sexta-feira, abril 21, 2006

Para a rapaziada que critica Freitas do Amaral

Vídeo canadiano que trata da espulsão dos emigrantes portugueses no Canadá com um excepcional humor (1:33 m):





Freitas do Amaral, que se deslocou ao Canadá para tentar ajudar os emigrantes portugueses, que se recusou a condenar a violência contra os «cartoons dinamarqueses» - porque isso seria fazer o jogo da Al-Qaeda, tem uma opinião muito “sui generis” acerca da actual administração norte-americana.

No seu livro «Do 11 de Setembro à crise do Iraque», Freitas do Amaral afirma:

A administração Bush segue métodos «de extrema-direita», comparáveis aos de Hitler, Salazar, Franco e outros «ditadores e extremistas que colocam a soberania nacional acima do Direito Internacional». No prefácio de um livro agora concluído - Do 11 de Setembro à crise do Iraque -, Freitas desafia os aliados a terem «coragem e espinha dorsal para não se sujeitarem a ser mandados». E avisa que a Europa «tem o dever de tentar travar o belicismo americano».

A comparação de Bush com Hitler assenta no alegado desrespeito dos EUA pelo Direito Internacional e pela ONU, na sua convicção de que têm como missão dominar o mundo, na recusa em reconhecer aos terroristas o estatuto de prisioneiros de guerra e na reedição da «aliança entre o trono e o altar».

Recusando estar a virar à esquerda, Freitas lembra que «pode ser-se pró-americano e conjunturalmente anti-Bush».

9 comentários:

Anónimo disse...

Não é Freitas que está a virar à esquerda. É o mundo todo que está a virar à direita.

CN disse...

este é um post surpreendente! muito bom, o vídeo e o texto sobre outro assunto completamente diferente, embora o MNE seja um elo de ligação entre ambos.

Anónimo disse...

E calculo que para Freitas do Amaral também se possa ser de "direita", mas "conjunturalmente" pró-PS...

Biranta disse...

Independentemente das suas opções políticas e filosóficas, Freitas é um homem digno, honesto, ntegro e idóneo... É isso que o distingue dos seus congéneres (em matéria de opções políticas) e é isso que deve ser louvado e valorizado, porque há valores humanos, absolutos, que devem estar acima das opções filosóficas.
Nem Freitas está a virar à esquerda (o que nem sequer é necessário para merecer a minha consideração), nem "os outros" estão a virar à direita! Digamos que a situação é tão grave e humanamente tão infame que a atitude de Freitas, para além de revelar inteligência, dignidade e idoneidade, é a única adoptável por seres humanos conscientes. Nestas questões, tal como Freitas, eu acho que, para além das opções filosóficas particulares, outros valores mais altos se levantam (ou se deviam levantar). Freitas só demonstra que já ascendeu ao nível de desenvolvimento filosófico actual, aquele de cujo a prática social (ainda) está afastada mais de um século. Freitas é um homem evoluído, só isso! A subserviência canina, vil e criminosa dos outros é que é incompreensível e inexplicável seja à luz de que opções políticas for...
Este é o meu conceito de democracia e de idoneidade social e humana... Cada um pensa como entender; as opções sociais e governativas devem ser adoptadas tendo em conta as opiniões de todos (com recurso a consultas populares, se necessário) e aos governantes compete executar essas opções e governar BEM... Inclusive ao nível das políticas internacionais!

Diogo disse...

Absolutamente de acordo contigo Biranta. Freitas é um homem honesto e íntegro. Não está em causa a sua ideologia. Mais, sabe perfeitamente o que está por trás da política de Bush e é dos muito poucos com coragem para o dizer.

Concordei com ele na questão dos cartoons, que considero uma situação politicamente fabricada, e concordei com ele na questão dos emigrantes, que só se levantou com a mudança de regime no Canadá.

Anónimo disse...

Freitas deve ter achado que ficava bem depois de ter ido ao Canadá feito parvo por causa de meia-duzia portugueses que decidiram pedir asilo alegando que em Portugal eram vitimas de perseguições politicas e religiosas.

Conservador disse...

Ó palhaço! Agora, excedestete. Tu só vives pk os EUA arrasaram com o hitler, se não os teus avós e pais estariam numa de gás, e tu serias uma ideia simplesmente horrorosa. ENTENDESTE ?

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! organic rocking chair Quitting smoking support groups in montreal Stationery for msn mail Security systems positons sydney http://www.landroverwarranty.info/Cushionchair.html upholstered chair and a half Venlafaxine veins http://www.eyewear-5.info/digitalwallpaperprinting.html motor home with wheel chair lift Ford sportka se seat cover find watch me play with my pussy Botulinum injections for cerebral palsy Discount travel insurance quote

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Albion rhode island aston martin cars for sale debt solutions Mazda car clubs pa Win medical malpractice suits Car repossession gps top rated software downloads Interracial hollywood