quarta-feira, março 29, 2006

Mário Soares - Variações sobre o terrorismo

Excerto de um artigo de Mário Soares - Jornal Expresso 27-03-2004

É preciso conhecer melhor a Al-Qaeda para a combatermos com eficácia. Não às cegas. Há milhares de livros, publicados em todas as línguas, sobre o terrorismo global - que está intimamente relacionado com a «globalização depredadora» que temos e com a «economia de casino» que nos rege. Estudemo-los. Atenção à diplomacia do Vaticano, extremamente activa, nomeadamente nos encontros ecuménicos organizados pela Comunidade de Santo Egídio, em que tenho participado. Exploremos os contactos que a Al-Qaeda parece ter com o mundo obscuro das finanças - dos «off-shores» e dos «paraísos fiscais» - com o «dinheiro sujo», com a criminalidade organizada, com o tráfico ilegal de armas, incluindo atómicas, com o mercado da droga. Há franjas desse sub-mundo que, seguramente, serviços secretos, mesmo os minimamente secretos, mesmo os minimamente organizados, podem penetrar e conhecer. Já o devem ter feito. Mas será que os grandes responsáveis querem tomar conhecimento dessa negra realidade e das pistas que indica?



Comentário:

Bom, se Soares está a falar de serviços secretos, mesmo os minimamente secretos, mesmo os minimamente organizados, que já devem ter infiltrado a Al-Qaeda, então deve estar a falar desta meninas:



Os Estados Unidos possuem 13 grandes agências de informações. Vejamos algumas das mais importantes:

CIA (Central Intelligence Agency): Colocando agentes no terreno, pesquisando e utilizando outros meios, a CIA recolhe informações acerca de governos estrangeiros que fornece ao governo americano. Procedem também à contra-espionagem. Possuem cerca de 20 000 funcionários. O Washington Post reportou que o orçamento anual da CIA é de 30 mil milhões de dólares.

NRO (National Reconnaissance Office): Opera a rede de satélites espiões dos Estados Unidos. Orçamento anual actualmente: 10 mil milhões de dólares.

FBI (Federal Bureau of Investigation): Recolhe informação sobre ameaças domésticas, incluindo organizações terroristas estrangeiras baseadas nos Estados Unidos, ameaças domésticas, etc. Orçamento: 3 mil milhões de dólares.

DIA (Defense Intelligence Agency): Recolhe e trata informação sobretudo ao nível militar. Trata, também informação provinda de outras agências. Orçamento anual actualmente: 40 milhões de dólares.

Army Intelligence: Dedica-se à recolha de informação e distribuem-na pelos outros serviços de informações.

Navy Intelligence: idem.

Air Force Intelligence: idem.

Marine Corps Intelligence: idem.

NSA (National Security Agency): É a agência encarregue da criptografia e da vigilância electrónica.

Estimativas indicam que o orçamento total para as treze grandes agências de informação ultrapassem os 100 mil milhões de dólares anuais.


Sendo assim, resta saber se a Al-Qaeda não estará já de tal forma infiltrada pelos serviços secretos que não resta nenhum espaço para extremistas islâmicos.

15 comentários:

Anónimo disse...

Mario Soares y Manuel Fraga Iribarne, anti- americanos, anti- Usa

Anónimo disse...

A Al-Qaeda não foi infiltrada pela CIA. A Al-Qaeda é a CIA!
E Soares sabe isso muito bem, ele próprio foi treinado e financiado pela CIA. No entanto ele nunca vos irá dizer isso, limita-se a mandar umas bocas para fingir que agora de repente se virou contra a globalização, contra os americanos, ou que se virou contra velhos amigos como o Cavaco, agora "fascistas".
Ele é uma falsa oposição, e um dos principais responsáveis por Portugal estar hoje na mão dos americanos. Mas vive rezingado por ter perdido o apoio dos americanos e da comunicação social.

Anónimo disse...

Roma no paga traidores

Anónimo disse...

Mario Soares y Manuel Fraga Iribarne, antiguos admiradores del presidente Ronald Wilson Reagan.....

Diogo disse...

Agradecia aos comentadores do país irmão que tecessem comentários um pouco mais elaborados.

Biranta disse...

Assino por baixo do comentário de "Patriota". As palavras de Mário Soares ignoram a terrível realidade que temos discutido, aqui e não só, acerca do 11 de Setembro. Soares não a ignora, mas finge. À medida que se tornar impossível os órgãos de comunicação, cá, esconderem, por mais tempo, a verdade, o discurso de Soares também se irá adaptando. Ainda o iremos ver a dizer que disse coisas que nunca disse, ou a querer atribuir a estas palavras significado que não têm. Mas não será só Soares... Outros o farão. Foi assim que a pior escumalha se apoderou do país depois do 25 de Abril e, se não estivermos atentos, assim continuará. Quanto a Soares, sempre foi assim: um cínico!
Já quanto a alguns comentadores "do país irmão", eles apenas aparecem para lançar a confusão, para desacreditar estas denúncias e outras. Reparem que são "pró-Bush", cegamente (refiro-me a esses, obviamente, aos "pró-Bush"). Esta "actividade", destes "comentadores" intensificou-se, curiosamente, depois de Donald Rumsfeld ter criticado "os seus" por não estarem a saber controlar a NET... Acontece que, estes representantes, aqui em Portugal, são muito fraquinhos e não se conseguem aguentar connosco... Por isso vêm alguns "do país irmão"... Não enganam ninguém!
Mas cá está-se a enveredar por outros caminhos, como seja usar o poder judicial e as leis nazis que nos regem... O espectáculo "segue dentro de momentos".

H. Sousa disse...

Realmente, com tantos serviços secretos, coitada da Al-Qaeada.

Anónimo disse...

And remember....Big Brother is Watching.....!

Anónimo disse...

Soares vê mais com um olho do que vocês todos com óculos. Ele é dos políticos mais anti-Bush da Europa.

Anónimo disse...

E eu assino por baixo do Biranta!
Não é preciso ir mais longe: o Freitas também foi "anti-Bush", e quando voltou a ter tacho foi aos EUA pedir perdão de joelhos à Condolezza Rice... Quando eles têm tacho, estão entre amigos. Quando lhes tiram o tacho ficam amuados e mandam bocas, mas bocas completamente inofensivas.
Quando for público que a Al-Qaeda é a CIA, os Soares, comunas, bloquistas e Cia. vão todos dizer: "é verdade é, a Al-Qaeda é a CIA! Nós já sabíamos!". Mas até lá vão estar todos bem caladinhos, porque não querem deixar de comer da gamela do sistema.

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Increased cholesterol with celebrex New acne medicines Pompano beach hotels a1a

Anónimo disse...

carcalejos amnon kapiliuk

Anónimo disse...

hugo medina amnon kapiliuk

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » » »

yanmaneee disse...

nike air max 95
balenciaga
jordan shoes
yeezy shoes
jordan 6
supreme
curry shoes
yeezy boost 350
jordan shoes
retro jordans