quarta-feira, abril 01, 2015

Pinto Monteiro e Cândida Almeida - quando aqueles que deviam ter dado caça aos grandes ladrões do país, tudo fizeram para os proteger…






Fernando Madrinha - Jornal Expresso de 1/9/2007:

[...] "Não obstante, os bancos continuarão a engordar escandalosamente porque, afinal, todo o país, pessoas e empresas, trabalham para eles. [...] os poderes do Estado cedem cada vez mais espaço a poderes ocultos ou, em qualquer caso, não sujeitos ao escrutínio eleitoral. E dizem-nos que o poder do dinheiro concentrado nas mãos de uns poucos é cada vez mais absoluto e opressor. A ponto de os próprios partidos políticos e os governos que deles emergem se tornarem suspeitos de agir, não em obediência ao interesse comum, mas a soldo de quem lhes paga as campanhas eleitorais." [...]


*****************************************


O Procurador-Geral da República é nomeado e exonerado pelo Presidente da República, sob proposta do Governo. É o único cargo do Ministério Público e da magistratura dos tribunais judiciais sujeito a designação pelo poder político, não estando a escolha vinculada a área de recrutamento ou sequer a requisitos especiais de formação...e antiguidade e do direito à promoção. O cargo de procurador-geral da República assenta na dupla confiança do Governo e do Presidente da República.

Donde, se os principais partidos políticos e governos agem, não em obediência ao interesse comum, mas a soldo de quem lhes paga as campanhas eleitorais (ou seja, os Bancos), é seguro concluir que procurador-geral da República, ao ser designado directamente pelo poder político, está a soldo tanto dos políticos como dos Banqueiros...



Como a figura que vai ao colo da Corrupção leva os olhos vendados, não é possível afirmar se se trata de Pinto Monteiro ou de Cândida Almeida...


*****************************************



Paulo Morais, professor universitário - Correio da Manhã – 21/03/2015


Cadê os outros?


Sócrates está preso há mais de quatro meses, o que surpreende muita gente; de facto, a situação é inédita. Mas, face às maldades que vêm sendo feitas pelos políticos ao povo português, o que mais espanta é o facto de apenas Sócrates estar preso, que não haja dezenas de políticos na cadeia.

Independentemente do que vier a substanciar a acusação do Ministério Público ao ex-primeiro-ministro, é certo que, enquanto governante, Sócrates celebrou contratos ruinosos para o Estado, em particular os das parcerias público-privadas rodoviárias. Garantiu rentabilidades anuais milionárias aos concessionários. Com estes contratos, Sócrates comprometeu a saúde das finanças públicas até 2035. Mas o facto é que não atuou sozinho: teve como cúmplices Mário Lino, Paulo Campos e alguns outros. E, ao que consta, estes nem foram minimamente incomodados pela Justiça.

Data também dos tempos do consulado de Sócrates a nacionalização do Banco Português de Negócios. O BPN estava falido, mas pertencia a um grupo florescente, a Sociedade Lusa de Negócios (SLN). Inexplicavelmente, Sócrates nacionalizou o BPN, assumindo o Estado prejuízos de sete mil milhões. Mas deixou aos acionistas e administradores da SLN, Dias Loureiro, Oliveira e Costa e outros todos os bens de fortuna. Com a conivência de PSD e CDS, Sócrates e Teixeira dos Santos celebraram um dos mais ruinosos negócios de que há memória. Mas nem Teixeira dos Santos nem Dias Loureiro foram até hoje inquietados.




Assim, Sócrates será um dos principais responsáveis pela "rede que utiliza o aparelho de estado para corrupção", assumida pela Procuradora-Geral. Está preso.

Mas o regime, o modelo e funcionamento da Justiça têm poupado, de forma recorrente, quase todos os políticos. E mesmo os que são julgados ludibriam o sistema. Até Armando Vara, condenado a cinco anos de prisão efetiva... efetivamente está solto. Tem sido longa a lista de políticos que ruma a Évora visitar e prestar vassalagem ao ex-primeiro-ministro. O que deve espantar Sócrates é como não ficam lá muitos deles a fazer-lhe companhia.


*****************************************


Jornal Observador - Sónia Simões - 25/03/2015


Sindicato do Ministério público acusa: "No tempo do Dr. Pinto Monteiro, quem tinha processos mediáticos acabava com processos disciplinares"

A denúncia é do recém eleito presidente do Sindicato do Ministério Público. Numa entrevista à Antena 1, António Ventinhas diz que quem investigava processos mediáticos era alvo de processo disciplinar



Pinto Monteiro, foi o 10.º procurador-geral da República Portuguesa (de outubro de 2006 a outubro de 2012). Pinto Monteiro substituiu no cargo José Souto de Moura e foi sucedido por Joana Marques Vidal.


À segunda insistência da jornalista da Antena 1 sobre se os procuradores eram pressionáveis, o recém-eleito presidente do Sindicato do Ministério Público acabou por disparar contra o ex-procurador-geral da República, Pinto Monteiro. António Ventinhas falou num antes e num depois, sendo que no "antes" coloca Pinto Monteiro como o homem que punha processos disciplinares ou abria processos de averiguações a todos os procuradores que ousassem investigar os mais poderosos. O depois é com Joana Marques Vidal, a atual Procuradora-Geral da República, que juntamente com o sindicato "apoiam" os magistrados permitindo que não sejam permeáveis à pressão.

«...» "No tempo do Dr. Pinto Monteiro, quem tinha processos mediáticos, como regra, acabava com um processo disciplinar”, afirma. "Com este tipo de atitude não havia grande incentivo para investigar pessoas poderosas".

«...» "Suscitava-se uma grande polémica à volta daqueles colegas que estavam a investigar processos sensíveis e, muitas das vezes, os colegas acabavam com processos de averiguações ou processos disciplinares. É claro que, com este tipo de atitude, não havia grande incentivo para investigar pessoas poderosas, porque determinadas atuações podiam acabar em prejuízo para a carreira", disse o dirigente sindical.

«...» "Os processos mediáticos não se jogam só nos tribunais, mas também na praça pública", sublinhou esta quarta-feira. E essa é uma forma de pressão, disse.

António Ventinhas lembrou a importância de a Polícia Judiciária ser integrada no Ministério Público para impedir que os diretores daquela polícia sejam nomeações políticas, condicionando a investigação criminal. E afirmou que há tribunais a "fazerem os serviços mínimos" por falta de pessoal.


*****************************************


Jornal Expresso - Tiago Mesquita -19/02/2013


Vai e não voltes, Cândida Almeida



A procuradora-geral Adjunta, Cândida Almeida, que esteve à frente do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) entre 2001 e 2013 (12 anos).


O longo reinado da senhora procuradora Cândida Almeida terminou. A [nova] Procuradora-Geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, "despachou" finalmente a senhora que nos últimos doze anos esteve à frente do DCIAP. Quanto a mim, vai tarde.

Mas não foi fácil. Mesmo convidada a mostrar a sua indisponibilidade para continuar, Cândida Almeida reagiu mal, fincou o pé e teve de ser empurrada. Foram muitos anos à frente de um departamento que gere os grandes processos, que envolvem o poder político e financeiro. Inquéritos como o Freeport, Furacão, Submarinos, Monte Branco e contratos da energia e das Parcerias Público-Privadas estiveram, estão ainda, a seu cargo. Adora a berlinda, esta senhora. Nasceu para os grandes palcos, mas com fracas actuações.

Não é preciso fazer um desenho, basta observarmos alguns dos resultados destes inquéritos, a condução dos mesmo e, mais grave, os desfechos, para percebermos a inutilidade [deliberada] de Cândida Almeida.

Estamos a falar de alguém que teve a distinta lata de dizer que "o nosso país não é um país corrupto, os nossos políticos não são políticos corruptos, os nossos dirigentes não são dirigentes corruptos. Portugal não é um país corrupto." - [Frase bem reveladora da venalidade de Cândida Almeida].

E, realmente, tendo em conta o resultado dos processos que conduz, somos todos obrigados a concluir que a senhora tinha razão. O Portugal de Cândida Almeida não é um país corrupto. O nosso, infelizmente, é. No fundo, a senhora procuradora era paga para combater uma coisa que na cabeça dela nem sequer existia. Como já aqui disse, aos olhos da senhora procuradora a corrupção vinda de Espanha chega ali a Badajoz e dá meia volta, com medo.

A pergunta é óbvia: por que razão foi esta senhora permanentemente reconduzida no cargo pelos antecessores de Joana Marques Vidal ? Mais, para que precisa a justiça portuguesa de uma pessoa como Cândida Almeida? É fácil: para nada. Mas este "nada" deve dar imenso jeito a quem é corrupto, pois foi e continua a ser invisível.

Joana Marques Vidal fez o que qualquer português de coragem, no cargo de PGR, teria feito há muito. Infelizmente, muita gente que por ali passou não passava de um pau-mandado. Cândida Almeida não deixa saudades, deixa, sim, a mágoa de muitos anos, e euros, perdidos pela justiça portuguesa na luta contra a grande corrupção. E sim, senhora procuradora, a corrupção existe mesmo. Parece impossível, não é?

16 comentários:

Thor disse...

o PS, apesar de ser 'social-democrata' só nacionaliza algumas coisas, nomeadamente para fazer negócios ruinosos como esse do BPN.

a social-democracia difere em pouca coisa relativamente ao neo-liberalismo capitalista.
presença de nacionalizações e alguma economia keynesiana baseada em obras públicas, alguma presença de capitalismo de estado, presença de referendos e democracia direCta, maior obsessão por vigilância e controlo da privacidade dos cidadãos, maior dependência do estado e mais estado social como forma de controlo e chantagem sobre os cidadãos e transferência de renda, sobretudo dos produtivos para os parasitas e dos nativos para os terceiro-mundistas, destruição da classe média, internacionalismo maçónico, substituição populacional, miscigenação, multiculturalismo e maior defesa de bandeiras fracturantes e marxistas culturais, como paneleirismo, aborto livre, legalização de drogas leves, etc bandeiras defendidas, no entando de modo suave e paulatino, não de modo abrupto e radical como o marxismo 'hardcore'.

a social-democracia é uma transição entre o capitalismo e o marxismo.
o capitalismo liberal precisa muito da social-democracia, pois quantas mais ideologias e partidos existirem, mais as pessoas estão ocupadas, entretidas e não se revoltam contra esse mesmo capitalismo que não corre qualquer perigo com a social-democracia.

além disso, o capitalismo precisa de quem defenda abertamente e aplique as bandeiras fracturantes que esse mesmo capitalismo cria e financia mas só nos bastidores, ou não tivesse o feminismo sido criado pelos Rockefellers e não por marxistas.

social-democracia é uma forma 'suave' de impôr o marxismo e a sociedade securitária e orwelliana que eles tanto sonham.

os sociais-democratas mataram e muito, quer no período da revolução francesa (1789-1795), quer na Rússia (morte do czar e etc), quer em Portugal (regicídio) quer mesmo no império ultramarino português ou mesmo recentemente no consulado do guru Obama, bombardeamentos na Líbia, Síria, Iraque, Palestina, e também na era Clinton, etc, etc
é uma aberração que deve morrer.

Diogo disse...

Caro Thor,

Eu não sou adepto do liberalismo (tenha ele o prefixo que tiver). Concordo que a «social-democracia» é um liberalismo soft - mas há muito tipo de social-democracia. Quanto ao velho comunismo deu muito má conta de si.

Mas o mundo está em mudança e a tecnologia está em evolução exponencial.

Até cerca de 1980, a evolução tecnológica - embora fosse destruindo cada vez mais empregos - ia criando novos tipos de empregos que a tecnologia não conseguia (ainda) preencher.

Mas depois dos anos 80 a tecnologia em evolução exponencial começou a criar e a exercer actividades que ela fazia melhor que o homem. Em suma, o desemprego humano começou a disparar em todo o lado (e este processo está em aceleração).

E ainda bem! Porque há-de o humano fazer tarefas cansativas e aborrecidas se as máquinas o podem fazer infinitamente melhor e mais depressa sózinhas?

A médio prazo, toda a produção (mesmo a que necessita de inteligência) passará a ser feito por máquinas. Ao homem caberá o lazer e todas as actividades que lhe deem gozo. A produção das máquinas será distribuída por toda a gente.

Na realidade, será um verdadeiro comunismo de rosto lavado alicerçado em tecnologias cada vez mais avançadas...

João disse...

Ola Diogo
Como diria o outro " é elementar meu caro Watson ".
O sistema tem de ter válvulas de escape : muda-se alguma coisa para que tudo fique e continue na mesma.
Mediatizam-se alguns assuntos para dar a entender que estamos atentos. Mas nada acontece.
Os que dizem que os blogs e companhia adiantam deviam publicar todos os dias as caricaturas politicas do Rafael Bordalo Pinheiro.
E então os sonhadores veriam que o dito artista B. Pinheiro nada mudou.
Sacode-se a rama para que as folhas caídas tapem o fundo a questão.
Em Portugal de políticos e sistema politico vendido ao capital nada vai mudar.
Poderá mudar alguma coisa quando o sistema capitalista tiver o seu fim.
Vai demorar, eventualmente, mas será assim.
Eventualmente deixaremos de ser europa, que entretanto já estará morta.
Também n haverá ibéricos, nem gauleses, nem germanos.
Entretanto sem se darem conta foram absorvidos por algum outro inventado estado mercenário e islâmico, vindo talvez do norte de África.
E os políticos portugueses ??!! Vão continuar a gozar os favores das suas mordomias, impostas por lei democraticamente congeminada.
Melhor cenário só uma ultima guerra nuclear.
1 abraço
P.S.: cuidado q o meu computador esta sob vigilância

Diogo disse...

Olá João,

O mundo vai mudar de forma radical devido à tecnologia em evolução exponencial. O «Capital» não será necessário para nada e desaparecerá para sempre. Vão ser as máquinas a produzir, a inventar, a inovar e a pensar sózinhas...

O «Velho mundo» da propriedade e do capital (e das guerras que o sustentam) está a desaparecer para dar lugar a outro exclusivamente baseado na máquina.

Ao homem caberá o lazer e todas as actividades que lhe deem gozo. A produção das máquinas será distribuída por toda a gente.

Na realidade, será um verdadeiro comunismo de rosto lavado alicerçado em tecnologias cada vez mais avançadas...

Thor disse...

o dinheiro até pode vir a desaparecer como o Diogo diz, mas na sociedade do futuro sem dinheiro, as pessoas vão andar com chips e serão autÊnticas escravas. para fazerem qualquer coisa, comer, ir ao restaurante, comprar coisas, fazer pagamentos, tudo será através de chip, sem dinheiro vivo.
mas se dizes a coisa errada, se criticas o sistema ou se te mostras rebelde, o teu chip será desligado e tu deixas de poder fazer o que quer que seja.
morres, portanto à fome.
será esta a sociedade marxista do futuro, sem capital, sem capitalismo, como descrita por Aaron Russo e outros.

é este o futuro, Diogo. marxismo puro e duro, chip, vigilância 24 horas por dia e escravatura. não te iludas com essas tretas do lazer e das máquinas fazerem tudo.

Diogo disse...

Caro Thor,

No futuro as pessoas vão ser escravas para quê se as máquinas fazem tudo? E chipadas e controladas para quê se não há motivos para qualquer revolta?

Sem empregos (porque as máquinas produzem tudo) não há salários.

Sem salários não há poder de compra.

Sem poder de compra não há vendas.

Sem vendas não há lucros.

Sem lucros não há propriedade privada dos «meios de produção».

O capitalismo só faz (algum) sentido quando há pessoas metidas na produção.

Se não houver, o paradigma humano muda radicalmente...

Thor disse...

"No futuro as pessoas vão ser escravas para quê"


porque tu vives no ZOG e vais viver (tu ou os teus descendentes) no ZOG, e não num mundo maravilhoso da Alice, onde todos são boas pessoas e ninguém quer escravizar ninguém.

acorda pá! tu até és um gajo lúcido e inteligente para perceberes a influência sionista no Mundo.
o que te leva a achar que essa influência vai desaparecer no futuro?

os sionistas vão desistir de nos exterminar e escravizar só por causa das máquinas?
tem juízo.

Anónimo disse...

"Com a conivência de PSD e CDS, Sócrates e Teixeira dos Santos celebraram um dos mais ruinosos negócios de que há memória."

Falso!
A nacionalização do BPN foi votada exclusivamente pela maioria PS.
Se a verdade e a precisão servem para alguma coisa, aqui fica a rectificação.

Diogo disse...

Thor,

Nas sociedades do reino animal tem havido sempre a procura do Poder. E Poder para quê? Porque o Poder permite ao seu detentor ficar com a melhor comida, as melhores fêmeas, o melhor abrigo, etc. (num meio em que os recursos são sempre escassos). Em suma, o Poder fornece a quem o tem maiores possibilidades de sobrevivência. Daí, a eterna luta pelo poder nas sociedades animais.

Mas num mundo em que as máquinas podem providenciar tudo a todos, porquê a luta pelo Poder? Ou a necessidade de ter subalternos? Não faz sentido…

O facto de um determinado comportamento (a procura do Poder) ter justificação em sociedades de recursos sempre escassos, deixa de ter fundamento numa sociedade de abundância praticamente infinita…

Diogo disse...

Anónimo,

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1037507

Jornal de Notícias - 02/11/2008

O PSD deu hoje o seu aval, "sob reserva", à intenção do Governo de nacionalizar o Banco Português de Negócios (BPN), embora remeta para mais tarde uma posição final, depois de conhecer todos os dados sobre esta instituição bancária.

"A reacção do PSD é uma reacção de prudência embora de abertura a essa medida. Em todo o caso reservamos uma posição final para um esclarecimento cabal dos dados económicos, financeiros e contabilísticos para sabermos exactamente da justeza ou não desta medida", afirmou o líder parlamentar do PSD, Paulo Rangel, em declarações à Agência Lusa.

Por isso, acrescentou, há "a priori e sob reserva de novas informações" abertura do partido para acolher a decisão anunciada após reunião do Conselho de Ministros, porque a medida "favorecerá os clientes e depositantes" do BPN e "o sistema bancário em geral".

Thor disse...

Diogo, mete na cabeça que o ZOG não nos tenta eliminar e escravizar por causa de uma questão de 'falta de recursos', mas sim por uma questão ideológica, religiosa, racial, até.

eu sou ateu, mas isso não impede que eu veja que isto está a acontecer por uma questão de supremacismo religioso/etnocêntrico.
uma coisa não tem a ver com outra.

eles podem ter todos os recursos do Mundo que mesmo assim nos vão querer matar exterminar, extinguir, escravizar.
e, aliás, os sionistas do topo, como tu bem sabes, já dominam mais de metade da riqueza do planeta, têm recursos infinitos que nunca mais acabam, mas mesmo assim querem exterminar 80% do planeta e escravizar os outros 20%.

porque será? falta de recursos não é, de certeza.
é simplesmente porque esses psicopatas meteram nos cornos que o Mundo tem que ser deles e que ninguém (nem os Arianos) lhes pode fazer frente.

tão simples quanto isto.
não tem a ver com recursos.

Diogo disse...

Thor - «Diogo, mete na cabeça que o ZOG não nos tenta eliminar e escravizar por causa de uma questão de 'falta de recursos', mas sim por uma questão ideológica, religiosa, racial, até.»


Ideológica? A única ideologia deles é o dinheiro. Se continuam a alimentar guerras e a abotoarem-se com a riqueza das pessoas é para satisfazer as muitas clientelas que os mantêm no poleiro. E, se continuam com as vigilâncias a tudo e a todos, é porque ainda têm medo das pessoas…

Religiosa? Eles não são religiosos…

Raciais? Eles não são uma raça. São uma organização criminosa e incluem indivíduos de todas as raças.


Como já são eles que têm o poder todo, talvez queiram depopular o planeta (por o considerar sobrelotado), eliminando 80% de todas as pessoas.

De qualquer forma, a chegada a grande velocidade da inteligência artificial – a evoluir exponencialmente e com capacidades virtualmente infinitas – deve estar a deixá-los desconcertados. As possibilidades tecnológicas que se adivinham devem estar a baralhar-lhes por completo todos os planos que tenham congeminado. Os velhos truques dos Protocolos são cada vez mais inúteis. Tal como inútil será a conquista do Poder…

Thor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thor disse...

já expliquei isso. muitos têm realmente o dinheiro acima de tudo, mas agem grupalmente, tribalmente. essa escumalha ajuda-se uns aos outros. é como uma gangue, só que étnica.
a ideologia deles é o sionismo, que é baseada em grande parte no dinheiro, sim é irrefutável, mas não é só dinheiro. há algo mais para lá do dinheiro.

mesmo os que aparentemente não têm nenhum deus são sionistas, maçónicos e satânicos (antigo culto judaico e não o 'demónio' ou 'anti-cristo')



"Raciais? Eles não são uma raça. São uma organização criminosa e incluem indivíduos de todas as raças."


incluem indíviduos de várias raças, nomeadamente os idiotas úteis maçons goyim.
mas os judeus que são quem realmente manda, são uma raça, claro que não são homogéneos hoje em dia já, como te explicámos, mas são uma raça ainda com certas características.
os sionistas de topo são linhagens híbridas judaico-europeias.
o Jacob Rothschild tem a típica cara de rato judeu, faz lembrar o Mr.Burns.
o Evelyn Rothschild, se não fossem aquelas suiças, até ficava bastante parecido ao Netanyahu, e o tom de pele dele é tipicamente judeu.
a mulher dele tem aqueles típicos traços semitas
claro que já estão misturados com anglo-saxões, mas...

olha para o Rockefeller, aquelas orelhas grandes mesmo à judeu tal como o olhar, olha para o Kissinger, para o Greenspan, para o Bernanke...foda-se, esses têm judeu estampado na fronha.
todos podem estar misturados, uns mais outros menos, mas todos conservam características de judeu.

Thor disse...

"Como já são eles que têm o poder todo, talvez queiram depopular o planeta (por o considerar sobrelotado), eliminando 80% de todas as pessoas."


e escravizando as outras 20%, não te esqueças disso.
eles querem um Mundo só para eles.
não lhes chega só ter os recursos todos.
é ódio visceral e autêntico contra a espécie humana inteira, com os Arianos Europeus à cabeça (por motivos óbvios) mas que inclui o resto da humanidade também.
não é só dinheiro, Diogo. esquece a lavagem cerebral marxista.
é dinheiro, mas não é só dinheiro.
é ÓDIO à humanidade. é supremacismo religioso e até racial (na cabeça deles, claro - pouco importa que sejam ou não uma raça homogénea - na cabeça deles, eles são divinos e superiores)
pouco importa se seguem ou não o Talmud à letra, os que não seguem o Talmud, seguem rito satânico (repito, antigo culto judaico e não o 'demónio' visto pelo ponto de vista cristão)





"De qualquer forma, a chegada a grande velocidade da inteligência artificial – a evoluir exponencialmente e com capacidades virtualmente infinitas – deve estar a deixá-los desconcertados."


sim, imenso. fia-te nisso, Diogo.
depois quando deres por ela...




"As possibilidades tecnológicas que se adivinham devem estar a baralhar-lhes por completo todos os planos que tenham congeminado. Os velhos truques dos Protocolos são cada vez mais inúteis. Tal como inútil será a conquista do Poder…"

claro, porque eles nem controlam essas possibilidades tecnológicas nem nada.
controlam o dinheiro quase todo, como tu próprio admites, mas depois não controlam a tecnologia que é financiada precisamente pelo dinheiro que eles controlam.
ai, ai Diogo, essa cabecinha...

Diogo disse...

Thor - «claro, porque eles nem controlam essas possibilidades tecnológicas nem nada.
controlam o dinheiro quase todo, como tu próprio admites, mas depois não controlam a tecnologia que é financiada precisamente pelo dinheiro que eles controlam.»


Embora controlem o dinheiro não fazem ideia nenhuma do que a tecnologia vai trazer. Não são nenhuns seres super-inteligentes. São uma cambada de ladrões (de alto calibre) que nem sequer imaginam as mudanças que se adivinham. O avanço da tecnologia está contra eles...