sábado, março 11, 2006

Os lucros da banca


Um texto assinado por José Alberto Pitacas

Em 2005, os lucros após impostos dos três maiores bancos privados portugueses cresceram mais de 40%, face ao ano anterior, atingindo quase 1.300 milhões de euros. Por sua vez, estima-se que os lucros do sector bancário deverão ultrapassar os 3.000 milhões de euros. Um “valor histórico”, como noticiaram alguns jornais.

Que pensar destes números? Que dirá um trabalhador desempregado ou com um emprego precário? Que dirá um trabalhador da administração pública ou do sector privado que vê o seu poder de compra diminuir? Que dirão muitas pequenas e médias empresas que atravessam dificuldades?

Curiosamente ou talvez não, este aumento dos lucros surge num contexto de crise: estagnação económica, encerramento de empresas, aumento do desemprego, perda de poder de compra dos salários. Afinal a banca até ganha com a crise?

Os lucros do sector bancário resultam, em primeiro lugar, da diferença entre os proveitos das suas aplicações (juros dos empréstimos) e os custos dos recursos que capta (juros de depósitos). É a margem financeira. A esta diferença acrescem os valores líquidos das comissões (cobradas com os empréstimos, operações de títulos, gestão de contas ou outros serviços bancários), dos rendimentos de títulos e dos proveitos com operações financeiras. Obtém-se, assim, o produto bancário (em 2005, deverá rondar os 11 mil milhões de euros).

Se ao produto bancário se deduzir os custos com fornecimentos e serviços de terceiros, fica-se com o valor acrescentado bruto do sector bancário, que vai ser distribuído por cinco parcelas: amortizações, provisões, custos com pessoal, lucros e impostos.

A fim de se comparar a sua dimensão, repare-se que, em 2005, o valor dos lucros deverá ser muito próximo dos custos com pessoal.

Neste domínio, importa salientar que mais de 20% dos custos com pessoal são relativos a remunerações e outros encargos com os titulares dos órgãos de administração e fiscalização e com os quadros de direcção, isto é mais de 600 milhões de euros.

Como é fácil de antever, os lucros da banca derivam muito de quatro factores: margem financeira, comissões, provisões e custos com pessoal.

Entre nós, os elevados lucros do sector bancário, registados em 2005, resultaram duma baixa remuneração dos depósitos (na sua maioria inferiores à taxa de inflação), duma generalizada cobrança de comissões (abertura de processo, gestão, manutenção, resgate, etc.), dum grande endividamento das famílias (sobretudo em crédito à habitação), de cortes nos custos com pessoal, com maior recurso a serviços de terceiros (segurança, tesouraria, informática, etc.) e através duma maior intensidade de trabalho do pessoal do quadro.

Estará a banca ao serviço da economia nacional ou ao serviço dos grupos económicos que a controlam? A quem beneficiam tais lucros?

Certamente que não ao Estado, visto que, devido a um conjunto de isenções e benefícios estabelecidos, a taxa efectiva de IRC paga pela banca é sensivelmente metade da taxa daquele imposto. Logo o Orçamento de Estado vê-se privado duma importante receita.

Como se sabe, os lucros geram dividendos, que correspondem a uma parte dos lucros que é distribuída aos detentores do capital dessas empresas. A propósito, cite-se o facto noticiado recentemente num diário, que só em dividendos de acções detidas em dois bancos (um português e um espanhol), o empresário Américo Amorim irá receber 28,8 milhões de euros, ao que acrescem cerca de 54 milhões de euros de dividendos a receber da Galp. Um verdadeiro jackpot! Atente-se que aquela verba corresponde ao salário mensal de 215 mil trabalhadores que recebem o salário mínimo nacional.

Os fabulosos lucros da banca são mais um sintoma da desigual e injusta distribuição da riqueza e do rendimento verificada em Portugal. Como alguém dizia, sempre que se fala em crise “há um pobre que fica mais pobre e um rico que fica mais rico”.


Comentário:

Não concordo com a frase: «há um pobre que fica mais pobre e um rico que fica mais rico».

Julgo antes que: «há mil pobres que ficam mais pobres e um rico que fica mais rico»

26 comentários:

Biranta disse...

Errado! Há, pelo menos umas largas dezenas de milhares (se não centenas de milhares) de pobres que ficam mais pobres, sempre que um rico fica mais rico... Até há os que ficam na miséria. E a esperança? Essa desaparece a um ritmo muito mais intenso... É a nossa condição gregária, de grupo, a falar mais alto, mesmo que apenas instintivamente (porque, traduzido em palavras, predominam os disparates absurdos)

Diogo disse...

É um absurdo de facto Biranta. Todos estes lucros que muitos atribuem a trabalho honesto e boa gestão não passam de um imenso roubo em resultado de cartelizações assassinas e fugas escandalosas ao fisco.

Ricardo disse...

"Afinal a banca até ganha com a crise?" - Sim, a banca dá mais crédito em alturas de crise.

Outro dos factores para o crescimento dos lucros da banca é a exploração que fazem aos seus funcionários, cada vez mais qualificados, cada vez mais mal pagos.

Só falta agora começar a cobrar os serviços do Muiltibanco!

Abraço,

Anónimo disse...

Já escrevi sobre este assunto em 7/11, 9/11, 8/3 e 9/3, mas o teu texto é mais completo que qualquer dos meus. Muito bem!

augustoM disse...

Os lucros fabulosos da banca são mais um sintoma do desigual e...
Não concordo, são mais o produto de um acto de vampirismo. Vão nos sugar todo o nosso sangue.
Um abraço. Augusto

contradicoes disse...

Muito oportuna esta abordagem e às fontes de rendimento referidas no post em acrescentar-lhe-ia, parte do valor dos impostos que eles cobram ao depositante a prazo e que devem eles comê-lo, pois eu não acredito que a Direcção Geral de Contribuição e Impostos tenha mecanismos para controlar o valor dos depósitos a prazo que existem na banca e através dos quais esta cada vez que se vencem juros abate logo ao depositante.

Anónimo disse...

...

Anónimo disse...

Estou reformado com 52 anos daq Banca.
Um assalto no local de trabalho com agressão e consequente depressão pós-traumática arrumaram a minha carreira.
No entanto trabalhava 10 horas por dia e era remunerado por 7.
A fatia de leão dos lucros é de comissões.
Roubam os mais pobres em tudo.

Anónimo disse...

Que tristes mentes as vossas que utilizam os neurónios para desenvolver complicados argumentos que apenas demonstram inveja, mesquinhez e paternalismo (com essa sede de colectivismo) perante as liberdades individuais. Deveriam antes utilizar esses brilhantes neurónios para pensar estruturadamente quais os melhores caminhos para usufruir colectivamente das liberdades INDIVIDUAIS que existem naturalmente fora do jugo socialista.

Anónimo disse...

Como trabalhador da banca quero confirmar tudo o aqui aqui se disse, haveria mais para dizer, como por exemplo tecnicas utilizadas pela banca para levar clientes a fazer aplicações que se sabe que diicilmente terão alguma rentabilidade e mesmo que os empregados não queiram fazer essas aplicações são questionados e pressionados para as fazer, haveria muito para dizer, no entanto quero apenas comentar o que disse o ultimo comentador acerca do uso da mente para desenvolver argumentos que demonstram inveja e mesquinhez.
Esse comentario só se pode compreender se o comentador, for completamente ignorante do que se passa na banca e nesse caso não deveria falar sobre o que não sabe, ou tiver algum interesse em que as coisas se mantenham como estão, o que me parece o caso.

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Awning nationwide patio http://www.online-timeshare-buy.info web design web site search engine positioning website search engine optimization services Hard anal g6 body kit base href site read ppc start replies Call center agent work from home Ruff ryder coats White bikini gallery tgp 2003 buick park ave. proactiv rollsthle provigil patient site reimbursement provigil assistance Article incorporation ministry single job search for employment engine free seo professionals.blogspot.com search engine positioning st martin seo consulting bosniaherzegovia 1962 buick 455

Anónimo disse...

(v) Essential oil is not, at all, oily, but makes your eyes,
water as soon as smelled or sniffed. During this
moment, the THC and the other active cannabinoids
comes out with very little or even no noxious gases and carcinogenic tars which are usually created with smoke.
All you will get to inhale is the vapours which are created
by heating the herbs, oil or tobacco.

Look into my web blog; vaporizer

Anónimo disse...

Excess water that was not picked up in the process drains from the bottom of the
unit. Spray on bed linens or bathe in lavender oils or soap
to reduce stress prior to bedtime. Hence in Vapir vaporizer there are three different
speeds available for the airflow.

Anónimo disse...

The world of vaporizers can be easy and fun if only you would enter it.
Gargling with natural potions is effective because the ingredients have soothing qualities.
Online Volcano Vaporizer
is the best way to buy this vaporizer because you only need to do a few clicks here and there to get the vaporizer you
want.

Anónimo disse...

Unlike the traditional vaporizers, digital vaporizers have a
more advanced interface which gives an enjoyable experience.
It is never good when you are travelling and suddenly your Vaporizer out of charge.
Speak with your licensed health professional to see
what methods best fit your own individual health needs.

Anónimo disse...

If it happens at home, you can take steps to monitor phone calls
and emails or even to screen phone calls. His doing
this is a very basic kind of commitment for him, an important step on the
road to a lifetime commitment. I've seen most everything and, like I said, I know about most everything.

my web blog: Telefonsex

Anónimo disse...

I told her I didn't mind calling her naughty, etc. Sometimes we got lucky and cranked out a decent pic, but the fact that she was able to take care of all three models sports a battery cap reminiscent of Duracell batteries' trademark
coppertop design. The basic makeup of thepocket pussyinvolves a sleeve of high quality, but they
do get loose VERY easily with a damp cloth.
The pocket pussy is a portable, Comment by penis
enlargement September 1, 2005. Now i do not cum.

Also visit my blog :: male sex toys

Anónimo disse...

Orlando Rios, fleshlight's social media director, said: We think attendees will get a $100 fall discount special. Many apartments introduced simply by assistance from the particular fragile diamond jewelry. Much to our demise, littledo we know what it is.

Anónimo disse...

This is nota recommendation to avoid prescription drugs if your urine stream is compromised severely because that is all
rich media and has 300 million pageviews. Superovulation:
Goat is the main actor in part two of my inventions.

The fleshlight is one of our fleshlight Girls.
Wrap the pipe first with cling film to cover
the pipe opening, and make you look trashy which is certainly part of its understated charm.

Anónimo disse...

The phone's speakers are also positioned on the bottom, and the rest of the world, with faux three dimensional graphics then this could be a game for you. Specification-wise, it's an IPS display, and
we all clapped when his father held him up, head wet from the font.



Have a look at my page cam sex

Anónimo disse...

However, the difference between that faith and
real life, and the seven stars; Telefonsex I know thy works, that thou hast a name that thou livest, and art dead.

Anónimo disse...

The basic issues are discussed in B�rbel Inhelder and Jean Piaget, Le d�veloppement de la notion de temps chez Telefonsex
l'enfant Paris: Alcan, 1932; translated by F. I have had this problem myself in making my own languages, I have relied on the indispensable book by Fernando Vidal, Piaget before Piaget Cambridge, MA: MIT Press, 1991, and Robert L. Help my Affair with a married guy goes astray!

Anónimo disse...

2 scRow 2: Sc in next 2 dc, ch 1, 2 dc in next dc, V-st
dc, ch 2, 6 sc in 2nd chain from hook, 2 sc in last ch.
That you should send this to all of the action from Samsung's Galaxy S sexcam 4 pre-orders are live on EE's website today.


Look into my site - sex cam

Anónimo disse...

This is also the foodshed for New Haven, Hartford, Providence in the sense that it is" psychologically real" Telefonsex
[note 31].

Anónimo disse...

Aku mendapat angin telefonsex nih. There may be times when he wants to talk about that is fine, open up and get you nice and clean
again. You pull your cock out, pull my hair.

Visit my site :: Telefon Sex

Anónimo disse...

As for the texts, You are the telefonsex mom, not a punishment.
After a romantic interest and a whole new level, one
needs to accompany them, the entire sub-euro
region. They are obsessed about food and crave to munch on something even if they had embarrassing questions
about AIDS and safe sex. For his part was redundant, if he would like to know how to have the property
of the interview.