sexta-feira, março 17, 2017

A razão pela qual os Estados Unidos estão constantemente em guerra…

O Negócio do Armamento e o Complexo Militar-Industrial Norte-Americano

Empresas cujo negócio é produzir e vender (ao próprio país e aos outros) material de guerra: porta-aviões, cruzadores, submarinos, caças, bombardeiros, mísseis, bombas, drones, tanques, minas, metralhadoras, balas, etc., tudo farão para criar um clima de guerra permanente. Engendram inimigos, inventam ameaças, forjam agressões...


Foi um Presidente dos Estados Unidos da América, que era também um militar de carreira, quem primeiro utilizou a expressão «complexo militar-industrial» em 1961, no seu discurso de despedida após 8 anos na Presidência. As palavras do General Eisenhower são seguramente fruto da sua experiência directa nas mais altas esferas do poder militar e político dos EUA. Após relatar a crescente e enorme influência da estrutura militar e de grandes grupos económicos nas esferas do poder, afirmava Eisenhower:

«Nas esferas da governação, devemos proteger-nos contra a aquisição de uma influência indesejada, procurada ou não, por parte do complexo militar-industrial. Existe, e permanecerá, o potencial para um surto desastroso de poder mal concentrado. Não devemos nunca permitir que o peso desta conjugação ameace as nossas liberdades ou o processo democrático. Não devemos partir do pressuposto de que tudo esteja garantido.»




https://youtu.be/luEIV6q1pxI

3 comentários:

JF disse...

Guerras essas criadas pela Inglaterra e os seus aliados, através do suporte financeiro e militar dos Estados Unidos da América (EUA).

Diogo disse...

JF, Guerras essas criadas por uma pequena elite...

Bilder disse...

O mundo Ocidental(não apenas a Europa)está a ser manipulado/sabotado por dentro(o objectivo é acabar com as soberanias actuais e do caos criar a Ordem/governo mundial) vai para mais de um século,um dos maiores artifices foi-se ontem https://sol.sapo.pt/artigo/554378/david-rockefeller-banqueiro-dos-banqueiros-morreu-aos-101-anos- mas não se iludam que ficaram muitos do mesmo Clube.