segunda-feira, dezembro 22, 2008

Jon Stewart – A especulação de Wall Street, concerteza. A produção de Detroit, nem pensar!

Jon Stewart, do Daily Show, explica, com elevado sentido de humor, como o Congresso Americano emprestou, sem fazer perguntas, 700 mil milhões de dólares à indústria financeira, e se recusa a emprestar 25 mil milhões de dólares à indústria automóvel:


Jon Stewart: Há umas semanas, os presidentes da Ford, GM e Chrysler foram a Washington pedir 25 mil milhões de dólares no programa do Governo «Dinheiro para os Incompetentes». Mas não contavam apanhar o Senador Sherman.

Senador Sherman: Vou pedir aos três executivos que aqui estão para levantarem a mão, se vieram num vôo comercial. Que fique registado que nenhuma mão foi levantada. Em segundo lugar, peço-vos que levantem a mão se tencionam vender agora o vosso jacto privado, e voltarem para casa num vôo comercial. Que fique registado que nenhuma mão foi levantada.

(...)

Jon Stewart: Congresso, acho que sei o que se passa aqui. Deram 700 mil milhões de dólares à indústria financeira mas podem não dar à indústria automóvel 34 mil milhões porque não sabem exactamente o que a nossa indústria financeira faz, pois não? Portanto deram-lhes o dinheiro porque não querem parecer estúpidos.

O problema é o seguinte: a indústria automóvel tem um produto tangível e fácil de criticar. Os carros são mesmo assim. Até os maus são úteis. Mas vocês não vão salvar as pessoas que fabricam carros. Só vão salvar as pessoas que fazem empréstimos para comprar carros. Nem sequer empréstimos. As pessoas que vocês vão salvar fazem derivados de transferências em papel, que especulam sobre o futuro valor da vasta distribuição dos ditos empréstimos para a China.

Pronto, o modelo de negócio em Detroit é fraco. Sabemos que perdem 2 mil dólares por cada carro que vendem, mas Wall Street perdeu 7 biliões sem vender absolutamente nada! Pelo menos, quando Detroit perde dinheiro nós ganhamos carros!


VÍDEO (legendado em português):


DS - Fabricas de Automoveis pedem dinheiro @ Yahoo! Video
.

7 comentários:

Anónimo disse...

O segredo sujo do capitalismo:

François Miterrand afirmou numa entrevista ao Nouvel Observatuer isto:

«Em 1981 herdámos uma situação de gangrena. Durante os vinte anos precedentes tinhamos feito vir imigrantes em massa por necessidade de mão de obra e para conter os salários dos trabalhadores»

Juro que se não tivesse lido isto não acreditava. Como é possível um descaramento destes, que gente é esta que planeia assim a miséria dos trabalhadores do seu próprio país?

C.V.V.

Link: http://tempsreel.nouvelobs.com/actualites/politique/20081023.OBS7473/ce_que_je_ferai_par_francois_mitterrand_1988.html

Ana Camarra disse...

Diogo

Digaos que afinal os milagres existem!

beijos

xatoo disse...

a General Motors é a 6ª empresa no ranking dos produtores norte americanos de material de guerra - daí o que se pode inferir, no presente contexto de "ajudas do Estado" é que existem reajustamentos no financiamento às produções que são prioritárias.
E essas não são óbvias.

Zorze disse...

Muito boa a sátira de Jon Stewart, relacionando a ajuda ao sistema financeiro com, a por agora, rejeitada ajuda à indústria automóvel.

Abraço,
Zorze

Fliscorno disse...

Feliz Natal! Deixei no Fliscorno uma pequena lembrança :-)

augustoM disse...

Olá Diogo
Festas Felizes e um Bom Ano Novo.
Um abraço. Augusto

runescape power leveling disse...

how can you write a so cool blog,i am watting your new post in the future!