quarta-feira, julho 07, 2021

A ineficácia total das máscaras na propagação da "Gripe Espanhola" (1918) - as tentativas frustradas de infetar prisioneiros saudáveis com pessoas infetadas com o vírus da gripe

Para poder avaliar melhor a enigmática doença em massa, foi realizada uma tentativa de simular a infecção com homens voluntários em Boston em novembro de 1918. Eram 62 marinheiros saudáveis acusados de delinquência e enviados para a prisão. Tinham recebido a promessa de perdão com a condição de participarem numa experiência. Trinta e nove deles não tinham contraído a gripe e, por isso, a teoria dizia que seriam particularmente suscetíveis a infecções e doenças. Mas os resultados não provaram nada disso, como descreve a jornalista científica americana Gina Kolata no seu livro Influenza:

“Médicos da Marinha recolheram o muco de homens que estavam gravemente doentes com a gripe, recolhendo secreções viscosas e espessas dos seus narizes e gargantas. A seguir, borrifaram o muco desses pacientes com gripe no nariz e garganta de alguns voluntários e nos olhos de outros. Numa tentativa, eles recolheram o muco da parte de trás do nariz e do septo nasal de um homem com gripe e introduziram o muco diretamente no septo nasal de um dos voluntários saudáveis.

“Tentando simular o que acontece naturalmente quando as pessoas são expostas a vítimas de gripe, os médicos levaram dez dos voluntários à enfermaria do hospital, onde estavam homens a morrer da doença. Os enfermos jaziam amontoados nas suas camas estreitas, ardendo de febre, entrando e saindo do sono em delírio. Os dez homens saudáveis receberam instruções: cada um deveria caminhar até a cama de um homem doente, aproximar-se dele, encostar-se ao seu rosto, inspirar seu hálito fétido e conversar com ele durante cinco minutos.

Para ter certeza de que o homem saudável tinha uma exposição total à gripe do doente, este deveria exalar profundamente enquanto o homem saudável inspirava a respiração do doente diretamente para os seus próprios pulmões. Finalmente, a vítima da gripe tossiu cinco vezes na cara do voluntário.

“Cada voluntário saudável repetiu essas ações com dez pacientes diferentes com gripe. Cada paciente com gripe ficou gravemente doente por não mais do que três dias - um período em que o vírus ou o que quer que estivesse causando a gripe ainda deveria estar no seu muco, nariz, ou pulmões. "Mas nem um único homem saudável adoeceu".

Uma experiência comparável, realizada em condições muito mais rigorosas, ocorreu em São Francisco, com 50 marinheiros presidiários. Mas, mais uma vez, os resultados não corresponderam ao que os médicos esperavam:

“Os cientistas ficaram atónitos. Se esses voluntários saudáveis não foram infectados com gripe, apesar dos esforços dos médicos para torná-los doentes, então o que estava a causar a doença? Como é que as pessoas apanharam a gripe?”

Kolata, Gina, Influenza. Die Jagd nach dem Virus, Fischer, 2003, pp. 75-77
Kolata, Gina, Gripe. A Caça ao Vírus

1 comentário:

Mrs. McCarthy Juan disse...

TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

{Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus. Se você precisa de um empréstimo genuíno sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com