quarta-feira, julho 08, 2009

Jon Stewart – O financeiro norte-americano Bernie Madoff montou um esquema de Ponzi na prisão


Jon Stewart: Finalmente aconteceu, o arquitecto do maior “esquema de Ponzi” da História, Bernie Madoff, foi condenado à pena máxima, 150 anos de prisão, por defraudar milhares de pessoas em milhares de milhões de dólares.

O especialista em "Ponzologia" do Daily Show, John Oliver, estava à porta do tribunal quando a sentença foi anunciada.

Jon Stewart: Bernie Madoff já passou alguns meses na prisão. Como é que ele se tem adaptado a essa vida, que é muito diferente, o que tem feito?

John Oliver: Tem feito as coisas normais, é óbvio que faz exercício físico, e tem também andado a estudar o Alcorão. Ele precisa de protecção. Até aqui pode ser apanhado pelos credores.

Jon Stewart: Ele tem um emprego na prisão?

John Oliver: É interessante, está a trabalhar por conta própria e, na verdade, três dias depois de ter chegado à prisão, lançou um fundo prisional que estava a render duas pívias por cada maço de tabaco investido. É óbvio que a taxa de retorno era ridícula e foi logo exposta como uma grande fraude. O que significa que agora há um grande número de reclusos trabalhadores que nunca verão as centenas, e em alguns casos milhares de pívias com as quais contavam.

Jon Stewart: O Bernie Madoff tinha um esquema de Ponzi de pívias na prisão?

John Oliver: Exacto, Jon. Um leopardo nunca perde as pintas.

Jon Stewart: No esquema de Ponzi, fica-se sem dinheiro e não se pode pagar às pessoas. É finito. Mas com todas as pívias que deve às pessoas, ele não pode… dá-las?

John Oliver: Não, Jon… escuta, é complicado. A maioria das pessoas não compreende. Deixa-me explicar em termos para leigos. Essas pívias não são reais, o que eles estão a comprar é a promessa de uma pívia, que depois Madoff acumulava e comprava. Ele estava basicamente a vender derivativos de pívias.

Jon Stewart: Mas ainda podia… tem duas mãos e muito tempo livre, não podia dar as pívias?

John Oliver: Não, Jon, não estás a perceber nada. Ele é o corretor de pívias. Ele não dá as pívias. Não interessa se é ele ou outro a dar, o que interessa é que todo o sistema se baseia numa mentira sedutora. Assim, por apenas alguns cigarros, os prisioneiros podem recostar-se e viver num mundo de pívias contínuas.

Jon Stewart: Não percebo mesmo nada de finanças…


8 comentários:

xatoo disse...

impagável!
e pode-se talvez introduzir alguma diversidade no esquema por forma a que se converta em prática auto-gestionária - porque as píveas quando batidas com a mão esquerda (no caso de um gajo não ser canhoto) parecem batidas por outra pessoa.
O que é sempre "um valor acrescentado" na planificação neoliberal (a ideia de que...)

Anónimo disse...

Ora aí está o xatoo a falar do que sabe.

:)

Anónimo disse...

Caro Diogo
Cada vez que se fala no sr Madoff, lembro-me sempre dos vários Madoffinhos portugueses que montaram o esquema da reforma.
Até se podia dar o nome de Reforma Piramidal Legal.
Carlos

Humpty Dumpty disse...

O Esquema Madoff (ou Ponzi) está a bem explicito em Portugal. Se não acreditam então copiem este link para o vosso browser: http://www.ionline.pt/conteudo/12197-quando-o-jogo-e-negocio-bolha-que-faz-rodar-milhares-euros---video

manuel gouveia disse...

Pergunta estúpida: E se alguém em Portugal brincasse assim com o Dias Loureiro?

alf disse...

então não dizem que «ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão»? A verdade é que a generalidade das pessoas que entra em esquemas de pirâmide sabe perfeitamente onde está a entrar e entra com a convicção que quem pagará a factura será quem depois vier.

Eu conheci algumas pessoas a entrar nestas coisas e estavam perfeitamente conscientes. E chamaram-me «parvo» por eu não «aproveitar».

Afinal, o Madoff talvez não seja muito diferente de muitas das pessoas que lhe entregaram dinheiro...

Por outro lado, terá havido muita gente que o fez convencida que o Madoff era «credível», porque nós, através do ensino e não só, estamos a formar uma sociedade de «crentes» , que segue as pessoas que consideram «credíveis»

Ora as pessoas que parecem credíveis raramente o são, porque ser «credível» é a ferramenta para enganar o próximo.

Façam a lista das pessoas «credíveis» da nossa sociedade e logo verão... podem começar pelo BPP, havia algo mais credível?? (tirando o «aquecimento global»)

Anónimo disse...

Não está relacionado com este post ... ou estará, mas aqui um link sobre o H1N1 e H5N1 para verem e comentarem se é que ainda não viram
http://www.youtube.com/watch?v=0K2LdGUca9w

Ana Camarra disse...

Diogo

Tenho passado por cá mas sempore a correr, este esquema das piramides é velho mas continua.
Como é que se continua a cair nisto?
Na promessa do dinheiro imediato sem produzir ponta de corno?
(desculpa a linguagem)

Beijos