our team remained on the spot and kept giving away food to the civilians that remained, who had already got sprayed with tear gas.

The Greek Police Command and its heads, seeing that their plan was failing, went with plan B. In other parts of Athens, policemen located and stopped the other food-loaded trucks and took in their drivers, thus making the action impossible to complete. After a short council, the Golden Dawn decided to relocate the event to the Central Offices of the Party. After more fights and pressure against the Police, the drivers were free to go. The servants of the zionists showed their true face once again. Those responsible for today's fiasco will be held accountable, no matter how high their rank is.

We continued the distribution on our Central Offices, where the attendance of the People brought warmth to our hearts."


Pedro Lopes disse...


Só um aparte Futebolístico para dar os parabéns aos Benfiquistas.

Apesar de ser uma equipa quase sem Portugueses no onze, é sempre um símbolo Nacional de grande prestigio e dimensão.

O Chelsea vai ser duro de roer, mas o Benfica em dia sim tem equipa para lhe partir a espinha.
Força.

Anónimo disse...

Quinta-Feira é dia de Júpiter/Zeus.
E como sabes eles têm uma Águia a seu lado.
É tudo uma questão de sermos fiéis aos Deuses e eles estarão connosco.

Prestigiamos Portugal...Sem putas,sem corrupção,sem doping,sem heroína,sem separatismo...

Proxima final é já com o estoril.
Passo a passo.É essa a mentalidade.

Anónimo disse...

ODA-SE....SÓ COMENTÁRIOS COM ESTES BADAMERDAS QUE NEM QUEREM TRABALHAR A VOMITAR BOSTA POR AQUI.
OH dIOGO...LIMPA-ME ESTE bLOG

ALMEIDA
AQUELE QUE VOS COME A PEI...OH,VCS JÁ SABEM

Pedro Lopes disse...

O Aborto que é a EU, uma associação de Párias, pedófilos, tecnocratas, criminosos de guerra, gente perversa, satânicos, terroristas, vem agora com mais esta arma de destruição massiva.

Uma pessoa agora não pode recolher algumas sementes para plantar no ano seguinte, como sempre se fez ao longo da história da humanidade. Agora tem de ir comprar a um vendedor legalizado.
Mais tarde estes vendedores serão comprados todos por uma grande multinacional(E qual será?). E fica a produção de alimentos não mãos de 2 ou 3 filhos da puta globalistas.
Patentear a chuva deverá ser o passo seguinte.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=649119&tm=8&layout=123&visual=61

Odeio cada vez mais esta escumalha.

Anónimo disse...

http://omsilanoican.blogspot.pt/2012/10/a-impossibilidade-da-democracia_2293.html

Pedro Lopes disse...

Há que manter a chama acesa.

Isto de facto é uma prioridade máxima para o alemães e para a Europa. De resto não há quaisquer problemas a tratar nomeadamente na economia.

http://www.publico.pt/mundo/noticia/detido-suspeito-guarda-de-auschwitz-na-alemanha-1593531.

A indústria do Holoconto dento de 20 anos vai ter de se reinventar e ser mais criativa.

É que se escreverem "Hans Lipschis com 135 anos de idade trabalhou no campo de extermínio de Auschwitz..." algumas pessoas topam.