domingo, outubro 14, 2007

The hollow steel shaft - O poço de aço vazio



O Relatório Final da Comissão do 11 de Setembro negou a existência de 47 colunas centrais de cada uma das Torres do Wold Trade Center, afirmando:

"O núcleo interior dos edifícios era um poço de aço vazio, no qual foram agrupados elevadores e escadas."

«The interior core of the buildings was a hollow steel shaft, in which elevators and stairwells were grouped






No entanto, a verdade é um pouco mais complexa:

No núcleo central de cada uma das torres gémeas do World Trade Center existiam 47 colunas em caixa de aço maciças conectadas umas às outras por vigas de aço dentro de uma área rectangular de piso de aproximadamente 26,5 x 41,8 metros. Cada coluna, além de ter pelo menos 91 por 41 cm, tinha paredes que eram de pelo menos de 10 cm de espessura na base, estreitando-se nos andares superiores, os quais tinham menos peso para suportar.


Partes das colunas em aço temperado encontradas no Ground Zero




Estes edifícios de 110 andares colapsaram em pilhas de entulho com apenas uns poucos andares de altura. Como foi isto possível? O núcleo de cada torre continha 47 colunas em caixa de aço maciças. De acordo com a teoria da panqueca, os suportes horizontais de aço escaparam das colunas verticais. Mas se foi isto que aconteceu, as 47 colunas centrais teriam permanecido de pé. A Comissão do 11 de Setembro sugeriu uma solução ousada para este problema. A Comissão simplesmente negou a existência das 47 colunas centrais, afirmando: "O núcleo interior dos edifícios era um poço de aço vazio, no qual foram agrupados elevadores e escadas [The interior core of the buildings was a hollow steel shaft, in which elevators and stairwells were grouped] - (Kean e Hamilton, 2004, 541 note 1).



Voilà! Sem quaisquer 47 colunas centrais de aço maciço, o principal problema da versão oficial sobre o colapso das torres está removido.

Sem coluna vertebral, como se infere do Relatório Final da Comissão do 11 de Setembro, as Torres do Wold Trade Center ruíram desamparadas ao fim de 1 hora.

4 comentários:

augustoM disse...

Mais uma teoria para o desastre das torres, verosímil diga-se passagem, mas são tantas as teorias, que acabamos por ficar confusos, mas de uma coisa penso que podemos ficar cientes, os aviões só por si, não foram os causadores da tragédia.
Quanto ao meu texto, não pretendo abordar a problemática da Guerra Civil, talvez noutros, mas uma tentativa de se compreender o “american way”. Li com atenção o texto que transcreveste, uma perspectiva nova foi abordada, a interferência da Europa. Mais tarde poderei falar do assunto.
Um abraço. Augusto

inominável disse...

teoria a mais, teoria a menos...

xatoo disse...

Efectivamente a Censura hoje em dia exerce-se pelo excesso de informação - as pessoas, constantemente bombardeadas por informação que não capazes de discernir se é verdadeira ou falsa, ficam indefesas. Apesar disso, e para que se veja a força que adquiriu a "teoria da conspiração" respeitante ao 11/9, mais de 50 por cento de americanos, segundo as sondagens, não têm dúvidas em afirmar que deve ser aberto novo inquérito oficial - por forma a que se proceda a uma investigação independente.
Por mim, ainda não perdi a esperança de ver a tropa dos buchs de fatinho às riscas preto e brancas

a.castro disse...

Caro Diogo, obrigado pelos comentários que tem feito no meu blog.
Relativamente ao assunto tratado neste seu post, aqui deixo um link que se debruça constantemente sobre a mesma coisa.
Abraço.