quinta-feira, fevereiro 04, 2021

Existe uma taxa de mortalidade muito grande que não está relacionada com a Covid, mas sim com muitas das outras doenças crónicas, como o cancro



O dirigente da Liga Portuguesa contra o Cancro, Vítor Veloso, afirma que “os doentes oncológicos são parentes pobres, cada vez com mais dificuldade de acesso”.

Dificuldades de acesso ao médico de famílias, na medida em que lhes estão a dar tarefas que dizem unicamente respeito à pandemia e, portanto, a acessibilidade de um doente para fazer um diagnóstico ou fazer as suas queixas é muito difícil e são exíguos os meios para pedidos de diagnóstico”, sublinha Vitor Veloso.

O responsável dá o exemplo do rastreio do cancro da mama, em que terão ficado cerca de 600 casos por identificar ao longo do último ano, só na região Norte.

Vitor Veloso garante que “o rastreio do cancro da mama que estava a cargo da Liga Portuguesa contra o Cancro no Norte do país não funcionou praticamente durante um ano”.

Vitor Veloso garante que “vamos ter uma mortalidade muito maior e vamos ter sobrevidas com menos qualidade de vida”.

O responsável não tem dúvidas de que “existe uma taxa de mortalidade muito grande que não está relacionada com a Covid, mas sim com muitas das outras doenças crónicas, como o cancro”, que vai “ter repercussão nos próximos anos” e é imperioso que “a culpa destas mortes não morra solteira como tem acontecido habitualmente”.

1 comentário:

voza0db disse...

Provavelmente estão é mais preocupadas com a falta de Clientes logo com a redução das Receitas!