quarta-feira, junho 27, 2012

Poderão os computadores alguma vez possuir inteligência própria? E significará isso o fim dos empregos?




Poderão os computadores alguma vez possuir inteligência própria?

Esta é uma questão que se tornou mais um facto científico do que ficção científica nos anos mais recentes, e, segundo resultados de uma experiência da Google recentemente anunciados, a resposta pode ser positiva.

Andrew Ng , director do Laboratório de Inteligência Artificial de Stanford, trabalhou em conjunto com os engenheiros do Google X-Lab com o objectivo de criar uma das maiores redes neuronais artificiais do mundo.

A rede era composta por 16.000 processadores de computadores com mais de mil milhões [a billion] de conexões – um "Google Brain," como lhe chamou o New York Times.


O cérebro humano possui entre 10.000.000.000 e 100.000.000.000 (dez mil milhões a cem mil milhões) de neurónios. Estes cooperam e interagem entre si. Estima-se que existem entre 100.000.000.000.000 e 1.000.000.000.000.000 (cem biliões a mil biliões) de conexões entre os neurónios.



A Lei de Moore - A "profecia" feita em 1965 por Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, de que a partir dessa data a potência dos processadores duplicaria a cada 18 meses mantendo-se o custo constante, sobreviveu durante mais de quatro décadas e é válida ainda hoje. A IBM apresentou em 2010 o que era na altura o processador mais rápido do mundo com 1 400 000 000 (1,4 mil milhões) de transístores. Hoje, o GPU da AMD incorpora uns impressionantes 4,3 mil milhões de transístores.

Apesar do ciclo evolutivo dos transístores estar próximo do fim, eles ainda devem continuar a evoluir até aos limites das técnicas de 0.02 mícron, onde cada gate terá o equivalente a apenas um átomo de ouro de largura. Esgotadas as possibilidades dos transístores, restam ainda os chips ópticos, os nanotubos, os processadores quânticos e o que mais poderá surgir pela frente.



Utilizando as mais avançadas técnicas de aprendizagem automática, este cérebro artificial foi capaz de aprender por si próprio o aspecto de um gato, utilizando 10 milhões de imagens extraídas de vídeos do YouTube. Os investigadores ficaram surpreendidos com o resultado da simulação.

"Nunca lhe dissemos durante o treino, 'Isto é um gato,'" afirmou o engenheiro da Google, Jeff Dean, no artigo do New York Times. "A rede basicamente inventou o conceito de um gato. Teremos obtido provavelmente outros conceitos que serão perfis de gatos."

Pelo facto dos vídeos terem sido seleccionados de forma completamente aleatória, os investigadores aperceberam-se que os resultados da simulação demonstraram um dos principais interesses dos humanos na era da Internet.

Cientistas do X Laboratory da Google, o mesmo laboratório reconhecido por experiências inovadoras como os automóveis sem condutor, têm andado a fazer experiências no campo da inteligência artificial e redes neuronais há anos, afirmou Andrew Ng.

"Esta pesquisa representa uma nova geração de ciência computacional que explora os custos cada vez menores da computação e a disponibilidade de enormes conjuntos de computadores interligados em centros de dados gigantescos," escreve John Markoff. "Está a conduzir a avanços significativos em áreas tão diversas como a visão e a percepção pela máquina, o reconhecimento da fala e a tradução linguística."

Esta simulação de reconhecimento de gatos teve uma qualidade muito superior a outras tentativas anteriores, praticamente duplicando a precisão no reconhecimento de objectos difíceis.

Hoje, gatos na Internet – amanhã, quem sabe?



***************************************

Em suma

É evidente que por muita capacidade e inteligência que o nosso computador biológico possua, a sua evolução está praticamente estagnada ao passo que a evolução da capacidade e inteligência dos computadores «mecânicos» é exponencial.

Comparando hoje o número de neurónios existente num cérebro humano com o número de transístores de um único processador, vemos que o cérebro tem ainda vinte vezes mais. Mas durante quanto tempo? Décadas? Meia-dúzia de anos? E depois disso?

Em suma, dentro de muito pouco tempo a máquina terá muito mais inteligência e capacidade do que o homem. A produção económica estará toda entregue às máquinas e será o fim do emprego.

Acontece que sem empregos, não haverá salários. Sem salários, não haverá poder de compra. Sem poder de compra, não há vendas. Sem vendas, não há lucro. Sem lucro, não haverá propriedade privada dos meios de produção.


18 comentários:

Anónimo disse...

"É evidente que por muita capacidade e inteligência que o nosso computador biológico possua, a sua evolução está praticamente estagnada "

Nem sabes o quanto estás errado.

Diogo disse...

Anónimo, e estou errado porquê?

Não basta afirmar sim ou não. É necessário explicar a lógica que subjaz à afirmação.

WOLF disse...

"É evidente que por muita capacidade e inteligência que o nosso computador biológico possua, a sua evolução está praticamente estagnada "

Caro Diogo em primeiro lugar é só olhar para decadência civilizacional do presente e ver o quanto ainda nos podemos e DEVEMOS nos potencializar.

Segundo é uma constatação sua algo arrogante pois há pessoas que conseguem fazer coisas incriveis com a mente,já não falo do altissimo nivel intelectual e nivel de consciência e criatividade que as faz sentirem se isoladas no meio deste gado todo.

Muitos génios,dotados de um maior potencial cerebral conseguem coisas que muitas vezes não referem á dita opinião publica oua até mesmo a conhecidos,tanto por receio de serem chamados de malucos ou simplesmente pelo facto de quererem guardar para si essas capacidades e estudar as mesmas interiormente para melhor as perceber e desenvolver.

Não é por acaso o ditado que os verdadeiros génios são homens isolados.

Pudera...É só olhar para o "nível" das massas e percebe se o distanciamento...

Terceiro a qualquer momento pode outra vez uma "mão amiga" potenciar a humanidade para dar um salvo civilizacional(não confundir com salto tecnologico),tal como aconteu com os atlantes,egipcios,maias,sumérios,gregos,romanos,nazis...

Só alguem muito ingénuo pode pensar que viemos mesmo do macaco e daí todas as diferentes raças humanas e o potencial humano extraordinário.

As maiores civilizações todas elas tinham algo em comum apesar das distançias geográficas entre elas.

Alto conhecimento astrológico,alto conhecimento tecnológico,espiritualismo muito avançado na elite(não havia cá utopias democraticas,mandava quem devia mandar),gravuras e relatos de "seres" do céu,ora com a designação de Deuses ora com outras.

O que é certo é que alguem deu um empurrãozinho á humanidade...

E talvez fosse hora de os mesmos darem uma mãozinha novamente para a raça nobre,escolhida por eles para liderar para que ponha isto no sítio porque a decadência actual não se encontra nivel semelhante nem nas alturas mais decadentes da historia.

A evolução tecnológica sem ser acompanhada de ética e evolução espiritual obviamente que irá originar uma ditadura tecnológica,uma sub humanidade e o fim da liberdade onde houver civilização.

E agora podem me chamar maluco á vontade...

Abraços e beijinhos...

Diogo disse...

Caro WOLF,

Por muito que possamos ainda potenciar as nossas capacidades cerebrais, o número dos nossos neurónios, axónios e sinapses não vai aumentar de forma significativa. Por outro lado, o número de transístores dos processadores continua a aumentar de forma exponencial (duplica a cada 18 meses). Donde, a curto prazo, a inteligência das máquinas disparará rumo ao infinito.

E, se algum ser ou seres divinos deram um empurrãozinho à humanidade, deviam ter empurrado muitíssimo mais. Basta observar toda a miséria e sofrimento que grassa hoje pelo planeta para perceber que o «empurrãozinho» foi insuficiente.

Beijinhos e abraços

Jorge disse...

Se acontecer com o emprego industrial o mesmo que ocorreu com o emprego rural, não haverá empregos suficientes no setor de serviços para substitui-los porque os próprios empregos desse setor estão sendo rapidamente automatizados e eliminados.

J. Lopes disse...

Admitindo esse raciocínio, não há razão para pensar que os computadores não se vão tornar cada vez mais poderosos. Hão-de continuar a desenvolver-se até serem muito mais inteligentes do que nós e vão trabalhar a velocidades cada vez maiores e com cada vez mais dados. E nem precisam de parar para almoçar! Bye, bye human jobs.

Mas então porque é que uma inteligência infinitamente superior iria querer ser escrava de uns homenzitos tão limitados?

Armando disse...

Poder pode, mas quem vai consumir os produtos feitos pelos computadores?

Como sair disto, eis a questão!...

Diogo disse...

Jorge, não tenha dúvida. A máquina tomará completamente conta da produção.


Lopes, e porque é que uma inteligência infinitamente superior não iria ser escrava de uns homenzitos tão limitados?
O sentimento de status social ou de poder é próprio dos homenzitos limitados e das espécies inferiores. Porque esse poder e esse status dás-lhes mais bens materiais. As máquinas não têm necessidade disso.


Armando, quem vai consumir os produtos feitos pelos computadores serão as pessoas. As comunidades distribuirão senhas ou dinheiro pelas pessoas e estas consomem. Isto enquanto houver alguma necessidade de racionamento (o que não durará muito).

Anónimo disse...

Uma sociedade onde grande parte do trabalho é feito por máquinas não necessita de empregos. Este pensamento de que é preciso trabalhar para se ganhar é um pensamento para quem defende a desigualdade e existência de classes. Ultrapassada essa mentalidade, atinge-se uma sociedade já preconizada pelo movimento Zeitgeist.
http://youtu.be/rdIeqGKfUD8

Anónimo disse...

Em Portugal 230 pessoas estão já nesse estádio civilizacional,não necessitam trabalhar.

Streetwarrior disse...

Bruno, nunca as máquinas conseguiram ser superiores ao ser humano porque...é o ser humano que programa as máquinas.
Não te esqueças que 1 computador pode exercer uma serie de funcinalidades melhor que o homem, apenas porque está "programado " pelo humano para as fazer.
Em Segundo lugar, acredito que irá acontecer sim, é a elite, livrar-se de parte da população, deixando apenas a necessária para manter certas funcionalidades que a automatização, nunca conseguirá.
Mas essa que ficar, será, mesclada meio humano meio máquina, removendo-lhe completamente genes competitivos que os puderiam ambicionar a tomar conta do puder.

Como podes ver aqui nesta palestra dada por Nick bostrom

http://www.ted.com/talks/nick_bostrom_on_our_biggest_problems.html

(Quem é Nick Bostrom?
Nick Bostrom, director of Oxford's Future of Humanity Institute.)

Repara que o mesmo, quer retirar o gene da competição e outros altamente, "maçadores".
Como podes perceber, eles pretendem uma massa de carneiros mansos sem qualquer ambição.

E Agoras fica com esta, para te cair os queixos.
Só nos primeiros 10 minutos, jogas as mãos á cabeça e perceberás a teia que nos estão a preparar

"The World in 2030" by Dr. Michio Kaku
http://www.youtube.com/watch?v=219YybX66MY

Estás muito longe da verdade e do futuro próximo.

Streetwarrior disse...

perdão, a parte interessante da entrevista do prof Michio kako começa aos 11.40...ah, e tens lá a tua lei de moore também.

voz a 0 db disse...

Que pena que o Michio vai morrer antes deste futuro ser presente!
E felizmente que eu também estarei morto nesse futuro!
Pois não me soa a que seja um futuro muito melhor que o presente...

voz a 0 db disse...

Mas já que estamos a falar de cenários... Adoro ver estes tipos que vivem nas suas bolhas futuristas...
Gostava de ser mosca para ver este bacano no meio de nenhures a ver que teoria ele inventava!!! Por outras palavras se este bacano não tivesse, tal como eu, escravos a trabalhar para ele (e para mim) gostava de saber se tinha TEMPO para desperdiçar com estas TRETAS!
É graças aos ESCRAVOS da nossa Espécie que chegamos onde chegamos... Resta saber se pretendemos continuar a ESCRAVIZAR as maiorias... Bem que pergunta mais idiota... A resposta é óbvia!!!

Streetwarrior disse...

Voz...o futuro não é melhor nem pior, apenas o É.

Repara, se perguntares a todos aqueles que já passaram o seu tempo, qual a melhor epoca, todos eles, dirão a sua.
No entanto, se perguntares a todos aqueles que nasceram após, todos eles dirão que não querem regressar ao passado.
Simples.

By the way...
O que o professor Michio diz, faz muito sentido...aliás, já nos andavam a pre.programar para isso desde o relatório minoritario, por isso, não tenho a minima duvida.

Anónimo disse...

Ó Diogo,
Encontrei aqui um moço que pensa...ora veja:

http://amacada.blogspot.pt/2012/06/deus-ex-machina-super-idiotas-semi.html

Sied"

Joaquim disse...

"Em suma, dentro de muito pouco tempo a máquina terá muito mais inteligência e capacidade do que o homem. A produção económica estará toda entregue às máquinas e será o fim do emprego."

Se a maquina for mais em tudo, porque haverá de sugeitar-se há vontade do Homem ?

Se a maquina for mais em tudo, o Homem pensa vou fazer um poema e uma maquina diz-lhe eu faço melhor, se quizer tocar musica a maquina diz eu toco melhor, então o homenzinho vai fazer o quê ?

Já agora qual é o algoritmo do fucionamento das pessoas ? e se houver porque é que á tantos quantas as proprias pessoas ?

Obrigado pela ajuda
Joauim

Anónimo disse...

Your style is really unique compared to other people I've read stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this web site.

my website visit the official web site