quinta-feira, setembro 17, 2009

O director-geral de Saúde, Francisco George, mantém a esperança de que a Gripe A ainda venha a causar vítimas em Portugal

Gripe A vai matar em Portugal

«O director-geral de Saúde, Francisco George, admitiu esta segunda-feira que a gripe A pode causar mortes em Portugal e que a epidemia deve ainda prolongar-se por um ou dois anos.

'Não vamos continuar com uma taxa de letalidade zero', afirmou Francisco George, numa conferência da Ordem dos Médicos sobre o vírus H1N1 aberta à comunicação social.

Portugal registou desde o início do Maio 7513 casos de gripe A, mas até ao momento não se registou qualquer morte provocada pela doença. Francisco George atribuiu a ausência de mortes à resposta dada desde o início da epidemia mundial.»


***********************

No Jornal Nacional da TVI - 7 de Setembro de 2009:

Ao contrário do Director-Geral de Saúde Português, o Director-Geral de Saúde Espanhol desvaloriza a questão: "Se morrem muitas pessoas em Espanha por contaminação atmosférica, ninguém presta atenção. Ou se morrem tantas pessoas por fumar, ninguém lhes presta atenção. Mas se, pelo contrário, morrem duas pessoas com gripe, presta-se muita atenção. É lógico, eu entendo, mas pouco a pouco a sociedade tem que amadurecer e dedicar o tempo que cada problema requer em função da sua gravidade."

Também o Dr. Fernando Maltês, Director do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Curry Cabral, assegurou: "Esta Gripe A com que nos estamos a defrontar tem uma apresentação clínica semelhante à gripe sazonal, apresenta uma benignidade talvez até maior do que a do vírus da gripe sazonal e, portanto, trata-se como se trata a gripe sazonal, ou seja, com antipiréticos."


O certo é que já lá vão quatro meses desde que foi confirmado o primeiro caso de Gripe A em Portugal e, até agora, não há qualquer morto a registar. Em média, por ano, morrem em Portugal mais de mil e quinhentas pessoas de gripe sazonal comum.

Mas é enternecedor ver a lealdade do director-geral de Saúde Português, Francisco George, à sua chefe, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, no contributo aos fabulosos lucros das empresas farmacêuticas Roche e da Glaxo Smith Kline, às quais o Goveno Português comprou mais de 45 milhões de euros do medicamento Tamiflu, cuja eficácia está ainda mal documentada, segundo as palavras do o Director do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital Curry Cabral, Fernando Maltês.

Mas não são de agora, as justificadas preocupações de Francisco George com pandemias e respectiva medicação.

O director-geral de Saúde, Francisco George


Já em Fevereiro de 2006 (TSF), o director-geral de Saúde explicava no Parlamente como Portugal se iria proteger da Pandemia da Gripe Aviária, fruto das possíveis mutações do perigoso vírus H5N1:

«Já chegaram a Portugal as 100 mil doses do princípio activo do medicamento oseltamivir (o antiviral designado comercialmente por Tamiflu, da farmacêutica Roche) para fazer frente a uma eventual pandemia da gripe das aves em território português.»

«A grande encomenda de dois milhões e meio de tratamentos chegará seguramente muito a tempo, uma vez que não admitimos que a pandemia possa surgir num prazo inferior a largos meses», afiançou.

«Uma pandemia pode chegar daqui a seis meses ou daqui a seis anos, temos que estar preparados, mas não sabemos quando irá acontecer», afirmou Francisco George.
.

21 comentários:

O Trigo e o Joio disse...

Alarmismos desnecessários.
Será que há alguém a tentar ganhar dinheiro com isto?

Filipe disse...

Eu fiquei a conhecer este senhor (Francisco George), num daqueles "debates" da treta do Canal 1, cujo nome da apresentadora agora me escapa.

Em poucos minutos, fiquei esclarecido: é um completo borra-botas. O seu discurso hesitante e afectado, a sua argumentação medíocre, tudo nele faz uma pessoa interrogar-se: como raio está no cargo que ocupa?

Um manga de alpaca, um tecnocrata que não domina tecnicamente nada, enfim, um dos muitos fantoches que povoam a administração central.

Diogo disse...

Tinha os três primeiros comentários eliminados pelo(s) autor(es) e removi-os.


O Trigo e o Joio, para além do dinheiro que as farmacêuticas ganham com as vacinas, temo que se pretenda uma vacinação obrigatória de um produto que coloca as pessoas em risco de vida. Ou seja, a coisa é bastante mais tenebrosa.


Filipe, Francisco George é um fantoche de um jogo maior. Vamos ver onde isto vai chegar.

Anónimo disse...

Sr Filipe
“...é um completo borra-botas. O seu discurso hesitante e afectado, a sua argumentação medíocre, ...” “... como raio está no cargo que ocupa?”
Resposta. Está no cargo que ocupa, porque; “...é um completo borra-botas.”
Napoleão Bonapart disse; "In politics stupidity is not a handicap."
:):)

Caro Diogo
“"O director-geral de Saúde, Francisco George, mantém a esperança de que a Gripe A ainda venha a causar vítimas em Portugal"”
Há que justificar os gastos absurdos para ajudar empresas e homens de bem...
Acho a frase impecável.
Carlos

PS
Fala-se do inverno que aí vem e no aumento de casos de gripe suína. Segundo julgo saber, no hemisfério sul é agora o fim do inverno. O que é que por lá aconteceu com a gripe suína? A gripe suína desenvolveu-se por lá mais do que no hemisfério norte?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

vejam aqui no mesmo Correio da Manha, de que é forma a gripe vai matar:

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF&contentid=5F602E2F-A73A-4C02-9C6A-9A81E38187BB

Zorze disse...

Uma entre outras das manipulações que vivemos.

"Já mete nojo" esta psicose geral de uma constipação.
São os kit's Gripe A, o gel desinfectante para as mãos, as luvas...

Quando vivemos num Planeta em que a desinteria, a diarreia, a malária, a SIDA, a tuberculose entre outros, verdadeiros flagelos, passam ao lado desta frenética comunicação social.

Abraço,
Zorze

Anónimo disse...

O homem tem uma pinta de pinguinhas,ohoh,se tem...
Bem quando sair do cargo já tou a vê-lo director da Glaxco para os medicamentos anti-cirrose!

O Trigo e o Joio disse...

Ainda ontem vi uma reportagem no site da BBC acerca da vacina.
A grande maioria dos funcionários dos serviços de saúde do RU estão ou vão recusar ser vacinados e esta posição é extensiva às suas familias.
Por exemplo, o regresso às aulas na Escócia, resultou num aumento do número de casos registados entre a população escolar. Mas num país (RU), onde já morreram algumas dezenas de pessoas e milhares já foram afectados pelo virús, não há qualquer tipo de alarmismos ou aproveitamento em termos mediáticos. Em portugal onde ainda não se registou uma única morte e onde o número de casos não é alarmante é ridiculo ver-se o aproveitamento que se faz deste caso e o receio que isso transmite às pessoas.

* Obrigado pela remoção dos comentários eliminados

Jeremias disse...

O que é que estes parasitas recebem em troca da indústria farmacêutica?...

Orlando disse...

Ouvi uns rumores sobre o facto de o tamiflu ter sido chumbado e só depois do senhora Donald Rumsfeld ter passado a ter um lugar influente na emprega que queria produzir a droga é que esta foi aprovada. Alguém sabe alguma coisa sobre este assunto?

Anónimo disse...

RTP. Telejornal, 24-08-09
As autoridades espanholas e os especialistas na matéria estão preocupados porque a maior parte dos casos até agora registados forma em zonas quentes, como centro e sul, junto ao mediterrâneo, contrariando os padrões do vírus, em que é com o frio que é mais fácil a sua disseminação.
http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1103&idpod=28821&formato=flv

“A Ministra da Saúde dos EUA, Kathleen Sebelius assinou um decreto que garante a total imunidade jurídica para os fabricantes de vacinas contra a gripe suína em todos os processos criminais que possam se originar de qualquer ligação da nova vacina contra esta gripe.”
http://www.inacreditavel.com.br/novo/mostrar_artigo.asp?id=462

Carlos

Orlando disse...

Relativamente ao link

http://www.inacreditavel.com.br/novo/mostrar_artigo.asp?id=462

Sem pôr em causa a veracidade da notícia, tentei confirmá-la com uma busca no google news. Não consegui. Se alguém tiver acesso a um link mais credível, agradecia que me informassem.

Isabel Magalhães disse...

Gostei de ter passado por cá.

IM

Diogo disse...

ON,

Legal immunity set for swine flu vaccine makers

Read more:
http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?f=/n/a/2009/07/17/national/a161229D59.DTL#ixzz0RfFF1dBj

Anónimo disse...

Sr on

Outro motor de busca - http://www.ask.com/ -

Nesta página;
http://www.ask.com/web?q=Kathleen+Sebelius+grants+immunity+big+pharma&qsrc=19&o=0&l=dir

Pode encontrar estas e mais ligações sobre o assunto

http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=14430

http://www.examiner.com/x-6495-US-Intelligence-Examiner~y2009m8d1-Swine-flu-vaccine-Government-grants-immunity

http://www.infiniteunknown.net/tag/virus/

http://www.burbankdigest.com/node/218

http://powerpointparadise.com/mid0.htm

Mas para algo mais detalhado, que me parece interessante;

Caro Diogo. Sobre o seu comentário lá na tasca

http://birdflu666.wordpress.com/2009/07/28/swine-flu-vaccine-has-adjuvants-that-impair-fertility/

Carlos

Jeremias disse...

Cheira tão mal esta história da gripe suína!!! É mesmo suína...

E este povinho que não acorda... Enfim...

contradicoes disse...

Este senhor alimenta o pânico e o seu procedimento leva a concluir o pior. Deve estar a fazer propaganda antecipada ao laboratório que vai produzir as vacinas. Isto sem antes ter aconselhado que as pessoas deveriam utilizar o Tamiflu como prevenção quando cientificamente está provado que o Tamiflu não é adequado para combater esta estirpe. Aliás achei curiosa a opinião duma enfermeira quando recentemente estive hospitalizado, ácêrca deste responsável da saúde, mas não digo para a não comprometer.

Jeremias disse...

E essa de absolver a priori os fabricantes de vacinas tem água no bico... Já li por aí que com a obrigatoriedade da vacinação se prepara um extermínio em massa disfarçado de descuido... Oooops...

Anónimo disse...

Caro Diogo
Aqui fica mais uma página.
Página longa mas acho que vale a pena.
““Health authorities have been anticipating an influenza pandemic for many years. On June 11, it officially arrived…”. So begins this document from the Association of Public Health Laboratories...”
Anticipating?? Tá ma fazer falta uma bolinha de cristal hehehe
http://jenniferlake.wordpress.com/2009/09/03/pandemic-unfolding/
Carlos

Anónimo disse...

Caros Diogo e Carlos,
obrigado pelos links

on