sexta-feira, setembro 20, 2019

A Lua não gira sobre o seu prório eixo – afirmou Nikola Tesla, um homem considerado um dos maiores cientistas e inventores de sempre.

Site do MIT (Massachusetts Institute of Technology) - Nikola Tesla (1856-1843) é uma daquelas raras pessoas que marcaram e causaram grandes mudanças na sua época, não apenas no domínio das invenções imediatamente aplicáveis, mas também no domínio de novas ideias e tecnologias do futuro. Nikola Tesla é uma daquelas pessoas que inspiraram muitos seguidores e colegas cientistas. Nikola Tesla deixou-nos, para estudos e pesquisas adicionais, não apenas os materiais publicados, mas também um grande número de anotações pessoais que são mantidas no Museu Nikola Tesla em Belgrado.



O editor do New York Tribune, abril de 1919, explicando o pensamento de Nikola Tesla:

Acreditamos que a ilustração anexa (Fig. 1. - mais abaixo) e a sua explicação dissiparão todas as dúvidas sobre se a lua gira em em torno do seu eixo ou não. Cada uma das bolas, como M, representa uma posição diferente e gira exactamente como a lua mantendo sempre a mesma face voltada para o centro O, representando a Terra.

Mas, ao estudar este diagrama, poder-se-á conceber que alguma das bolas gire em torno do seu eixo? Claramente, isso é tornado fisicamente impossível pelos raios [da roda]. Mas se ainda não estamos convencidos, a prova experimental do Sr. Tesla certamente nos satisfará.

Um corpo que gira em torno do seu próprio eixo deve conter energia rotacional. Agora, é facto, como o Sr. Tesla mostra, que essa energia não é transmitida à bola como, por exemplo, a um projéctil disparado de uma arma [o cano de uma arma de fogo possui estrias - ranhuras helicoidais - que conferem uma rotação a um projétil em torno do seu eixo mais longo. Esse giro serve para estabilizar o projétil giroscopicamente, melhorando a sua aerodinâmica, estabilidade e precisão].

Portanto, é evidente que a lua, na qual a atração gravitacional [da Terra] é substituída por um raio [na Fig. 1.], não pode girar em torno do seu eixo ou, por outras palavras, conter energia rotacional. Se a atração da Terra cessasse repentinamente e fizesse voar a lua numa tangente, a lua não teria outra energia, excepto a do movimento de translação, e não giraria como a bola.


Fig. 1.

Nikola Tesla:

Se ainda acha que a lua gira em torno do seu próprio eixo, observe este diagrama (Fig. 1.) e siga atentamente as posições sucessivas tomadas por uma das esferas - M - enquanto é rodada por um raio da roda. Substitua a Gravidade pelo raio da roda e a analogia resolve o enigma da Rotação da Lua.

Nos tratados astronómicos é geralmente utilizado o argumento de que “se o globo lunar não girasse sobre o seu eixo, apresentaria todas as suas faces à visão terrestre. Como apenas um pouco mais da metade é visível, ela deve girar." Mas essa inferência é errónea, pois só admite uma alternativa. Existe um número infinito de eixos além do seu próprio em cada um dos quais a lua pode girar e ainda exibir a mesma peculiaridade.

Afirmei no meu artigo que a lua gira em torno de um eixo que passa pelo centro da terra, o que não é estritamente verdadeiro, mas não prejudica as conclusões que tirei. É sabido, é claro, que os dois corpos giram em torno de um centro de gravidade comum, a uma distância de pouco mais de 2.899 milhas do centro da Terra.

5 comentários:

Manuel Galvão disse...

É falso. Um observador que esteja no sol olhando prá lua vê toda a superfície lunar 28 vezes por mês. Isso significa que no referencial cartesiano centrado no sol a lua roda sobre si própria 28 vezes por mês (aproximadamente).

Manuel Galvão disse...

Num referencial cartesiano centrado na Terra (solidário com a Terra) o Sol anda à volta da terra. Nós vemos isso todos os dias. Estamos parados e vemo-lo passar...
O que Copérnico disse e Galileu também, foi que para estudar os planetas do sistema solar é mais fácil fazê-lo se considerarmos o referencial cartesiano centrado no sol, isto é, o Sol está parado e são os planetas que giram à sua volta.


Diogo disse...

Manuel Galvão, se a Lua não gira sobre si própria e demora 28 dias, um observador que esteja no sol olhando para a lua só vê toda a superfície lunar 1 vez a cada 28 dias.

hrroman disse...

If you are looking for the law assignment help then in this case you can opt for our Law Assignments help .we provide the best law assignment experts.We also provide Tort Law Assignment and Essay Help for students across the globe. for more information contact us +16692714848.

Fullhdfilmizle365 disse...


bufemalzemeleri.eklablog.com - Büfe malzemeleri - Büfe Ekipmanları

Büfe malzemeleri - Büfe malzemeleri - Büfe Ekipmanları

Limonata Makinesi - Limonata Makinesi - Limonata Makinası

mutfaktanal.com - Büfe malzemeleri - Büfe Ekipmanları