Fareed Zacaria, editor da Newsweek Internacional, foi ao Daily Show dissertar sobre as políticas americanas no Médio Oriente.
Jon Stewart – Eu não acreditava, originalmente, no Presidente e em certos elementos da sua Administração, no seu plano de espalhar liberdade e democracia no Médio Oriente, mas ao ver o que se passa em Gaza e no Iraque, convenceram-me. O que correu bem?
Fareed - Bem, olhemos para o plano A. O plano A era fazer eleições no Iraque, em Gaza, no Líbano. Mas como o plano A não está a funcionar muito bem, passou-se ao plano B: elegemos fanáticos religiosos em qualquer dos lados e eles começam a matar-se uns aos outros, e, assim, não nos matam a nós.
Fareed - Não digo que estejamos a fomentar a violência, mas estamos a reconhecer que há diversidade no mundo islâmico e árabe, e a encorajar essa diversidade...
Jon Stewart –Mas o que se fará ao Irão? A Administração está sempre a dizer “temos provas que o Irão se envolveu com os revoltosos”. Mas o lado sunita recebe apoios da Arábia Saudita mas ninguém fala nisso. Qual é a diferença de lógica?
Fareed – Nós não gostamos do Irão. Gostamos da Arábia Saudita...
6 comentários:
Os EUA, nunca fomentaram a democracia. O Médio Oriente não é diferente de outros locais, por onde se manifestaram e ou ainda manifestam as cretinices "made in USA". Bom fim de semana.
Médio Oriente?
benvindos ao deserto do Petróleo!
Primeiros resultados da Cimeira UE-Brasil, que põe o país na órbita dos interesses do Império: Sem condições de vida, sem sítio para onde ir - "refugiados palestinianos do Iraque serão realojados algures no Brasil" (já há lá pouca gente, refugiada no seu próprio país, com carências graves)
quando vai chegar o dia do fim do mundo?
Também assisti a essa entrevista. O que o Jon Stewart consegue demonstrar num programa "humorístico"...
Os criminosos que se instalaram no Oriente Médio, são mercenários legalizados pela ONU, semeando destruição e morte para depois cobrar pela segurança aos aliados.
Onde é que há mais petróleo? No Irão ou na Arábia Saudita?
Um abraço. Augusto
Enviar um comentário