quinta-feira, janeiro 08, 2009

Jon Stewart - 50% dos governadores do Estado do Illinois estão encarcerados por corrupção

Jon Stewart, do Daily Show, relata-nos com muito humor mais um caso de corrupção nos Estados Unidos:

CNN: O governador do Illinois, Blagojevich tentou extorquir contributos para a campanha de pessoas com contratos estaduais… Blagojevich tentou vender o lugar no Senado que o Presidente eleito, Barack Obama, deixara vago.

Fox News: Blagojevich tentou conseguir o cargo de embaixador ou ser nomeado Secretário da Saúde e Recursos Humanos. Ele queria um emprego para a mulher. Ele queria dinheiro. …Blagojevich queria despedir a Comissão Editorial do "Chicago Tribune".

Jon Stewart: Sabem que mais? Deixem-me simplificar isto. Do que não está ele a ser acusado?

Personagem de um filme antigo de cowboys: "De molestar um cavalo morto."

Jon Stewart: Presumo que seja um exagero. É óbvio que Blagojevich não fez nada que chegue ao nível de maldade da bestialidade necrófaga.

Fox News: O governador Blagojevich, diz a Acusação, tentou extorquir uma contribuição de 50 mil dólares do director de um hospital pediátrico, ameaçando negar ao hospital fundos estaduais.

Jon Stewart: Era melhor teres f… um cavalo morto. Blagojevich andava a extorquir um hospital pediátrico!

Jon Stewart: Infelizmente, o suborno não é novidade no Estado de Illinois. O anterior governador, George Ryan, deixou o cargo quando foi acusado de corrupção e está actualmente a cumprir uma pena de seis anos. Mas não é tudo. Três dos últimos sete governadores do Illinois foram parar à prisão. Então isto totaliza 4 dos últimos 8 governadores do Illinois que são encarcerados por corrupção: 50%.

Jon Stewart: Ouçam meninos, ser governador do Estado de Illinois pode parecer deslumbrante, mas é um beco sem saída. É um bilhete de saída para lado nenhum. 50% dos governadores do Illinois acabam presos. Por amor de Deus! Sabiam, e isto é verdade, que apenas 48% dos homicidas são presos pelo seu crime? É mais provável serem presos se se tornarem governadores do Illinois, do que se tornarem homicidas. Por isso, hoje digo-vos isto: a escolha é vossa, meninos. Façam a escolha inteligente.


Vídeo legendado em português:

9 comentários:

Castanheira disse...

Os governadores do Estado do Illinois não serão mais honestos que a maioria dos autarcas portugueses. A diferença é que lá estão presos.

Ana Camarra disse...

Diogo

Será do clima do Illinois?

Castanheira:

Sou autarca, trabalho 12/14 horas,estou sempre de serviço, muitos sabados, domingos e feriados, carrego tijolos, levo miudos á praia, velhotes ao teatro, já arranquei ervas dos jardins e pintei paredes de escolas primárias.
Peço-lhe que investigue um pouco e talvez chegue á conclusão que nem todos os autarcas são iguais, que nem todos funcionam da mesma maneira, que há uma concentração desses que refere, nos tons de laranja e rosa.

(Desculpa Diogo)

Cumprimentos ao Castanheira
~
Beijos ao Diogo

Diogo disse...

Castanheira,

Dá a sensação que Felgueiras está geminada com o Illinois. E quem diz Felgueiras e quem diz Illinois...


Ana,

Tenho a sensação que é do clima do hemisfério norte, no ambiente dirigente.

Beijo.

alf disse...

lá são presos, essa é que é essa!

Cá é uma grande bandalheira e a Assembleia da República é o espelho disso. Estou a lembrar-me do ex-autarca de Odemira que é deputado pelo Porto, cidade onde nunca pos os pés ao que parece, da viuva do Sousa Franco que não tem neurónios para ser deputada, ou da secretária do Sá Carneiro, boa senhora certamente mas deputada a que propósito?... ele há cada deputado...

E se começar a falar das pessoas que os autarcas nomeiam, das que os administradores das empresas publicas escolhem... logo se percebe que a única coisa que lhes interessa é o jogo de troca de favores que lhes assegura um futuro confortável.

Claro que há excepções. Há autarcas notáveis, pelo menos em muitos pequenos aglomerados. Esses não despertam a cobiça...

Há sempre corrupção onde há interesses em jogo e a possibilidade de se ficar impune. E cá fica-se sempre impune.

Não me chateiam os corruptos, porque já sei que eles existem; chateia-me a ausência de combate a eles, isso é que é inadmissível.

Logo, os culpados da situação não são os autarcas, etc, são quem o permite - procurador de República à cabeça, helás... não que ele seja corrupto, mas porque não teve ainda sucesso nesta sua responsabilidade.

Zorze disse...

Subscrevo Alf.

Facto que importa a reter, lá são presos, em Portugal uma promoção de qualquer género os espera.

Abraço,
Zorze

contradicoes disse...

Corruptos houve sempre
em qualquer parte do Mundo
só que este País consente
este procedimento imundo

A justiça cá não pune
todos os prevericadores
a corrupção fica impune
neste universo de doutores

xatoo disse...

Onde há dinheiro é que há vicios. E o Illinois, Chicago, foi o primeiro centro financeiro que coordenou o nascimento da indústria da "civilização automóvel" cujas fábricas eram (e algumas residuais ainda são) em Detroit no outro lado do lago.
Chicago, como é sabido sempre foi a capital, não apenas da corrupção, mas do puro banditismo que fez vingar os bens adquiridos à mão armada.
O facto de os gangsters terem adquirido fatos de finórios colarinhos brancos não disfarça as suas origens etimológicas.
E o Sócrates, o manequim petit chef-de-file do nosso ganguezinho, convém recordá-lo, também usa fatos Armani, mas esse é apenas um funcionário subalterno.

xatoo disse...

há qui uma coisa que o Jon Stewart omite (este gajo é um limpa neves do caraças) - que o Blagojevich é apenas a interposta pessoa que negociou a venda do lugar de Senador. Mas na verdade a guita não é para ele, é para o Partido (neste caso para os democratas) É assim o esquema que está montado, é universal. Passou-se o mesmo em Felgueiras com o saco azul; o dinheiro vai parar aos cofres do Partido; por isso é que a Felgueira não será condenada e se faz apenas um simulacro de julgamento.
A verdadeira razão porque o Blagojevich foi queimado é porque se armou em socialista para gerir a crise entre os operários. Na altura fiz um post sobre isso.
Mas de facto é essa limpeza do ambiente que o Jon Stewart faz; será "tudo preso" diz, mas na verdade só têm problemas os que se transviam em relação aos regentes da FED. Aconteceu o mesmo com o Elliot Spitzer em NY: foi despedido pela simples "maldade" de ter ido às putas. Mas a verdadeira causa é que usou dinheiro à revelia para salvar o Estado de gravíssimos problemas sociais
.

Diogo disse...

Xatoo, fui ver o teu post e o vídeo e provavelmente tens toda a razão. Eu coloco estes vídeos do Jon stewart porque o acho o melhor humorista contemporâneo. Mas não tenho ilusões. Ele nunca poderia fazer certos ataques se não tivesse as costas bem protegidas. O Poder gosta de passar por democrático e tolerante.