sexta-feira, junho 19, 2009

Jon Stewart – «Guerra ao Terrorismo» ou a interminável propaganda do medo nos EUA


Jon Stewart: Aqui em Nova Iorque, foi travado um atentado terrorista na cidade. Quatro homens foram presos porque iam fazer explodir sinagogas no Bronx. Onde teve origem este plano diabólico? No Iraque? No Irão? Não, em Newburgh, Nova Iorque. Newburgh! Sabem o que isso significa?

Flashes televisivos: Plano terrorista interno… Terroristas internos… Um plano terrorista interno… Terroristas internos…

Jon Stewart: Internos? Fazem um plano terrorista parecer erva de m… São internos. Não é como o plano terrorista de qualidade de Humboldt County. Porquê uma sinagoga no Bronx?

Canal televisivo: Afirmaram que era uma Jihad. Ficaram perturbados com o que está a acontecer no Afeganistão e no Paquistão, onde há muçulmanos a morrer.

Jon Stewart: Então, porquê uma sinagoga no Bronx? Devia ser isso ou um restaurante Jamba Juice em Schenectady. Por favor! "Vamos ver como os infiéis se safam sem os preciosos Femme Boosts." Mas as sinagogas não eram os únicos alvos.

CNN: Os quatro planeavam abater aviões militares a partir de uma base da Air national Guard em Nova Iorque.

Jon Stewart: Embora os suspeitos de terrorismo tenham podido iniciar o plano antes de serem presos, o público nunca esteve em perigo.

CNN: As autoridades infiltraram-se neste grupo terrorista há um ano forneceram-lhes armas falsas.

Fox News: As bombas foram feitas com o que os terroristas pensavam ser C-4, mas era só uma mistela que técnicos do FBI criaram.

Jon Stewart: Deviam ser terroristas muito experientes. "Este C-4 parece uma mistela. Está óptimo." Uma grande vitória contra o terrorismo também para a Fox News que pôde usar as capturas como prova de que o presidente Obama está a pôr a América em perigo.

Fox News: Estamos a falar com o que faremos com os prisioneiros de Guantánamo e de talvez os trazer para prisões americanas. Ao que parece, três deles estiveram presos e congeminaram este plano na prisão. As pessoas pensam que essas coisas não podem acontecer se trouxermos estes terroristas para território americano. Isto não provará que acontecem?

Jon Stewart: Não! Na verdade acabou de argumentar que não se deve mandar ninguém para a prisão. Os prisioneiros de Guantánamo ainda não chegaram cá...


8 comentários:

samuel disse...

Vi o programa...
O Jon Stewart estava particularmente inpirado. :-)))

Zorze disse...

Lembra a história da mosca assassinada por Obama.
Tudo isto é fabricado, e o pior, é que a maior parte engole.

Abraço,
Zorze

Pedro Ludgero disse...

Presumo que ser desconstruído por este senhor seja uma honra.

xavier ieri disse...

Olá homem das cidades
Sou novo por cá
Gosto do que vejo

É trabalho puro e duro de tradução ou é captado algures?

Seja como for, bom trabalho!

Ana Camarra disse...

Diogo

As lavagens de cerebro através dos noticiários são constantes e assombrosas!

beijos

Diogo disse...

Olá Samuel, Jon Stewart está normalmente inspirado. Quem não o está são os ideólogos da «Guerra ao terrorismo».


Zorze, eu apostava que Obama não conseguiu matar a mosca. Deram um plano com ele a dar uma palmada e depois mostraram uma mosca no chão. Quem morre como moscas são os desgraçados que, do Médio Oriente ao Extremo Oriente, são vítimas dos patrões de Obama.


Pedro Ludgero, Jon Stewart, mesmo pertencendo aos quadros do sistema, lá vai dizendo umas verdadezitas.


Xavier Ieri – É captado na SIC Notícia e na SIC Radical. Mas já tenho feito vários trabalhos de tradução e legendagem. Bem-vindo.


Ana, o Zé Americano leva com isto todos os dias. Com os europeus a dose é menor. O objectivo é entranhar a ideia. Beijo.

R.Almeida disse...

Sempre detestei novelas televisivas por as achar pura perda de tempo.Gostava de estar bem informado e devorava as noticias de várias fontes. Os tempos mudaram e as noticias transformaram-se em novelas globais. Agora passo o tempo a olhar um universo no espaço onde me movo e que meus olhos testemunham tirando conclusões aqui e ali.O global passou a pessoal e a areas de alcance visual.
As novelas passaram a novelos feitos de pontas de fios partidas e quando os queremos desenrolar verificamos não haver ponta por onde se pegue.Assim vai o mundo onde a vontade de chorar é cada vez maior não obstante aqueles que se esforçam por nos fazer rir trabalhem àrduamente para isso.

xatoo disse...

engraçada também a mensagem subliminar na T-Shirt do "terrorista do Bronx" - Ireland - Não há imagem televisiva que não seja alvo de fabricação por peritos em comunicação; quererão eles dizer com isto que os Irlandeses têm de votar tantas vezes quantas as que forem necessárias até finalmente aprovarem o neoliberalismo neocon de Bush/Obama (passe o pleonasmo) na forma do Tratado Constitucional Europeu senão ficam sujeitos a acções terroristas?

Parece-me óbvio,,, uma vez que o Jon Stewart é exportável
Quanto à cadeia de televisão que transmite apenas 7% das noticias sobre factos exteriores aos Estados Unidos, há um site que controla as aldrabices dos zelotas da FoxNews
http://www.newshounds.us/