quarta-feira, maio 06, 2009

Jon Stewart – Num mês apenas, a CIA efectuou 183 simulações de afogamento a um único terrorista da Al-Qaeda

Water-boarding


Jon Stewart, do Daily Show, fala-nos na aplicação da tortura pelos EUA na «Guerra ao Terrorismo», e da divulgação aos quatro ventos dos suplícios infligidos aos terroristas:


Jon Stewart: Vamos directos ao assunto. A América onde estamos, é um país simples, governado por regras simples. Aliás, quanto mais simples, melhor.

George Bush: Não torturamos.

Jon Stewart: Não torturamos! Duas palavras que não são suficientemente repetidas, que simbolizam a América, como "amo-te" ou "onde está a carne?"

É completamente claro. Mesmo que as coisas se compliquem, mesmo que os nossos inimigos sejam impiedosos, não torturamos. A questão não é se a declaração é verdadeira ou não. A questão é que esta m… é preocupante. Claro que nada disto faz diferença aos admiradores do Sr. Sim, Podemos Mudar [Barack Obama].


Canal de TV: O presidente Obama divulgou os memorandos do governo Bush, expondo o seu manual de tortura.

Jon Stewart: Boa! Agora em vez de apreciar o facto de não torturarmos, temos de ver uma lista das coisas que não fazemos, numa tentativa gritante de magoar os nossos cérebros.


Sucessão de flashes televisivos:

CNN: Os métodos usados incluem simulação de afogamento…

Canal de TV: A face era regada com água de jarros ou mangueiras…

CNN: Tinham de ficar ajoelhados, enquanto eram forçados a inclinar-se direitos para trás…

Canal de TV: Confinavam os suspeitos numa caixa apertada com um insecto…

Canal de TV: Qualquer coisa como uma lagarta…


Jon Stewart: sendo mais específico, um prisioneiro da Al-Qaeda passou pela simulação de afogamento 183 vezes num mês, e esta é a pior parte: 185 simulações e recebe-se pão de alho de graça. É preciso passar pela simulação de afogamento 183 vezes? O grau de eficácia não diminui? Presumo que, depois de 90 simulações, ele pense: "Não me vão mesmo afogar, pois não?"

Michael Hayden, director da CIA na era de Bush, defendeu a utilização dessas tácticas contra sujeitos que já tinham dito tudo o que sabiam.


Pivot do um Canal de TV: Toda a informação que [Abu Zubaydah] revelou, surgiu antes de ter sido sujeito a simulações de afogamento, antes de ser esbofeteado, antes de ser atirado contra uma parede.

Michael Hayden da CIA: Devo corrigi-lo. Foi atirado contra uma parede falsa e flexível, com uma protecção no pescoço para que não se magoasse.

Jon Stewart: E, para sermos justos, se me permite, a água que usámos para as simulações era tépida e tinha um pH equilibrado. E as algemas das posições de tensão eram sempre as peludas da Spencer Gifts. Não somos nenhuns selvagens!

And goes on and on...


VÍDEO legendado em português:


.

11 comentários:

Ana Camarra disse...

Diogo

Assim se prova a diferença da nova gestão, esta questão, o envio de soldados, afinal vão fachar umas empresas, afinal o Silvio Rodriguez nã pode ir á homenagem do amigo Pete Seeger porque é Cubano, etc...

Beijos

Zorze disse...

E as torturas que o público não sabe e que não vêem nos daily shows.
As psicológicas, também...
Infelizmente, quebrar a personalidade já é uma ciência latente.

Abraço,
Zorze

xatoo disse...

uf, venho exausto de ver o Chelsea-Barcelona
e estive a fechar um puzzle sobre o Bloco Central
e tudo feito assepticamente por causa da gripe do Rummy
isto é que são torturas a sério

Diogo disse...

Ana, não compreendo o teu comentário.


Zorze, a tortura sobre «terroristas» é muito mais propagandeada que executada. Eles querem é excitar ódios nos muçulmanos para manter a chama da «guerra ao terrorismo».


Xatoo, comentar só a esta hora? Que não se volte a repetir!

sagher disse...

um blog militante da liberdade. parabéns

Ana Camarra disse...

Diogo

A gestão Obama afinal nas coisas fundamentais pouco difere da gestão Bush.

As torturas, o envio de tropas, etc, tudo continua

Quanto ao que refiro, Silvio Rodrigues, musico cubano iria á homenagem a Pete Seeger, grande amigo seu, não foi, o visto foi-lhe negado.

Num filme/livro fabuloso chamado "O Leopardo" (Il Gatopardo) um manipulador social e politico profere esta frase:
"É preciso que tudo mude para ficarmos na mesma!"

O Obama é a prova!

(andas zangado comigo?!)

Beijos

Motim disse...

As coisas não mudaram para a mesma, mudaram para pior. Obama é muito pior do que Bush: vai reforçar a tortura, a guerra e o ataque aos poucos direitos civis que os americanos ainda têm.

Diogo disse...

Motim,

Obama é o polícia "bom" que aparece depois do polícia "mau" - Bush. A política genocida, económica, financeira e militar, será a mesma (ou pior), mas as pessoas vão pensar que algo está a mudar para melhor.

O pior é que as pessoas estão enlevadas por este anjo democrata, convencidas de que o terrrorismo do complexo financeiro-petrolífero-militar acalmou.

pvnam disse...

«........mini-spam........»
Não sejam BURROS! Não se pode andar a perder tempo com BANDALHOS!
(é preciso dizer NÃO aos Bandalhos Brancos)

---> Os Bandalhos Brancos (a maioria dos europeus) não se têm preocupado em constituir uma sociedade sustentável (média de 2.1 filhos por mulher), e têm argumentado que se deve recorrer à imigração para resolver o problema demográfico!!!
---> Mas acontece que muitos imigrantes vêm de países (ex: islâmicos) aonde precisamente foi a repressão dos Direitos das mulheres (mulheres são tratadas como úteros ambulantes...) que permitiu alcançar uma boa produção demográfica... e consequente exportação de população.
---> Quando a população originária desses países dominar demograficamente a Europa (eles caminham para isso a passos largos) , quem (leia-se os Bandalhos Brancos - a maioria dos europeus) andou a proclamar que os imigrantes seriam os salvadores do problema demográfico, sabe muito bem que vai ter que comer e calar...,...
RESUMINDO: Os Bandalhos Brancos estão a liquidar os Direitos das mulheres... e a Liberdade de Expressão (veja-se os casos de Theo van Gogh, Geert Wilders, etc...).

---> Como não constituem uma SOCIEDADE SUSTENTÁVEL - isto é, uma sociedade dotada da capacidade de renovação demográfica - os Bandalhos Brancos procuram infiltrar-se em qualquer lado [ex: quer importando outros povos para a Europa... quer deslocando-se para o território de outros povos...], consequentemente, os Bandalhos Brancos são intolerantes para com a preservação/sobrevivência das Identidades Étnicas Autóctones...



ABRAM OS OLHOS: Não há tempo a perder com Bandalhos... antes que seja tarde demais, há que mobilizar, para o SEPARATISMO, aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência...

xatoo disse...

Change
"abençoada mudança"
as tropas do Obama acabam de matar cerca de 100 bin-Ladens no Afeganistão

Kruzes Kanhoto disse...

A má noticia é que o gajo não morreu...