quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Jon Stewart: Na América deixámos de sacrificar as liberdades civis na guerra contra o terrorismo. Foi Obama quem o disse…


No Daily Show, Jon Stewart mostra-se, neste vídeo, sarcasticamente optimista quanto às promessas de liberdades civis anunciadas por Barack Obama. Este afirmara numa conferência de imprensa que Guantánamo seria encerrada dentro de menos de um ano.

Jon Stewart: Um ano? Não quero ser idiota, mas… é preciso empacotar muita coisa para fechar? Há lá um colchão, alguns Alcorões… Digo-te, a Moiches (empresa de mudanças) faz isso numa tarde.


Num número de ventriloquismo, Stewart entabula um diálogo com o boneco Gitmo [um prisioneiro de Guantánamo]

Jon Stewart: Com mais informações sobre o encerramento desta prisão infame, temos o nosso homem no interior da prisão, o detido de Guantánamo, Gitmo. Muito obrigado por estares connosco, Gitmo, tu já estás preso em Guantánamo há algum tempo. Deve ser um dia feliz para ti.

Gitmo: Gitmo não estar muito satisfeito. Terem dito a Gitmo muitas vezes que ele vai voltar para casa. Gitmo saber ser uma técnica para abalar o Gitmo.

Jon Stewart: Não! A sério, Gitmo, é verdade! O presidente Obama já começou a encerrar Guantánamo. Até já acabou com as técnicas de interrogatório avançadas.

Gitmo: A sério? Então porque é que Gitmo ainda ter mão enfiada no rabo?

Jon Stewart: Gitmo, finalmente estamos a tentar fazer o que está certo.

Gitmo: Está bem. Gitmo dar-vos benefício da dúvida. Mas para onde enviam Gitmo? Não poder libertar Gitmo. Gitmo ser louco agora.

Jon Stewart: Gitmo, ainda estamos a tratar dos pormenores. Mas é uma nova era, Gitmo. Na América deixámos de sacrificar as liberdades civis na guerra contra o terrorismo. O presidente Obama disse isso.

Gitmo: Sim! Gitmo adorar presidente Obama! Finalmente Gitmo ver promessa da América! É um novo começo para todos nós! Sim!

Jon Stewart: Ainda bem que sentes isso, Gitmo. Acho que ultrapassámos a crise. Sabem disso, certo?

Gitmo: Sabes, Gitmo e os amigos de Gitmo continuam a querer matar-vos. Queremos destruir o vosso estilo de vida.

Jon Stewart: Sim, nós sabemos, Gitmo, mas com estes abusos às nossas liberdades, estamos a fazer isso por vocês.

Gitmo: Não estão seguros… Não querem estar seguros?

Jon Stewart: Gitmo, não existe segurança! Façamos nós o que fizermos, a nossa segurança não está garantida. É esse o preço a pagar por uma sociedade livre. Finalmente vamos fazer o que está certo.

Gitmo: Sou muito assustador…

Jon Stewart: Gitmo, isto não tem nada a ver contigo. Não podes definir-nos. Trata-se de não deixar que o medo faça isso.

Gitmo: Correio! [Gitmo entrega uma carta a Jon Stewart que a abre e donde sai um pó branco].

Jon Stewart: Isto é antrax?

Gitmor: Não... Açúcar em pó. Mas não querem bisbilhotar o correio de toda a gente agora?

Jon Stewart: Não. Podemos salvaguardar-nos bem com tácticas inteligentes e legais.

Gitmo: Deixo-vos em paz se me arranjarem virgens…


Vídeo legendado em português:

7 comentários:

Ana Camarra disse...

Diogo

Estou como Gitmo, vão mudar? Então porque mantéem a mão onde não devem?

beijo

Diogo disse...

Ana,

Não só mantêm como tencionam aumentar:

Obama vai pedir 200.000 M dólares para guerras dos EUA

http://www.diariodigital.pt/news.asp?section_id=0&id_news=375002

O presidente norte-americano, Barack Obama, vai pedir mais de 200 mil milhões de dólares para enfrentar nos próximos 18 meses os custos de guerra dos Estados Unidos, segundo um relatório divulgado hoje pela CNN.

Beijo

xatoo disse...

Guantanamo não só deveria ser encerrada como a própria base militar yankee em si, um enclave territorial ocupado por concessão por um periodo de tempo que já expirou há muitosa anos, deveria ser devolvida aos seus legitimos donos: o povo de Cuba.

Anónimo disse...

Fez-se justiça!

Parece que foram devolvidos os livros apreendidos na feira do livro, lá em Braga. O caso causou polémica, porque não se apreendem assim livros, do pé para a mão. É contra a democracia e os direitos fundamentais do cidadão e isso. Até vimos o senhor da organização a dizer que isto nunca sucedera desde o 25 de Abril. Deve ver pouco as notícias, tão atarefado anda a cultivar-se. Se o fizesse, saberia que neste país foram apreendidos livros a nacionalistas nos últimos anos. mas aí talvez não seja de contabilizar porque a cultura, já se sabe, é privilégio da esquerda (mesmo que mal saiba ler e assinar o nome).

Zorze disse...

O Gitmo é que a sabe toda!

Abraço,
Zorze

contradicoes disse...

Julgo que nisto se aplica a máxima de que (de bons intencionados está o inferno cheio). Sempre afirmei que de criaram demasiadas expectativas em redor deste político, que à medida que o tempo vai avançando se vão frustrando.

Anónimo disse...



Here is my websіte - tantric Massage
Here is my webpage ... sensual massage London