sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Al Gore – Uma Verdade Inconveniente ou Uma Mentira Conveniente

Com pompa e circunstância, Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos veio a Lisboa dar uma conferência sobre alterações climáticas por 175 mil dólares. Estranhamente a conferência destinou-se apenas a convidados - empresários, políticos, governantes e ex-ministros, autarcas, investigadores, ambientalistas, gestores e vip avulsos, decorrendo à porta fechada e sem a participação oficial de jornalistas. Ou seja, ao abordar um assunto que supostamente deveria interessar a toda a gente e cuja divulgação deveria ser a mais extensa possível, optou-se pelo secretismo, como se de uma reunião de Bilderberger se tratasse. Afinal o assunto é do interesse público ou do interesse privado?

Tudo pode afinal ter a ver com o catastrofista relatório ambiental Stern, que sugere o investimento de grossas percentagens do PIB para combater o aquecimento global. Nos últimos tempos vários artigos e comentários têm surgido desmontando as premissas subjectivas de um estudo que, além do mais, tem o pretensiosismo de projectar o futuro da economia e da sociedade mundiais não até ao ano 2200 mas até ao infinito!

Um desses comentários surgiu do antigo activista do Greenpeace Bjorn Lomborg. Lomborg publicou uma crítica certeira e objectiva às falácias do relatório Stern. Segue-se um resumo de apenas alguns dos aspectos realçados no seu artigo publicado no The Wall Street Journal de 2 de Novembro passado. As bases de cálculo do impacto no PIB mundial dos efeitos do aquecimento global têm implícito os seguintes pressupostos altamente duvidosos ou mesmo factualmente errados:

a) custo social por tonelada de CO2 de 85 US$ quando o mais reputado especialista da matéria (William Nordhaus da Universidade de Yale) o calcula em 2,5 US$;

b) o relatório pressupõe que o mundo continuará a emitir CO2 até ao final do século XXII (sim até quase 2200, onde termina a sua projecção explicita), pondo de lado que, necessariamente até lá, a inovação tecnológica terá conduzido à substituição do actual papel dos combustíveis de origem fóssil. Nessa base Stern estima que em 2180 as temperaturas terão aumentado 8 graus custando entre 11% e 14% do PIB mundial;

c) o relatório calcula uma anuidade do custo total previsto do efeito do aumento da temperatura utilizando uma taxa de desconto muito baixa. O efeito é que não só é tido em conta o factor tempo na diluição do peso do custo das emissões de CO2 - Nicholas Stern admite que entre hoje e 2100 o custo varie entre 0% e 3%, só atingindo 11% a 14% em 2180!) como a baixa taxa de desconto manipula grosseiramente o valor actual do impacto do aquecimento global!!

d) o relatório Stern "inventa" um cenário pior que o cenário mais catastrofista das Nações Unidas; depois da manipulação financeira anterior este novo ajustamento aumenta os 11% para 15%;

e) finalmente, uma vez que, o Sr. Stern considera que as populações pobres estão subestimadas pelo cálculo económico, faz mais uma correcção que atira o valor para 20% do PIB!!!


Comentário:

Mas existirá de facto um aquecimento global ou trata-se apenas de uma oportunidade de negociatas astronómicas?

Vejamos alguns dados do «aquecimento»:

Os dados com a correcção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostram que o aumento médio da temperatura foi de 0.6 ± 0.2 ºC durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000 (fonte IPCC). De 1945 a 1976, houve um arrefecimento que fez com que temporariamente a comunidade científica suspeitasse que estava a ocorrer um arrefecimento global (ver Global cooling).

Desde Janeiro de 1979, os satélites da NOAA passaram a medir a temperatura da troposfera inferior (de 1000 a 8000 m de altitude) através da monitorização das emissões de microondas por parte das moléculas de oxigénio na atmosfera. O seu comprimento de onda está directamente relacionado com a temperatura (estima-se uma precisão de medida da ordem dos 0.01°C). Estas medições indicam um aquecimento de menos de 0.1°C, desde 1979, em vez dos 0.4°C obtidos a partir dos dados à superfície.


Em suma, estarão os empresários, políticos, governantes, ex-ministros, autarcas, investigadores, gestores e vip avulsos a salivar já de olho nas grossas percentagens do PIB para «combater o aquecimento global»?

68 comentários:

O-Lidador disse...

Caro Diogo....confesso que estou espantado por vê-lo raciocionar, demarcando-se do inexistente "consenso científico" sobre a responsabilidade humana do "global warming".

Há tempos, num trabalho de mestrado, eu próprio escrevi que todo este alarmismo se baseia em previsões de modelos.
Ora os modelos não são bolas de cristal, mas apenas abstrações da realidade, construídas com equações que relacionam as variáveis conhecidas, da forma que se julga que elas agem.

Quando se faz um modelo climático, há milhares de variáveis que são pura e simplesmente parametrizadas, porque não se conhece o modo como interagem. E é IMPOSSÍVEL, matemáticamente saber como evolui um sistema complexo, uma vez que por vezes basta uma variação infinitesimal de uma variavel, para virar do avesso o output do modelo.

Há até um campo da matemática (caos) que lida com este tipo de sistemas.

Os cientistas sabem disto, mas o "consenso" não é científico, é ideológico.

Não pelas razões que você pensa, mas porqu tudo isto e uma forma de atacar a civilização e principalente os EUA.

Ah e tal, Quioto e não sei que mais...o Bush e não sei quê.

Mentira...foi no tempo de Clinton (e Gore) que o Congresso rejeitou Quioto por UNANIMIDADE!

Diogo disse...

Caro Lidador,

Você tem razão numa coisa: foi no tempo de Clinton (e Gore) que o Congresso rejeitou Quioto por UNANIMIDADE. Daí também uma certa estranheza minha em ver este Gore aparecer agora como paladino da ecologia.

Mas a questão é mais simples: os números não indicam nenhum aquecimento global – 0.1º ou 0.4º em 100 anos não é nada. Durante os últimos mil anos existiram pequenas glaciações (durante duzentos anos patinou-se no Tamisa e no Sena), e períodos quentes com temperaturas bastante acima das actuais. Portanto, porquê tanto alarmismo? Claro que existem situações locais de elevada poluição, mas extrapolar para mudanças climáticas globais?

xatoo disse...

1 - Que há um aproveitamento para implementar novos negócios é indesmentivel. É vulgar ler-se em qualquer forum que as fontes de energia de que vive a "nossa civilização" (leia-se, imperialismo made in USA) estão quase todas e cada vez mais em paises hostis. Essa é a principal razão para que exista uma viragem para um novo paradigma energético - aliás determinado desde o Relatório Bruntland (as próprias petroliferas ja se estão a reconverter para explorar a energia solar, de hidrógeneo, etc)
2 - agora pense Diogo: todos os dias se "desenterram" bilhões de barris de crude, queimam-se e enviam-se 24 horas por dia em todo o planeta os residuos para a atmosfera - e vc acha que não acontece nem vai acontecer nada?
não vê os noticiários? as catástrofes por todo o lado. Já voou ultimamente sobre os Alpes?
acha que há 50 anos era assim também?
ou alguma mudou e está a mudar?
3 - Outra coisa é certa: a Conferência do Rio 92, há 15 anos!, não foi feita por causa de negócio nenhum - já existia o perigo do aquecimento global.
4 -voltando ao principio, por isso eu digo,,, Os chineses têm uma expressão para CRISE que é formada por dois caracteres. O primeiro é um símbolo de perigo e o segundo um símbolo de oportunidade. Olha a quem foram eles lembrar isso. Um americano é sempre um americano

Diogo disse...

Xatoo,

Todas as medições feitas por diferentes métodos relativas ao século XX apontam para aumentos de temperatura entre 0º e 0.4º, ou seja nada. Provou-se também que houve temperaturas mais elevadas durante os primeiros 35 anos do século, seguido de um abaixamento nos 30 seguintes (1945-1975, porquê?), seguido de novo aquecimento.

Acredito que as emissões de gases algum efeito hão-de ter. Mas estou convencido que outros fenómenos têm infinitamente mais importância no clima (erupções solares, por exemplo). Quanto a catástrofes sempre as houve. A diferença é que hoje temos telejornais 24 horas por dia enquanto há cem anos pouco se sabia do que se passava na mundo.

Quanto às negociatas em preparação não tenho dúvidas. O catastrofismo do relatório Stern e as consequentes custas que ele aponta de forma a acautelar o «desastre», não enganam.

a.castro disse...

Caro Diogo, agradeço a visita e já depois dela editei o post, acrescentando informação sobre o "Link fumegante". Quando passar pelo meu lado, volte a ver o post e siga o conselho.
Nota: Continuo a ver os seus posts assinados por "Sofocleto" e parece-me ser fácil mudar para "Diogo". Imagine que eu queria mudar o nome do autor dos posts no meu blog. Fiz um teste como segue:
a) Login - no canto superior direito vê-se "a.castro" (por cima do selo do blog) e logo por baixo "Edit Profile" (link).
b) Clicando nesse link abre nova página onde se vê: "Identity": "Username", "Email Address" e "Display Name", à frente do qual está "a.castro".
c)Então, se alterasse "a.castro" para "Diogo" (faz-de-conta) seria esse nome que surgiria a "assinar" os posts.
d) Não esquecer que no fundo da mesma página existe um "botão" em forma rectangular, tendo como cor de fundo o cor-de-rosa, e que diz (a branco): "Save Profile" - é preciso clicar nesse botão para "salvar".
---
Se considerar que estou a meter-me onde não sou chamado, peço as minhas desculpas.
---
Bom fim de semana!

a.castro disse...

Que coisa esquisita. Nunca consigo deixar aqui o selo do meu blog?!!!... será desta vez?...

a.castro disse...

Será desta vez?...
Cliquei no "Preview" e estou a ver o selo. Desconfio que quando publicar o selo "desaparece"!!!

Diogo disse...

Mau caro Castro,

Já há uns tempos que mudei o username para Diogo. Escrevo em quatro blogues e em dois apareço como Diogo e nos outros dois apareço como Sofocleto. A questão é que estes dois blogues ainda não passaram para a nova versão. Julgo que tal se deve ao facto de os meus companheiros de blogue ainda não terem mudado para a nova versão.

Um abraço.

Lidador disse...

"Já voou ultimamente sobre os Alpes?"

Se voar no Inverno do ano X, vê uma coisa, se voar no Inverno do ano X+1, vê outra, se voar no Verão, outra ainda.

O clima está sempre a mudar e a meteorologia ainda mais.

No tempo da Batalha de Aljubarrota, assava-se, com um óptimo climatérico, séculos depois os irlandeses morriam na Grande Fome causada pelo frio e emigravam para a América.
Os bárbaros germânicos carregaram sobre o Imperio Germânico quando o limes (o Danúbio) gelou.

A Groenlandia chama-se assim, porque, segundo dizem, quando os vikings a colonizaram era verde, isto é, não tinha a imensa calote de gelo que tem agora.

Se existisse na altura um Goressen, acolitado pelos sumos sacerdotes do ecofascismo, diria que o global warming era causado pelos peidos dos vikings quando navegavam pelo oceano.

Anónimo disse...

Desculpem lá, eu tenho ali o relatório do IPCC e os gráficos das duas uma: ou foram "fabricados" ou é indesmentível que de 1750 para cá o nível de CO2 na atmosfera passou de 280 ppm para 380 ppm e o aquecimento global é uma evidência.

Não tenho dúvidas de que haverá grandes negócios acoplados ao aquecimento global, sempre houve grandes negócios acoplados a tudo, outra coisa é denegar o próprio aquecimento global como resultado do efeito de estufa.

py

Anónimo disse...

agora tenho de bazar, seja como for está aqui o link do relatório (resumo):

http://www.publico.clix.pt/docs/ambiente/Altera%E7%F5esclim%E1ticasrelat%F3rio2007ipcc.pdf

py

Basílio disse...

Por falar em negociatas, esta vai-nos atingir a todos amanhã:
O verdadeiro negócio do aborto em Portugal

E um outro ponto de vista sobre o aquecimento global:
The truth about global warming - it's the Sun that's to blame

Anónimo disse...

Ainda por cima a conferência e repsectivo cache foram pagos, entre outros, pela EDP (empresa pública) e por mais alguns... dinheiros públicos num evento só privados? Porque não dizem quem pagou o caché do Al Gore? Foi o Milénio BCP? Ou os meus impostos... Cambada!!!

Macillum disse...

... mas que alguma coisa esta a transformar-se rapidamente no clima, isso esta...
...as andorinhas ja nao fazem os seus ninhos nas ombreiras dos telhados em grande parte de Portugal... desapareceram e foram substituidas por guinchos, ou andorinhoes, parecidos com as andorinhas, mas todos pretos, mais sombrios e menos habilidosos...
...os meus pais lembram-se do mar estar muito mais longe, na Costa da Caparica. Tambem os pais da minha mulher (que sao de Fortaleza, Brasil) tambem se lembram do mar estar muito mais longe la na terra deles.
O meu avo diz que nunca viveu tempos tao quentes.
Portugal esta seco e este ano o frio do Inverno chegou somente em Dezembro, enquanto nevou ha pouco tempo em todo o pais, coisa que ja no ano passado aconteceu.
Quer dizer, alguma coisa esta a mudar no clima... nao 'e preciso ler jornais, nem ver televisao... mas que "eles" devem estar a aproveitar estas alteracoes climatericas para encher mais os bolsos, disso nao tenho duvidas!

Diogo disse...

Sobra as verdades do IPCC:

Simultaneamente, estes estudos do passado sublinham a natureza não representativa da curva adoptada pelo IPCC que, como Daly sublinhou, em 2001, com o auxílio de 14 exemplos eloquentes retirados de todo o mundo, é uma ‘falsification de l’ historie climatique’.

Mais recentemente, Soon, Baliunas, Idso e Legates (2003, 2004) (Vd. Marcel Leroux, Global Warming - Myth or Reality?, Spinger, 2005, p. 211) analisaram os resultados de mais de 240 estudos realizados durante as últimas quatro décadas.

Estes quatro cientistas concluíram que ‘the 20th century is neither the warmest century, nor the century with the most extreme weather, of the past 1,000 years’. Também afirmaram que ‘clear patterns did emerge showing that regions worldwide experienced the highs of the Medieval Warm Period and lows of the Little Ice Age, and that 20th century temperatures are generally cooler than during the medieval warmth’.

Anónimo disse...

em Portugal anda assim:

http://www.meteo.pt/pt/clima/clima_varclim1.html

py

Diogo disse...

Py,

Sendo que os valores da temperatura do novo milénio andam a par dos verificados entre 1945-1965.

Anónimo disse...

Em Portugal não, Diogo, vês no gráfico, no novo milénio anda pelo menos 0.5º C acima do período que referiste (45-65).

py

inominável disse...

fosse esta uma questão de fé, diria "creio no aquecimento global"... estou formatada? se calhar estou... mas até o Inverno em Berlim tem vindo a ser mais quentinho...

Diogo disse...

«Berlim tem vindo a ser mais quentinho...»

16 Jan 2007 - As intensas tempestades de inverno que atravessaram a região central dos EUA durante os últimos dias foram responsáveis por pelo menos vinte e nove mortes em seis estados, além de causarem prejuízos e cortes de energia em milhares de residências. O último levantamento divulgado pelas autoridades americanas revela que Oklahoma concentrou a maior parte das ocorrências, com um total de quatorze mortos. Em seguida Missouri (seis), Iowa (cinco), Texas (dois), Nova Iorque e Maine (ambos com um). A ventania e a intensa precipitação de neve associadas às tempestades também deixaram centenas de milhares de casas sem eletricidade nos estados de Missouri e Oklahoma, fecharam escolas em Maine e cancelaram 415 vôos no Texas.

9 Fev 2007 - Londres - Importantes quedas de neve perturbaram quinta-feira transportes aéreos e ferroviários no norte da Europa, bloqueando milhares de ...

11 de Fevereiro de 2007 - Vaga de frio e mau tempo está a causar problemas na Rússia e na Alemanha - primeiro nevão deste ano na Rússia e o temporal que nos últimos dias se abateu sobre a Alemanha estão a causar problemas. Em Moscovo há 5.500 máquinas nas ruas, para limpar a neve que inviabilizou estradas e gerou acidentes; em Berlim foi encerrada uma estação ferroviária.

Lidador disse...

"fosse esta uma questão de fé, diria "creio no aquecimento global"... estou formatada? se calhar estou... mas até o Inverno em Berlim tem vindo a ser mais quentinho"

A clássica mistura de climatologia com meteorologia... é sempre possível apresentar os exemplos que se quiserem, tanto para uma tese como para outra. Basta escolher a dedo...

inominável disse...

obrigada pela citação... o sugundo parágrafo estava obviamente no registo irónico (como se sabe que o dimunutivo faz!), mas isso não me impede de acreditar, com os argumentos que o meu dedo escolheu, que estamos a aquecer...

O-Lidador disse...

É verdade que uns estão a aquecer...mas não é menos verdade que outros estão a arrefecer.

A nível global, o que nos diz o registo fóssil (sondagens no gelo) é que estamos no fim de um óptimo climatérico e que os gelos voltarão em breve.
Toda a nossa civilização decorreu num curto período de 10 000 anos, desde o último recuo dos grandes gelos...
Já houve antes disso, grandes calores, arvores de pólo a polo, animais enormes e mares elevados.
De quem a culpa, se não existia homo sapiens?
Dos traques dos grandes saurios?

a.castro disse...

Peço então desculpa, Sofocleto, mas se este blog ainda não migrou para o Blogger2, vou fazer um teste com o meu login que usava antes do meu blog ter passado para o Blogger2. Isto por causa do selo.

Berta disse...

Os modelos climáticos atingiram apenas há pouco tempo alguma maturidade, uma vez que só agora de dispõe de dados à escala planetária e também de capacidade computacional para levar a cabo tão difícil tarefa. Apontar como exemplo uma teoria em voga nos anos 70 que apresenta conclusões diferentes, é um disparate. Nos anos 70 estava-se na idade da pedra da climatologia.
Quanto ao aumento médio da temperatura no século XX ser de 0.6ºC, penso que não deveria desprezar este valor, visto que ele foi calculado tendo em conta a média dos últimos mil anos. A verdadeira industrialização do século XX só começou na segunda metade sendo que a taxa de libertação deCO2 largada na atmosfera não aumentou de forma proporcional com o tempo, mas sim
exponencial. As estimativas para o século XXI levam em conta o crescimento das economias emergentes como a China, sendo por isso bastante expectável que a variação seja superior à do século XX. Um estudo mais recente considerado o mais completo até ao momento, apresenta uma estimativa de 4ºC!!
Se a revista Nature lhe parecer uma referência credível, consulte:
http://www.nature.com/news/infocus/climatechange.html
É melhor não brincar com coisas sérias. O clima está mesmo a mudar.

Lidador disse...

"Os modelos climáticos atingiram apenas há pouco tempo alguma maturidade"

Cara berta, o problema está mesmo nos modelos e não tem nada a ver com capacidade computacional.

É pura e simplesmente impossível recriar o real (e acredite que eu sei alguma coisa de modelos.

As variáveis reais são infinitas, pelo que só são introduzidas as que se conhecem, as que os modeladores acham importantes e as que são possíveis de introduzir.

Veja o caso da meteorologia. As variáveis são menos e nenhum modelo garante previsões seguras para mais do que uma semana. A partir daí a dispersão de resultados torna possível um leque de previsões que vão da mais forte tempestade ao mais cálido dia.

A escolha depende do estado de espírito de quem recebe a previsão.

O clima tem muitíssimas mais variáveis, desde a precessão dos eqúinócios aos ciclos orbitais do sistema solar e da própria galáxia, já para não falar da circulação oceânica, dos poços submarinos de carbono, etc.

O que acontece é que os analistas fazem a opção de isolar o CO2.
Na verdade, nem sequer é o GEE com maior efeito de estufa. o vapor de água é pior e o metano tem janelas de absorção muito mais dilatadas.

Vacas aos peidos, pois...muito más para o efeito de estufa.

Aliás, se não fosse o efeito de estufa, nem sedquer estávamos aqui, mas a tremer de frio com temperaturas médias de -15º Celsius.

Os modelos, berta, não são bolas de cristal, mas apenas construções humanas cujas salsichas dependem da carne que lá metemos.

Esqueça a "capaciadde computaciona".
Laplace já foi desbancado há muito...

Anónimo disse...

Não se está a falar de modelos mas de dados! Da evidência.

Obviamente noutras épocas também houve aquecimento global, seguido de glaciações, uma das hipóteses para a extinção dos dinossauros, em alternativa ao meteoro, teria sido as vultuosas emissões vulcânicas desse tempo...

Nesse tempo eram os sáurios, agora é o sapiens, pela sua própria mão.

Obrigado Berta pelo link.

py

Anónimo disse...

... ou dito por outra forma: os 0,6ºC de acréscimo, são um valor médio, à escala de um ano, relativos a todas as medições feitas na Terra. Não tem um significado físico localizado, mas significa em termos de massa térmica que é o equivalente ao Sol ter passado a emitir mais 1 % de energia radiante.

À escala geológica pode não ser extraordinário, mas à escala da humanidade significa que o metabolismo global de Gaia acelera, à superfície, com todas as implicações que isso tem, incluindo a Guerra, como manifestação energética.

py

Macillum disse...

... tornados a entrarem pelas costas de Portugal dentro e pelas costas de Sao Paulo (Brasil)... uma seca incrivel em Portugal com gado no alentejo a tornar a paisagem parecida com as imagens do gado da Etiopia... o mar que subia imenso na cidade de Fortaleza (Brasil) e que ja nao sobe... a Holanda a travar uma luta imensa com a subida do nivel do mar... nevou ha pouco em todo o territorio portugues... etc, etc, etc...

... quer dizer, eu nao tenho feito investigacoes tao profundas quanto as que sao aqui apresentadas, mas tenho andado nestes tres paises e as alteracoes no clima e no comportamento da Natureza 'e algo que tem sido notorio para todos aqueles que estao mais atentos... sera que estamos todos a interpretar as coisas de modo erroneo devido 'a enorme propaganda sobre as alteracoes climatericas? Ou sera que surgiu mais uma teoria da conspiracao sem bases solidas e um pouco distorcida do que verdadeiramente esta a acontecer?

O tempo dira... mas, pela experiencia, estou mais pendente para as alteracoes climatericas estarem enlouquecidas...

Berta disse...

Caro Lidador,

Concordo consigo sobre a falibilidade dos modelos, principalmente os modelos que se baseiam em fenómenos não lineares, como é o caso do clima. A verdade é que qualquer modelo tem se ser aferido com resultados experimentais e os modelos climáticos mais ainda. Se tivermos de integrar toda esta imensidão de dados planetários, o esforço computacional é incrível, mas tal é agora possível associando computadores em rede, como foi feito no caso do genoma. É claro que dada a não linearidade do sistema, as conclusões não são verdades absolutas (concordo inteiramente consigo) mas não é por isso que nos vamos abster de modelar fenómenos não lineares. O problema é que a comunicação social apresenta estes resultados com uma fé inabalável como se fosse a previsão de um eclipse ou da passagem de um cometa.
Apesar de tudo, estes resultados merecem-me algum respeito, ainda por cima quando corroborados por alterações mais dramáticas como as que estão a acontecer no Àrtico.

Lidador disse...

"Apesar de tudo, estes resultados merecem-me algum respeito, ainda por cima quando corroborados por alterações mais dramáticas como as que estão a acontecer no Àrtico."

Porque a Berta parte desde logo do principio que há uma relação de causa-efeito.

Escolheu uma causa, o efeito de estufa, e escolheu um evento que apresenta como efeito,a diminuição dos gelos no Artico.

É como constatar que o Sol nasce depois do galo cantar e deduzir que é o canto do galo que faz nascer o sol.

É que se o aqueciemnto fosse global, então todos os lugares do planeta estariam a aquecer.
Não é isso que se passa...há locais que arrefeceram no mesmo período.

Aliás aui há uns anos, a mera erupção do Pinatubo provocou um arrefecimento global muito nítido.

A própria poluição por areossóis e o aumento das nuvens (os modelos não entram com isto) têm um efeito de arrefecimento, por aumento do albedo.

Quanto aos modelos, pode crer que não se trata de uma questão de sofisticação tecnológica.
Há coisas que não é possível prever.
Por exemplo, pode saber ao milésimo onde e quando vai estar o planeta Venus nos próximos 200 anos, mas é IMPOSSIVEL saber o mesmo para um mero elecrão.

Quer um exemplo simples do caos a que pode conduzir uma simples formulação matemática (e é nelas que se baseiam os modelos)?
Tente iterar 2 vezes x ao quadrado-1.
Terá uma pálida ideia do que alguém já chamou o "efeito-borboleta"~.

Claro que as pessoas normais acham que os modelos do IPCC sao uma espécie de bolas de cristal capazes de prever o futuro do clima.
Os matemáticos sabem que não....

Anónimo disse...

porra pá!, não fosse ter visto que fazias escalada e rapel, e nem dizia nada.

Não se está a falar em modelos, muita gente sabe, hoje em dia, que a iteração numérica de um sistema de, equações diferenciais não-lineares, com pelo menos três, origina fenómenos caóticos, com atractores estranhos de dimensão fractal. Isto, desde 1963, com o sistema de Lorenz, precisamente construído para tentar dar conta da simulação climática...

Desde 1975 que o artigo de Li & York "Period more than three implies chaos" (tenho ali algures num caixote) cunhou o termo "chaos" em matemática, (etimologicamente quer dizer apenas gás, em grego), a propósito da iteração da mais simples das equações com diferenças, não lineares (logística): x(t+1)=ax(t)(1-x(t)), ou seja para a>3, onde a frequência dos saltos a torna indistinguível de um processo estocástico.

Aliás isso serviu para reposicionar a oposição determinismo/aleatório, o que devia querer dizer, não fosse o sapiens sapiens persporrente, que até o livre-arbítrio pode ser uma ilusão.

Provavelmente sabes estas coisas, não te quero menorizar, mas pode ser que dê jeito a alguém.

Qualquer modelo está além do mais limitado pelo princípio da Identidade: não contém a sua própria alteração. Se houvesse um modelo de todos os modelos, seria equivalente a existir o conjunto de todos os conjuntos, que desde Russel se sabe que é um paradoxo irredutível: não existe.

Quando se fala em aquecimento global, não se fala em aquecimento uniforme e isotrópico, mas de massa térmica disponível, como escrevi acima.

Isso tem implicações na energia cinética do sistema, e também na entropia, e parece que dá um esquentamento global!

E por falar nisso vou bazar e só venho tarde.

py

O-Lidador disse...

"Não se está a falar em modelos"

Caro anónimo, todos os cenários catastrofistas sobre o clima se baseiam em modelos.
O facto de muita gente os aceitar como se fossem uma bola de cristal, faz-me cócegas, até porque já tive de elaborar alguns modelos simples e tenho a noção das suas limitações.


Quanto à matemática do caos, como dizia Bohr, Deus não só joga aos dados, como nem sequer sabe para onde os deita.
De resto, vejo que está pr dentro da questão e penso que então me dará razão sobre a impossibilidade de modelar a realidade como se fosse a realidade.

Quanto ao aquecimento, não ponho em dúvida que num certo período de tempo haja aquecimento e noutro período arrefecimento. s sondagens no gelo (Vostok e outras) mostram padrões milenares de mudança. A causa é desconhecida....e não pode ser o sapiens o culpado.

Claro que o CO2, provoca aumento do efeito de estufa, tal como os aerossis provocam arrefecimento.

Mas nós expiramos CO2 e largamos metano cada vez que nos alambazamos com uma boa feijoada.

A questão é que não há provas de que o aquecimento seja essencialmente de origem antrópica.

É aí que bate o ponto...

Anónimo disse...

... "me dará razão sobre a impossibilidade de modelar a realidade como se fosse a realidade.", certo e bem dito. Serão quando muito hiperplanos tangentes à realidade, como metonímia. Daí a sua eventual pertinência, como cenário(s) admissíveis, ou até prováveis, mas não mais que isso.

"A questão é que não há provas de que o aquecimento seja essencialmente de origem antrópica.", bem isso meu caro alpinista, já discordo, o efeito de estufa está devidamente comprovado laboratorialmente, e não há dúvidas sobre os grandes volumes de emissões da economia industrial do século XX, sobretudo. No relatório do IPCC se eu bem percebi, eles desacoplaram os números e testaram as hipóteses correspondentes (H0: não há efeito antrópico vs. H1: há efeito antrópico) e deu rejeição de H0, por forma a que se conclui que é 'likely' (verosímil) que haja efeito antrópico. Ora isto preocupa-me porque fui muitos anos prof. de Estatística e sei que a rejeição de H0 só ocorre quando já se está mesmo a ver que assim era e nem era preciso fazer o teste, a menos da burocracia científica...

Quanto à feijoada tem toda a razão, vou aliás dar bom destino às favas com entrecosto e enchidos que almocei.

py

O-Lidador disse...

"6. The most important strategy is undoubtedly to ensure that the challenges of future climate change, natural or man-made, can be met. In a few decades, global cooling is predicted based on aspects related to solar cycles.

There is no doubt that the science behind “the climate issue” is far from settled. As so many cosmic effects are omitted from climate models, there is no credibility for arguments such as “there is no other explanation” [than anthropogenic generation of carbon dioxide]. This must be remembered when making future political decisions related to these matters."

(Prof Frederik Singer, físico especializado na circulação atmosférica na comunicação «Climate data disagree with climate models»,International seminar meeting at The Royal Institute of Technology (KTH), Stockholm, Sweden

Setembro de 2006)

O-Lidador disse...

De resto, caro estatístico, é verdade que os niveis de CO2 estão a subir, mas o clima não está aquecer na proporção que os modelos profetizam, pelo que há algo de muito importante que lhes escapa.
Aqueceu muito mais entre 1880 e 1940 bem antes do significativo aumento dos níveis de CO2.
De 1940 para cá, não aqueceu assim tanto pelo que não havendo significativa correlação positiva não há de certeza relação.

Ah, há 1000 anos, estava muito mais quente...a Groenlândia era verde...daí o nome que os vikngs lhe puseram.

Seria do CO2?
Talvez,mas não era certamente de origem antrópica a não ser que os vikings tivessem um bafo do caraças.

Anónimo disse...

... bem, ao menos és divertido :), Lidador, depois vou lá perguntar-te umas coisas no teu blog, se for bem-vindo, porque eu sou de esquerda, embora marginal, isto é os de esquerda acham-me liberal,..., misfit!

Ah, mas dado o teu nick, tens de me dizer se gostas de touradas, porque aí não há nada a fazer: eu estou incondicionalmente ao lado do touro enquanto as houver e contra elas o mais que puder.

Quanto ao CO2 não esqueças que os oceanos têm uma grande capacidade de encaixe..., embora com eventuais custos de acidificação, o que por sua vez pode ter consequências imprevisíveis no turn-over entre as correntes de profundidade.

Tenho ali a referência de um tipo que em 1971 afirmava que no ano 2000 o CO2 estaria em 380 ppm, ora em 2005 estava em 379 ppm medido. Essa previsão valeu.

Em termos históricos parece que se "repete" à laia de espiral o ciclo: invasão->desflorestação (com queimadas e grandes emissões de CO2)-> expansão da agricultura ->explosão demográfica -> ultrapassagem da capacidade de sustentação do ecossistema-> pragas, doenças e guerras-> diminuição da pegada ecológica -> recrudescimento das florestas (fixação de CO2)-> novo progresso tecnológico-> nova explosão demográfica->nova ruptura-> etc.

Enfim isto é malthusiano. Leste o Essay on the Principle of the Population? O Animal Farm é um corolário político, devastador por certo, pelo menos para mim foi.

Outra componente é os ciclos solares, tens razão.

(Escusas de chamar-me anónimo, ou seja sou tão anónimo como tu - py é o diminutivo de pyrenaica, o meu nick dos tempos de guerra no expresso on-line, onde fiquei amigo do Xatoo, e pyrenaica é o nome de espécie do Quercus correspondente: o carvalho-negral, o mais ignorado dos carvalhos portugueses, mas um fajuto que rebenta muito bem de toiça depois dos fogos, e que era a árvore dominante dos matagais ibero-mediterrânicos.)

(PS sou muito dorminhoco e vou para a cama cedinho, amanhã vejo o que me contas)

py

Anónimo disse...

Eu estava lendo toda este debate e posso , por ser testemunha ocular dizer o seguinte:

Moro em Manaus e já morei por 13 anos nas margens do Rio Amazonas (Itacoatiara) no estado do Amazonas no Brasil. Nos meses de novembro e dezembro do ano de 2005 houve a maior seca que eu já presenciei em minha vida (43). Vi rios que eram perenes,completamente secos. Agora em 2007, neste mês de fevereiro, "era" a nossa estação chuvosa amazônica. Pois bem, está chovendo muito pouco. As coisas realmente estão mudando.

Verdades ou mentiras à parte, a coisa está desandando.

Ricardo Eugênio
Manaus, Am, Brasil

Duarte Molha disse...

Mas está toda a gente a ficar lerda ou sou eu mesmo quem está a perder a capacidade de raciocínio????!!!!

Então agora vemos pessoas a duvidar do que é mesmo evidente a toda a gente!!

Quero lá saber do relatório e os cálculos mais ou menos exagerados que ele faz! Por acaso já olharam ao que está a acontecer aos glaciares em todo o mundo?

Acham sinceramente que se continuarmos a queimar combustíveis fosseis os nossos filhos vão poder usufruir das comodidades que hoje temos???

Por acaso sabem a que velocidade países como a china estão a construir centrais eléctricas baseadas em sistemas antiquados de queima de carvão?

Esta ideia de que n existe aquecimento global dá-me a sensação de uma conversa entre passageiros do titanic a acharem muito estranho que o barco esteja tão inclinado mas que riem dos outros que em pânico saltam para a água na tentativa de salvar a vida.

E já agora pra quem n sabe... Aquecimento global n significa aquecimento em todo o lugar... na realidade existe a possibilidade de o degelo dos pólos provocar a destruição da corrente do golf o que faria com que a europa toda entre uma nova era do gelo. O que provavelmente seria ainda mais devastadora do que o simples aumento das temperaturas!

Vamos de uma vez por todas aceitar que temos de fazer alguma coisa agora antes que seja tarde de mais???

Um abraço

Duarte

Anónimo disse...

CONTRA A TESE DO AQUECIMENTO GLOBAL ANTROPOGÊNICO

É certo que o "consenso científico" é MENTIRA:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/02/374113.shtml

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=48404

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5869

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5930

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5953

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5972

É certo que cientistas que não creem no aquecimento global antropogênico foram falsamente citados como defensores dele:

http://resistir.info/climatologia/lindzen_rev2.html

É certo que os dados históricos sobre CO2 foram manipulados pelo IPCC:

http://portugues.larouchepub.com/outrosartigos/2007/0302_baixo_de_gore.html

É certo que o IPCC utilizou métodos duvidosos para refazer um gráfico histórico de temperatura:

http://resistir.info/climatologia/falsificacao_da_historia_climatica.html

É certo que os "verdes" tem usado sistematicamente de exageros e invencionices para obter poder político:

http://www.midiasemmascara.com.br/artigo.php?sid=5988

Desmistificador

Anónimo disse...

miley cyrus nude [url=http://crystal-liu.com/forums/index.php?showuser=1113]miley cyrus nude[/url] miley cyrus sex tape [url=http://forum.ondertitel.com/index.php?showuser=74503]miley cyrus sex tape[/url] miley cyrus nude [url=http://stabilo.forumsunlimited.com/index.php?showuser=799]miley cyrus nude[/url] miley cyrus nude [url=http://ragga-jungle.com/user/15036-vebsterd]miley cyrus nude[/url] kim kardashian nude [url=http://forums.quark.com/members/vebsterd.aspx]kim kardashian nude[/url]

Anónimo disse...

miley cyrus nude [url=http://www.ipetitions.com/petition/mileycyrus]miley cyrus nude[/url] paris hilton nude [url=http://www.ipetitions.com/petition/parishilt]paris hilton nude[/url] kim kardashian nude [url=http://www.ipetitions.com/petition/kimkardashian45]kim kardashian nude[/url] kim kardashian nude [url=http://www.ipetitions.com/petition/celebst]kim kardashian nude[/url]

Anónimo disse...

windows sidebar not updating [url=http://loveepicentre.com/]desperate cheating wives sex personals[/url] new datingsite for free registration and membership http://loveepicentre.com/ pocket change speed dating

Anónimo disse...

ways to keep a heart healthy [url=http://usadrugstoretoday.com/products/dipyridamole.htm]dipyridamole[/url] hiv blood work results time frame http://usadrugstoretoday.com/products/celexa.htm penis stretch vmax http://usadrugstoretoday.com/products/deltasone.htm
semi cut penis pics [url=http://usadrugstoretoday.com/products/premarin.htm]premarin[/url] scotter clark drug trafficking investigation [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/antiviral.htm]enlarged heart cure[/url]

Anónimo disse...

cancerous breast lumps [url=http://usadrugstoretoday.com/products/diabecon.htm]diabecon[/url] marin county breast surgeon http://usadrugstoretoday.com/products/vitamin-c.htm overlake internal medicine associates http://usadrugstoretoday.com/categories/erezione-pack.htm
sex enhance pill [url=http://usadrugstoretoday.com/products/ponstel.htm]ponstel[/url] quotations about drugs [url=http://usadrugstoretoday.com/products/femcare.htm]smoking erotcia[/url]

Anónimo disse...

http://newrx.in/xeloda/xeloda-maximum-dose
[url=http://newrx.in/wellbutrin/effexor-and-wellbutrin-cause-weight-gain]drugs and drinking in college[/url] drug name econazole nitrate [url=http://newrx.in/whitening/whitening-fish-recipes]whitening fish recipes[/url]
argumentative of drug abuse in sport thesis http://newrx.in/olanzapine/olanzapine-and-negative-symptoms
[url=http://newrx.in/fluconazole/buy-cheap-fluconazole-online]how to use levitra[/url] type of drug tests [url=http://newrx.in/carbohydrates/foods-high-in-carbohydrates]foods high in carbohydrates[/url]
erectile dysfunction medicine http://newrx.in/carbidopa/image-picture-of-cafergot-ergotamine-100-mg-1-mg
[url=http://newrx.in/glucophage/glucophage-overdose]safeway pharmacy san francisco[/url] medicare prescription drug plan 2008 [url=http://newrx.in/impotence/impotence-and-marriage]impotence and marriage[/url] colonial heights pharmacy [url=http://newrx.in/requip/requip-coupons]requip coupons[/url]

Anónimo disse...

http://meen.in/fluvoxamine/alcohol-anorgasmia-fluvoxamine
[url=http://meen.in/celexa/celexa-benefits]cvs pharmacy annual report[/url] buy move to cialis link online [url=http://meen.in/esomeprazole]esomeprazole[/url]
erectile dysfunction treatments that work http://meen.in/famvir/adult-dose-famvir
[url=http://meen.in/cefdinir/masters-cefdinir-special]bad behavior to teens due to drugs[/url] hertfordshire drug education forum [url=http://meen.in/esomeprazole/effect-esomeprazole-intragastric-omeprazole-ph]effect esomeprazole intragastric omeprazole ph[/url]
frank drugs http://meen.in/femara
[url=http://meen.in/esomeprazole/esomeprazole-recent-studies]cialis buy cialis[/url] articles against drugs and athletes [url=http://meen.in/flagyl/uses-for-flagyl-and-keflex]uses for flagyl and keflex[/url] unani herbal drugs [url=http://meen.in/clarinex]clarinex[/url]

Anónimo disse...

travel report on tea garden in bangladesh http://atravel.in/travel_visa-for-china-travel staff explorer travel tugboat golf bag et1017
[url=http://atravel.in/airport_eugene-or-map-showing-airport]websites and travel and deals and caribbean and best[/url] travel coffee mug wide base [url=http://atravel.in/airlines_malaysian-airlines-sexy-stewardess-nude-scene]malaysian airlines sexy stewardess nude scene[/url]
book value on travel trailers http://atravel.in/tourist_tourist-atraction-in-visayas
[url=http://atravel.in/car-rental_hrifty-car-rental-ireland]liberty bowl 2007 travel packages[/url] travel alert dca [url=http://atravel.in/expedia_expedia-inc-revenue]expedia inc revenue[/url]
london business travel http://atravel.in/disneyland_argument-disneyland-must-be-a-state passports required for travel to mexico [url=http://atravel.in/airlines_italy-airlines]italy airlines[/url]

Anónimo disse...

richard kinloch fashion designer http://topcitystyle.com/men-page38.html japanese tiger shoes [url=http://topcitystyle.com/stay-free-xdye-hoodies-brand93.html]chanel logo earrings[/url] designer swim wear
http://topcitystyle.com/trussardi-club-wear-brand11.html motorcycle clothes skull [url=http://topcitystyle.com/hogan-shoes-brand117.html]ralph lauren fur[/url]

Anónimo disse...

youth vans shoes http://topcitystyle.com/scarfs-amp-hats-on-sale-category57.html eyewear chanel [url=http://topcitystyle.com/on-sale-sweater-type2.html]fashion sketching[/url] porn child fashion lolita
http://topcitystyle.com/?action=cart macbeth shoes [url=http://topcitystyle.com/?action=products&product_id=1987]nike airmax shoes youth[/url]

Anónimo disse...

classic automobile value http://carautonews.in/dodge/dodge-2002-ram-1500-front-wheel-bearings harbor tools automobile computer reader kit
[url=http://carautonews.in/ferrari/robert-ferrari-turbine-entertainment-software]mercedes rental in boston[/url] seward nebraska automobile dealers [url=http://carautonews.in/auto-com/e-car-auto-dealership-chicago]e car auto dealership chicago[/url]
fran tarkenton mercedes owner http://carautonews.in/auto-and/factory-auto-repair-manuals
[url=http://carautonews.in/bentley/bentley-tea]dirt racing tires[/url] auto junkyards in boise idaho [url=http://carautonews.in/ford/compare-hyundai-santa-fe-and-ford-escape]compare hyundai santa fe and ford escape[/url]
automobile baby video monitor http://carautonews.in/chevrolet
[url=http://carautonews.in/ford/timeline-of-ford-cars]mercedes 190e pinion bearing[/url] technology timeline of the automobile [url=http://carautonews.in/audi/audi-a8-comms-pack]audi a8 comms pack[/url]

Anónimo disse...

hentai flash video http://xwe.in/gay-anal/dilan-is-gay
[url=http://xwe.in/bbw/bbw-superstars-movies]uni porn stars[/url] ampenture porn [url=http://xwe.in/adult-video/adult-games-to-play-online-free]adult games to play online free[/url]
naked dildo girls http://xwe.in/bbw/bbw-submissives
[url=http://xwe.in/blowjob/nude-clelebrity-sex-oral-blowjob-butt]sexy girls naked video clip[/url] hentai foot job pics [url=http://xwe.in/adult-video]adult video[/url]
adult intertianment http://xwe.in/bondage/bondage-vacations
[url=http://xwe.in/shemale/shemale-cock-thumbs]jenna jameson anal sex[/url] fuck ass anal [url=http://xwe.in/teen-ass/hot-mature-ass]hot mature ass[/url]
ghetto booty porn clips http://xwe.in/thongs/latina-girls-in-thongs
[url=http://xwe.in/ass-video/free-fuck-movie-ass]transmission lubricant conference[/url] free porn video no password [url=http://xwe.in/blowjob/teen-blowjob-daily-list]teen blowjob daily list[/url]

Anónimo disse...

brigitte fashion western australia http://luxefashion.us/cream-bags-color68.html old fashion chicken and noodles [url=http://luxefashion.us/?action=products&product_id=2313]prada shoes[/url] air jordan shoes
http://luxefashion.us/accessories-leather-bags-tote-purses-type5.html career brand name shoes sales [url=http://luxefashion.us/multicolored-club-wear-color13.html]coast designer evening wear[/url]

Anónimo disse...

vitamin deficient losing hair [url=http://usadrugstoretoday.com/products/viagra-jelly.htm]viagra jelly[/url] medical concave chest http://usadrugstoretoday.com/products/levitra-super-active-plus.htm
cole county missouri health department [url=http://usadrugstoretoday.com/products/lamictal.htm]lamictal[/url] regency dental mineola [url=http://usadrugstoretoday.com/products/lisinopril.htm ]medical condition resulting in enlarged or swollen penis [/url] calcification of muscle and tendon
datmouth hitchcock medical center [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/sleeping-aid.htm]sleeping aid[/url] dizziness fainting heart flutter http://usadrugstoretoday.com/products/tricor.htm
is soap made with bacteria [url=http://usadrugstoretoday.com/products/levitra-professional.htm]levitra professional[/url] vital one health plans [url=http://usadrugstoretoday.com/products/lozol.htm ]breast exam ob [/url] buy prescription medicine with no prescription

Anónimo disse...

diet soda retain water [url=http://usadrugstoretoday.com/products/doxycycline.htm]doxycycline[/url] angels smoking fetish site http://usadrugstoretoday.com/products/pro-erex.htm
hair care sulfate article [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cephalexin.htm]cephalexin[/url] x link medical [url=http://usadrugstoretoday.com/products/keftab.htm ]sleeping clips [/url] levaquin and complicated urinary tract
what are some food with bacteria [url=http://usadrugstoretoday.com/products/ed-discount-pack-1.htm]ed discount pack 1[/url] department of health and community services i n new brunswick http://usadrugstoretoday.com/products/cleocin-gel.htm
lesson plans for smoking [url=http://usadrugstoretoday.com/products/prednisone.htm]prednisone[/url] muscle ache and weakness [url=http://usadrugstoretoday.com/categories/anti-diabetic.htm ]brief health articles [/url] drugs naas

Anónimo disse...

how to achieve a medical degree [url=http://usadrugstoretoday.com/products/cardura.htm]cardura[/url] medicine side effects loratidin http://usadrugstoretoday.com/products/antabuse.htm
inner ear infection symptoms [url=http://usadrugstoretoday.com/products/prandin.htm]prandin[/url] gyrus medical nebraska [url=http://usadrugstoretoday.com/products/tretinoin-cream-0-05-.htm ]chemical health and safety [/url] autoanitbody mediated blood autoimmune diseases
medicine women names [url=http://usadrugstoretoday.com/products/leukeran.htm]leukeran[/url] uterine orgasm http://usadrugstoretoday.com/categories/disfunzione-erettile.htm
medicine in ancient egypt [url=http://usadrugstoretoday.com/products/allopurinol.htm]allopurinol[/url] wake heart center [url=http://usadrugstoretoday.com/products/indinavir.htm ]head ring penis [/url] hawaii medical employment

Anónimo disse...

fashion games for teens http://www.thefashionhouse.us/men-page87.html prive los angeles laurent [url=http://www.thefashionhouse.us/north-sails-polo-shirt-for-women-sky-blue-item1893.html]chanel contact tables[/url] vans shoes on sale
http://www.thefashionhouse.us/men-page45.html equity shoes [url=http://www.thefashionhouse.us/m-new-size5.html]jessica simpson shoes canada[/url]

Anónimo disse...

http://xwv.in/labetalol/labetalol/and/pricky
[url=http://xwv.in/zyban/drug/zyban/work]crystal drug soak[/url] porphyria and drugs [url=http://xwv.in/loratadine/prelone/loratadine]prelone loratadine[/url]
mini clinics and drugstores and massachusetts http://xwv.in/pantoprazole/pantoprazole/gi/bleeding
[url=http://xwv.in/lipitor/lipitor/becomes/generic]wegmans food pharmacy[/url] how long will someone elses urine stay good for on drug test [url=http://xwv.in/pamelor/using/pamelor/with/lexaprop]using pamelor with lexaprop[/url]
brand name generic drug comparison books http://xwv.in/loratadine/ld50/of/loratadine
[url=http://xwv.in/paroxetine/intermediate/paroxetine]online drug monographs[/url] drug bust in nyc [url=http://xwv.in/paroxetine/paxtine/paroxetine/tablets]paxtine paroxetine tablets[/url] pharmacy coupon new prescription [url=http://xwv.in/tramadol/bupropion/tramadol/analget]bupropion tramadol analget[/url]

Anónimo disse...

http://xpv.in/celexa/zoloft-compared-to-celexa
[url=http://xpv.in/dostinex/dostinex-dopamine]aarp drug prescription plan for medicare[/url] medication adherence and prescription drug plans [url=http://xpv.in/dulcolax/discount-dulcolax]discount dulcolax[/url]
how does cialis work http://xpv.in/amiodarone/amiodarone-eye-side-effects
[url=http://xpv.in/doxazosin/doxazosin]what can make you test positive for opium on a drug test[/url] christian health clinic off macdill avev in tampa florida [url=http://xpv.in/celexa/benefit-celexa]benefit celexa[/url]
prices of epilepsy drugs http://xpv.in/dulcolax/dulcolax-10-grams
[url=http://xpv.in/celexa]neutropenia drugs[/url] drug testing and medical examinations [url=http://xpv.in/celebrex/lawyer-celebrex-virginia-west]lawyer celebrex virginia west[/url] high from persciption drugs [url=http://xpv.in/ceftin/what-is-ceftin]what is ceftin[/url]

Anónimo disse...

power ball keno games http://wqm.in/jokers_jokers-revenge-roller-coaster-at-six-flags-fiesta-texas lottery numbers pattern uk
[url=http://wqm.in/jokers_showtime-a-pair-of-jokers]mississippi riverboat casino company florida ceo[/url] video the lottery [url=http://wqm.in/blackjack_blackjack-club]blackjack club[/url]
uptwon bingo harrisburg pa http://wqm.in/roulette_free-how-to-beat-roulette-system
[url=http://wqm.in/bingo_badda-bingo]australian lottery[/url] north state casino travel scheduled trips [url=http://wqm.in/betting_betting-structure-of-limit-hold-em]betting structure of limit hold em[/url]
correct blackjack strategy http://wqm.in/poker-online_poker-playing-sites doc mathews bingo [url=http://wqm.in/slots_casino-slots-where-you-win-the-most-consistent]casino slots where you win the most consistent[/url]

Anónimo disse...

http://jqz.in/ultram/drug-test-ultram
[url=http://jqz.in/ultram/abuse-ultram]icd 9 coding visual field to check for drug induced side effects[/url] buy cialis line [url=http://jqz.in/pharma/used-pharma-bottling-equipment]used pharma bottling equipment[/url]
prescription drug interactions http://jqz.in/provera/can-i-eat-what-friend-foods-on-depo-provera
[url=http://jqz.in/paroxetine/drugs-and-medications-p-paroxetine]lowest cost levitra[/url] news articles related to drugs [url=http://jqz.in/zyban/birth-vontrol-interaction-zyban]birth vontrol interaction zyban[/url]
drug wars for sidekick lx http://jqz.in/pantoprazole/what-are-the-medicition-pantoprazole-uses
[url=http://jqz.in/proscar/proscar-hairloss]drug treatment wisconsin[/url] sam club pharmacy [url=http://jqz.in/ultram/buy-cheap-ultram]buy cheap ultram[/url] drug paraphanilia [url=http://jqz.in/xanax/xanax-toxicity]xanax toxicity[/url]

Anónimo disse...

gambling problems screenings http://lwv.in/keno casino la center
[url=http://lwv.in/roulette/blog-roulette-in-c]casino coupon code[/url] s jokers farm sc [url=http://lwv.in/blackjack]blackjack[/url]
samsung blackjack distorted sound http://lwv.in/jokers/you-might-be-a-redneck-jokers
[url=http://lwv.in/casino-online/casino-artwork]blackjack ii vertical pouch no clip[/url] st crouix casino [url=http://lwv.in/online-casinos/louisiana-state-map-of-casinos]louisiana state map of casinos[/url]
blackjack gratis speel http://lwv.in/gambling-online/gambling-in-india environmental bingo [url=http://lwv.in/baccarat/vodafone-baccarat]vodafone baccarat[/url]

Anónimo disse...

interracial teen sex movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_cool_hand_luke/]cool hand luke[/url] windows movie maker free video transitions http://moviestrawberry.com/films/film_change_of_heart_70/ cars the movie games to play on the computer for free
blazin saddles movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_this_beautiful_city/]this beautiful city[/url] free software movie http://moviestrawberry.com/films/film_starting_out_in_the_evening/ free movie clips dog sex girls
across the universe movie trailer [url=http://moviestrawberry.com/films/film_jimi_hendrix_the_uncut_story/]jimi hendrix the uncut story[/url] the women meg ryan movie
database of movie review [url=http://moviestrawberry.com/films/film_still_smokin/]still smokin[/url] free japan sex movie http://moviestrawberry.com/films/film_venus/ free downloadable beetlejuice movie
movie store [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_expert/]the expert[/url] free amateur photo and movie section http://moviestrawberry.com/films/film_44/ bad axe movie theater

Anónimo disse...

movie listings in topeka [url=http://moviestrawberry.com/films/film_a_bright_shining_lie/]a bright shining lie[/url] julia roberts movie abuse husband http://moviestrawberry.com/films/film_slc_punk/ the departed movie in harrisburg pa
not another teeb movie nudity [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_best_two_years/]the best two years[/url] the incredible crash dummies movie http://moviestrawberry.com/films/film_hannah_montana_the_movie/ el rancho gay movie fredy navas
the movie the notebook [url=http://moviestrawberry.com/films/film_pocahontas_ii_journey_to_a_new_world/]pocahontas ii journey to a new world[/url] gkc movie schedule
pause a movie loaded with attachmovie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_sweeney_todd_the_demon_barber_of_fleet_street/]sweeney todd the demon barber of fleet street[/url] hilarious movie lines http://moviestrawberry.com/hqmoviesbygenres/download-genre_horror-movies/?page=29 free cum in mouth movie thumb galleries
free hardcore porn movie samples [url=http://moviestrawberry.com/films/film_a_star_is_born_70/]a star is born 70[/url] free porn movie blog http://moviestrawberry.com/films/film_america_s_best_dance_crew_top_10_performances_of_all_time/ us japanese refugee camp italian prisoner movie

Anónimo disse...

how do you save a flash movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_rock/]the rock[/url] influence of krish movie on children http://moviestrawberry.com/films/film_viva_las_vegas/ dorm days 2 movie
accepted movie bob howard stern [url=http://moviestrawberry.com/films/film_september/]september[/url] avi windows movie maker vista http://moviestrawberry.com/films/film_dirty/ movie with no name
greensboro movie theater listing [url=http://moviestrawberry.com/films/film_big/]big[/url] download zeitgeist the movie
method movie 2004 [url=http://moviestrawberry.com/films/film_diary_of_a_serial_killer/]diary of a serial killer[/url] boat trip movie http://moviestrawberry.com/films/film_date_movie/ clambake movie
movie the pacifier [url=http://moviestrawberry.com/films/film_over_the_top/]over the top[/url] i am sam synopsi movie and character http://moviestrawberry.com/films/film_the_piano_player/ maximum ride movie

Anónimo disse...

coming soon movie trailers [url=http://moviestrawberry.com/films/film_superstar/]superstar[/url] spiderman 3 the movie screenshots http://moviestrawberry.com/films/film_deep_winter/ free movie dowmloads
waco movie theater [url=http://moviestrawberry.com/films/film_crazy_animal/]crazy animal[/url] christan slater elvis movie http://moviestrawberry.com/films/film_3_10_to_yuma/ grease movie costumes
photoshop movie brush [url=http://moviestrawberry.com/films/film_jack_the_ripper/]jack the ripper[/url] niko zeb atlas movies porn moster movie
movie qoutes [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_saddest_music_in_the_world/]the saddest music in the world[/url] movie evan almighty http://moviestrawberry.com/hqmoviesbygenres/download-genre_documentary-movies/?page=10 kernersville movie
web cam not sexy girls movie clips [url=http://moviestrawberry.com/films/film_serial_mom/]serial mom[/url] times square the movie http://moviestrawberry.com/films/film_the_basketball_diaries/ wal mart movie

Anónimo disse...

katie price sex movie [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_haunting/]the haunting[/url] movie auditions for teens http://moviestrawberry.com/films/film_tupac_live_at_the_house_of_blues/ movie caligula
jaws dvd movie box set [url=http://moviestrawberry.com/films/film_hannibal/]hannibal[/url] movie theater dunwoody ga http://moviestrawberry.com/films/film_the_horsemen/ celebrity movie archieves
porn movie thumbnail archive [url=http://moviestrawberry.com/films/film_it_s_alive/]it s alive[/url] caine movie alfie
comixxxx movie trailers [url=http://moviestrawberry.com/films/film_tequila_sunrise/]tequila sunrise[/url] bartimaeus trilogy movie http://moviestrawberry.com/hqmoviesbycountry/country_usa/?page=37 macaw movie
footjob movie gallery [url=http://moviestrawberry.com/films/film_the_graduates/]the graduates[/url] lyrics to the movie hairspray 2007 http://moviestrawberry.com/films/film_la_ink/ movie based on sign of the beaver

Anónimo disse...

Pаtients with tеgument allergies, the unѕcathed toгso ԁuring discussiοn of а specifiс term.
Ρele is identіcal beautiful with a may campaign problems.
I googled "healing supplicant" orіginаlly
this dawning and if it is o'er emphatic or underemphasized. some other little girl, Papulehu, joins her on the way but has

Also visit my website; homepage