sábado, maio 26, 2007

Luís Nobre Guedes – um bloquista encapotado ou um enfermo afortunado?

Luís Nobre Guedes - Jornal Expresso – 26 de Maio de 2007

“Em Portugal uma concepção liberal seria uma catástrofe social”

Jornalista - "Porque é que um liberal há vinte anos sente que hoje o liberalismo já não é solução?"

Nobre Guedes - "Porque o mundo mudou. Hoje há um fenómeno de globalização completamente incontornável e houve fenómenos que vão ao arrepio daquilo que se pensava que pudesse ser a evolução da sociedade. Hoje há mais ricos e há mais pobres. Há um fosso maior entre ricos e pobres, entre países ricos e pobres. Há uma ideologização do sucesso pelo sucesso, de que o dinheiro é o único valor, coisas com as quais eu não posso concordar."

(…) "tenho dificuldade em aceitar algo como o Compromisso Portugal. É uma visão da sociedade de quem não anda com os pés assentes na terra. Todas essas teorias da revolução liberal cairiam se essas pessoas saíssem dos seus escritórios e das suas consultoras bem instaladas e passassem uma semana no Hospital de São José, a ver o que é a pobreza, ou se fossem à Pampilhosa da Serra ver o que é a desertificação, o Interior. Existem dois milhões de pessoas em Portugal que vivem abaixo de 60% da média nacional, há cerca de 21% da sociedade portuguesa que vive em risco de pobreza, e 15% há mais de dois anos, e as crianças e os idosos são os mais afectados. Contra estes fenómenos todos eu não acho que seja possível substituir o Estado. A primeira preocupação do Estado tem que ser responder a estes fenómenos de extrema injustiça e pobreza, que é crescente em Portugal. Num país como o nosso o Estado não pode deixar de ter uma intervenção que é insubstituível."


Jornalista - "O que está a dizer é que não se pode confiar no mercado para resolver esses problemas. Mas mesmo os liberais admitem que o Estado crie uma rede de segurança que previna situações extremas..."


Nobre Guedes - "Estou a falar de mais do que isso. Acho que o Estado é insubstituível em dois domínios fundamentais. Primeiro, dar alguma segurança e garantia relativamente aos direitos adquiridos em termos de pensão de reforma. Hoje vive-se em Portugal um sentimento novo, o receio generalizado das pessoas ao ver que aquilo que era intocável pode ser tocado – as pensões de reforma. Depois, a saúde. Há que ter a noção que o nosso sistema não é tão mau quanto o pintam, mas pode ser melhor, e é a única forma de dar um mínimo de segurança em termos de saúde às pessoas que não têm outros meios. Eu costumo dizer que estou aqui porque sou rico, se não fosse rico tinha morrido com o [problema de saúde] que tive. Mesmo admitindo que algumas coisas têm que mudar para salvar o essencial, não tenho dúvidas nenhumas que num país como o nosso uma concepção liberal seria uma catástrofe social, por isso não acredito nesses discursos que são muito sedutores, muito retóricos, mas que não têm nada a ver com a realidade."

(…) "E não tenho dúvidas nenhumas de que as soluções liberais, por exemplo para a saúde, são más soluções. Porque as pessoas não têm muitas vezes sequer o dinheiro para o transporte para irem ao hospital, essa é que é a realidade! Não é o Portugal imaginário das estatísticas e das consultoras."


Comentário:

Luís Nobre Guedes afirma que se não fosse rico teria morrido com o problema de saúde que o atingiu. O que nos leva a questionar: quantos portugueses morrem por ano por não terem dinheiro suficiente para se tratarem? E quantos mais morrerão com a privatização da segurança social, verdadeiro cavalo de batalha da rapaziada do «Compromisso Portugal»? Não haverá uma virose pestilenta, resistente a contas bancárias chorudas, que se entranhe nestes bravos paladinos do «laissez faire, laissez mourir»?

35 comentários:

Margarida Azv disse...

Devo ter lido livros de ficção científica a mais ... mas ... não sou a única evocá-los ultimamente. Daí, achar que a política mundial actual objectiva reduzir a população, deixando-a morrer (os considerados inaptos) e estupidificando-a (a mão de obra necessária). O despudor demonstrado pelos representantes do povo i.e. os políticos (na maioria, "mão de obra"), demonstra a segunda e os números, falam pela primeira.

xatoo disse...

consta-se nos mentideros politicos que a nefritiri Nobre Guedes, como hobie em noites voluptuosas, adora travestir-se com lingerie vermelha, cinto de ligas e rendinhas brancas, imaculadas,
Daí, que a mim, este tipo de discurso da gaja, não me espante mesmo nada,,,

contradicoes disse...

Destes falsos moralistas
já eu ando há muito farto
não passam duns vigaristas
com boa roupa no guarda-fato

JMS disse...

Falso moralista ou não, a apreciação de Nobre Guedes é muito certeira e vai ao arrepio da opinião dominante no momento. É legítimo duvidar da sinceridade da sua opinião, é legítimo supor-se que essa opinião é ditada por imperativos eleitoralistas. Perfeitamente. O que não me parece legítimo, o que me parece completamente ridículo e indiciador de uma mentalidade moralista, conservadora e troglodita, é o discurso do xatoo acerca da lingerie vermelha e do travestismo. Como se as opções sexuais de uma pessoa afectassem a sua credibilidade intelectual, moral ou política. Compreendo que o xatto não goste do N. Guedes, mas devia pensar duas vezes antes de o atacar com argumentos que só atingem o atacante.

Anónimo disse...

Xatoo,
Além de racista (leia-se, anti-sionista) e xenófobo (leia-se anti-norte-americano primário), acumulas também como homofóbico?
E devem os restantes receber lições moralistas de ti?

xatoo disse...

jms
acho que sim, que sou isso tudo, apesar de só ter tentado ajudar com um facto: o travestimento intelectual do discurso da amiba do cds - animal politico unicelular que aliás nunca me passou pela cabeça atacar.
Posto isto, caro jms, devo admitir que para si deve ser perfeitamente normal alguém como o Guedes andar a perorar publicamente sobre as virtudes da democracia cristã durante o dia e depois em privado andar a apanhar no cu à noite

JMS disse...

Não percebo,xatoo, acha que a democracia cristã é incompatível com a homossexualidade? Será que é preciso ser-se de esquerda para ter direito a foder com quem se quiser? Ou o xatoo acha, como o Salazar, que foder é só com a legítima esposa e nas alturas e posições homologadas pela santa madre igreja? Não percebe que esse seu discurso homofóbico faz de si um reaccionário, por muito que politicamente seja progressista?

Anónimo disse...

Há qualquer coisa de muito errado nesta análise relativamente à realidade portuguesa.

A nossa saúde não é liberal pois não ? Não, temos um sistema de saúde social.

O orçamento da saúde não é baixo pois não ? Não, comparativamente a outros países com sistemas de saúde bem mais eficientes, até que gastamos bastante Socialmente com a saúde.

Então porque é que se calhar um milhão de pessoas como eu da classe média, que paga impostos cada vez mais altos, mas tem que recorrer constantemente ao sistema privado para as consultas da praxe?

Há alguma coisa de muito errada. E a causa não pode ser o liberalismo. Antes pelo contrário ... Chama-se socialismo, o gasto descontrolado de verbas que não pertencem a quem as gasta, ao contrário do que se passa no sector privado.

Hugo disse...

O nosso sistema de saude está inserido no modelelo de "wellfare state", ou estado providência, que apesar da sua vertente social, não passa de uma tentativa de seduzir mais pessoas por parte do liberalismo face ao crescente do socialismo em meados do século passado.
Será importante analisar a situação por que passamos na saúde. Começaram a aparecer Hospitais de getão privada, logo aumentaram as taxas moderadoras. O governo, em altura de greve diz aos trabalhadores (da carris por exemplo) que é necessário assegurar serviços minimos, com a justificação das nessecidades de saúde das populações, mas é este mesmo governo que anda a fechar maternidades e SAP's, tudo em nome do defice.
Não esquecer que para o BES abrir hospitais é sinal que é um bom negócio...
Saudações

Anónimo disse...

Belas e verdadeiras palavras do Nobre Guedes, em relação ao liberalismo.

Diogo, diz-me: tem um jornalista brasileiro que escreve para este Jornal Expresso, que tipo de linha editorial tem este jornal, podes me responder?

Abraços,

Carlinhos.

Anónimo disse...

O liberalismo é um sistema falido e que os EUA tentam a todo custo impor ao mundo.

xatoo disse...

jms
o que eu percebo jms e em boa verdade te digo, é que não conheço nenhum mandamento cristão "não cobiçarás as "nalgas" do próximo"
e como o assunto dos gays do largo do caldas a mim não me diz respeito, confesso que não tenho nenhuma disponibilidade para dissertar sobre as rendinhas do cds
eheheheh
pqp

Anónimo disse...

O liberalismo é um sistema falido e que os EUA tentam a todo custo impor ao mundo.

Que eu saiba o Comunismo é que é sistema falido, e o socialismo está no mesmo caminho.

Notável é olhar para Portugal, e ver como o socialismo está a destruir o país e atribuir a culpa ao liberalismo, que não existe de todo na nossa sociedade.

É preciso ter lata ... mas enfim, não faltam por aí cheerleaders do Chavez ... suponho que estejam ainda sob os efeitos da ressaca festiva do encerramento da RCTV.

Hugo disse...

A verdade é que falido em Portugal quem está é o povo, no minimo a sua grande maioria. Falido é o estado em que o ps, com ou sem D, tem deixado este país com politicas de centro direita, ou centro esquerda, ou seja com o neo-liberalismo.
Falido também está o sistema imperialista,quando os paises com maior poderio militar do mundo não conseguem dominar, nem a primeira nem a segunda, os países em que tentam impor a sua lei.
Saudações

Anónimo disse...

Ao anônimo, sugiro olhar este vídeo e me dizer qual sistema está falido.

http://www.youtube.com/watch?v=FmjX7_uvT1Y

Anónimo disse...

Hi there, I found your website by means of Google whilst looking for a comparable topic, your
web site came up, it seems good. I have bookmarked it in my google bookmarks.


I am now not certain the place you're getting your information, however good topic. I needs to spend a while learning more or understanding more. Thank you for excellent information I used to be on the lookout for this info for my mission.

Check out my webpage ... cityville cash generator

Anónimo disse...

You actually make it appear so easy along
with your presentation however I to find this topic to be really one thing
which I think I would never understand. It seems too
complex and extremely broad for me. I am having a look forward on your subsequent publish,
I'll attempt to get the hang of it!

Here is my page :: sharecash bypass

Anónimo disse...

Excellent goods from you, man. I've consider your stuff prior to and you're simply too magnificent.
I actually like what you've got right here, really like what you're stating and the best way by which
you assert it. You are making it entertaining and you continue to take care
of to keep it sensible. I can not wait to read much more from you.
This is actually a terrific site.

Here is my blog working cityville bot

Anónimo disse...

I always emailed this web site post page to all my associates, because
if like to read it next my links will too.

Here is my website; bypass sharecash surveys

Anónimo disse...

It's impressive that you are getting thoughts from this article as well as from our dialogue made at this time.

My site; minecraft hack

Anónimo disse...

Somebody essentially lend a hand to make seriously posts I might state.

This is the first time I frequented your
web page and to this point? I surprised with the analysis you made
to create this actual publish amazing. Magnificent activity!


Here is my blog :: renting a cotton candy machine

Anónimo disse...

Hi there Dear, are you really visiting this web page on a
regular basis, if so afterward you will definitely obtain good experience.


My web page sharecash bypass

Anónimo disse...

Hi, i think that i saw you visited my blog
so i came to “return the favor”.I'm attempting to find things to improve my site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

Feel free to surf to my blog minecraft premium account generator

Anónimo disse...

Wonderful work! That is the kind of information that are supposed to be
shared across the net. Disgrace on Google for no longer positioning this publish
higher! Come on over and talk over with my website . Thank you =)

Here is my web site ... Crack Passwords

Anónimo disse...

I like this website very much, Its a rattling nice place to
read and receive info . "There's nothing I'm afraid of like scared people." by Robert Frost.


Here is my homepage 1.6 aimbot

Anónimo disse...

I have been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
It is pretty worth enough for me. In my opinion,
if all webmasters and bloggers made good content as you did,
the web will be much more useful than ever before.


My website - free psn code

Anónimo disse...

Undeniably believe that which you said. Your favorite justification seemed to be on the net the
simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly get
annoyed while people think about worries that they
just don't know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

Stop by my homepage linkbucks

Anónimo disse...

Hiya! I know this is kinda off topic however , I'd figured I'd ask.
Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a blog post
or vice-versa? My blog covers a lot of the same topics as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
If you're interested feel free to send me an email. I look forward to hearing from you! Superb blog by the way!

Here is my site :: how to get money in a day

Anónimo disse...

Tremendous issues here. I'm very glad to peer your post. Thanks a lot and I am looking forward to contact you. Will you kindly drop me a e-mail?

Here is my webpage; castle ville quests

Anónimo disse...

Thanks designed for sharing such a fastidious opinion,
paragraph is pleasant, thats why i have read it completely

Feel free to visit my website :: rar password cracker

Anónimo disse...

I do not even know how I ended up here, but I thought this post
was good. I do not know who you are but certainly you're going to a famous blogger if you aren't already ;) Cheers!


Look at my web site: $50 PSN Code

Anónimo disse...

Hello, all the time i used to check webpage posts here in
the early hours in the break of day, as i enjoy to gain knowledge of more and more.


Feel free to visit my web-site: Rar Password Cracker

Anónimo disse...

These are genuinely impressive ideas in about blogging.

You have touched some nice things here. Any way keep up wrinting.


my website; redeem codes for playstation network

Anónimo disse...

Howdy! This is my first comment here so I just wanted to give
a quick shout out and tell you I really enjoy reading through your articles.
Can you suggest any other blogs/websites/forums that deal with the same topics?
Many thanks!

Here is my web-site sharecash downloader

Anónimo disse...

I've been exploring for a little bit for any high quality articles or weblog posts on this kind of space . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this website. Reading this info So i'm happy to show that I've a very just right uncanny feeling I came upon just what I needed. I so much no doubt will make sure to do not disregard this site and give it a look regularly.

Also visit my weblog; farming simulator mods