terça-feira, novembro 25, 2008

Quando e como é que o povo judeu foi inventado

O historiador Shlomo Sand afirma que a existência das diásporas do Mediterrâneo e da Europa Central é o resultado de antigas conversões ao judaísmo. Para ele, o exílio do povo judeu é um mito, nascido de uma reconstrução a posteriori sem fundamento histórico.

Shlomo Sand nasceu em 1946 em Linz (Áustria) e viveu os dois primeiros anos da sua vida em campos de refugiados judeus na Alemanha. Em 1948 os seus pais emigram para Israel, onde cresceu. Cursou História, tendo começado na Universidade de Telavive e terminado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris. Desde 1985 lecciona História Contemporânea na Universidade de Telavive. Publicou em francês «L'Illusion du politique. Georges Sorel et le débat intellectuel 1900 » (La Découverte, 1984), «Georges Sorel en son temps», com J. Julliard (Seuil, 1985), «Le XXe siècle à l'écran» (Seuil, 2004) e «Les mots et la terre. Les intellectuels en Israël» (Fayard, 2006).


Jornal Israelita Haaretz - 21/03/2008

Demolindo uma "Mitologia nacional"


Artigo de Ofri Ilani

Tradução por Atrida

Entre a profusão de heróis nacionais que o povo de Israel produziu ao longo de gerações, a sorte não sorriu a Dahia Al-Kahina que chefiou os Berberes de Aures, na África do Norte. Embora tendo sido uma judia indomável, poucos israelitas ouviram alguma vez o nome desta rainha guerreira que, no século VII da era cristã, unificou várias tribos berberes e chegou mesmo a repelir o exército muçulmano que invadiu o norte de África. A razão poderá estar no facto de Dahia Al-Kahina ter nascido numa tribo berbere convertida (ao judaísmo), ao que parece várias gerações antes do seu nascimento, por volta do século VI.

Segundo o historiador Shlomo Sand, autor do livro «Quando e como é que o povo judeu foi inventado» [Quand et comment le peuple juif a-t-il été inventé?] (aux éditions Resling - em hebraico), a tribo da rainha Dahia Al-Kahina assim como outras tribos do Norte de África convertidas ao judaísmo são a principal origem a partir da qual se desenvolveu o judaísmo sefardita. Esta afirmação, referente às origens dos judeus do Norte de África a partir de tribos locais que foram convertidas – e não a partir de exilados de Jerusalém – é apenas uma componente de uma ampla tese desenvolvida na nova obra de Sand, professor do departamento de História da Universidade de Telavive.

Neste livro, Sand tenta demonstrar que os judeus que vivem hoje em Israel e noutros locais do mundo, não são de forma nenhuma os descendentes do antigo povo que vivia no reino de Judeia na época do primeiro e segundo templo. Eles devem a sua origem, segundo ele, a povos diversos que se converteram ao longo da história em diversos locais da bacia do Mediterrâneo e regiões vizinhas. Não apenas os judeus da África do Norte descenderiam na sua maior parte de pagãos convertidos, mas também os judeus iemenitas (vestígios do reino Himiarita, no sul na península arábica, que se convertera ao judaísmo no século IV), e os judeus Asquenazes da Europa de Leste (refugiados do reino Khazar convertido ao judaísmo no século VIII).

Ao contrário de outros «novos historiadores» que procuraram abalar as convenções da historiografia sionista, Shlomo Sand não se contenta em regressar a 1948 ou aos princípios do sionismo, mas remonta a milhares de anos atrás. Shlomo tenta provar que o povo judeu nunca existiu como um «povo-raça» partilhando uma origem comum, mas que é uma multitude variada de grupos humanos que, em momentos diferentes da história, adoptaram a religião judaica. Segundo Shlomo, para alguns pensadores sionistas, esta concepção mítica dos judeus como um povo antigo conduz a um pensamento verdadeiramente racista: «Existiram na Europa períodos onde, se alguém tivesse declarado que todos os judeus pertenciam a um povo de origem não judia, essa pessoa seria julgada imediatamente como anti-semita. Hoje, se alguém ousa sugerir que aqueles que são considerados judeus no mundo (…) nunca constituíram e não constituem nem um povo nem uma nação, seria imediatamente denunciado como uma pessoa que odeia Israel.»

De acordo com Shlomo Sand, a descrição dos judeus como um povo de exilados, errante e mantendo-se à parte, que «vagueando sobre mares e terras, chegaram ao fim do mundo e que, finalmente, com a chegada do sionismo, fazem meia-volta para retornar em massa à sua terra órfã», esta descrição é necessária a uma «mitologia nacional». Tanto como outros movimentos nacionais na Europa, que revisitaram uma sumptuosa idade de ouro para em seguida, graças a ela, fabricar o seu passado heróico – por exemplo, a Grécia clássica ou as tribos teutónicas – a fim de provar que eles existiam há muito, «tal como, os primeiros brotos do nacionalismo judeu se viraram para essa luz intensa cuja fonte era o reino mitológico de David.»

Mas então, quando é que o povo judeu foi realmente inventado, segundo a tese de Sand? «Na Alemanha do século dezanove, num determinado momento, os intelectuais de origem judaica, influenciados pelo carácter 'volkiste' do nacionalismo alemão, atribuíram-se a missão de fabricar um povo "retrospectivamente", com o desejo de criar uma nação judaica moderna. A partir do historiador Heinrich Graetz, os intelectuais judeus começam a delinear a história do judaísmo como a história de um povo que tinha um carácter nacional, que se tornou um povo errante e que finalmente fez meia-volta para regressar à sua pátria.»



Entrevista a Shlomo Sand conduzida por Ofri Ilani:

Ofri: De facto, o essencial do seu livro não trata da invenção do povo judeu pelo nacionalismo moderno mas da questão de saber de onde vêm os judeus.

Shlomo: O meu projecto inicial consistia na análise de uma categoria específica de materiais historiográficos modernos e examinar como foi inventada a ficção do povo judeu. Mas assim que comecei a confrontar as fontes históricas deparei-me com contradições. E foi isso que me impeliu: embrenhei-me no trabalho sem saber a que conclusões chegaria. Analisei documentos originais de modo a examinar a atitude de autores antigos - aquilo que haviam escrito a propósito da conversão.

Shlomo Sand, historiador do século XX, tinha até agora estudado a história intelectual da França moderna (no seu livro “L'intellectuel, la vérité et le pouvoir“ [O intelectual, a verdade e o poder], Am Oved ed. , 2000 - em hebraico), e a relação entre o cinema e a história política («Le cinéma comme Histoire» ["O cinema como História] Am Oved, 2002 – em hebraico). De forma pouco comum para historiadores de profissão, ele debruça-se, no seu novo livro, sobre os períodos que ele nunca tinha estudado - geralmente apoiando-se em pesquisadores anteriores que têm avançado com posições não ortodoxas sobre as origens dos judeus.


Ofri: Especialistas da história do povo judeu afirmam que você se ocupa de temas que não compreende e que se baseia em autores que não consegue ler no texto original.

Shlomo: É um facto que sou um historiador da França e da Europa, e não da Antiguidade. Sabia que assim que me ocupasse de períodos antigos como esses, ficaria exposto a críticas assassinas vindas de historiadores especializados nesses campos de estudo. Mas disse a mim próprio que não me poderia apoiar apenas em material historiográfico moderno sem examinar os factos que esse material descreve. Se não o tivesse feito eu próprio, teria sido necessário esperar o tempo de uma geração. Se tivesse continuado a trabalhar sobre França, talvez tivesse obtido uma cátedra na universidade e uma glória provincial. Mas tinha decidido renunciar à glória.

«Após o povo ter sido exilado à força da sua própria terra, permaneceu-lhe fiel em todos os países da sua dispersão e não cessou de orar e esperar o seu regresso à terra para aí restaurar a sua liberdade política»: eis o que afirma o preâmbulo da Declaração de Independência [de Israel]. É também a citação que abre o terceiro capítulo do livro de Shlomo Sand "A Invenção da Diáspora". De acordo com Sand, o exílio do povo judeu da sua própria terra nunca teve lugar.


«O paradigma supremo do exílio era necessário para que se construísse uma memória de longo prazo na qual um povo-raça imaginário e exilado é colocado na continuação directa do "Povo do Livro" que o antecedeu», Sand explica. Sob a influência de outros historiadores que se debruçaram nos últimos tempos sobre esta questão, ele afirma que o exílio do povo judeu é, na origem, um mito cristão, que descreve o exílio como uma punição divina castigando os judeus pelo pecado de terem rejeitado o evangelho cristão.

Comecei a procurar livros sobre o exílio – um acontecimento fundador na História Judaica - quase como o genocídio; mas, para meu grande espanto, descobri que não existia literatura sobre o tema. O motivo é que ninguém exilou um povo desta terra. Os Romanos não deportaram povos e não o poderiam ter feito mesmo que o pretendessem. Não tinham nem comboios nem camiões para poder deportar populações inteiras. Uma logística dessas não existiu antes do século XX. Foi, de facto, a partir daí que surgiu o meu livro: da compreensão que a sociedade judaica não tinha sido dispersa nem exilada.


Ofri: Se o povo não foi exilado, está na realidade a afirmar que os verdadeiros descendentes dos habitantes do reino da Judeia são os Palestinianos.

Shlomo: Nenhuma população se mantém pura ao longo de um período de milhares de anos. Mas a possibilidade de que os Palestinianos sejam os descendentes do antigo povo da Judeia são bastante maiores que a possibilidade que você ou eu [ambos judeus] o sejamos. Os primeiros sionistas, até à insurreição árabe [1936-1939], sabiam que não existira nenhum exílio e que os Palestinianos eram os descendentes dos habitantes da região. Eles sabiam que os camponeses não partem de um local a não ser que sejam expulsos. Até Yitzhak Ben Zvi, o segundo presidente do Estado de Israel, escreveu em 1929 que "a grande maioria dos fellahs (camponeses árabes) não são originários dos invasores árabes mas, muito antes disso, dos fellahs judeus que constituíam a maioria da região".


Ofri: E como é que milhões de judeus apareceram à volta do Mediterrâneo?

Shlomo: O povo não se disseminou, foi a religião judaica que se propagou. O judaísmo era uma religião prosélita (que convertia outras pessoas à sua religião). Contrariamente ao que se pensa, no judaísmo antigo exista uma vontade muito forte de converter. Os Hasmoneanos foram os primeiros a começar a criar grande número de judeus por meio de conversões massivas, sob a influência do helenismo. São estas conversões, desde a revolta dos Hasmoneanos até à de Bar Kochba, que prepararam o terreno para a posterior difusão massiva do Cristianismo. Após o triunfo do Cristianismo, no século IV, o movimento de conversão ao judaísmo foi travado no mundo cristão e houve uma diminuição brutal do número de judeus. Pode-se supor que muitos judeus convertidos na zona mediterrânica se tenham tornado cristãos. Então, o judaísmo começa a difundir-se noutras regiões pagãs - por exemplo, no Iémen e no norte de África. Se isto não tivesse sucedido - se o judaísmo não se tivesse continuado a converter no mundo pagão – teria ficado uma religião completamente marginal, se é que não teria mesmo desaparecido.


Ofri: Como é que chegou à conclusão que os judeus do Norte de África são descendentes de Berberes convertidos?

Shlomo: Interroguei-me por que razão comunidades judaicas tão importantes podiam ter surgido em Espanha. Reparei então que Tariq Ibn-Ziyad, comandante supremo dos muçulmanos que invadiram a Espanha, era berbere e que a maioria dos seus soldados eram também berberes. O reino berbere judeu de Dahia Al-Kahina fora vencido apenas 15 anos antes. E a verdade é que há diversas fontes cristãs que declaram que muitos de entre os invasores de Espanha eram convertidos ao judaísmo. A origem da grande comunidade judaica de Espanha eram estes soldados berberes convertidos ao judaísmo.

Segundo Sand, o contributo demográfico mais decisivo para a população judaica no mundo deu-se na sequência da conversão do reino khazar - o vasto império estabelecido na Idade Média nas estepes circundantes do rio Volga e que, no auge do seu poder, dominava desde a actual Geórgia até Kiev. No século VIII os reis khazares adoptaram a religião judaica e fizeram do hebreu a língua escrita do reino. A partir do século X o reino estava já enfraquecido e no século XIII foi derrotado em toda a linha pelos invasores mongóis e o destino da sua população judaica perde-se então nas brumas.


Shlomo Sand revisita a hipótese, já avançada por historiadores dos séculos XIX e XX, segundo a qual os khazares convertidos ao judaísmo seriam a principal origem das comunidades judaicas da Europa de Leste: «No início do século XX há uma grande concentração de judeus na Europa de Leste; só na Polónia são três milhões», afirma. «A historiografia sionista pretende que a sua origem provém da comunidade judaica mais antiga da Alemanha, mas essa historiografia não explica por que motivo o reduzido número de judeus originários da Europa Ocidental - de Mainz e Worms - pôde fundar o povo yiddish da Europa de Leste; na verdade, os judeus da Europa de Leste são uma mistura de khazares e eslavos rechaçados para Ocidente


Ofri: Se os judeus da Europa de Leste não são originários da Alemanha porque é que falavam yiddish, que é uma língua germânica?

Shlomo: Os judeus, a leste, formavam um grupo que dependia da burguesia alemã e foi dessa forma que adoptaram palavras alemãs. Aqui, apoio-me nas investigações do linguista Paul Wechsler, da Universidade de Telavive, que demonstrou que não existe ligação etimológica entre a língua judaica alemã da Idade Média e o yiddish. O Rabi Yitzhak Bar Levinson, já em 1928, dizia que a antiga língua dos judeus não era o yiddish. Até Ben Tzion Dinour, pai da historiografia israelita, não tinha problemas em apontar os khazares como a origem dos judeus da Europa de Leste, descrevendo a Khazaria como a "mãe das comunidades de exílio" na Europa de Leste. No entanto, desde 1967 que qualquer pessoa que fale dos khazares como sendo os antepassados dos judeus da Europa de Leste é encarado como bizarro e delirante.


Ofri: Na sua opinião, porque é que a ideia de uma origem khazar é tão ameaçadora?

Shlomo: É evidente que o receio se prende com a contestação do direito histórico sobre esta terra [Israel]. Revelar que os judeus não vieram da Judeia parece reduzir a legitimidade da nossa presença aqui. Desde o início do período de descolonização, os colonos não podem vir simplesmente dizer: «viemos, vencemos e agora somos daqui» - como também afirmaram os americanos, os brancos da África do Sul e os australianos. Existe um receio profundo que seja posta em causa o nosso direito à existência.


Ofri: E esse receio não tem fundamento?

Shlomo: Não. Não creio que o mito histórico do exílio e da errância seja a origem da minha legitimidade em estar aqui [em Israel]. Para mim é indiferente saber que sou de origem khazar. Não receio este abalar da nossa existência pois penso que a natureza do Estado de Israel ameaça de forma bem mais grave a sua existência. O que pode fundar a nossa existência aqui não são direitos históricos mitológicos mas o facto de virmos a estabelecer aqui uma sociedade aberta, uma sociedade do conjunto de todos os cidadãos israelitas.


Ofri: No fundo, afirma que não existe um povo judeu.

Shlomo: Não reconheço um povo judeu internacional. Reconheço um "povo yiddich" que existia na Europa de Leste, que não é uma nação mas onde é possível ver uma civilização yiddish com uma cultura popular moderna. Penso que o nacionalismo judeu se desenvolveu a partir desta base yiddish. Reconheço igualmente a existência de uma nação israelita e não contesto o seu direito à soberania. Mas o sionismo, tal como o nacionalismo árabe ao longo dos anos, não estão preparados para o reconhecer.

Do ponto de vista do sionismo, este Estado não pertence aos seus cidadãos, mas sim ao povo judeu. Reconheço uma definição de Nação: um grupo humano que pretende viver de forma soberana. Mas a maioria dos judeus em todo o mundo não quer viver no Estado de Israel, apesar de nada os impedir a que o façam. Assim, não se pode ver neles uma nação.



Ofri: O que é que existe de perigoso no facto de os judeus imaginarem que pertencem a um só povo? Por que razão isso seria errado?

Shlomo: No discurso israelita sobre as suas raízes existe uma dose de perversão. É um discurso etnocêntrico, biológico, genético. Mas Israel não tem existência como estado judaico: se Israel não se desenvolve e se transforma numa sociedade aberta e multicultural, teremos um Kosovo na Galileia. A consciência de um direito sobre este local deve ser mais flexível e variada e se eu contribuí com este livro para que eu próprio e os meus filhos possamos viver aqui com os outros, neste Estado, numa situação mais igualitária, terei feito a minha parte.

Devemos começar a trabalhar duramente para transformar este local que é o nosso numa república israelita, onde nem a origem étnica nem a crença serão pertinentes à luz da lei. Quem conhece as jovens elites entre os árabes de Israel pode constatar que eles não concordam em viver num Estado que proclama que não é o seu. Se fosse palestiniano rebelar-me-ia contra um tal Estado, mas é também como israelita que me rebelo contra este Estado.



Ofri: A questão que se põe é saber se, para chegar a tais conclusões, seria necessário ir até ao reino dos Khazars e ao Reino Himiarita.

Shlomo: Não escondo que sinto um grande incómodo em viver numa sociedade em que os princípios nacionais que a dirigem são perigosos e que esse incómodo serviu de motor para a minha pesquisa. Sou cidadão deste país mas também sou historiador e, enquanto historiador, tenho obrigação de escrever a História e de examinar os textos. Foi isso que fiz.


Ofri: Se o mito do sionismo é o mito do povo judeu que retornou do exílio a esta terra, qual será o mito do Estado que imagina?

Shlomo: Um mito de futuro é, a meu ver, preferível a mitologias do passado e de se fechar em si próprio. Para os americanos, e também para os europeus de hoje, o que justifica a existência de uma Nação é a promessa de uma sociedade aberta, avançada e opulenta. Os condimentos israelitas existem mas há que lhes acrescentar, por exemplo, festas que reúnam todos os israelitas. Reduzir um pouco os dias comemorativos e acrescentar dias consagrados ao futuro. E também, por exemplo, acrescentar uma hora para comemorar a Nakba (literalmente, a "catástrofe" – o termo palestiniano para aquilo que aconteceu quando Israel foi fundado], entre o Dia do Senhor e o Dia da Independência.
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18 comentários:

xatoo disse...

óptima ideia a tradução do Shlomo Sand (virei ler mais tarde em pormenor) só ting«ha lido um artigo sobre isto no Le Monde Diplomatique
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já me fartei de rir contigo lá no m/blogue, quando disseste "Absolutamente de acordo" sobre a frase "Antes vivos e combativos que mortos de morte matada ou a alternativa de morte lenta pela vida em estado vegetativo"
de acordo com quê? com a morte matada, ou com a morte lenta? eheheh
é que a divergência é grave, são dois conceitos diferentes, reformismo burguês ou revolução, e porque o interlocutor, não sei se reparaste, é o Vitor Dias do PCP

Anónimo disse...

O problema da raça

«(...) Após a segunda guerra mundial tive que afirmar o absurdo que era insistir sobre o problema “judeu” ou “ariano”, justamente porque o comportamento negativo atribuído aos judeus está já presente em grande parte dos arianos, sem que estes últimos tenham sequer, como os primeiros, a atenuante da predisposição hereditária.

Em segundo lugar, o conceito de raça interior conduzia ao de raça como energia formativa. Poderíamos sobretudo explicar a aparição de um dado tipo comum suficientemente constante a partir de misturas étnicas por efeito de um poder formador interno, tendo a sua expressão mais directa numa dada civilização ou tradição. O próprio povo judeu oferecia o melhor exemplo disto: não tendo qualquer homogeneidade étnica (de raça física) na sua origem, uma tradição permitiu formar um tipo hereditário bem reconhecível, a tal ponto que os judeus fornecem um dos exemplos mais característicos de tenaz unidade racial da história. Um outro exemplo, mais recente, é a América setentrional: o tipo americano tomou forma com traços suficientemente precisos (especialmente como raça interior), graças à força formadora da alma de uma civilização, a qual agiu sob a mistura étnica mais inverosímil. Isto elimina a ideia que qualquer condicionamento unilateral a partir do inferior, quer dizer, pelo simples bios.»


- Julius Evola (excerto do capítulo XI do libro «O Caminho do Cinábrio», intitulado «O problema da raça», a ser publicado no próximo número do Boletim Evoliano)

Ana Camarra disse...

Diogo

A ideia que tenho, retirada das múltiplas coisas que li.
Não existiu “povo Judeu” na antiguidade, como sempre nos tentaram fazer crer.
Mesmo a descrição de Moisés e a fuga do Egipto, é fácil desmontar, os escravos não seriam “Judeus”, seriam diversos povos, semi nómadas que habitavam o Médio Oriente, menos avançados tecnologicamente, facilmente escravizados por um povo como o Egípcio.
Se bem que a questão da escravatura do Egipto também não é bem a imagem dos filmes de Hollywood.
Depois fugiram pelas águas é verdade.
Mas porque enquanto escravos retiravam barro de um “mar interior” que vazava e enchia brutalmente de maré em maré, eles ao contrário dos soldados, conheciam os timings.
Hoje esse mar é uma salina no deserto.
Depois o resto, resistiram comunidade, provavelmente de povos vindos d Norte de África por toda a Europa, o apelido de uma parte da minha família é Limão, tinham características peculiares, que algumas sei agora serem alguns rituais associados aos Judeus.
Sabias que na descodificação do genoma humano o ADN de supostos Judeus e de os outros povos do Médio Oriente, em particular da Palestina é quase igual?
Interessante.
Depois o Estado de Israel como hoje o conhecemos, isso então não tenho dúvidas que é um verdadeiro embuste, uma fabula criada pelos grandes do mundo para permitir uma plataforma no meio de outra comunidade criada sobre estranhas premissas, os árabes.
Depois por fim dizer que tive no Egipto, que tive alguns contactos com Árabes de diversos países por múltiplas razões e dizer-te que acho que muitas das “diferenciações” são mesmo artificiais, criadas para dividir, com uma grande mão, da Igreja Católica, como tu também já referiste.

Peço desculpa pelo tamanho do comentário, parece outro post.

Beijos

xatoo disse...

Diogo
fiz uma adenda a este post contando uma história anterior talvez pouco conhecida, que coincide com a versão do Shlomo Sand
o facto dos "judeus" terem migrado através do norte de África até à Ibéria vindo juntos com os conquistadores árabes Omiadas.
Eram todos semitas que só se diferenciaram após a reconquista cristã - que generalizou o termo "mouriscos"
Tanto que no tempo da expulsão pelos reis católicos de Espanha a condição imposta para os acolher foi a cobrança do "arabiado" um imposto cobrado pelo reino de Portugal que pagava a sua permanência.
porque é que o imposto não se chamava o "judeuizado?

Anónimo disse...

"criadas para dividir, com uma grande mão, da Igreja Católica, como tu também já referiste."
!!!!!?????
Qual igreja católica, esta em que os papas vão "todos" dar cabeçadas ao muro de estimação?
Eu nem sou católico - mas esta coisa pavloviana de que tudo que é "nosso" é mau...santa paciência.

Ana Camarra disse...

Caro Anónimo

Lamento que não entenda ou não queira entender, mas para mim apesar de respeitar muito os principios religiosos de cada um, considero que muitas vezes a religião consegue travar o avanço da humanidade.
No caso da Igreja Católica é olhar para a Idade Média e para a estagnação que a Santa Madre Igreja provocou em tudo o mundo ocidental, tuda a cultura que baniu e destruiu.
relembrar que o Papa pediu desculpa a Galileu á meia dúzia de anos, relembrar que a Igreja Católica é detentora de uma fortuna imensa, nunca colocada ao serviço dos mais fracos.
Por muito respeito que tenha pelas convicções religiosas, tenho muito pouco pelas instituições religiosas.
E sim foram responsaveis por grandes divisões na humanidade, por guerras e outros mimos.
Por fim, não ajo de forma "pavloviana" nem considero a Igreja Católica como "minha".

Diogo disse...

Xatoo,

Vou ler a tua adenda. Este livro de Shlomo vem levantar questões interessantíssimas. Os judeus são sefarditas (países latinos), asquenazis (países do centro e norte europeus), persas, norte-africanos, indianos etc. Não são, tal como os cristãos, uma raça. A questão é: tal como o cristianismo foi criado pelos romanos para controlo politico, quem criou o judaísmo e com que objectivos?

Diogo disse...

Ana,

Estou como tu: a igreja católica não é "minha". Nem essa nem outras.

Há duas frases de Shlomo Sand que eu acho cruciais:

«O exílio do povo judeu é, na origem, um mito cristão»

«Após o triunfo do Cristianismo, no século IV, o movimento de conversão ao judaísmo foi travado no mundo cristão e houve uma diminuição brutal do número de judeus»


E volto a colocar a questão: se o cristianismo foi criado pelos romanos para controlo politico no império, quem criou o judaísmo e com que objectivos? Gregos? Persas? Quem?

Zorze disse...

Está-se a ver a questão pela raça, ou melhor, pela co-sanguinidade.
Por exemplo na Europa os povos mais fechados e que menos se "exteriorizaram", são o povo basco e o do norte da Irlanda. Curioso, não?

Em termos físicos, genéticos ou co-sanguíneos o povo judeu é bastante diverso. Logo como muito bem é referido no post, o referido povo não provém de um determinado local e não é portadora de uma espécie de senha genética.
O que os uniu foi a organização de uma religião, com as suas tradições e regras. Existindo ramificações nessa árvore, mas, mantendo uma ideia geral com que se foram identificando.
As religiões são das melhores formas de controlar pessoas de acordo com o interesse de quem as representa.

No plano extrafísico são mantidas estas questões. Existem ainda comunidades de acordo com as religiões mantidas no plano intrafísico. Mas, não me vou alongar mais...

Abraço,
Zorze

Ana Camarra disse...

Diogo

Não sei, mas descofio da intrevenção dos romanos.

Rapazes para isso e muito mais.

bj

Anónimo disse...

"Diogo
Não sei, mas descofio da intrevenção dos romanos.
Rapazes para isso e muito mais."


...Reincidência pavloviana, menina Ana.


Quem não reconhece que a civilização ocidental, e portanto "nossa", está impregnada de uma tradição (...educação) judaico-cristã ou é ignorante ou está de má-fé. A menina em cima não sei se é ignorante, mas por aquilo que tenho lido o Diogo não é de certeza e portanto se está de má-fé é grave (?). È grave porque perdemos a devida coerência e imparcialidade (!!!) como "investigadores da verdade" e ainda mais grave se se pensa que é uma espécie de juiz da História.

assinado
Indo-Europeu

Anónimo disse...

Carissimo Diogo
Acabo de enriquecer o meu espírito, com este teu post e comentários de todos!
Em boa verdade fiquei com mais duvidas agora, o que também é positivo.
Vou continuar a estudar e a meditar a respeito deste assunto que, por qualquer razão me intriga de facto.
Mais beijos

Anónimo disse...

Ai, que belo post. E é que bate tudo certo. Esse Shlomo parece-me mesmo grande, inteligente e honesto, como um judeu aberto ao futuro e voltado pra frente.
Tenho de ler ainda uma vez, mais calmamente.

Kalaari disse...

Achei interessantíssimo este debate
e sempre considerei que havia muitas lacunas na história dos judeus, reinvincando o seu direito às terras de Israel e como sendo o unico povo escolhido por Deus... Para um Deus universal (tivesse ele a designação ou nome que tivesse) seria um Deus que considerava uns filhos, outros bastardos. C oncordo também que esse foi mais um mito criado pela Igreja Católica, que no decorrer dos séculos nunca perdeu o seu poderio e o seu imenso império de fortunas incalculáveis, sem grandes gestos de solidariedade em relação aos mais carenciados (pelo menos que sejam do meu conhecimento. Uma coisa é certa e este era assunto para muitas páginas. Israel não transige um centímetro que seja na sua arrogância em relação ao Povo Palestiano, um Povo sacrificado, espoliado e tratado de forma revoltante por usurpadores apoiados pelas superpotências (Igreja, E.U.A., Opus Dei, etc.etc). Até quando durará este conflito? E o que acontecerá depois? Será nessa altura que os judeus se tornarão num povo errante real? O que é um facto é que nenhum país os quiz e enxotaram-nos para a Palestina!

Anónimo disse...

O professor Salomão Sand, discorre com muita facilidade sobre a discíplina histórica, já que é mestre. Todavia, a base lógica da história do povo Hebreu não repousa seus pilares tão somente sobre a história universal. Seu arcabouço está fincado na Torá. Para judeus, cristãos e mulçumanos, eis que este livro tem o selo do Sagrado e é inquestionável. Contudo para os laicos e descrentes não passa de apenas mais um livro que versa sobre religião, tal como o Zind avesta, os Védas, e outros.. Mas é a Torá, apenas um livro de religião? Todo o douto em história, não poderá, não deverá e não terá como afirmar que os Rolos da Torá discorrerm apenas sobre temas religiosos. E porque? Porquê, mais de 70% do que o Homem sabe a respeito das primeiras civilizações, leia-se: Sumérios, Assírios, Acádios, Caldeus, Babilônicos, Egípcios,etc.., o sabe por intermédio da Bíblia, que forneceu as primeiras informações para proceder-se as investigações posteriores humanas. Karl Marx, afirma-"Não conhecemos outra ciência, a não ser a ciência da hsitória"-.Formidável ponderação marxista, entretanto, quando é para afirmar-se que Saul, Davi e Salomão, governaram de fato o Reino Unido de Israel, a Torá tem razão, ou seja de fato é verdade. Moisés conduziu o povo na saída do Egito, sim a Bíblia está certa. Moisés foi um grande lider e comandou o povo Hebreu. Esses fatos bíblicos históricos são todos abonados pela ciência da história. "Sim!! A Torá é correta, quando fala das civilizações antigas! Olha só o caso do Ninrode, é bem possível que seja O Gilgamesh." E assim por diante... Porem... quando a Torá começa a descrever os fatos surpreendentes, miraculosos, como - A abertura do Mar; O Maná; O dilúvio; A ressureição do Cristo; - De livro histórico, cultural, de saber superior... passa a um simples livro religioso, cheio de fantasias, etcc.... Enfim, dizia Sartre-"O homem é um ser inacabado", no que concordo e a hipocrisia é o nosso pior defeito.

Antônio do Espírito Santo

Anónimo disse...

O surpreendente Sr. Schlomo Sand só pode ser um louco com tendência suicida, que afirma não ser judeu e sim provavelmente um invasor Khazar, mas ao mesmo tempo afirma que os judeus nunca foram exilados e que os atuais palestinos árabes seriam os seus descendentes. É uma afirmação louca que é facilmente destruída por duas maneiras: Uma pela lógica, pois segundo ele, os Judeus conseguiram a absurda proeza de converter milhões ao seu credo e ao mesmo tempo não conseguiram o mais fácil que seria a preservação do Judaísmo na própria terra. Essa afirmação não se sustenta por ser totalmente absurda e implausível. E segundo pela análise de DNA dos Árabes Palestinos que provaria que eles não são descendentes dos antigos judeus, a não ser talvez uma minoria. Essa minoria até eu sugiro que sejam trazidos de volta ao Judaísmo. Que se apresentem os candidatos! Aliás, análises de DNA assim já foram feitas, que comprovaram que os judeus da diáspora vieram mesmo do Oriente Médio. Mesmo assim, por razões tortas ele diz simplesmente que os judeus têm direito à sua terra, pois muitos nunca saíram de lá. Portanto os invasores são os Árabes!

Anónimo disse...

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Kalaari disse...

Se tivermos em consideração que o povo israelita segue à letra todas as palavras de Moisés que, alegadamente, ouvia vozes que dizia serem de Deus,e que vêm descritas no Antigo Testamento (Deuteronómio 6-7) que diz textualmente:"Quando tiveres expulsado nações mais numerosas que tu, quando Javé tas entregar, vencê-las-ás, e sacrificá-las-á como anátema. Não faças aliança nenhuma não cries laços de parentesco com ela,.Deveis tratá-las da seguinte maneira:Quando atacares uma nação, primeiro propóe-lhes paz. Se ela aceitar,todos os habitantes te servirão em trabalhos forçados. Todavia, se não aceitarem a paz, passarás a fio de espada todos os homens.E tudo o que houver nas cidades, tomá-las´-ás como despojo. Não deixes sobreviver nenhum ser vivo." Resumindo, tomando como Deuteronómios a sua Lei de sempre(aliás,no Parlamento israelita os dizeres mais extremistas desta parte do Antigo Testamento estão inscritos em lugar de destaque), fàcilmente se compreendem as Leis que regem Israel, náo só em relação à Palestina como também ao resto do Mundo, já que se consideram os únicos escolhidos por Deus.
No que respeita à economia mundial eles disseram também a última palavra. Náo nos esqueçamos que a crise que hoje nos assola, foi provocada por potencias financeiras económicas, todas nasmãos de israelitas. At~e aquele que foi considerado o maior golpe dado até hoje no mundo, foi dado por um judeu!No capítulo 7 do Deuteronómio
o conselho de Moisés é bem claro:"Não poderás exterminá-las (as nações) ràpidamente, porque as feras multiplicar-se-iam à tua volta.É Javé quem tas irá entregar.
Ficarão perturbadas até serem completamente exterminadas." Dá que pensar os ideais israelitas. Só me admira que o mundo ocidental continue a dar apoio a uma nação tão radical, que negou o cristianismo e que se rege por leis primitivas, que os torna, a meu ver, nada mais que um bando de vampiros. Se pensarmos que após a grande guerra, serviram-se do mais poderoso meio promocional, o cinema, sendo os maiores realizadores da época judeus, e estando Holywood da época nas mãos dos mesmos, entende-se mais fàcilmente a "simpatia" que conquistaram mundialmente. Mas acho que chegou a altura de de se compreender qual é afinal o papel dos israelitas no mundo de hoje.