sábado, março 03, 2007

Os desafios do neoliberalismo



Não resisti a surripiar este estupendo cartoon ao Xatoo


Os desafios da «nova economia» num mundo cada vez mais «competitivo e globalizado» parecem dar razão ao personagem do cartoon. A prová-lo, mais esta tragédia, desta vez no Seixal:


Jornal Público - 28/2/2007

Seixal: encerramento da fábrica Alcoa deixa 480 pessoas no desemprego

A fábrica de componentes automóveis Alcoa, no Seixal, encerrou hoje, colocando no desemprego 480 trabalhadores, na sua maioria mulheres. A empresa trocou Portugal pela Hungria, depois de 40 anos no país.

...a empresa terá sido recolocada na Hungria devido aos valores salariais mais baixos praticados naquele país, reduzindo em dois cêntimos o preço de cada cablagem produzida.

Os 480 funcionários da empresa foram alvo de um despedimento colectivo, recebendo, cada um, dois meses de ordenado por cada ano de casa, além de a comissão de trabalhadores ter conseguido acrescentar a esse valor um subsídio individual de mil euros.

51 comentários:

emepê disse...

A esse propósito, deixo aqui uma afirmação do Fernando Pessoa que já coloquei na concertina do lidador. Acho que não lhe caiu muito bem, apresentou uma atitude reactiva que confirmou o diagnóstico.

"Na vida de hoje, o mundo só pertence aos estúpidos, aos insensíveis e aos agitados. O direito a viver e a triunfar conquista-se hoje quase pelos mesmos processos por que se conquista o internamento num manicómio; a incapacidade de pensar, a amoralidade, e a hiperexcitação."(Bernardo Soares)

Diogo disse...

Destas três - «a incapacidade de pensar, a amoralidade, e a hiperexcitação» - penso que a amoralidade é o grande trunfo nos dias de hoje.

emepê disse...

Sim, a 1ª está desadequada, talvez na 1ª metade do século XX a situação fosse diferente. Mas a hiperexcitação, a euforia, que é registada por Pessoa e outros observadores privilegiados (o próprio Orwell), penso que não mudou assim tanto. A amoralidade é exposta euforicamente e esssa é a novidade dos nossos dias.

Nicolaias disse...

Isto é que dá dinheiro

VERICHIP INSTALA 15 SISTEMAS DE PROTECÇÃO A MENORES EM PORTUGAL

http://nicolaias.blogspot.com/

xatoo disse...

Para uma pequena localidade como o Seixal não duvido da gravidade do encerramento da Alcoa.
Porém, em termos dos recondicionamentos da economia neoliberal em curso, de extrema gravidade é aquilo que se está a passar na baía da Cádiz com o encerramento da maior multinacional americana no fabrico de componentes para automóveis - a Delphi - que vai deixar 4000 familias sem emprego (há familias com 3, 4 e 5 pessoas da mesma familia na empresa) ontem houve uma manifestação de 50 mil pessoas nesta pequena cidade, o que mostra bem a capacidade de mobilização dos espanhóis, quando comparado com os 150 mil manifestantes em Lisboa, uma cidade com quase 3 milhões de habitantes.
Já que falaram aí do Pessoa, aqui vai uma citação do Bernardo Soares, do grupo da Brasileira, onde pontificaram o Almada e o José Gomes Fereira: "pois é rapazes, isto é um país de merda" - então não era para terem estado ontem na rua em Lisboa pelo menos meio milhão de pessoas?

Nicolaias disse...

VERICHIP INSTALA 15 SISTEMAS DE PROTECÇÃO A MENORES EM PORTUGAL - o encerramento de urgencias, de maternidades e os contractos realizados com complexo industrial militar americano para implantar microchips em animais e pessoas em Portugal.

http://nicolaias.blogspot.com/

Lidador disse...

[pois é rapazes, isto é um país de merda"]

Xatoo, camarada, o pessimismo antropológico é algo contraditório com a sua proclamada visão marxista.
Então não estamos mais próximos do homem novo e da “sociedade sem classes”?
Então afinal não acredita na profecia marxista sobre a “Montanha de Açúcar” que nos espera no fim do percurso dialético?

Devo dizer que aprecio este seu pessimismo…no fundo você tem uma saudável visão de direita sobre o sapiens sapiens, sabe que ele é um mero primata social, egoísta, apostado em sobreviver e assegurar a sobrevivência dos seus genes.
O problema é que você não é muito esperto e não consegue alçar voo para lá do missal marxista.
Uma vez que a profecia não se cumpre por si própria, há que recorrer à porrada e à repressão.
Se o molde marxista não se adapta ao sapiens, o xatoo, como todos os tolos em missão, entende que deve ser o sapiens a adaptar-se ao molde, à martelada se for preciso.

E se isto é um país de merda, você é um dos coliformes fecais que dá forma ao cagalhão.


Quanto ao camarada pá, que anda a ler Fernando Pessoa em versão “resumo para mentes simples”, talvez deva ler a sua elegia ao Presidente-Rei ( Sidónio) e deliciar-se com os seus pensamentos, no Livro do Desasossego:

Por exemplo aquele texto em que se refere aos portugueses como os que pontificam na asneira, os portugueses do 2º tipo, a que Fernando Pessoa chamava o “ português que o não é”, o português que “é, por sua vontade parisiense e moderno” e “contra a sua vontade, estúpido”.

E é por haver muitos destes portugueses que “Somos hoje um pingo de tinta seca da mão que escreveu Império da esquerda à direita da geografia”

Para acabar, deixo os camaradas com esta notável reflexão do poeta:


“Nada há a esperar, é certo, das classe dirigentes porque não são dirigentes; e ainda menos da proletariagem, porque ser inferior não é uma superioridade. Com razão lhes chamei eu, e estes, subgente. Só a burguesia, que é a ausência de classe social pode criar o futuro. Só de uma classe que não há, pode nascer uma classe que não há ainda.”


Quanto às fábricas e deslocalizações, não é com manifes que as coisas se resolvem. O jogo tem regras próprias e quem quer ganhar tem de jogar com elas.
Querer ganhar um jogo de futebol, exigindo que se enceste, dá asneira.
As empresas vão para onde encontram estabilidade e vantagens competitivas. Ganham os países que as concedem e não os que fazem manifes e voltam à velha retórica da “luta contra o patronato”.
E que vantagens são essas?
Flexibilidade laboral, menos burocracia, menos impostos e contribuições, etc.
Os países que se fecham, perdem. Podem dar os berros que quiserem, fazer discursos inflamados, manifes de punho fechado, etc, que isso não passa de folclore para alimentar o poleiro e o ganha pão dos “revolucinários profissionais”
No dia seguinte à manif a vida continua e quem tem o dinheiro irá naturalmente investi-lo em paragens onde obtenha maior retorno.
Tal como nós fazemos quando vamos às compras….compramos onde nos vendem o que queremos pelo menor preço.

Diogo disse...

Lidador,

[Flexibilidade laboral, menos burocracia, menos impostos e contribuições, etc. Os países que se fecham, perdem]

Concordo inteiramente consigo. Infelizmente vivemos num país que resiste ainda parcialmente à abertura total dos mercados (não por falta de vontade dos sucessivos governos que temos tido).

E digo infelizmente, porque aquilo que você faz profissionalmente poderia ser feito por um chinês, um indiano, um colombiano ou um senegalês por menos de um décimo do que lhe pagam. Quem quer que viesse cá fazer compras, Lidador, não o compraria a si. Quereria comprar mais barato, muito mais barato.

Portanto, vá-se preparando para as novas regras do jogo. Não quer viver à conta das activos das empresas ou dos impostos pagos por todos nós, pois não? Prepare-se para ser competitivo.

Nicolaias disse...

O problema das sociedades é que seguem padrões de comportamento inversos aos que, naturalmente, sentimos ser os caminhos do bem-estar social - seja este familiar, associativo, comunitário, ou, até mesmo, empresarial - e que são os caminhos da entre-ajuda e da partilha: se os membros de uma família, de uma comunidade, ou de uma empresa não se ajudarem entre si e não partilharem aquilo que têm, o mais certo é a ruptura e falência dos mesmos. Logo, porque é que a postura da competição e do enriquecimento individual deveriam resultar para a humanidade como uma só coisa?
E não resultam, uma vez que só têm dado origem a guerras, a miséria física e espiritual!
O caminho de competição e acomulação individual incentivado desde a mais tenra idade ás pessoas deste mundo capitalista ocidental (e não só), é o das leis que regem os animais da selva que competem entre si pela água e pelo alimento, raramente partilhando aquilo que obtém e conquistam. Somos iguais aos animais em certos pontos, mas em outros devemos suparà-los, como por exemplo, na ilusão que temos de que os recursos existentes no planeta não chegam para todos viverem com qualidade.
Somos, acima de tudo, seres espirituais com capacidade para idealizar e viver mundos mais belos.
Entretanto surgiram ideais politicos, visões sobre diferentes modos de vida e com isso a falta de aceitação para com as diferenças alheias e o medo de ser dominado, controlado e extinguido cultural e fisicamente por outros seres humanos, coisa que já assistimos diversas vezes ao longo da história, tal como está a acontecer, presentemente, no Iraque, em que, não só a cultura, mas também o próprio povo, estão a ser exterminados.
Facilmente se pode constatar em diversos círculos da sociedade portuguesa que nem aqueles que frequentam os mesmos locais e participam de movimentos semelhantes conseguem, muitas vezes, entender-se.
É preciso serenidade, saber ouvir e partilhar ideias com calma.
Até alcançar a harmonia ainda temos um longo caminho a precorrer.

Lidador disse...

Caro Nicolaias, conhece algum caso de um animal menos competitivo que o dodó?

E tem a ideia da razão pela qual já não há dodós?

E sobre sociedades guerreiras e pacíficas, tem a ideia do que acontece às sociedades que deixam de saber lutar?

Nunca ouviu falar do Império Bizantino, entre muitos outros que já não estão entre nós?

Devia talvez ler umas coisas de Toynbee, para descer da estratosfera e ser capaz de perceber que você, individuo Nicolais, só está aqui, porque é o fruto de uma linhagem de sobreviventes. Os seus antepassados lutaram para sobreviver e você deve-lhe a existência.
A conversa fiada é muito gira mas é de rabo alapado na cadeira a entoar hinos e a agitar malmequeres.

Lidador disse...

Diogo, a sua visão económica é devastadora(mente asnática)

Uma medida proteccionista emblemática é a PAC que vive dos subsídios à produção agrícola.

Sabe o que isso signifca na prática?
Que o seu dinheiro está a ser usado para que consumidores de outros países beneficiem de produtos mais baratos ao mesmo tempo que impede que você possa adquirir esses mesmos produtos mais baratos, provenientes de países agrícolas.
O seu interesse, meu caro, é comprar produtos mais baratos.
Se eles são baratos porque o país que os produz os subsidia, melhor para si, que está a consumir à conta dos impostos dos outros.

Por exemplo, o Plano Marshal permitou doar à Europa de forma praticamente gratuita bens e serviços pagos pelo contribuinte americano.
Foi bom e ninguém de bomn senso se lembrou de reclamar que isso era mau para os nossos bens e serviços
Quando compramos bens chineses ao preço da uva mijona, é exactamente a mesma coisa, meu caro.

Sem dúvida que isto afecta alguns proprietários e trabalhadores que produzem os mesmos bens, mas isso é o risco normal de todos os negócios. O sistema empresarial livre é um sistema de ganhos e perdas.

Vou-lhe dar um exemplo simples:
A China produz aço a preços subsidiados. Se não forem lançadas taxas, as importações europeias de aço sobem. Ora isso faz descer o preço do aço na Europa, pelo que os produtores europeus são obrigados a fechar portas. É verdade que vai haver gente desempregada,manifes de tolos e posts ainda mais tolos, como o seu, mas a história não acaba aí.
Os produtos feitos de aço, baixarão de preço e quem os compra fica com mais dinheiro para outras coisas, pelo que a procura dessas outras coisas subirá. E subirá também a necessidade de trabalhadores para responder à crescente procura dessas outras coisas.

É claro que isto leva um certo tempo, mas a verdade é que, havendo mobilidade laboral, não haveria uma perda significativa de empregos e haveria até lucro nas produções, porque os trabalhadores já não necessários à produção de aço, estariam disponíveis para produzir outra coisa qualquer.
E tudo isto à conta do contribuinte chinês, que larga dinheiro (em subsídios), para que nós tenhamos aço barato.


Claro que as coisas não são assim tão esquemáticas, mas tive de simplificar para não saturar a sua capacidade de apreensão.

xatoo disse...

grande charlatão - o autor desta bojarda:
"o Plano Marshal permitou doar à Europa de forma praticamente gratuita bens pagos pelo contribuinte americano"

Na verdade o plano do secretario de estado Marshall do presidente Roosevelt tratou de reinvestir Capitais que se tinham posto em fuga da Europa envolta nas chamas da guerra principalmente de contas bancárias de judeus ricos e banqueiros que se refugiaram em Wall Street - que depois do fim da guerra foram investidos na Europa com juros astronómicos - de tal forma que passados 60 anos ainda os netos dessa geração os andam a pagar

xatoo disse...

Nicolaias:
segundo o nosso interlocutor Liderador da treta - Vc é descendente de uma linhagem de pré-históricos - conheceu um fugaz lampejo de civilização (p/e com a Revolução Francesa e outras lutas onde não havia ainda computadores para contabilizar a massa e os recursos globais e as coisas se mediam por outros ideais não computorizáveis - como p/e o amor, ou o ar que se respira) mas agora estamos em época de começar a pagar como consumidores por essas coisinhas irrisórias - portanto, em nome do esforço de acumulação capitalista de uma mão cheia de nababos, está na hora de tornar a agarrar na moca e regressar à Barbárie

contradicoes disse...

Aquando do encerramento da Opel da Azambuja publiquei um post no qual sugeria que quem estivesse interessado em adquirir um automóvel novo não deveria, por uma questão de solidariedade para com os nossos compatriotas que ficaram no desemprego, optar pela compra de nenhum modelo produzido pela Opel.
Mas infelizmente e contrariamente ao que muita gente erradamente pensa não somos um povo solidário e a Opel continua a vender os seus automóveis porque quem os compra está-se borrifando para os problemas de quem perdeu o seu posto de trabalho. Ora no caso do encerramento desta fábrica de componentes p/automóveis a possibilidade de os castigar pura e simplesmente não existe, embora se existisse também não haveria quem a tal estivesse disposto.

O-Lidador disse...

[porque quem os compra está-se borrifando para os problemas de quem perdeu o seu posto de trabalho. ]

Exactamente.
Quem compra preocupa-se apenas em obter o melhor bem ou serviço com o mínimo de dinheiro.

É racional e é assim que o nosso mundo funciona.
E ainda bem.
O pior que pode haver é ditadores de pacotilha a quererem determinar o que é que os outros devem querer.

Se você tem dinheiro e quer gastá-lo mal, é livre de o fazer. Pode ser solidário e isso tudo.
Convém todavia que se recorde que o dinheiro que dá aos outros o subtrai daqueles que de si directamente dependem.

Na prática, você é tão "solidário" como o pedregulho que tenho cá no jardim...o qeu você quer é que os outros sejam "solidários" com o dinheiro deles, mas de acordo com a sua moralidade enviesada que gostaria de lhes impor.
Como não o pode fazer, insulta-os.
Se tivesse poder, obrigava-os.

Na verdade há sempre um pequeno Robespierre a ronronar na cabeça de todo o tonto "revolucionário".
Nem que seja de poltrona e teclagem, como é o seu caso.

emepê disse...

O Plano Marshall foi um investimento oportuno que a finança e indústria americanas agarraram com unhas e dentes.
Iam morrendo de susto com o Plano Morgenthau, que teve a triste ideia de propor o desmantelamento do parque industrial alemão a seguir à guerra. Morre o Roosevelt, lá vai o Morgenthau e o seu plano para as urtigas. Ufa, era o que faltava! Então a santa aliança indústria/capital americanos com os nazis ia ficar assim mesmo, só porque aquele desajeitado tinha perdido a guerra? Os rendimentos gordos que o Hitler tinha proporcionado à General Motors, à Standard Oil, à General Electrics, à IBM, à Coca-cola, etc, aos banqueiros (entre eles o aqui famoso J.P. Morgan e Prescott Bush, avô do inteligente), etc, iam ficar assim em águas de bacalhau? E as subsidiárias alemãs das empresas americanas iam fazer o quê?

E politicamente também era à prova de bala. Ajudamos os nossos pobrezinhos e eles ficam-nos eternamente agradecidos, clientes fiéis e deixam-se de ideias quanto a outros aliados. Olho neles!

Não há nada como uma boa guerra para se ganhar dinheiro. Por muito menos se fartam de correr para o Iraque.

emepê disse...

E tem a ideia da razão pela qual já não há dodós?

Tenho, desastre natural.

Sempre o ‘brilharete’ dos dodos! Mude de exemplo porque os dodos não têm nada a ver com isso. Fale dos dinossáurios, das tartarugas gigantes das Maurícias, sei lá, inove porque essa teoria está posta de lado pelo 'Dodo Research Program' que, ao contrário de si, sabe o que diz.

A extinção em massa dos dodos deveu-se a uma catástrofe natural muito antes da chegada dos portugueses. E daí limpamos as mãos, não temos nada a ver com a 'amoralidade e hiperexcitação' do darwinismo social.

Lidador disse...

Caro emepe, maravilha-me a sua inacreditável capacidade para negar o inegável.

Mas olhe que no mundo real não é por chamar batata a uma tábua, que a pode fritar.
E muito menos comer.

emepê disse...

negar o inegável.

E o inegável é...?

Nicolaias disse...

Caro Lidador,

já compreendi que opta pela atitude selvagem, típica na selva de pedra, imitando o resto dos macacos de fato e gravata que nada mais sabem fazer do que imitar aquilo que, repetidamente, lhes foi ensinado pelo sistema educacional e/ou profissional: competir e armazenar bananas com medo que os outros macacos as apanhem todas!
Cegos, não compreendem que existem mais bananas do que aquelas que conseguem comer, dai resultando que, as bananas guardadas em armazém, apodrecem, enquanto outros passam fome!
É triste e incompreensível.
Qualquer pessoa minimamente sóbria sobre a realidade de funcionamento de uma família, de um clube desportivo, de uma sociedade, de uma comunidade, ou de um país, sabe - perante aquilo que é óbvio - que a entre-ajuda e a partilha entre os membros que constituem qualquer um destes grupos (e outros mais, como a humanidade) é a melhor opção para manter a sobrevivência e elevar a qualidade de vida dos seus membros. A negação que maior parte dos cidadãos do mundo fazem em relação a este facto é que faz com que o mundo esteja como esteja, com um fosso enorme a dividir uma ínfima quantidade de pessoas ricas, de uma enormíssima quantidade de pessoas pobres, ou para lá a caminharem, através de um processo de extorção legal (créditos, impostos, etc.) e de guerra!
Mas eu compreendo que nao entenda esta visão: sofreu e sofre de uma lavagem cerebral que lhe bloqueia a capacidade de criar novos comportamentos, limitando-se a imitar as metodologias que a sociedade lhe foi apresentando ao longo de sua vida.
Mas deixe que lhe diga: ou a humanidade caminha para a tal aldeia global de cooperação, partilha, entre-ajuda, respeito e aceitação das diferenças alheias (superando os defeitos de caracter com que, agora, opta por agir), ou então - tal e qual como todo o aluno de economia aprende logo no primeiro ano de faculdade - a economia mundial concretizará o objectivo da sua existência, que é o rebentar do balão da inflação mundial na inevitàvel banca rota global para que caminhamos (se estudarmos o comportamento do ouro durante o último século, descobriremos que já não estamos assim tão longe disso acontecer).
Mas como a dificuldade em compreender este tipo de realidades é generalizada - preferindo a humanidade, em geral, agir dentro dos parâmetros que a fazem auto-comparar-se com as atitudes dos animais (sendo o sr. um bom exemplo disso, uma vez que, não me conhecendo de lado algum e nao tendo eu, sequer, lhe dirigido a palavra, se referiu a mim nos termos em que se referiu, em postura animal, educação pobre e baixissima dignidade) - talvez seja mesmo preciso que a humanidade passe por uma banca rota afim de compreender que "o dinheiro não se come" e então, aí sim, passe a viver baseada na entre-ajuda e partilha dos bens materiais e humanos que os meios de comunicação social e educacionais, nos querem fazer querer, não haver o suficiente.
Não sei qual a intensão da sua existência neste planeta, mas se fôr a de desejar e construir um mundo melhor, acredite-me, terá de mudar e muito a sua maneira de ser e pensar a vida.

Anónimo disse...

O Dodo (Raphus cucullatos) foi extinto à paulada pelos holandeses e ingleses, sendo que na enciclopédia britânica no.s atribuem as culpas a nós, como sempre lhes deu jeito hipocritamente fazer. Aliás a falência da I República em Portugal também se deveu ao saque feito pela mamã Inglaterra às reservas de Portugal, na ressaca da I GG.

O survival of the fittest spenceriano e depois darwiniano, foi entre nós mal traduzido pela sobrevivência do mais apto.

É sabido que em tempos de seca os lemings ficam desnorteados em movimentos migratórios caóticos massivos, até que se despenham uns tantos muitos pelo precipício abaixo. Os mais aptos vão à frente...

A 'struggle for existence' que constitui o tema de Malthus que Darwin confessa ter aplicado como programa a toda a Natureza (no cap. 3 da Origem das espécies) é muito mais não-linear do que os darwinistas sociais gostariam.

Alguns têm de esperar pelos AVC's para compreenderem.

py

Lidador disse...

[como todo o aluno de economia aprende logo no primeiro ano de faculdade - a economia mundial concretizará o objectivo da sua existência, que é o rebentar do balão da inflação mundial na inevitàvel banca rota global para que caminhamos (se estudarmos o comportamento do ouro durante o último século, descobriremos que já não estamos assim tão longe disso acontecer).]

Caro nicolau, por acaso fui um aluno desses, na Fac Economia do Porto e não aprendi nada disso.

Nem eu, nem nenhum dos outros que lá andavam levaram com essa profecia marxista.

De resto as profecias catastrofistas de índole religiosa ou ideológica estão um bocado desacreditadasm pelos sucessivos falhanços.
A começar por essa que (não) aprendeu em nenhuma Faculdade de Economia.

Se alguma vez tivesse sequer roçado o cu na cadeirta de uma Faculdade de Economia, saberia que a inflação é justamente um mal dos estados intervencionistas , desde o moderadamente keynesiano ao totalitário comunista e que o monetarismo que hoje é comum em todos os países modernos e civilizados, é o único sistema que ataca a inflação no seu amago, pelo controlo independente da massa monetária.

Mas como não sabe nada disto, entretem-se com baboseiras de bananas e palavreados de miss simpatia, como se o mundo fosse um filme de fadas.

Desengane-se....você é como eu e todos os sapiens: rege-se pela pirâmide de Maslow e nem imagina a fragilidade do verniz cultural.
Aqui este seu amigo já passou por muitas situações em que o verniz estala.
Já vi gente a beber mijo, pá!

emepê disse...

Apenas duas observações.
O extermínio do dodo não é na generalidade atribuído aos portugueses, que se limitaram a serem os primeiros europeus a chegar à ilha, mas sim à colonização holandesa.

Recentemente, a Dodo Research descobriu nas Maurícias grandes jazidas de ossadas de dodos, incompatíveis com a teoria da extinção por acção humana ou pelos animais levados pelos colonizadores, inclusivamente ratos e porcos. O último dodo foi visto pouco tempo depois da chegada dos primeiros colonos, o que não é conciliável com o extermínio por acção continuada do homem. Os colonizadores ter-se-ão limitado a acabar com os poucos sobreviventes, mas a grande colónia já tinha desaparecido por acção de catástrofes naturais.

A transposição directa da teoria da sobrevivência do mais apto dá muito jeito a certos propagandistas da amoralidade hiperexcitada.

Lidador disse...

Caro Py, o que espanta é que uma certa esquerda tenha chegado ao ponto de negar o darwinismo, não por questões científicas, mas por "moralidades" ideológicas.
O que, mais uma vez, estabelece uma terrível semelhança entre as seitas religiosas e o fanatismo ideológico.

Claro que o darwinismo não é linear e tem múltiplas vertentes, principalmente no caso humano.

Mas a natureza apura oa mais aptos goste-se ou não.
Fá-lo inter e intra-espécies.

E as espécies fracas ou demasiado especializadas não resistem à mudança do seu habitat.
Extinguem-se.

Quanto à espécie humana, a seleção hoje é mais de raíz cultural, mas está-lhe subjacente a eterna base biológica.

POde haver quem não goste, mas é assim.

O facto de a natureza tender a derrotar os mais fracos (hoje não existe império Maia, Azteca, ou Inca, nem os Sioux resistiram como nação, nem os bosquímanos) ou incapazes de lutar, é um facto e importa percebê-lo.
Sociedades que não lutam, perecem.
O exemplo do Império Romano é o perfeirt exemplo de uma civiização superior que sucumbiu perante povos muito mais atrasados, apenas porque já não sabia ou queria lutar.

Daí a pertinência da metáfora do dodo.
Os dodós amantes da paz e sem apetência ou capacidade para a luta contra o ambiente ou outras espécies, extinguem-se.
É a vida, como dizia o engenheiro.

Nicolaias disse...

De Nicolaias para o Lidador,

"como se o mundo fosse um filme de fadas"

O mundo é aquilo que fazemos dele e é graças a posturas como a sua que ele está como está!
Compreendo que é uma pessoa de difícil comunicação, mais uma vez, imitando um problema que as sociedades modernas enfrentam: originalidade só lhe faria bem! Mas pela sua postura eu compreendo também que não aceite que a opção de entre-ajuda, de partilha e de respeito sereno sejam a solução para o mundo actual, uma vez que carece destas e de outras tantas virtudes do carácter humano.
Já agora, gostava de saber em que universidade estudou, uma vez que nem sequer lhe transmitiram que a conclusão de toda a economia fiscal é o rebentar inevitável da inflação. Talvez tenha já apanhado os curriculuns da lavagem cerebral profunda, onde já nem sequer ensinam um dado tão óbvio como este, que até o mais festivo dos alunos é capaz de deduzir.
Mas como o cavalheiro diz que estudou economia (que coincidência conveniente!), nada tenho a ensinar-lhe a esse respeito.
Li uns diálogos que teve com um outro cavalheiro aqui neste blogue, o qual dizia que o sr. mora em Maia: pela sua postura, talvez ele tenha razão e o sr. trabalhe para a Safesis da Maia, (a representante da Digital Angel Corporation em Portugal), não? Seria, então, ainda mais compreensível a visão que possui da vida.
Concluindo com toda a sinceridade, o cavalheiro possui uma conversa pouco atractiva e digna de resposta.
Ah... e dizer que os dodós morreram de causa natural e ainda por cima teimar sobre isso quando a correcta informação lhe é transmitida por outros blogueiros, talvez demostre o porquê de não ter compreendido na universidade quando lhe ensinaram que qualquer economia existe para rebentar pelo crescimento inflacionário: é teimoso, presunçoso e ignorante demais!

Anónimo disse...

Eu não nego o darwinismo, acho que a 'struggle for existence' é uma das dimensões da vida, não é única, à outra chamei-lhe em tempos biofilia, e está bem representada como metáfora no Blade Runner.

Pessoalmente conheci o caso de uma cadela que nunca tinha tido filhotes e que fez leite para alimentar um gatinho, que tinha sido recolhido pelo dono. Ora, quer coisa mais fora do baralho darwinista do que esta?


Insisto que o 'survival of the fittest' está mal traduzido como 'a sobrevivência do mais apto'. A sobrevivência dos melhor adaptados ainda ia, e mesmo assim...

Adaptados releva de uma dimensão de contexto, que como você diz tem costas largas, e ainda geometria variável, enquanto que apto releva da dimensão do em-si-mesmo, o que pode dar jeito em termos narcísicos mas é uma ilusão falaciosa.

Aliás se vc fez a tropa como eu, lembra-se do clássico apto/não-apto. Curiosamente os aptos vão para a guerra, tem aí as Cartas de Iwo Jama para recordar, enquanto os coxos e outros misfit ficam a fazer filhos na retaguarda...

A natureza conserva tudo o que pode e ainda o que consegue inventar. A prova disso é que a homossexualidade, aparentemente inútil do ponto de vista da sociobiologia, é persistentemente conservada e constitui uma vantagem adaptativa das sociedades de animais. Por exemplo, na exposição de Oslo, mostrou-se agora a evidência de comportamentos homo em mais de 1500 espécies, nas quais os casais de machos de flamingos e pinguins foram um must. No caso das fêmeas as hienas e as coalas dão cartas.

Todos os impérios sucumbem por uma inevitável dialéctica - essa sim, uma lei universal.

py

Anónimo disse...

Sobre o Dodo. Que eu saiba o Dodo estava no topo da cadeia alimentar, não tinha predadores naturais. Também já ouvi dizer que há indícios de uma catástrofe natural, uma gripe das aves qualquer, ou coisa assim.

Mas foi bem ressuscitado pelo Lewis Carrol, de tal maneira que falamos dele aqui.

Anónimo disse...

já agora, esse gatinho abandonado por ser dos mais fraquinhos da ninhada, devidamente amamentado e adestrado pela cadela, veio a tornar-se o maior f*dilhão do sítio e deixou muita descendência, e até morreu daquela sida dos gatos. A cadela ficou com depressão.

coisas...

py

Lidador disse...

A natureza conserva tudo o que pode e ainda o que consegue inventar.

Caro Py, tanto os que se extinguem como os que sobrevivem são parte da natureza. As extinções ocorrem, e a natureza muda de rumo.
Os seres vivos sofrem mutações e, como bem diz, os mais adaptados têm maior taxa de sucesso.

O facto de uma determinada espécie não ser demasiado especializada e menter no seu genoma genes aparentemente pouco adaptados a um determinado contexto, é vantajosa a prazo, uma vez que mantém uma capacidade adaptativa superior, face a radicais mudanças no ambiente (social ou natural).

A essa luz, a diferença é uma vantagem da nossa espécie. As raças são, no fundo adaptações biológicas e sociais ao meio ambiente.
Por exemplo, os negros, aparentemente mais especializados em algumas ambientes, têm grandes dificuldades biológícas na adaptação a climas extremos.

Justamente na tropa, conheci casos desse género. Por exemplo, quando submetidos a grandes esforços físicos em ambiente quente e sem abastecimento de água, os negros claudicam muito mais rapidamente, mesmo que pareçam mais atléticos.
A razão é simples: têm poros mais dilatados e perdem água e sais com maior velocidade na tentativa de manter o equilibrio homeostático.

No meio da neve, idem aspas. Enquanto o meu caro amigo sente frio, está desconfortável, mas mantém o controlo, a generalidade dos indivíduos de raça negra entra emn hipotermia muito mais depressa.
Os tremores e a confusão chegan muito mais rapidamente.

Etc, etc .

De qq modo, os genes não vantajosos não desaparecem de uma geração para a outra.

Não sou especialista na matéria, mas posso imaginar muitos cenários de selecção cultural que garantamn a sobrevivência do gene "homossexual", se de facto se tratar de um gene.
Os maricas estão muito próximos das mulheres em termos de afinidades... têm mais hipoteses de acasalar e mesmo que não apreciem particularmente o rendez-vous, muitos acabam por ceder ao "sacrifício".

A sobrevivência está garantida, até porque os machos dão por adquirido que dali não vem mal à capoeira.
E tb há mulheres homossexuais que, todavia, sentem o impulso da procriação.

Quantò à "dialética" dos impérios, pode chamar-lhe o que quiser, desde "dialética" até "sacos de batatas".
Os impérios ou países extinguem-se quando já não são capazes ou querem lutar e chocam com outras vontades mais fortes.

Por exemplo POrtugal ainda cá está, mas a Dalmácia não.

O Egipto ainda existe, mas Bizâncio não.

Não há "dialética" que ajude.
Apenas a capacidade de lutar e, porque não, uma pontinha de sorte.
O acaso também existe.....faz parte da natureza...é até ele a mola da evolução...uma mutação aleatória num gene e ooops...aí temos o sapiens.

Uma mutação negativa e aí temos os suicidas como a esquerdalhada festiva, sempre pronta a baixar as calças e a render-se ao outro.



Quanto

Anónimo disse...

Concordo que a diversidade é a melhor garantia de resiliência do sistema.

A capacidade de lutar executa-se em muitas dimensões. A dimensão agonística da evolução não é, no entanto, para mim, a mais importante. Manifesta-se de forma malthusiana quando as espécies excedem a capacidade de sustentação do meio, ela também algo dinâmica.

Os lemings mais vigorosos correm à frente da multidão e são os primeiros a lançarem-se no abysmo, como os soldados de Iwo Jima apertam as granadas contra o coração...

Mas se é esse o campo devia conhecer as histórias de Alexandre e Hefestion, dos Templários, Infante D. Henrique, etc.

Quanto maior a extensão do Império maior a probabilidade de colapso, porque maior é a dificuldade de manter aquilo conexo, no contexto.

py

Lidador disse...

Caro Py, uma vez que insiste com o mito dos lemmings suicidas, olhe que eles são tão suicidas como uma manada de búfalos. Acontece aos da frente o mesmo que acontece aos búfalos da frente quando surge um precipício à frente da correria...acabam por ser emnpurrados pelos que vêm atrás.

Basicamente o mesmo se passou na batallha de Aljubarrota com o ataque da "batalha" do Rei de Castela.

Sim, por vezes ir à frente acaba mal, mas na maioria das vezes é vantajoso.

A natureza funciona assim...por probabilidades de sucesso.

Quanto aos templários, o meu amigo deve estar influenciado pela literatura fantástica, se acredita que era uma irmandade de homossexuais, lá porque viu um cavalo com dois cavaleiros.

Claro que os havia, como os há em qualquer outra profissão ou grupo e se for a uma prisão então até racha.

O homem precisa de dar umas quecas, e em estado de necessidade tudo o que vem à rede é peixe.
O próprio Ferreira de Castro num seu livro algo autobiografico, ( A selva) descreve-se a si próprio enquanto seringueiro, a olhar para uma vaca com olhos lúbricos.

Passar daí para a noção de que todos os seringueiros montam vacas, é algo abusivo.

Deixe lá os templários...o que não faltam são mitos sobre eles..

Não mitifique a paneleiragem. Existe, cada um atrela-se como quer, mas passar daí para a exaltação da anormalidade, convoca o ridículo.

P.S: quando falo em anormalidade, falo em sentido estatístico claro...

Anónimo disse...

Não quero mitificar, chega-me que conheça essas histórias.

A diversidade contempla exactamente a convivência das diferenças, que você conota como 'anormais', embora como saiba a própria distribuição normal estende-se de -infinito a +infinito; e creio que quanto mais diferenças conviverem, melhor, aumenta a riqueza e diversidade do sistema, funcionando como ligações paralelas num circuito.

O português é a língua mais rica do mundo tomando como critério o número de verbos, da mesma maneira que a riqueza de um ecossistema se mede pelo número de espécies.

Os verbos comportam a acção... e somos todos sujeitos dos verbos, em termos gramaticais.

py

emepê disse...

Não há qualquer subtileza na tentativa de fazer passar ideias racistas e discriminatórias a propósito da maior ou menor aptidão para 'viver e triunfar'. São os eternos d. robertos do mais famoso American songbook.

Fase 1 - Os brancos venceram os índios para glória de Deus. Darwin ainda vem longe.

Fase 2 - Os gold and land diggers adquiriram fortunas fabulosas porque Deus os quis recompensar pelos seus actos de bons cristãos. Os pobres são pobres devido aos seus pecados (ressonâncias de Sto Agostinho) e merecem o castigo divino que se traduz numa vida difícil e de sujeição. Darwin aproxima-se.

Fase 3 - Os ricos tornaram-se ricos porque Deus, através da sua eterna sabedoria, os concebeu mais aptos, com unhas mais afiadas, criando assim um mecanismo natural de selecção dos dignos de uma vida confortável. Darwin passa ao lado.

Um bom sacristão engendra sempre uma boa prédica.

Lidador disse...

Caro Py, se entra na pregação moralista, não o acompanho
na discussão.

Quando se fala em "normalidade", pretende-se referir as distribuições que se situam no intervalo do desvio padrão.
A homossexualidade, que se saibam, está nas franjas da distribuição normal.
É mais um "outlayer", embora, é claro, possa ser sinificativo.

Não estou a condenar a paneleirice, estou apenas a evitar que o py transforma umas quecas esquisitas de gajos ou gajas com hormonas desiquilibradas, em sinónimo de sofisticação e requinte cultural.

Há maricas(e fufas) notáveis?
Há.
Há maricas (e fufas) que são umas bostas?
Há.
Como também há no universo heterossexual.

A dicotomia "gay, sofisticado e a cheirar a lavanda" e "hetero, bronco e a peidar-se", é uma bostada.

Dito isto, estou-me marimbando para a maricagem, mas se alguém de vem defender os excepcionais méritos da classe, leva resposta à altura.

Anónimo disse...

Você é que está a entrar pela pregação moralista, Lidador, eu fiquei-me a dizer que me chegava que conhecesse essas histórias. Mas concordo que há de tudo.

A questão da homossexualidade é interessante em termos darwinistas porque foi muito tempo referida como uma 'anomalia' (outlier) na natureza, e assim não é, não só no sapiens sapiens, como no reino animal. Existe em proporções significativas, e variáveis de acordo com as condições do meio. As coalas fêmea em cativeiro disparam, por cada relação hetero têm 3 homo, e com parceiras distintas. O contra-natura foi à vida. Tratou-se em cima, de falar de homossexualidade como componente da estabilidade e da resiliência das populações animais. Como componente da diversidade, não estou a pretender generalizar.

No sapiens até ver, porque as ditaduras, sejam de esquerda ou direita, e os fundamentalismos, gostam logo de fazer uma renormalização da sociedade, eliminando as minorias, sexuais, étnicas, etc.

No entanto, para mim, a condenação da homossexualidade expressa no Levítico e no Deuteronómio, etc., do Antigo Testamento, releva de traumatismos de povos acossados em terras com falta de água e de terra arável, depois da salinização provocada no tempo dos Sumérios, e depois do petróleo.

Trata-se de mecanismos ideológicos para amplificar ao máximo a reprodução viável, com o resultado que se vê (esta Primavera ...).

Ou seja: meta-programas.

O Lyotard escreveu aquele belo livrinho sobre a Condição Pós-Moderna e a queda das grandes narrativas, isso foi verdade durante uma ou duas décadas, ou coisa assim, mas não mais.

py

Anónimo disse...

Mas para ser franco, o que realmente me preocupa, é como, nós, Portugal, nos vamos situar neste novo grande conflito mundial que se prefigura.

Eu não gosto nem do fundamentalismo islâmico nem do sionismo, nem do imperialismo americano, e está fora das minhas forças fazer com que se consigam entender. Li uma biografia do maomé e também não gostei.

Portugal, do mal o menos, podia sair mais rico e influente desta história.


py

O-Lidador disse...

Caro py, gostos não se discutem e por isso não vou discutir os seus gostos ou desgostos sonistas, islamistas ou americanistas.


Para mim não é uma questão de gosto..é uma questão de definir o outro, o inimigo, o conceito fundamental da política, como ensinava Carl Schmidt.

A um nível elevado de pertença, identifico-me como terrestre, humano, ocidental, europeu, ibérico, português, liberal, e por aí abaixo.

Num mundo onde os conflitos e ódios são cada vez mais civilizacionais, sei de que lado estou e contra quem estou.
Não é contra os americanos nem contra os israelitas.
Fazem parte do meu mundo, partilham os meus valores, são dos meus.

Posso estar contra os americanos se o conflito for com a minha pertença como português, mas essa questão não se coloca. Os americanos não me ameaçam...o islamismo sim.

Anónimo disse...

Eu até concordo com o final, mas acho que quem anda a empurrar os islâmicos para cima de mim são os americanos e os judeus, e portanto isto é um bilhar onde eu vou ter que ter muito cuidado a julgar o meu lugar.

py

Anónimo disse...

hi people,this is a simple test
sorry [url="http://cfzlmsjmni-video.blogspot.com//"]sex video[/url]
ggg

Anónimo disse...

[url=http://mrchewsasianbeaver-freesite.blogspot.com/]mrchewsasianbeaver.com[/url] Be honest its enthusiastic acceptance In th
e USA suburbia on the [url=http://moremoms-freesite.blogspot.com/]moremoms[/url] [url=http://no1babes-freesite.blogspot.com/]no1babes[/url] Within the party data from the [url=http://nudecelebritypictures-freesite.blogspot.com/]nudecelebritypictures[/url] [url=http://mommia-freesite.blogspot.com/]mommia.com[/url] may be seen as [url=http://mysecretmovies-freesite.
blogspot.com/]mysecretmovies.com[/url] the rates of gonorrhea among teenage girls as a measure of risky sex [url=http://moviepost-freesite.blogspot.com/]moviepost[/url] [url=http://nudecelebritypictures-freesite.blogspot.com/]nudecelebritypictures[/url] not yet enforced into a sexually have been highly [url=http://teensex-freesite.blogspot.com/]teensex[/url] [url=http://moviepost-freesite.blogspot.com/]moviepost[/url] agreed upon [url=http://mmm100-freesite.blogspot.com/]mmm100.com[/url] [url=http://movieshark-freesite.blogspot.com/]movieshark[/url] Your doctor can is one of thousands [url=http://movie
shark-freesite.blogspot.com/]movieshark.com[/url] widely assumed [url=http://mikeinbrazil-freesite.blogspot.com/]mikeinbrazil.com[/url] [url=http://moviegalleries-freesite.blogspot.com/]moviegalleries.com[/url] sexual contact [url=http://milflessons-freesite.blogspot.com/]milflessons[/url] [url=http://nudecelebritypictures-freesite.blogspot.com/]nudecelebritypictures.nu[/url] Mason University, came to that conclusion after they looked at
[url=http://nexxx-freesite.blogspot.com/]nexxx[/url] widely assumed has occurred after [url=http://mpeghunter-freesite.blogspot.com/]mpeghunter.com[/url] [url=http://mysecretmovies-freesite.blogspot.com/]mysecretmovies.com[/url] A student - the last [url=http://nastyalien-freesite.blogspot.com/]nastyalien[/url] [url=http://movietitan-freesite.blogspot.com/]movietitan.com[/url] bar or nightclub and usually participants instead to bring [url=http://milfnextdoor-freesite.blogspot.com/]milfnextdoor[/url] [url=http://mature-clip.babubi.net]mature clip[/url] renting an [url=http://anal-movie.babubi.net]anal movie[/url] [url=http://moviesparade-freesite.blogspot.com/]moviesparade[/url] University in New York, and colleagues note. [url=http://naughty-freesite.blogspot.com/]naughty.com[/url]

Anónimo disse...

[url=http://fresh-sex.futureblog.org/]Hot Beauty American Babe[/url]
[url=http://lu-porn-video-download.blogspot.com/]Five Guys Bust Massive Loads All Over Amateur[/url]
[url=http://we-lesbian-video-download.blogspot.com/]Tanned Euro Beauty Blows And Rammed By American Cock[/url]
[url=http://ze-sex-video-download.blogspot.com/]Hot Christmas Angel Taking On A Massive Black Cock[/url]
[url=http://innocent-porn.futureblog.org/]Awesome Blonde Squirting Chick In Hardcore Fucking Action[/url]
[url=http://first-sex.futureblog.org/]Cock Blowing Gay Boy In Action With His Horny Boyfriend[/url]
[url=http://first-sex.futureblog.org/]Amateur American Messy Gangbang Milk Cumshot Party[/url]

[url=http://bi-britney-spears-video-download.blogspot.com/2007/03/britney-spears-video.html]britney spears video[/url]
[url=http://lu-porn-video-download.blogspot.com/2007/03/free-porn-video-trailer.html]free porn video trailer[/url]
[url=http://hi-free-girl-on-girl-video-download.blogspot.com/2007/03/free-online-girl-gone-wild-video.html]free online girl gone wild video[/url]
[url=http://lu-porn-video-download.blogspot.com/2007/03/video-post-porn.html]video post porn[/url]
[url=http://lu-porn-video-download.blogspot.com/2007/03/paris-hilton-porn-video.html]paris hilton porn video[/url]
[url=http://best-sex.futureblog.org]best sex[/url]
[url=http://bi-britney-spears-video-download.blogspot.com/2007/03/video-de-britney-spears.html]video de britney spears[/url]

Anónimo disse...

[url=http://easygals-com-teged.blogspot.com/]Blonde American Babe[/url]
[url=http://between-legs-com-releb.blogspot.com/]Hot Beauty American Babe[/url]
[url=http://freeheaven-com-texon.blogspot.com/]Angel Spreads And Fingers[/url]
[url=http://fattythumbs-com-cicus.blogspot.com/]Roxy Gets Anal Fucked By Huge Cock[/url]
[url=http://young-porn-net-lohes.blogspot.com/]Sexy Asian Whore Fucks American Guy And Gets Facial Creampie[/url]
[url=http://pandamovies-com-sexur.blogspot.com/]Sexy American Amateur Female Tits[/url]
[url=http://teen-sex-com-pohor.blogspot.com/]Amateur American Messy Gangbang Milk Cumshot Party[/url]

[url=http://virginfucked-com-kevix.blogspot.com/]virginfucked.com[/url]
[url=http://soft17-com-gexor.blogspot.com/]soft17[/url]
[url=http://atkmodels-com-xitev.blogspot.com/]atkmodels[/url]
[url=http://shemp-com-zuhig.blogspot.com/]shemp.com[/url]
[url=http://housewifeaction-com-quwup.blogspot.com/]housewifeaction[/url]
[url=http://stickyhole-com-genoj.blogspot.com/]stickyhole[/url]
[url=http://xnxxmovies-com-jexol.blogspot.com/]xnxxmovies.com[/url]
[url=http://iwantmature-com-sehid.blogspot.com/]iwantmature.com[/url]
[url=http://thebigswallow-com-zuzos.blogspot.com/]thebigswallow[/url]
[url=http://thumbzilla-com-ficix.blogspot.com/]thumbzilla.com[/url]
[url=http://oohsexy-com-rijoq.blogspot.com/]oohsexy.com[/url]
[url=http://hornyspanishflies-com-xeqig.blogspot.com/]hornyspanishflies[/url]
[url=http://badgirlsblog-com-hoqih.blogspot.com/]badgirlsblog.com[/url]
[url=http://purextc-com-husej.blogspot.com/]purextc.com[/url]
[url=http://xnxxmovies-com-jexol.blogspot.com/]xnxxmovies[/url]
[url=http://moviepost-com-vorod.blogspot.com/]moviepost.com[/url]
[url=http://purextc-com-husej.blogspot.com/]purextc.com[/url]
[url=http://lonely-wolf-com-goreg.blogspot.com/]lonely-wolf[/url]
[url=http://old69-com-sunoj.blogspot.com/]old69.com[/url]
[url=http://youngpervs-com-wevoq.blogspot.com/]youngpervs.com[/url]

Anónimo disse...

[url=http://jzllteva-teensite.blogspot.com/]Adorable Kelly Gets Fucked And Jizzed In[/url]
[url=http://amateur-sex.hereandnow0.com/]Sultry Slut Stracy Looking Even More Adorable Than Usual[/url]
[url=http://amateur-porn.hereandnow0.com/]Adorable Pale Busty Teen Chick Deep Fucked And Sucking In 4some[/url]
[url=http://amateur-sex.hereandnow0.com/]Pornstar Oral Hardcore Action With Joelean Caught On Film[/url]
[url=http://vtrxzzwj-teensite.blogspot.com/]Petite Asian Babe Teasing Nude[/url]
[url=http://smnvapnd-teensite.blogspot.com/]Strip Teasing Mature Asian Loves Stuffing Dildo In Her Twat[/url]
[url=http://jzllteva-teensite.blogspot.com/]Real Amateur Housewives Xxx Movies[/url]

[url=http://somqyxli-teensite.blogspot.com/2007/03/sixteen-super-sweet.html]sixteen super sweet[/url]
[url=http://fzdlcfzh-teensite.blogspot.com/2007/03/slut-teen.html]slut teen[/url]
[url=http://vtrxzzwj-teensite.blogspot.com/2007/03/teen-sex.html]teen sex[/url]
[url=http://onuzmvau-teensite.blogspot.com/2007/03/teenage.html]teenage[/url]
[url=http://onuzmvau-teensite.blogspot.com/2007/03/facial-teen.html]facial teen[/url]
[url=http://somqyxli-teensite.blogspot.com/2007/03/asian-teen.html]asian teen[/url]
[url=http://jzllteva-teensite.blogspot.com/2007/03/teen-tit.html]teen tit[/url]
[url=http://somqyxli-teensite.blogspot.com/2007/03/love-quote-teen.html]love quote teen[/url]
[url=http://assfucking-video.hereandnow0.com]assfucking video[/url]
[url=http://fzdlcfzh-teensite.blogspot.com/2007/03/cream-pie-teen.html]cream pie teen[/url]
[url=http://amateur-porn.hereandnow0.com]amateur porn[/url]
[url=http://fzdlcfzh-teensite.blogspot.com/2007/03/kates-playground.html]kates playground[/url]
[url=http://bbndsxtg-teensite.blogspot.com/2007/03/teen-thong.html]teen thong[/url]
[url=http://vtrxzzwj-teensite.blogspot.com/2007/03/chat-for-rooms-teen.html]chat for rooms teen[/url]
[url=http://fzdlcfzh-teensite.blogspot.com/2007/03/teen-thumb.html]teen thumb[/url]

Anónimo disse...

[url=http://egawztzy-p-stars.blogspot.com/]Adorable Beauty Amateur Blonde Slut Sucking Huge Cock And Banana[/url]
[url=http://ozetnwto-p-stars.blogspot.com/]Anita Licks Cum Flowing From Angelinas Pussy[/url]
[url=http://qlfhatck-p-stars.blogspot.com/]Lovely Adorable Teen Fucking Her Juicy And Sweet Pussy With Toys[/url]
[url=http://qlfhatck-p-stars.blogspot.com/]Busty Blonde Angel In Stockings Working Wonders[/url]
[url=http://agktmcht-p-stars.blogspot.com/]Alluring Oriental Hot Babe Ayako Gives A Tight Asian Blowjob[/url]
[url=http://tulywwsd-p-stars.blogspot.com/]Alicia Angel Dp And Huge Anal Gaper[/url]
[url=http://ovtciofj-p-stars.blogspot.com/]Two Blondes In Anal Ffm Action[/url]

[url=http://barely-legal.blotrer.com]barely legal[/url]
[url=http://uvlzgxig-p-stars.blogspot.com/2007/03/dora-venter.html]Dora Venter[/url]
[url=http://asian-porn.blotrer.com]asian porn[/url]
[url=http://uvlzgxig-p-stars.blogspot.com/2007/03/jessica-fiorentino.html]Jessica Fiorentino[/url]
[url=http://kvjwtzbt-p-stars.blogspot.com/2007/03/jessie-summers.html]Jessie Summers[/url]
[url=http://agktmcht-p-stars.blogspot.com/2007/03/kinzie-kenner.html]Kinzie Kenner[/url]
[url=http://egawztzy-p-stars.blogspot.com/2007/03/katja-kassin.html]Katja Kassin[/url]
[url=http://kvjwtzbt-p-stars.blogspot.com/2007/03/selena-silver.html]Selena Silver[/url]
[url=http://jylqyxeg-p-stars.blogspot.com/2007/03/amber-peach.html]Amber Peach[/url]
[url=http://xdqgyjux-p-stars.blogspot.com/2007/03/alicia-angel.html]Alicia Angel[/url]
[url=http://kvjwtzbt-p-stars.blogspot.com/2007/03/katie-gold.html]Katie Gold[/url]
[url=http://yvyhhncb-p-stars.blogspot.com/2007/03/kinzie-jo.html]Kinzie Jo[/url]
[url=http://kvjwtzbt-p-stars.blogspot.com/2007/03/cody-lane.html]Cody Lane[/url]
[url=http://fsktsrmf-p-stars.blogspot.com/2007/03/annie-cruz.html]Annie Cruz[/url]
[url=http://ozetnwto-p-stars.blogspot.com/2007/03/allison-pierce.html]Allison Pierce[/url]

Anónimo disse...

[url=http://cuz-freeones-com.blogspot.com/]Anal Destructing Twinks Show Skills[/url]
[url=http://hoj-boysfirsttime-com.blogspot.com/]Tanned Asian Gets Her Ass Fucked By Thick Cock[/url]
[url=http://xuf-catlist-com.blogspot.com/]Sexy blonde showing her hot ass[/url]
[url=http://foc-fuckk-com.blogspot.com/]Young Shy Amateur Chick Getting Her Asshole Stretched With Toys[/url]
[url=http://zis-badgirlsblog-com.blogspot.com/]Busty Asian Babe In Lingerie Loves Strip Teasing And Posing[/url]
[url=http://dub-digitalmpegs-com.blogspot.com/]Adorable Teen Brunette Showing Her Feet And Small Tits Nude[/url]
[url=http://ful-eliteclips-com.blogspot.com/]Strip Teasing Mature Asian Loves Stuffing Dildo In Her Twat[/url]
[url=http://pug-bigfreesex-com.blogspot.com/]Cute Teen Babe Gets Anal Fucked In Her Tight Juicy Ass[/url]
[url=http://wep-fuckingmachines-com.blogspot.com/]Kinky Asian Babe Loni Sucking Pornstar Balls And Cock[/url]
[url=http://lil-dailybasis-com.blogspot.com/]Hardcore 3Some Action With 18YearOld Teen Babes[/url]

[url=http://huw-darlina-com.blogspot.com/]darlina[/url] [url=http://pec-busstopwhores-com.blogspot.com/]busstopwhores[/url] [url=http://fid-bust
ypassion-com.blogspot.com/]bustypassion.com[/url] [url=http://zis-badgirlsblog-com.blogspot.com/]badgirlsblog.com[/url] [url=http://tub-ethnicpassion-com.blogspot.com/]ethnicpassion[/url] [url=http://heb-between-legs-com.blogspot.com/]between-legs.com[/url] [url=http://pec-busstopwhores-com.blogspot.com/]busstopwhores.com[/url] [url=http://ruw-asssupply-com.blogspot.com/]asssupply.com[/url] [url=http://tet-galleries4free-com.blogspot.com/]galleries4free.com[/url] [url=http://kik-booble-com.blogspot.com/]booble.com[/url] [url=http://kej-bigtitsfans-com.blogspot.com/]bigtitsfans[/url] [url=http://hin-devil-galleries-com.blogspot.com/]devil-galleries.com[/url] [url=http://hoj-boysfirsttime-com.blogspot.com/]boysfirsttime[/url] [url=http://fog-black-booty-movies-com.blogspot.com/]black-booty-movies[/url] [url=http://siq-allebonygals-com.blogspot.com/]allebonygals.com[/url] [url=http://xih-captainstabbin-com.blogspot.com/]captainstabbin[/url] [url=http://leb-freegonzo-com.blogspot.com/]freegonzo.com[/url] [url=htt
p://sof-alexmovies-com.blogspot.com/]alexmovies.com[/url] [url=http://fiw-drbizzaro-com.blogspot.com/]drbizzaro.com[/url] [url=http://luv-cindymovies-com.blogspot.com/]cindymovies.com[/url]

Anónimo disse...

[url=http://por-nurglesnymphs-com.blogspot.com/]Adorable Hardcore Porn Action[/url]
[url=http://weq-housewifeaction-com.blogspot.com/]Pigtailed Blonde Teen Gets Anal Creampie[/url]
[url=http://ter-kellyfind-com.blogspot.com/]American Busty Shaved Blonde Teen Deep Fucked By Big Cock[/url]
[url=http://vuq-juggcrew-com.blogspot.com/]Busty Amateur Housewife Showing Big Natural Tits And Pink Pussy[/url]
[url=http://noh-ohgood-com.blogspot.com/]Amateur Horny Teen Fucking Toy[/url]
[url=http://cuf-pictures-free-org.blogspot.com/]Cute 18yo American Amateur Adorable Teen[/url]
[url=http://fuj-gumaxxx-com.blogspot.com/]Blonde Teen Angel Get Vagina Examined With A Speculum[/url]
[url=http://xur-mature-nl.blogspot.com/]Tracy Takes Hard Anal Pounding[/url]
[url=http://weq-housewifeaction-com.blogspot.com/]Blonde American Milf Slut Shows Bald Pussy Wide Open[/url]
[url=http://sod-no1babes-com.blogspot.com/]Anal Destructing Twinks Show Skills[/url]
[url=http://deq-jrmovies-com.blogspot.com/]Adorable 18yearold Teen Fucking And Getting Pussy Creampie[/url]
[url=http://cew-panty-ass-com.blogspot.com/]Awesome Adorable Babe Asshole Deep Pounded And Cum Covered[/url]
[url=http://zul-iwantmature-com.blogspot.com/]Adorable Brunette Teen Getting Panties Taken Off For Ass Massage[/url]
[url=http://bec-milfhunter-com.blogspot.com/]Adorable Babe Kimmy Blows Cock[/url]
[url=http://cuf-pictures-free-org.blogspot.com/]Busty Asian Coquette Showing Sweet Pussy Outdoor[/url]

[url=http://fow-moviegalleries-com.blogspot.com/]moviegalleries[/url] [url=http://qec-hardbabes-com.blogspot.com/]hardbabes[/url] [url=http://doc-girlfur-com.blogspot.com/]girlfur[/url] [url=http://bob-literotica-com.blogspot.com/]literotica.com[/url] [url=http://zul-iwantmature-com.blogspot.com/]iwantmature.com[/url] [url=http://dug-porneskimo-com.blogspot.com/]porneskimo[/url] [url=http://qej-pinkworld-com.blogspot.com/]pinkworld[/url] [url=http://bec-milfhunter-com.blogspot.com/]milfhunter.com[/url] [url=http://qep-hottystop-com.blogspot.com/]hottystop.com[/url] [url=http://den-hairypinktacos-com.b
logspot.com/]hairypinktacos[/url] [url=http://pis-grannyplanet-com.blogspot.com/]grannyplanet[/url] [url=http://dug-porneskimo-com.blogspot.com/]porneskimo.com[/url] [url=http://hek-nudistlog-com.blogspot.com/]nudistlog.com[/url] [url=http://kel-mattsvids-com.blogspot.com/]mattsvids.com[/url] [url=http://zux-hornyspanishflies-com.blogspot.com/]hornyspanishflies[/url]

Anónimo disse...

[url=http://roundandbrown-com-fr33site.blogspot.com/]Latina Wants Americans[/url]
[url=http://akissbetweenthelegs-com-fr33site.blogspot.com/]Adorable Beauty Amateur Blonde Slut Sucking Huge Cock And Banana[/url]
[url=http://oxpass-com-fr33site.blogspot.com/]Kianna Dior Strips From American Colours[/url]
[url=http://teenybopperclub-com-fr33site.blogspot.com/]Busty Brunette Amateur Posing[/url]
[url=http://lumberjack-com-fr33site.blogspot.com/]Shy Girls Gets Convinced To Do Some Anal Sex[/url]
[url=http://finalteens-com-fr33site.blogspot.com/]Blond Anal Slut Doublefucked By Cocks And Dildos[/url]
[url=http://doctorbootygood-com-fr33site.blogspot.com/]Redhead Amateur Girl With A Dildo Spreading Her Pink Pussy[/url]

[url=http://hairypinktacos-com-fr33site.blogspot.com/]hairypinktacos[/url] [url=http://petiteteenager-com-fr33site.blogspot.com/]petiteteenager.com[/url] [url=http://wanadoo-fr-fr33site.blogspot.com/]wanadoo.fr[/url] [url=http://bustypassion-com-fr33site.blogspot.com/]bustypassion[/url] [url=http://nudecelebritypictures-nu-fr33site.blogspot.com/]nudecelebritypictures.nu[/url] [url=http://eurosexparties-com-fr33site.blogspot.com/]eurosexparties.com[/url] [url=http://hairydivas-com-fr33site.blogspot.com/]hairydivas.com[/url] [url=http://eliteclips-com-fr33site.blogspot.com/]eliteclips.com[/url] [url=http://x-ho-com-fr33site.blogspot.com/]x-ho[/url] [url=http://superdiosas-com-fr33site.blogspot.com/]superdiosas[/url] [url=http://bunnyteens-com-fr33site.blogspot.com/]bunnyteens[/url] [url=http://hqgal-com-fr33site.blogspot.com/]hqgal[/url] [url=http://monstersofcock-com-fr33site.blogspot.com/]monstersofcock[/url] [url=http://wowvids-com-f
r33site.blogspot.com/]wowvids.com[/url] [url=http://sublimemovies-com-fr33site.blogspot.com/]sublimemovies[/url] [url=http://youngerbabes-com-fr33site.blogspot.com/]youngerbabes.com[/url] [url=http://darlina-com-fr33site.blogspot.com/]darlina.com[/url] [url=http://adult-list-com-fr33site.blogspot.com/]adult-list[/url] [url=http://aebn-net-fr33site.blogspot.com/]aebn.net[/url] [url=http://two-lips-com-fr33site.blogspot.com/]two-lips[/url]

Anónimo disse...

[url=http://dansmovies-com.hereandnow0.com]Angel Analization And Oral[/url]
[url=http://sunporno-com.timetopaynow.com]Fingering Anal Breast Piercing Closeups Blonde[/url]
[url=http://twilightsex-com.frebnet.com]Sexy Asian Japanese Bunny In Hot Stockings Getting Fucked[/url]
[url=http://newgals-com.blotrer.com]Asian Babe Fingers Her Shaved Pussy While Riding A Hard Dick[/url]
[url=http://pictures-free-org.frebnet.com]Ebony Black Babe Getting Anal Ramming With Big Cock[/url]
[url=http://oxpass-com.hereandnow0.com]Plastic skirt[/url]
[url=http://moviepost-com.blotrer.com]Adorable Slim Mature Brunette On A Beach[/url]
[url=http://tinyeve-net.frebnet.com]Cute Sexy Asian Japanese Teen Kinky Hardcore Blowjob Action[/url]

[url=http://galleries4free-com.hereandnow0.com]galleries4free.com[/url] [url=http://drbizzaro-com.frebnet.com]drbizzaro.com[/url] [url=http://wannawatch-com.blotrer.com]wannawatch.com[/url] [url=http://eurosexparties-com.timetopaynow.com]eurosexparties.com[/url] [url=http:
//the-female-orgasm-com.beaffaired.com]the-female-orgasm.com[/url] [url=http://screwedupmovies-com.blotrer.com]screwedupmovies.com[/url] [url=http://gorillalinks-com.hereandnow0.com]gorillalinks.com[/url] [url=http://richards-realm-com.timetopaynow.com]richards-realm.com[/url] [url=http://movieshark-com.timetopaynow.com]movieshark.com[/url] [url=http://gigavids-com.frebnet.com]gigavids.com[/url] [url=http://indienudes-com.frebnet.com]indienudes.com[/url] [url=http://bravoteens-com.beaffaired.com]bravoteens.com[/url] [url=http://gorillalinks-com.hereandnow0.com]gorillalinks.com[/url] [url=http://searcholdies-com.timetopaynow.com]searcholdies.com[/url] [url=http://thongbattle-com.frebnet.com]thongbattle.com[/url] [url=http://moviepost-com.blotrer.com]moviepost.com[/url] [url=http://moviepost-com.blotrer.com]moviepost.com[/url] [url=http://trannysurprise-com.frebnet.com]trannysurprise.com[/url] [url=http://panty-ass-com.blotrer.com]panty-ass.com[/url] [url=http://x-ho-com.timetopaynow.com]x-ho.com[/url]

Anónimo disse...

[url=http://topcelebs-com.blotrer.com]Cock Hungry Brunette Tranny In Very Hard Anal Fucking Action[/url]
[url=http://timsmovies-com.timetopaynow.com]Super hot big tit babe krissy getting naked before bed[/url]
[url=http://virginfucked-com.frebnet.com]Lustful Latina Eating A Juicy Cock And Banging Hard Anally[/url]
[url=http://mysecretmovies-com.frebnet.com]Blond Anal Slut Doublefucked By Cocks And Dildos[/url]
[url=http://lonely-wolf-com.blotrer.com]Horny N Cute Czech Amateur Gives An Intense Outdoor Blowjob[/url]
[url=http://dirtydaughter-com.timetopaynow.com]Movies Showing Playful Amateurs Playing A Sex Game In A Circle[/url]
[url=http://worldsex-com.blotrer.com]Threesome Anal Orgy[/url]
[url=http://free2peek-com.beaffaired.com]Extreme Amateur Wife Shows Her Ass And Bizarre Anal Cumshots[/url]

[url=http://mature-nl.timetopaynow.com]mature.nl[/url] [url=http://pornoho-com.blotrer.com]pornoho.com[/url] [url=http://hq-teens-com.blotrer.com]hq-teens.com[/url] [url=http://xmeup-com.beaffaired.com]xmeup.com[/url] [url=http://longestlist-com.frebnet.com]longestlist.com[/url] [url=http://grannyorgies-com.frebnet.com]grannyorgies.com[/url] [url=http://30moms-com.frebnet.com]30moms.com[/url] [url=http://adultbuffet-com.blotrer.com]adultbuffet.com[/url] [url=http://ultrasexmovies-com.timetopaynow.com]ultrasexmovies.com[/url] [url=http://pornstarvid-com.beaffaired.com]pornstarvid.com[/url] [url=http://nexxx-com.hereandnow0.com]nexxx.com[/url] [url=http://seehersquirt-com.beaffaired.com]seehersquirt.com[/url] [url=http://toons-fuck-com.timetopaynow.com]toons-fuck.com[/url] [ur
l=http://tittypalace-com.blotrer.com]tittypalace.com[/url] [url=http://fat-tgp-com.hereandnow0.com]fat-tgp.com[/url] [url=http://sublimepie-com.timetopaynow.com]sublimepie.com[/url] [url=http://topcelebs-com.blotrer.com]topcelebs.com[/url] [url=http://ohgood-com.hereandnow0.com]ohgood.com[/url] [url=http://so-so-young-com.frebnet.com]so-so-young.com[/url] [url=http://teenseven-com.frebnet.com]teenseven.com[/url]

Anónimo disse...

[url=http://bravogirls-com-a7nbqd.blogspot.com/]Asian Cutie Fucked By Big Dong[/url]
[url=http://freehugemovies-com-d8j7r5.blogspot.com/]Blonde Amateur Mature Dildoing[/url]
[url=http://bravovids-com-bzcu24.blogspot.com/]Adorable Lesbian Teens Draws Rough Kissing And Dildoing[/url]
[url=http://bigcockteenaddiction-com-kpqf40.blogspot.com/]Angel Long Hot Ass To Mouth[/url]
[url=http://babes4free-com-w6pqq4.blogspot.com/]Busty Pornstar Eva Angelina Getting Nailed Hard On The Couch[/url]
[url=http://babeshunter-com-ozjkle.blogspot.com/]Checkout This Adorable Chick Having Anal Sex[/url]
[url=http://brandibelle-com-mzqj8l.blogspot.com/]Lustful Latina Eating A Juicy Cock And Banging Hard Anally[/url]
[url=http://fathut-com-d756hd.blogspot.com/]Eva Angelina Spreads On A Couch[/url]

[url=http://bigtitpatrol-com-bw5t27.blogspot.com]bigtitpatrol[/url] [url=http://brandibelle-com-mzqj8l.blogspot.com]brandibelle.com[/url] [url=http://bodsforthemods-com-t02jw3.blogspot.com]bodsforthemods.com[/url] [url=http://freegonzo-com-o6u61q.blogspot.com]freegonzo[/url] [url=http://bigassadventure-com-g4lvyk.blogspot.com]bigassadventure.com[/url] [url=http://darlina-com-bx00c2.blogspot.com]darlina.com[/url] [url=http://adult-clips-com-gk0fcd.blogspot.com]adult-clips.com[/url] [url=http://cumfiesta-com-mtwh7d.blogspot.com]cumfiesta[/url] [url=http://allrealitypass-com-ifrnd2.blogspot.com]allrealitypass[/url] [url=http://dansmovies-com-ac48r8.blogspot.com]dansmovies[/url] [url=http://amazingcum-com-bd7uu0.blogspot.com]amazingcum[/url] [url=http://dansmovies-com-ac48r8.blogspot.com]dansmovies[/url] [url=http://b
abeshunter-com-ozjkle.blogspot.com]babeshunter[/url] [url=http://between-legs-com-d4wk3c.blogspot.com]between-legs.com[/url] [url=http://brandibelle-com-mzqj8l.blogspot.com]brandibelle.com[/url] [url=http://fatfucks-com-t232q4.blogspot.com]fatfucks.com[/url] [url=http://freeones-com-mb70w6.blogspot.com]freeones[/url] [url=http://eliteclips-com-kagn5q.blogspot.com]eliteclips.com[/url] [url=http://clipgalaxy-com-i4z645.blogspot.com]clipgalaxy[/url] [url=http://bigfreesex-com-i2csy2.blogspot.com]bigfreesex[/url]

Anónimo disse...

[url=http://18to19-gxpcq2.blogspot.com/]Hot Blonde In Anal Mmf Action[/url]
[url=http://shesexy-r0xgqk.blogspot.com/]Amateur Mature Showing Pussy[/url]
[url=http://freeones-magybd.blogspot.com/]Dirty Amateur Asian Teen Slut Dana Gets A Rough Pussy Banging[/url]
[url=http://dansmovies-d1im0i.blogspot.com/]Horny Amateur Blonde Babe Brandi Gets Fucked Hard In Doggystyle[/url]
[url=http://youngerbabes-ozva22.blogspot.com/]Sporty katie with big boobs[/url]
[url=http://freeones-magybd.blogspot.com/]Full Satisfaction Of The Insatiable Blonde[/url]
[url=http://movietitan-b7ji6a.blogspot.com/]Cute Asian Girls Bondaged By Master[/url]
[url=http://shesexy-r0xgqk.blogspot.com/]An Horny Amateur Couple Is Fucking On The Camera[/url]

[url=http://3pic-di2sa1.blogspot.com]3pic[/url] [url=http://frogsex-mslxn8.blogspot.com]frogsex[/url] [url=http://el-ladies-com-i882ve.blogspot.com]el-ladies.com[/url] [url=http://tiny18-ej1vb4.blogspot.com]tiny18[
/url] [url=http://fuckk-com-h1cbun.blogspot.com]fuckk.com[/url] [url=http://porneskimo-rfkpc7.blogspot.com]porneskimo[/url] [url=http://planet-katie-o7sbib.blogspot.com]planet katie[/url] [url=http://xnxx-com-b15574.blogspot.com]xnxx.com[/url] [url=http://searchbigtits-hheauk.blogspot.com]searchbigtits[/url] [url=http://beautyass-gac24a.blogspot.com]beautyass[/url] [url=http://pandamovies-o88nez.blogspot.com]pandamovies[/url] [url=http://grannypictures-t512dm.blogspot.com]grannypictures[/url] [url=http://blboys-wkghay.blogspot.com]blboys[/url] [url=http://ibizababes-merpev.blogspot.com]ibizababes[/url] [url=http://twilightsex-hztm34.blogspot.com]twilightsex[/url] [url=http://grannypictures-t512dm.blogspot.com]grannypictures[/url] [url=http://little-summer-b3i4fm.blogspot.com]little summer[/url] [url=http://xlxx-en2gcc.blogspot.com]xlxx[/url] [url=http://fatfucks-a4q376.blogspot.com]fatfucks[/url] [url=http://innocentdream-o6abkn.blogspot.com]innocentdream[/url]